Não sei se o seu Askey é esse modelo, mas o 3505 tem em torno de 200mW (23dBm) em 2.4, 185mW (22.6dBm) em 5.1 e 278mW (24.4dBm) em 5.8.
O fato do sinal chegar na casa inteira e mesmo assim vc ter problemas de estabilidade pode ser por causa de ruídos de outras redes próximas.. Talvez alterar o canal para um mais distante de outros Wifis pode melhorar e estabilidade.
Se for esse o caso, pode ser que alterando a posição do roteador, o sinal ainda chegue cheio de ruido à TV. Sua TV usa 2.4 ou 5GHz?
Talvez alterando para um canal alto (acima do 149) você tenha um pouco mais de potencia pra empurrar um sinal mais claro para a TV.
Eu acho que é a melhor opção.. isso se vc encontrar outro AX5, pq ele saiu de linha faz uns anos.. Mas o AX3000 da Redmi entrou no lugar, com menos processador, mas ainda capaz de fazer Mesh com o AX5.
o AX1800 é um dos mais fortes roteadores do mercado, em torno de 1000mW (30dBm) de potencia. O AX6000 usa o mesmo amplificador desse roteador, tendo assim a mesma potencia.
O Meu receio trocando seu sistema para dois Huawei é que essa marca é famosa por vender equipamentos fortes apenas na china, capando para 1/5 da potencia (200mW) as versões globais.
Por outro lado, o AX6000 tem metade do poder de processamento do AX1800.. então não sei se o AX6000 seja uma boa opção..
Com isso em mente, eu acho que trocar para a Huawei vc vai acabar reduzindo o alcance da sua rede, mesmo com dois pontos em MEsh.
Se vc se manter com a linha Xiaomi/Redmi, mesmo adicionando um AX3000 por menos de R$
275, você seria capaz de cobrir uma área maior do que dois Huaweis globais.