[TÓPICO DEDICADO] Melhores Roteadores/Repetidores domésticos - PERGUNTE AQUI -

Galera, preciso de uma ajuda. Moro em apartamento que têm 4° andar MRV, moro no 3° andar. Quero um roteador na faixa de 2.4ghz que seja mais potente em sinal (não estou preocupado com velocidade e sim potência do sinal). Comprei o TL-WR941HP, tive problema que a internet fica caindo direto. Tenho internet da brisanet 500 megas. Qual equipamento vocês recomenda para melhor propagação do wi-fi (mais longe que possa chegar)

É um pouco mais complexo que isso... dizer que o prédio é de 4 andares, que é da MRV e que vc mora no 3º andar não ajuda em nada em tirar a sua dúvida... rs. vc precisa dizer qual é a área que vc espera cobrir, se tem muitas redes 2.4Ghz na sua região, etc... pois se tiver muitas redes aí, nenhum roteador vai conseguir vencer essas intereferências e te dar um sinal forte e estável em 2.4Ghz... ir para os 5Ghz é ruim pra vc?
 
O TL-WR941HP atendeu bem minha necessidade. Único problema é que fica com problema de ficar sem internet e depois de uns minutos voltar ou eu ter que desligar conexão do celular e ligar novamente... Verifiquei em outros Fórum e descobri que o problema é do próprio aparelho. Então, quero um que tenha uma potência igual ou mais potente do TL-WR941HP.
 
Quer algo com hardware descente e barato? Compre um Orange PI R1 Plus LTS(DDR3) que custa R$ 250,00 reais com case ou NanoPI R2C(DDR4) que custa 300 reais com case.

R2C_en_01.jpg



Impossível de brickar e consome pouca energia, fora o desempenho do hardware que é excelente.

Ai basta instalar openwrt e ser feliz. Fora o firewall excelente do openwrt, vc pode instalar incontaveis pacotes que trabalham junto do firewall quanto a segurança como banip(bloqueador de ips, paises e etc, via listas como um adblock) para bloquear a principal fonte de ataques e port scan que é a china.
Mas esse aparelhinho fica entre o cable modem e o roteador no caso? Vende só na China? Instalar esse openwrt é difícil? (sou leigo em redes).Obrigado!
 
Mas esse aparelhinho fica entre o cable modem e o roteador no caso?
Esse aparelho vira o seu novo roteador, pois quem vai lidar com o roteamento, firewall e etc vai ser ele. Ai o seu roteador atual que eu acredito que seja aqueles tudo em 1(roteador, switch + wifi) vira apenas um AP.
Vende só na China? Instalar esse openwrt é difícil?
Só na china, é facil pois o openwrt é instalado em um cartão SD e vc usa um software simples para gravar a imagem do openwrt no cartão e é por isso que vc não tem como brickar um dispositivo desse, já que o sistema é armazenado em um cartão.
(sou leigo em redes).Obrigado!
Se vc é preocupado com segurança, firewall e etc, vc literalmente tem que procurar aprender sobre redes, afinal de contas como vc ajusta o firewall sem saber sobre redes? Não tem como.
 
Esse aparelho vira o seu novo roteador, pois quem vai lidar com o roteamento, firewall e etc vai ser ele. Ai o seu roteador atual que eu acredito que seja aqueles tudo em 1(roteador, switch + wifi) vira apenas um AP.

Só na china, é facil pois o openwrt é instalado em um cartão SD e vc usa um software simples para gravar a imagem do openwrt no cartão e é por isso que vc não tem como brickar um dispositivo desse, já que o sistema é armazenado em um cartão.

Se vc é preocupado com segurança, firewall e etc, vc literalmente tem que procurar aprender sobre redes, afinal de contas como vc ajusta o firewall sem saber sobre redes? Não tem como.
Muito obrigado pelas dicas! Gratidão!
 
Algum tempo atras tava procurando conversor de rede/mídia MoCA pra aproveitar os Coaxais aqui do apartamento no Tiendamia e vi que Amazon vende os NanoPi... Os valores não são os melhores... Mas pra quem tem medo de importar da China acaba sendo uma opção.
É vendido na Amazon, porém, é tudo compra internacional.
 
Se é pela Tiendamia obviamente é internacional. 👍
Mais o seu post deixa a entender que os nanos estão no brasil e não na china ou outro país... Se é uma compra internacional, não importa a origem os problemas que podem dar são os mesmos. Eu nunca usei esse site Tiendamia... :que: E com compra vinda dos EUA não é pior quanto aos mencionados problemas? Afinal de contas, a chance de taxar não aumenta e muito?

Leia o que vc escreveu e veja o contexto, e me diga se eu estou errado na minha interpretação?

E Tiendamia envia da onde? Não é china? Não acho que no caso do nano vem dos EUA, pois olhando o tópico do nano no forum do openwrt o pessoal reclamando que tem que importar da china pois não tem estoque em lugar nenhum por la. Talvez vá para os EUA primeiro?
 
Última edição:
Aos foristas, eu tava pensando em comprar esse roteador da Vivo para melhorar o alcance do wireless.

Ou tenho a HGU em modo router e tenho um Asus RT86 em access point mas eu gostaria de usar o mesmo nome de rede (SSID) como na rede MESH.

Tenho como ligar a HGU por cabo com roteador.
 
Só na china, é facil pois o openwrt é instalado em um cartão SD e vc usa um software simples para gravar a imagem do openwrt no cartão e é por isso que vc não tem como brickar um dispositivo desse, já que o sistema é armazenado em um cartão.

Fácil de instalar é, mas não pra configurar... estou com um parado aqui, pois ao usar ele, meu dispositivo echo dot da Amazon não funciona bem... todo o resto funciona bem, mas o echo dot fica "bobo", está atrás do rack desligado, infelimente :(
 
Fácil de instalar é, mas não pra configurar... estou com um parado aqui, pois ao usar ele, meu dispositivo echo dot da Amazon não funciona bem... todo o resto funciona bem, mas o echo dot fica "bobo", está atrás do rack desligado, infelimente :(
Isso é relativo, afinal de contas depende de vários fatores e variáveis! Conhecimento, esforço, dispositivos relacionados, o que está acontecendo e porque e etc.

Agora é absolutamente necessário saber inglês para mexer com openwrt pois o forum do sistema é enorme e mesmo que vc tenha um problema, é só perguntar por lá que eu te garanto que sai a solução. Agora perguntar em forum br quanto a problemas no openwrt? A taxa de solução diminui pois é um numero muito menor de usuários e menor ainda se vc contar essa situação sua, pois eu garanto que são poucas pessoas no br que vc vai achar que usam esse tipo de dispositivo da amazon + openwrt na rede e caso usem talvez eles não tenham passado pelo mesmo problema.

Isso ta com cara de configuração de firewall ou port fowarding ou adblock ou dhcp ou algo nesse nipe. Tentou perguntar no forum do openwrt? Está usando um snapshot, build do fabricante do orange pi ou o que? Tem log?

Agora realmente, openwrt não é um sistema feito para leigos, como os sistemas da tp-link, d-link e afins.
 
Última edição:
Isso é relativo, afinal de contas depende de vários fatores e variáveis! Conhecimento, esforço, dispositivos relacionados, o que está acontecendo e porque e etc.

Agora é absolutamente necessário saber inglês para mexer com openwrt pois o forum do sistema é enorme e mesmo que vc tenha um problema, é só perguntar por lá que eu te garanto que sai a solução. Agora perguntar em forum br quanto a problemas no openwrt? A taxa de solução diminui pois é um numero muito menor de usuários e menor ainda se vc contar essa situação sua, pois eu garanto que são poucas pessoas no br que vc vai achar que usam esse tipo de dispositivo da amazon + openwrt na rede e caso usem talvez eles não tenham passado pelo mesmo problema.

Isso ta com cara de configuração de firewall ou port fowarding ou adblock ou dhcp ou algo nesse nipe. Tentou perguntar no forum do openwrt? Está usando um snapshot, build do fabricante do orange pi ou o que? Tem log?

Agora realmente, openwrt não é um sistema feito para leigos, como os sistemas da tp-link, d-link e afins.

Eu sei inglês, não sou totalmente leigo em redes, e mesmo assim não consegui resolver... mas só quis dizer que não é nada simples... pode dar sorte e tudo dar certo de primeira, ou pode achar algum problema (meu caso) e ficar preso nele...

Confesso que não estou com muito tempo pra ficar frequentando os foruns gringos... espero conseguir um tempo em breve pra fazer isso.
 
O TL-WR941HP atendeu bem minha necessidade. Único problema é que fica com problema de ficar sem internet e depois de uns minutos voltar ou eu ter que desligar conexão do celular e ligar novamente... Verifiquei em outros Fórum e descobri que o problema é do próprio aparelho. Então, quero um que tenha uma potência igual ou mais potente do TL-WR941HP.
O WR841, dependendo da versão, tem em torno de 500mW de potencia, o que dá uns 27dBm.. Se pegar um roteador com 30dBm (1000mW), talvez consiga aumentar o alcance teoricamente em uns 50% em área a berta e sem interferencia. Não me lembro de muitos roteadores com essa potencia em 2.4Ghz.. Apenas o AX50 com seus 952mW me vem à cabeça..

Agora pagar 500mbps pra usar 50mbps em 2.4GHz é meio contraditório, não é?
 
O WR841, dependendo da versão, tem em torno de 500mW de potencia, o que dá uns 27dBm.. Se pegar um roteador com 30dBm (1000mW), talvez consiga aumentar o alcance teoricamente em uns 50% em área a berta e sem interferencia. Não me lembro de muitos roteadores com essa potencia em 2.4Ghz.. Apenas o AX50 com seus 952mW me vem à cabeça..

Agora pagar 500mbps pra usar 50mbps em 2.4GHz é meio contraditório, não é?
Fora do apartamento é somente para redes sociais. O roteador que devolvi é 1000mW e 900m² que chegava até a piscina do condomínio. Não tinha problema em termos de cobertura, tiver com desconexão do problema do próprio roteador TP-LINK TL-WR941HP. Como condomínio é novo, não têm muitos moradores e no bloco que moro só têm eu morando por enquanto, ou seja a interferência por ter outras rede por perto é mínima. Sobre usar 2.4ghz é por causar do poder de propagação ser melhor ao invés do 5ghz em termos de cobertura... Para consumo de maior velocidade é dentro do apartamento com computador, notebook, tablets, celular e etc.
Procuro um com a potência de 900M² ou mais... Que seja melhor custo benefício. Pode ser 5ghz também, não têm problema.
 
Última edição:
Procuro um com a potência de 900M² ou mais
900m² é área.. Potencia de roteador é expressada em mW ou dB.. 900m² equivalem a uma distancia de 16 metros entre cliente e roteador sem nenhuma interferência ou obstaculo.
O AX50 possui quase os 1000mW do roteador que você tinha (?)..

Pelo que entendi depois de 3 posts é que vc queria ter sua internet do terceiro andar disponível no térreo?
E sim, 2.4GHz possui até 6dBm a mais de ganho que a rede 5GHz, o que pode fornecer o dobro de alcance.

Se precis de um roteador com algo próximo dos 30dBm (1000mW) recomendo pesquisar e verificar o modelo no fccid.io.. La vc encontra os testes de potencia (MPE) em todas as bandas.
 
Duvida, tenho um xiaomi ax6000 ligado aqui em casa, toda minha rede interna passa por ele.

Rodei iperf via cabo e bateu 950mb, blz.

Tenho uma placa Wifi FV-AXE3000 AX210 no meu PC que é WIFI 6E, esse meu client do iperf, e ele está há uns 2m de distancia do ax6000 sem nenhum parede entre.

No Windows a sessão exibe conexão de 1.9Gbps porem rodando o iperf não passa de 600mb, não deveria entregar algo próximo ao limite da placa Ethernet(1 Gbps da maquina server do iPef) certo? ou esse gargalo é normal?

o ax6000 esta com a banda dinâmica, entre 20-160MHz, deixei apenas o canal 40 habilitado (pelo menos aqui fica oscilando em outros canais).
 
Duvida, tenho um xiaomi ax6000 ligado aqui em casa, toda minha rede interna passa por ele.

Rodei iperf via cabo e bateu 950mb, blz.

Tenho uma placa Wifi FV-AXE3000 AX210 no meu PC que é WIFI 6E, esse meu client do iperf, e ele está há uns 2m de distancia do ax6000 sem nenhum parede entre.

No Windows a sessão exibe conexão de 1.9Gbps porem rodando o iperf não passa de 600mb, não deveria entregar algo próximo ao limite da placa Ethernet(1 Gbps da maquina server do iPef) certo? ou esse gargalo é normal?

o ax6000 esta com a banda dinâmica, entre 20-160MHz, deixei apenas o canal 40 habilitado (pelo menos aqui fica oscilando em outros canais).
Teoricamente sim.. A velocidade estaria limitada à porta LAN do servidor e AX6000.

A placa AX210 tem capacidade de conectar a duas streams de 160MHz.. Isso daria uma conexão máxima de 2400mbps.
O fato dela estar conectada a 1900mbps mostra que ela está usando as duas bandas de 160MHz, mas alguma coisa (talvez alguma interferencia) nao tá deixando ela se conectar à velocidade máxima..
Pela tabela MCS, 1900mbps seria MCS9, que usa modulação 256-qam ao invés de 1024-qam pra permitir a banda máxima.. nao sei se há como setar esse valor nos ajustes da placa.
 
Duvida, tenho um xiaomi ax6000 ligado aqui em casa, toda minha rede interna passa por ele.

Rodei iperf via cabo e bateu 950mb, blz.

Tenho uma placa Wifi FV-AXE3000 AX210 no meu PC que é WIFI 6E, esse meu client do iperf, e ele está há uns 2m de distancia do ax6000 sem nenhum parede entre.

No Windows a sessão exibe conexão de 1.9Gbps porem rodando o iperf não passa de 600mb, não deveria entregar algo próximo ao limite da placa Ethernet(1 Gbps da maquina server do iPef) certo? ou esse gargalo é normal?

o ax6000 esta com a banda dinâmica, entre 20-160MHz, deixei apenas o canal 40 habilitado (pelo menos aqui fica oscilando em outros canais).

Deveria entregar normal, eu tenho um AX6000 e consigo througput de ~1600-1700mbps entre uma máquina conectada na porta 2.5g e um aparelho conectado via wifi que suporta 160mhz.
 
Uma duvida, acabei de receber um AX6000 (sem ser taxado) e devido ao pouco tempo disponível, somado à ansiedade, atualizei ele e liguei ele na mesma rede do meu AX6.
Quando fiz isso eles já entraram em Mesh (Cabeado), até ai tudo bem pois é assim que vou utilizar.
Mas tenho uma duvida, quando eu tiver mais tempo queria inverter a topologia, colocando o AX6 como secundário e deixando o AX6000 como master/gateway. Essa alteração é pratica ou teria que zerar os dois e iniciar o processo de configuração pelo AX6000 ?

Obrigado !
 
Uma duvida, acabei de receber um AX6000 (sem ser taxado) e devido ao pouco tempo disponível, somado à ansiedade, atualizei ele e liguei ele na mesma rede do meu AX6.
Quando fiz isso eles já entraram em Mesh (Cabeado), até ai tudo bem pois é assim que vou utilizar.
Mas tenho uma duvida, quando eu tiver mais tempo queria inverter a topologia, colocando o AX6 como secundário e deixando o AX6000 como master/gateway. Essa alteração é pratica ou teria que zerar os dois e iniciar o processo de configuração pelo AX6000 ?

Obrigado !
Caso não tenha link de internet acima de 1gbps, eu recomendaria manter o AX6 como master, pois ele tem mais poder de processamento que o aX6000..
O AX6 tem um CPU Quadcore 1.4Ghz com 2 NPU de 1.7GHz enquanto o AX6000 tem um CPU DualCore de 1GHz com 1 NPU de mesmo clock.

Mas sim, seria preciso resetar os dois, configurar o AX6000 inicial e depois plugar o AX6..
 
Obrigado @tecpix ! Por compartilhar sua sabedoria. No quesito processamento e capacidade do link já entendi que não faz sentido pois tenho 600 Mega e vou solicitar na Tim pra testar 1 gbps em breve e devo ficar nisso.

Agora no quesito alcance eles são similares ? Qual devo utilizar priorizar a localização na necessidade de maior alcance ?
 
Agora no quesito alcance eles são similares ? Qual devo utilizar priorizar a localização na necessidade de maior alcance ?
São próximos, mas o Xiaomi leva uma pequena vantagem..
O AX6 usa amplificadores QPF4550 que fornecem 29 dBm de sinal, enquanto o AX6000 usa o QPF4588 (o mesmo do AX3600) que fornecem 30dBm..
Essa diferença de 1dBm pode dar algo em torno de 10% a mais de alcance, dependendo do local.. Tipo, se no AX6 vc perde o sinal 5GHz a 20 metros do roteador, no AX600 você perderia a 22 metros de distancia..
 
Essa diferença de 1dBm pode dar algo em torno de 10% a mais de alcance, dependendo do local.. Tipo, se no AX6 vc perde o sinal 5GHz a 20 metros do roteador, no AX600 você perderia a 22 metros de distancia..
Show, Nem vou mexer na posição e configuração do mesh então. Desse jeito está perfeito. Acho que o próximo passo seria passar para Bridge o router da TIM se eu entender que seja o caso. Muito obrigado pelas explicações !
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo