O Tenda AX12 (AX3000) está com um desconto bem interessante no Aliexpress, saindo por R$ 245,00 com cupons de uma loja, não há muita informação sobre ele, então não sei se é bom, o que acham?
Se não tem nenhuma informação, não dá pra saber muita coisa..
Esse ax73 pareceu muito bom. Acho que atenderá muito bem. O que acham ?
É um roteador com uma boa potencia, em torno de 820mW em 5GHz. Talvez vc consiga manter os 400mbps até uns 5m após uma parede, mas depois o sinal vai enfraquecendo e a velocidade vai cair.. não sei se vi conseguir 200mbps nos extremos, pois o sinal cai exponencialmente quanto mais distante.
Sobre velocidades maiores, para grandes áreas, o mais recomendado são múltiplos APs cabeados justamente pelo que comentei acima. Se com 400mbps dá pra manter a velocidade após uma parede, se colocar 1gbps de link, a velocidade cai continuar 400mbps depois de uma parede por causa da degradação do sinal.
As minhas dúvidas são, vale pagar 100 reais a mais nos roteadores mais caros? Se sim, qual vocês recomendariam?
Depende.. Do que voce precisa? Alcance de Wifi ou de memória RAM para multiplas conexões?
O C80 possui 450mW de potencia no 5GHz, já o C6 tem apenas 200mW..
Porém o C80 possui apenas 64Mb de RAM, enquanto o C6 possui 128Mb..
duvidas com relação a repetidor, ele precisa ficar perto do roteador ou não?
Ele precisa estar perto o suficiente para repassar um sinal forte.. as vezes isso significa estar apenas a uma parede de distancia..
Qual seria os dois modelos equivalentes ao AX3600 e ao AX1800 hoje no mercado?
Os antigos roteadores da Xiaomi sairam de linha..
Hoje, tanto o AX6000 quanto o AX3000 possuem basicamente a mesma potencia do Wifi dos antigos AX3600 e AX1800, mas metade do processamento, pois agora são DualCore ao inves de QuadCore. Mas se não for fazer QoS de um link de 2.5gbps pra 128 clientes, o AX6000 pode te atender, já que o AX3600 saiau de linha.