Vc ta colocando um roteador com CPU dual core de 880MHz pra rotear a internet e um CPU quad core de 1.4GHz só pra Wifi?
O Mi3g funciona Mesh com o AX3600?
Exato man, CPU dual core com Openwrt, e CPU grandona com o amontado de lixo que é o firmware da Xiaomi só pra wifi. Um bom hardware, sem um bom software, não é nada.
O MIR3G não faz mesh.
O que eu queria mesmo é cobrir os pontos em que o sinal do MIR3G não estava chegando, já que a velocidade em si pra mim é suficiente quando há sinal. Só uso o wifi mesmo pra celular e TV, e nem gosto de usar nada no celular. Os pontos críticos estavam sendo a suíte de casal e o banheiro da suíte. Eu preciso do Openwrt na entrada, porque uso ferramentas de de gente normal como ssh, conexão de entrada, etc. Obviamente que, quando o AX3000 possui suporte a Openwrt, vou colocar ele na entrada.
Inicialmente eu desliguei o wifi do MIR3G, e liguei nele o AX3000 via cabo, para esse último distribuir o wifi. Ficou bom na velocidade, e relativamente bom no alcance, mas chegou bem fraco na suíte de casal e nada no banheiro da suíte.
Agora fiz uma modificação. Religuei o wifi do MIR3G, e coloquei o AX3000 na sala perto da TV chupetando o sinal wifi do MIR3G e distribuindo com SID próprio. Nessa configuração o sinal chegou até o banheiro, com algumas oscilações (tem um closet no meio, com várias portas e paredes), mas funcionando, e com velocidade média na suíte do casal. Perto do AX3000, está entregando aproximadamente 1/3 da velocidade da internet contratada, com boa latência, o que é suficiente pra atender bem. Netflix e Youtube bem fluídos na TV e nos celulares.
Vai fica assim mesmo, não vou mais gastar grana com essas porcarias de roteador com software lixo, nem colocando cabos. O ideal seria outro AX3000 pra fazer uma rede mesh, com cabo, etc., mas do jeito que está tá bom. Mais para o fundo da residência o MIR3G atende, e mais pra frente da casa, que era o ponto crítico, o AX3000 atende.
Devo dizer que não compensa ficar gastando grana com esses roteadores caros e com softwares porcos. A rede do AX3000 é melhor, mas eu diria que para um uso básico, como é o meu, ele é uns 15% melhor do que a do MIR3G considerando alcance, velocidade e latência. Certamente isso é resultado do software ruim da Xiaomi, em comparação à maturidade do Openwrt com MIR3G nesse momento.
Update: o sinal 2,4Ghz do AX3000 realmente é bem forte, nessa nova posição na sala o router está cobrindo praticamente a casa toda, que tem aproximadamente 380 m2 de construção, em um terreno de 600 m2. Faz isso porque como a casa é grande, e as da vizinhança também são grandes, há pouca interferência.