[TÓPICO DEDICADO] Melhores Roteadores/Repetidores domésticos - PERGUNTE AQUI -

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos WgomesxBR
  • Data de Início Data de Início
Pega dois AX3000 no Ali.. R$300 cada..
Mas já se prepara para passar um cabo de rede entre os dois ponto se usar um link de mais de 300mbps de velocidade.

O EX220 é a versão para destinada a provedores. O C80 não é o equivalente do EX220 para consumidores.. é o Tp-Link AX10.
De qualquer forma, os 3 roteadors (EX220, AX10 e C80) possuem em torno de 400mW de potencia no Wifi, provendo praticamente o mesmo alcance.

Eu uso o Ekahau Planner..
Tecpix vc acha que rola de boa conectar um via cabo e outro via WiFi pq o segundo fica em um local ruim de passar fio, já pesquisei nessa loja tem um kit c/2 já boletei

Pessoal, tudo bem?

Pedindo uma ajuda aqui.

Tenho hoje um roteador Redmi AX5 em uma casa com 2 andares, 160m2 e Internet fibra óptica de 600/300.
O roteador está bem situado no imóvel, essencialmente no centro da casa.

Porém, o alcance não está muito bom e a velocidade também não está satisfatória (via cabo está tudo OK). Mesmo conectando em outros equipamentos também Wifi 6 e 802.11ax.
Assim, pensando seriamente em trocar de roteador.

O que seria indicado no meu caso? De preferência, que combine essas características:

- Aceite OpenWRT ou DD-WRT;
- Wifi 6 ax
- Sem usar cabeamento de um roteador para o outro (exceto, claro, da bridge da operadora até o roteador)
- Custe até uns R$ 500/600
- Se tiver uma boa estética, melhor, de preferência sem antenas aparentes.

Sei que é pedir muito mas estou pesquisando há 4 dias e me sinto como um cão correndo atrás da própria cauda...

Valeu gente!

Estou na mesma busca há uns 2 anos. Os que aceita Openwrt são difíceis de comprar, e feios. Os bonitinhos são caros e com software proprietário, alguns já abandonados na parte do sogtware. Estou considerando seriamente pegar uns 3 HUAWEI WiFi AX2S, que são baratíssimos, fazer a rede em mesh, e manter o meu MIR3G com Openwrt na entrada da internet, pelo menos assim jogo essas porcaris fora quando o mercado melhorar, sem grandes prejuízos.

Bom, ai é so pegar tudo separado... switch + roteador + ap

Aqui eu tenho um Edge Router X com OpenWRT que na Wan tem aceleração de hardware no openwrt suportando 2Gbps (1gp up simultaneamente com 1gb dow), tem 256MB de RAM que aqui eu boto rodar com Unbound, Adblock, BanIP e UPnP

Adblock com uns 150k e BanIP com 100k de dominios bloqueados e ainda sobra uns 80MB de RAM livre.

Antes eram dois Mi 4A gigabit também com OpenWRT apenas como APs, mas um deles estourou o capacitor... levei em um amigo para arrumar e deu merda... ai morreu.

Agora comprei dois AX3000 na Ali para o wifi.

O switch é um TL-SG108E semi gerenciável

O roteador foi 333 reais
Switch foi 184
Cada Mi 4A deu 200 reais mais ou menos.
Na epoca dando ~900 reais.

Atualizando com o AX3000 tudo daria 1100 reais

Eu já abandonei faz tempo a ideia de tentar achar um tudo em um, o famoso roteador que "todo mundo tem" com wifi+switch+router. O negocio é pegar separado.

Eu gosto mesmo de tudo com OpenWRT,
mas na parte do driver wifi é muito problemático o OpenWRT pq eles só usam a versão open Source do driver que em geral é menos confiável... Então desisti, AP Wifi é "caixa preta" mesmo e compro um de marca fechada mesmo.

Bom, ai é so pegar tudo separado... switch + roteador + ap

Aqui eu tenho um Edge Router X com OpenWRT que na Wan tem aceleração de hardware no openwrt suportando 2Gbps (1gp up simultaneamente com 1gb dow), tem 256MB de RAM que aqui eu boto rodar com Unbound, Adblock, BanIP e UPnP

Adblock com uns 150k e BanIP com 100k de dominios bloqueados e ainda sobra uns 80MB de RAM livre.

Antes eram dois Mi 4A gigabit também com OpenWRT apenas como APs, mas um deles estourou o capacitor... levei em um amigo para arrumar e deu merda... ai morreu.

Agora comprei dois AX3000 na Ali para o wifi.

O switch é um TL-SG108E semi gerenciável

O roteador foi 333 reais
Switch foi 184
Cada Mi 4A deu 200 reais mais ou menos.
Na epoca dando ~900 reais.

Atualizando com o AX3000 tudo daria 1100 reais

Eu já abandonei faz tempo a ideia de tentar achar um tudo em um, o famoso roteador que "todo mundo tem" com wifi+switch+router. O negocio é pegar separado.

Eu gosto mesmo de tudo com OpenWRT,
mas na parte do driver wifi é muito problemático o OpenWRT pq eles só usam a versão open Source do driver que em geral é menos confiável... Então desisti, AP Wifi é "caixa preta" mesmo e compro um de marca fechada mesmo.

Acabei ponto um fim nessa novela e peguei o Xiaomi AX3000 (o de torre, sem antena visível). Peguei no BR mesmo, a versão chinesa, por 480 golpes. Depois vou pegar um na China, e fazer a rede mesh, pois acredito que só uma máquina deve me atender bem por enquanto.

Minha ideia é substituir o MIR3G na entrada por um dedicado, como o colega falou. Estou de olho no nano pi e outros, mas vou deixar isso mais pra frente.

O Edge Router X não conhecia, nunca tinha ouvido falar. Acredito que não seja suficiente para aguentar QoS, ou estou errado?

Os AX300 que pegou no Ali são Xiaomi ou Redmi?

Hello pessoal, preciso de uma ajuda aqui porque sou MUITO leigo em infra de redes.

Eu tenho Vivo Fibra (300 MB), que vem com aqueles HGU Askey. Minha casa é um AP de uns 55 m², mas por incrível que pareça, o HGU não tá dando conta. Acredito que ele seja a causa de instabilidade em outros aparelhos (ele fica em uma das pontas do AP). Alguns aparelhos IoT que tenho na casa (lâmpada RBG chinesa, etc) ficam desconectando toda hora, minha Smart TV trava as séries, Notebooks falham durante downloads um pouco mais longos, etc. No cabeado é uma beleza, nada a reclamar. Por isso, duvido do WIFI dele.

Estava planejando deixar esse HGU em Bridge e colocar um roteador, mas não consigo escolher o roteador. Acho que a Vivo permite isso, mas nunca tentei.

Gostaria de um roteador na faixa de 200 a 300, que permitisse autenticação PPPoE pra usar com o bridge da Vivo. Não tenho pretensão de subir pra 600 MB tão cedo. Entre AliExpress ou BR, preferia que fosse BR, mas se não tiver jeito eu topo importar. Eu entendo que nesse preço o próprio HGU deveria ser melhor que um roteador barato, mas não é o que tô presenciando.
:pepe:

Sugestões?

Pessoal,

A minha rede de casa está uma bagunça e queria dar uma ajeitada.

wdEfK0N.png

- Tenho dois links de internet, conectados a um balanceador TP-Link fast ethernet
- Cada link de internet tem dois wifi (5 e 2.4Ghz)
- Tem um AP conectado ao balanceador
- Total de 6 redes wifi que fica tudo bagunçado

O ideal seria encontrar um roteador que faça balanceamento + wifi com sinal excelente (190m2)
- Pretendo desabilitar o wifi dos roteadores das operadores
- Pretendo colocar um switch interno gigabit

Qual a sugestão para roteadores wifi? Estava pensando no AX3000, mas está bem difícil entender se ele tb trabalha como balanceador.

Trabalho na área, mas estou bem por fora de opções de produtos

Acabei ponto um fim nessa novela e peguei o Xiaomi AX3000 (o de torre, sem antena visível). Peguei no BR mesmo, a versão chinesa, por 480 golpes. Depois vou pegar um na China, e fazer a rede mesh, pois acredito que só uma máquina deve me atender bem por enquanto.

Minha ideia é substituir o MIR3G na entrada por um dedicado, como o colega falou. Estou de olho no nano pi e outros, mas vou deixar isso mais pra frente.

O Edge Router X não conhecia, nunca tinha ouvido falar. Acredito que não seja suficiente para aguentar QoS, ou estou errado?

Os AX300 que pegou no Ali são Xiaomi ou Redmi?
ultima vez que eu testei o QoS, SQM, do OpenWRT não funciona acima de 100mbps.

tu pode testar o próprio sitema da Ubiquiti que vem nele, eu não testei pq não tem Adblock, então nem me serve.

Tecpix vc acha que rola de boa conectar um via cabo e outro via WiFi pq o segundo fica em um local ruim de passar fio, já pesquisei nessa loja tem um kit c/2 já boletei
Rolar, rola.. Se a ideia é só ter internet num certo ponto pra assistir video, zap, tiktok, da pra conectar os Mesh por Wifi.
Mas no quesito estabilidade, velocidade e latencia, a diferença entre conexão cabeada e Wifi é grande..
Então se precisar de muito vai-e-vem de informação, como jogos, bolsa, vc pode sofrer com lag.

Eu tenho Vivo Fibra (300 MB), que vem com aqueles HGU Askey. Minha casa é um AP de uns 55 m², mas por incrível que pareça, o HGU não tá dando conta. Acredito que ele seja a causa de instabilidade em outros aparelhos (ele fica em uma das pontas do AP).
O problema pode não ser seu askey.. pode ser o mal posicionamento dele.
Um dos principais erros em instalar o Wifi é não posicionar o roteador centralizado na planta da casa.
deixa-lo no canto da casa é literalmente jogar fora mais da metade do sinal.

d14b8a45c73927cb72455740df96fdd1_Signal_Strength.png
d14b8a45c73927cb72455740df96fdd1_Signal_Strength-central.png

Pessoal,

A minha rede de casa está uma bagunça e queria dar uma ajeitada.

wdEfK0N.png

- Tenho dois links de internet, conectados a um balanceador TP-Link fast ethernet
- Cada link de internet tem dois wifi (5 e 2.4Ghz)
- Tem um AP conectado ao balanceador
- Total de 6 redes wifi que fica tudo bagunçado

O ideal seria encontrar um roteador que faça balanceamento + wifi com sinal excelente (190m2)
- Pretendo desabilitar o wifi dos roteadores das operadores
- Pretendo colocar um switch interno gigabit

Qual a sugestão para roteadores wifi? Estava pensando no AX3000, mas está bem difícil entender se ele tb trabalha como balanceador.

Trabalho na área, mas estou bem por fora de opções de produtos
A primeira coisa que eu faria seria desligar o Wifi desses dois links.
Qual é o AP que vc está usando? Dependendo da potencia do AP usado, um AX3000 pode não fazer muita diferença.
E infelizmente o AX3000, assim como a grande maioria dos roteadores do mercado, não possuem multi-wan para agregar dois links.
Mas acredito que o AX5400 Gaming e o AX6000 possuem Dual Wan para agregar dois links de internet. Mas não tenho como cravar pois não tenho esses roteadores na mão.
Agora, balanceador Fast? seus links tem menos de 100mbps de velocidade? Vale a pena?

Estou lendo sobre o MikroTik RouterBOARD hEX RB750Gr3

Parece que ele é bem dinâmico e teria possibilidade de fazer a configuração que quero:

Alguém usando este hEX?

Mas ele é antigo e não possui um processador forte para as velocidades atuais. Para lidar com mais de 500mbps, é preciso abrir mão de diversas features, inclusive segurança, usando o fasttrack.

A primeira coisa que eu faria seria desligar o Wifi desses dois links.
Qual é o AP que vc está usando? Dependendo da potencia do AP usado, um AX3000 pode não fazer muita diferença.
E infelizmente o AX3000, assim como a grande maioria dos roteadores do mercado, não possuem multi-wan para agregar dois links.
Mas acredito que o AX5400 Gaming e o AX6000 possuem Dual Wan para agregar dois links de internet. Mas não tenho como cravar pois não tenho esses roteadores na mão.
Agora, balanceador Fast? seus links tem menos de 100mbps de velocidade? Vale a pena?

Mas ele é antigo e não possui um processador forte para as velocidades atuais. Para lidar com mais de 500mbps, é preciso abrir mão de diversas features, inclusive segurança, usando o fasttrack.

Opa @tecpix ,

Exatamente, o objetivo maior é otimizar toda a rede, desabilitar estes Wi-Fi e fazer um upgrade para Gigabit

- O AP é um TP-Link Action RG 1200, uso basicamente para churrasqueira, piscina e suite

Estive lendo sobre o AX5400 e AX600 e nunca ficou claro se possuem Dual-Wan, mas acredita que ambos são boas escolhas para a demanda atual de streaming, jogos, etc...?

Sobre o balanceador fast, tenho dois links de 350Mb e na verdade uso os cabos de rede somente para as TVs, PS4, PS5 e PC meu e do meu filho, o que é o suficiente e tb meu filho não mata todo o link fazendo downloads, corte ele na camada física mesmo =D

Mas penso justamente em ter um balanceador talvez integrado nos roteadores mais novos, conectando ambos os links, e ter uma rede mesh com um único SSID (5 e 2.4Ghz) e um switch gigabit para todos os cabos de rede.

Estava lendo sobre este MikroTik, ele tb é velho para fazer balanceamento?
Tem algumas características interessantes, inclusive o tal do "Dude Server". Já o SFP não utilizaria

O problema pode não ser seu askey.. pode ser o mal posicionamento dele.
Um dos principais erros em instalar o Wifi é não posicionar o roteador centralizado na planta da casa.
deixa-lo no canto da casa é literalmente jogar fora mais da metade do sinal.

d14b8a45c73927cb72455740df96fdd1_Signal_Strength.png
d14b8a45c73927cb72455740df96fdd1_Signal_Strength-central.png
Meu caso se encaixa meio no que você falou mesmo, posicionado no canto e perdendo metade do sinal. Dito isso, minha TV que tem problemas com o HGU está a 2 metros dele, com uma única parede no caminho. No meio da casa, apesar de mais longe da TV, ele ficaria estável? Lembrete que o meu problema é mais a estabilidade que o sinal, o sinal chega na casa inteira.

Sei lá, eu estava imaginando que a potência do Askey se equivale a um roteador de entrada, mas que a estabilidade poderia ser pior

Edit: E muito obrigado pela resposta!

tecpix, muito obrigado. Na verdade nem me preocupo em atender o andar de cima (ali é só lavanderia e terraço), mas sim cobrir todo o andar de baixo. Vou pegar outro AX5 para estabelecer um mesh.

Valeu mesmo!

Boa tarde, senhores. Se puderem me ajudar com uma dúvida. Estou querendo melhorar o sinal do wifi aqui de casa, para atrevesar algumas paredes e uma laje. Atualmente tenho um Xiaomi AX1800, então estou pensando em comprar outro roteador (Xioami AX6000) e criar uma rede mesh com esse meu xiaomi, ou então comprar 2 roteadores Huawei por quase o mesmo preço. Então o que acham que seria melhor? Comprar o Xioami AX6000 e usar o meu atual AX1800 numa rede mesh ou comprar dois Huaweis e vender o AX1800?

Meu caso se encaixa meio no que você falou mesmo, posicionado no canto e perdendo metade do sinal. Dito isso, minha TV que tem problemas com o HGU está a 2 metros dele, com uma única parede no caminho. No meio da casa, apesar de mais longe da TV, ele ficaria estável? Lembrete que o meu problema é mais a estabilidade que o sinal, o sinal chega na casa inteira.

Sei lá, eu estava imaginando que a potência do Askey se equivale a um roteador de entrada, mas que a estabilidade poderia ser pior

Edit: E muito obrigado pela resposta!
Não sei se o seu Askey é esse modelo, mas o 3505 tem em torno de 200mW (23dBm) em 2.4, 185mW (22.6dBm) em 5.1 e 278mW (24.4dBm) em 5.8.
O fato do sinal chegar na casa inteira e mesmo assim vc ter problemas de estabilidade pode ser por causa de ruídos de outras redes próximas.. Talvez alterar o canal para um mais distante de outros Wifis pode melhorar e estabilidade.

Se for esse o caso, pode ser que alterando a posição do roteador, o sinal ainda chegue cheio de ruido à TV. Sua TV usa 2.4 ou 5GHz?
Talvez alterando para um canal alto (acima do 149) você tenha um pouco mais de potencia pra empurrar um sinal mais claro para a TV.

tecpix, muito obrigado. Na verdade nem me preocupo em atender o andar de cima (ali é só lavanderia e terraço), mas sim cobrir todo o andar de baixo. Vou pegar outro AX5 para estabelecer um mesh.

Valeu mesmo!
Eu acho que é a melhor opção.. isso se vc encontrar outro AX5, pq ele saiu de linha faz uns anos.. Mas o AX3000 da Redmi entrou no lugar, com menos processador, mas ainda capaz de fazer Mesh com o AX5.

Boa tarde, senhores. Se puderem me ajudar com uma dúvida. Estou querendo melhorar o sinal do wifi aqui de casa, para atrevesar algumas paredes e uma laje. Atualmente tenho um Xiaomi AX1800, então estou pensando em comprar outro roteador (Xioami AX6000) e criar uma rede mesh com esse meu xiaomi, ou então comprar 2 roteadores Huawei por quase o mesmo preço. Então o que acham que seria melhor? Comprar o Xioami AX6000 e usar o meu atual AX1800 numa rede mesh ou comprar dois Huaweis e vender o AX1800?
o AX1800 é um dos mais fortes roteadores do mercado, em torno de 1000mW (30dBm) de potencia. O AX6000 usa o mesmo amplificador desse roteador, tendo assim a mesma potencia.
O Meu receio trocando seu sistema para dois Huawei é que essa marca é famosa por vender equipamentos fortes apenas na china, capando para 1/5 da potencia (200mW) as versões globais.
Por outro lado, o AX6000 tem metade do poder de processamento do AX1800.. então não sei se o AX6000 seja uma boa opção..

Com isso em mente, eu acho que trocar para a Huawei vc vai acabar reduzindo o alcance da sua rede, mesmo com dois pontos em MEsh.

Se vc se manter com a linha Xiaomi/Redmi, mesmo adicionando um AX3000 por menos de R$275, você seria capaz de cobrir uma área maior do que dois Huaweis globais.

Não sei se o seu Askey é esse modelo, mas o 3505 tem em torno de 200mW (23dBm) em 2.4, 185mW (22.6dBm) em 5.1 e 278mW (24.4dBm) em 5.8.
O fato do sinal chegar na casa inteira e mesmo assim vc ter problemas de estabilidade pode ser por causa de ruídos de outras redes próximas.. Talvez alterar o canal para um mais distante de outros Wifis pode melhorar e estabilidade.

Se for esse o caso, pode ser que alterando a posição do roteador, o sinal ainda chegue cheio de ruido à TV. Sua TV usa 2.4 ou 5GHz?
Talvez alterando para um canal alto (acima do 149) você tenha um pouco mais de potencia pra empurrar um sinal mais claro para a TV.

Eu acho que é a melhor opção.. isso se vc encontrar outro AX5, pq ele saiu de linha faz uns anos.. Mas o AX3000 da Redmi entrou no lugar, com menos processador, mas ainda capaz de fazer Mesh com o AX5.

o AX1800 é um dos mais fortes roteadores do mercado, em torno de 1000mW (30dBm) de potencia. O AX6000 usa o mesmo amplificador desse roteador, tendo assim a mesma potencia.
O Meu receio trocando seu sistema para dois Huawei é que essa marca é famosa por vender equipamentos fortes apenas na china, capando para 1/5 da potencia (200mW) as versões globais.
Por outro lado, o AX6000 tem metade do poder de processamento do AX1800.. então não sei se o AX6000 seja uma boa opção..

Com isso em mente, eu acho que trocar para a Huawei vc vai acabar reduzindo o alcance da sua rede, mesmo com dois pontos em MEsh.

Se vc se manter com a linha Xiaomi/Redmi, mesmo adicionando um AX3000 por menos de R$275, você seria capaz de cobrir uma área maior do que dois Huaweis globais.
Caramba, interessante. Você entende bastante do assunto. Achei curioso esses fatos sobre o AX6000, achei que ele era bem mais parrudo que o meu AX1800. Mas eu pretendo mesmo comprar da China, inclusive o meu AX1800 é chinês. Resumindo você acha que é mais negócio eu comprar um AX3000 para usar em conjunto com o AX1800? (Ou dois Huawei chineses seriam mais potentes?)

Pra você ter mais ou menos uma ideia, na parte de cima da casa, mal chega na velocidade de 20mb no meu celular, e no meu Tablet (Xiaomi Mi Pad 5) a conexão vive caindo, e minha Internet é de 300mb. Então além de aumentar o alcance, eu gostaria de poder usufruir ao máximo dos meus 300mb de velocidade.

Caramba, interessante. Você entende bastante do assunto. Achei curioso esses fatos sobre o AX6000, achei que ele era bem mais parrudo que o meu AX1800. Mas eu pretendo mesmo comprar da China, inclusive o meu AX1800 é chinês. Resumindo você acha que é mais negócio eu comprar um AX3000 para usar em conjunto com o AX1800? (Ou dois Huawei chineses seriam mais potentes?)

Pra você ter mais ou menos uma ideia, na parte de cima da casa, mal chega na velocidade de 20mb no meu celular, e no meu Tablet (Xiaomi Mi Pad 5) a conexão vive caindo, e minha Internet é de 300mb. Então além de aumentar o alcance, eu gostaria de poder usufruir ao máximo dos meus 300mb de velocidade.
Se estivermos falando do Xiaomi, Sim.. A vantagem do Xiaomi AX6000 é que ele é MiMo 4x4 e com isso ele consegue fornecer 4 streams simultaneas.. Como a maioria dos clientes é 2x2, daria pra deixar dois clientes torando 100% os 2400mbps disponíveis do Wifi 6 2x2.
O AX3000 é 2x2.. entao seria só um cliente torando 2400mbps ou dois usando 1200mbps ou mesmo tempo.

Agora o Redmi AX6000 já é mais monstro.. e ta saindo R$440 no Ali..

modelCPUMemory (MB)Flash (MB)2.4G and FEM5G1 and FEMLink
Redmi AX6000MT7986A
Quad Core 2.0GHz
512128MT7976GN
RTC66266
MT7976AN
RTC66568
Dismantling
Jingdong
Xiaomi AX6000IPQ5018
Dual Core 1GHz
512128CPU built-in
QPF4288
QCN9024
QPF4588
Dismantling
Jingdong
Xiaomi AX3600IPQ8071A
Quad Core 1.4GHz
512256QCN5024
QPF4288
QCN5054
QPF4588
Dismantling
Jingdong
Xiaomi AX3000IPQ5000
Dual Core 1GHz
256128CPU built-in
QPF4200
QCN6102
QPF4550
Dismantling
Jingdong
Xiaomi AX1800IPQ6000
Quad Core 1.2GHz
256128QCN5022
QPF4200
QCN5052
QPF4550
Dismantling
Jingdong

Em tempo, como comentei acima, não recomendo os roteadores da Huawei pois a potência oferecida é meia nebulosa. A não ser que você consiga a versão chinesa, as versões globais costumam (pelos relatos que vejo e pesquisas que fiz no passado) vir limitados a 200mW.. Isso é 1/5 da potencia comparado ao AX1800 que tem 1000mW..
Assim, esses Huaweis globais costumam ter bem menos cobertura..

Última edição:
Se estivermos falando do Xiaomi, Sim.. A vantagem do Xiaomi AX6000 é que ele é MiMo 4x4 e com isso ele consegue fornecer 4 streams simultaneas.. Como a maioria dos clientes é 2x2, daria pra deixar dois clientes torando 100% os 2400mbps disponíveis do Wifi 6 2x2.
O AX3000 é 2x2.. entao seria só um cliente torando 2400mbps ou dois usando 1200mbps ou mesmo tempo.

Agora o Redmi AX6000 já é mais monstro.. e ta saindo R$440 no Ali..

modelCPUMemory (MB)Flash (MB)2.4G and FEM5G1 and FEMLink
Redmi AX6000MT7986A
Quad Core 2.0GHz
512128MT7976GN
RTC66266
MT7976AN
RTC66568
Dismantling
Jingdong
Xiaomi AX6000IPQ5018
Dual Core 1GHz
512128CPU built-in
QPF4288
QCN9024
QPF4588
Dismantling
Jingdong
Xiaomi AX3600IPQ8071A
Quad Core 1.4GHz
512256QCN5024
QPF4288
QCN5054
QPF4588
Dismantling
Jingdong
Xiaomi AX3000IPQ5000
Dual Core 1GHz
256128CPU built-in
QPF4200
QCN6102
QPF4550
Dismantling
Jingdong
Xiaomi AX1800IPQ6000
Quad Core 1.2GHz
256128QCN5022
QPF4200
QCN5052
QPF4550
Dismantling
Jingdong

Em tempo, como comentei acima, não recomendo os roteadores da Huawei pois a potência oferecida é meia nebulosa. A não ser que você consiga a versão chinesa, as versões globais costumam (pelos relatos que vejo e pesquisas que fiz no passado) vir limitados a 200mW.. Isso é 1/5 da potencia comparado ao AX1800 que tem 1000mW..
Assim, esses Huaweis globais costumam ter bem menos cobertura..
Entendi, levando em conta que eu estava considerando gastar entre 500 e 600 reais com o Xioami AX6000 ou com os dois Huawei, esse Redmi parece uma boa por esse preço, junto com meu AX1800 deve dar bom e pegar um bom sinal, principalmente 5ghz, pela casa toda.

Outra dúvida, é recomendável instalar o ponto mesh cabeado ou só ligando ele na energia já é o suficiente?

Outra dúvida, é recomendável instalar o ponto mesh cabeado ou só ligando ele na energia já é o suficiente?
Aí depende das suas expectativas. Mesh ligado por Wifi vai funcionar igual um repetidor: Ele vai mostrar sinal cheio no cliente, mas vai transmitir apenas a velocidade que chega nele.
Se o ponto Mesh estiver muito longe da base, como no seu caso, vc ligar por Wifi no andar de cima, o sinal que o ponto vai retransmitir será o sinal da base com todas as perdas que a laje irá proporcionar..
Se hoje vc tem 300mbps e chega apenas 30mbps no andar de cima, o ponto vai retransmitir esses 30mbps (talvez um pouco mais pela qualidade das antenas).. Também nesse caso, metade da capacidade do Wifi sera usada para conversar com a base e a outra metade usada para servir os clientes.
Se ligar via cabo, serão os 300mbps (podendo chegar até 1gbps) com 100% do Wifi para os clientes.

Em tempo, é assim que funciono em casa.. Tenho um AX6 e um AX5, um em cada andar, ligados por cabo, batendo 600mbps do meu link em cada andar.

Aí depende das suas expectativas. Mesh ligado por Wifi vai funcionar igual um repetidor: Ele vai mostrar sinal cheio no cliente, mas vai transmitir apenas a velocidade que chega nele.
Se o ponto Mesh estiver muito longe da base, como no seu caso, vc ligar por Wifi no andar de cima, o sinal que o ponto vai retransmitir será o sinal da base com todas as perdas que a laje irá proporcionar..
Se hoje vc tem 300mbps e chega apenas 30mbps no andar de cima, o ponto vai retransmitir esses 30mbps (talvez um pouco mais pela qualidade das antenas).. Também nesse caso, metade da capacidade do Wifi sera usada para conversar com a base e a outra metade usada para servir os clientes.
Se ligar via cabo, serão os 300mbps (podendo chegar até 1gbps) com 100% do Wifi para os clientes.

Em tempo, é assim que funciono em casa.. Tenho um AX6 e um AX5, um em cada andar, ligados por cabo, batendo 600mbps do meu link em cada andar.
Entendi, então vou providenciar o cabeamento também. O mais recomendado é aquele CAT6?

Estou vendo alguns vídeos sobre o Redmi AX6000 aqui, acho que irei pegar ele mesmo no alixpress.

ultima vez que eu testei o QoS, SQM, do OpenWRT não funciona acima de 100mbps.

tu pode testar o próprio sitema da Ubiquiti que vem nele, eu não testei pq não tem Adblock, então nem me serve.
Deve ter ocorrido ficar limitado a esse velocidade com o QoS ligado devido à CPU fraca.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Meu Xiaomi AX3000 chegou. Que software lixo a Xiaomi faz, mas paciência.

Funcionando normal, usando o antigo MIR3G como entrada da internet, e o AX3000 como estação wifi. Ainda não consegui um jeito fácil de criar mais redes wifi.

Chegando em casa eu testo melhor o alcance da rede.

Última edição:
Pessoal, me mudei para o novo apartamento e estou com dificuldade para o wifi chegar topzera em todos os cantos da casa. Deixei o modem da vivo na sala de estar, e não gostaria de mexer na fiação dele, mudando-o de lugar, mesmo sabendo que só isso já ajudaria um monte na qualidade e eficiência do sinal.

Q5cxXVa.png

No meu caso, eu gostaria de montar um escritório gamer no dormitorio II, sendo necessário levar internet cabeada até lá, o que é possível. Também é importante considerar que o apartamento terá diversos dispositivos smart home. Tendo isso em mente, voces me orientam a comprar um roteador poderoso na sala e colocar o vivo em bridge, comprar dois roteadores normais e fazer um mesh na sala e dormitorio II, reposicionar o vivo, ou alguma outra ideia?

Estou disposto a gastar até uns 1000 reais para resolver esse problema.

Funcionando normal, usando o antigo MIR3G como entrada da internet, e o AX3600 como estação wifi.
Vc ta colocando um roteador com CPU dual core de 880MHz pra rotear a internet e um CPU quad core de 1.4GHz só pra Wifi?
O Mi3g funciona Mesh com o AX3600?

Tendo isso em mente, voces me orientam a comprar um roteador poderoso na sala e colocar o vivo em bridge, comprar dois roteadores normais e fazer um mesh na sala e dormitorio II, reposicionar o vivo, ou alguma outra ideia?
Roteador poderoso tem um limite de potencia e pode ser que essa potencia não atenda da sala até o quarto 2 passando por varias paredes.

Se vc quer ter internet "topzera" em todos os cantos da casa, recomendo espalhar alguns pontos de Wifi cabeados pela casa..

Vc ta colocando um roteador com CPU dual core de 880MHz pra rotear a internet e um CPU quad core de 1.4GHz só pra Wifi?
O Mi3g funciona Mesh com o AX3600?

Roteador poderoso tem um limite de potencia e pode ser que essa potencia não atenda da sala até o quarto 2 passando por varias paredes.

Se vc quer ter internet "topzera" em todos os cantos da casa, recomendo espalhar alguns pontos de Wifi cabeados pela casa..
E aí, nessa sua sugestão, qualquer roteador chinfrin como AP resolve? Eu queria evitar a queda de conexão ao andar pela casa, seguindo a ideia do seamless roaming.

No dormitorio II eu levarei cabeada da sala para o pc gamer.

Bom dia, galera. Qual roteador do Ali me recomendam para substituir um Netgear R7000?

No momento estou usando um R5S como roteador e o R7000 como AP. Me atendia bem até agora, mas está dando sinais de que o AP está indo pro saco (testei com um Asus velho e este está funcionando melhor, porém limitado pela LAN 100Mbps).

O apartamento tem 70m² e o ponto da internet fica bem no centro dele.

E aí, nessa sua sugestão, qualquer roteador chinfrin como AP resolve? Eu queria evitar a queda de conexão ao andar pela casa, seguindo a ideia do seamless roaming.

No dormitorio II eu levarei cabeada da sala para o pc gamer.
Roteador chinfrin é pra passar raiva.
Pelo que vi, seu apartamento tem no máximo uns 80 m², então acredito que dois bons equipamentos sejam suficientes para cobrir bem os cômodos (vai depender de vários fatores, inclusive da interferência das redes dos vizinhos).
Com esse orçamento EU mudaria o modem para bridge com wifi desabilitado e colocaria um bom aparelho como o AX6000 ou AX5400 gaming como roteador principal na sala e um AX3000 como AP cabeado no escritório.
E caso não ficasse totalmente satisfatório, com o tempo iria adicionando outros nós cabeados onde fosse necessário.

Users who are viewing this thread

Voltar