[TÓPICO DEDICADO] Melhores Roteadores/Repetidores domésticos - PERGUNTE AQUI -

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos WgomesxBR
  • Data de Início Data de Início
E aí, nessa sua sugestão, qualquer roteador chinfrin como AP resolve? Eu queria evitar a queda de conexão ao andar pela casa, seguindo a ideia do seamless roaming.

No dormitorio II eu levarei cabeada da sala para o pc gamer.
com um unico roteador realmente o sinal vai ficar muito fraco no outro extremo da casa.
Q5cxXVa_Signal_Strength_200mw.png

Abaixo seria a distribuição do sinal adicionando Um roteador de entrada com 200mW na mesa do quarto 2.
Q5cxXVa_mesh-200mw.png

Vc ta colocando um roteador com CPU dual core de 880MHz pra rotear a internet e um CPU quad core de 1.4GHz só pra Wifi?
O Mi3g funciona Mesh com o AX3600?

Exato man, CPU dual core com Openwrt, e CPU grandona com o amontado de lixo que é o firmware da Xiaomi só pra wifi. Um bom hardware, sem um bom software, não é nada.

O MIR3G não faz mesh.

O que eu queria mesmo é cobrir os pontos em que o sinal do MIR3G não estava chegando, já que a velocidade em si pra mim é suficiente quando há sinal. Só uso o wifi mesmo pra celular e TV, e nem gosto de usar nada no celular. Os pontos críticos estavam sendo a suíte de casal e o banheiro da suíte. Eu preciso do Openwrt na entrada, porque uso ferramentas de de gente normal como ssh, conexão de entrada, etc. Obviamente que, quando o AX3000 possui suporte a Openwrt, vou colocar ele na entrada.

Inicialmente eu desliguei o wifi do MIR3G, e liguei nele o AX3000 via cabo, para esse último distribuir o wifi. Ficou bom na velocidade, e relativamente bom no alcance, mas chegou bem fraco na suíte de casal e nada no banheiro da suíte.

Agora fiz uma modificação. Religuei o wifi do MIR3G, e coloquei o AX3000 na sala perto da TV chupetando o sinal wifi do MIR3G e distribuindo com SID próprio. Nessa configuração o sinal chegou até o banheiro, com algumas oscilações (tem um closet no meio, com várias portas e paredes), mas funcionando, e com velocidade média na suíte do casal. Perto do AX3000, está entregando aproximadamente 1/3 da velocidade da internet contratada, com boa latência, o que é suficiente pra atender bem. Netflix e Youtube bem fluídos na TV e nos celulares.

Vai fica assim mesmo, não vou mais gastar grana com essas porcarias de roteador com software lixo, nem colocando cabos. O ideal seria outro AX3000 pra fazer uma rede mesh, com cabo, etc., mas do jeito que está tá bom. Mais para o fundo da residência o MIR3G atende, e mais pra frente da casa, que era o ponto crítico, o AX3000 atende.

Devo dizer que não compensa ficar gastando grana com esses roteadores caros e com softwares porcos. A rede do AX3000 é melhor, mas eu diria que para um uso básico, como é o meu, ele é uns 15% melhor do que a do MIR3G considerando alcance, velocidade e latência. Certamente isso é resultado do software ruim da Xiaomi, em comparação à maturidade do Openwrt com MIR3G nesse momento.

Update: o sinal 2,4Ghz do AX3000 realmente é bem forte, nessa nova posição na sala o router está cobrindo praticamente a casa toda, que tem aproximadamente 380 m2 de construção, em um terreno de 600 m2. Faz isso porque como a casa é grande, e as da vizinhança também são grandes, há pouca interferência.

Última edição:
Roteador chinfrin é pra passar raiva.
Pelo que vi, seu apartamento tem no máximo uns 80 m², então acredito que dois bons equipamentos sejam suficientes para cobrir bem os cômodos (vai depender de vários fatores, inclusive da interferência das redes dos vizinhos).
Com esse orçamento EU mudaria o modem para bridge com wifi desabilitado e colocaria um bom aparelho como o AX6000 ou AX5400 gaming como roteador principal na sala e um AX3000 como AP cabeado no escritório.
E caso não ficasse totalmente satisfatório, com o tempo iria adicionando outros nós cabeados onde fosse necessário.
Cara, muito obrigado, estava esperando esse tipo de resposta, pra dar um norte na compra mesmo. Acho que o ap tem 92m². Esses dois aparelhos tankariam bem a questão de transitar pela casa sem que o dispositivo fique trocando o sinal toda hora? Por exemplo de estar numa call e ela cair momentaneamente enquanto troca o roteador.

Vi o preço agora, que facada.

com um unico roteador realmente o sinal vai ficar muito fraco no outro extremo da casa.
Q5cxXVa_Signal_Strength_200mw.png

Abaixo seria a distribuição do sinal adicionando Um roteador de entrada com 200mW na mesa do quarto 2.
Q5cxXVa_mesh-200mw.png
Muito legais essas imagens, me ajudou a ter uma noção legal da distribuição do sinal por todo apartamento. Muito obrigado! Você concorda com o que o colega acima falou, pois pelo que vi você também entende bastante dos aparelhos.

obs: que app voce usa pra montar essas imagens?

Última edição:
Cara, muito obrigado, estava esperando esse tipo de resposta, pra dar um norte na compra mesmo. Acho que o ap tem 92m². Esses dois aparelhos tankariam bem a questão de transitar pela casa sem que o dispositivo fique trocando o sinal toda hora? Por exemplo de estar numa call e ela cair momentaneamente enquanto troca o roteador.

Vi o preço agora, que facada.

Muito legais essas imagens, me ajudou a ter uma noção legal da distribuição do sinal por todo apartamento. Muito obrigado! Você concorda com o que o colega acima falou, pois pelo que vi você também entende bastante dos aparelhos.

obs: que app voce usa pra montar essas imagens?
Concordo com nosso colega. Mas se sua internet não for acima dos 600mbps e não quiser gastar muito, pode pegar dois redmi AX3000 de R$275 e liga-los na sala e no escritorio.
Ambos possuem uma boa potencia e fazem Mesh entre si, fazendo a troca instantanea entre os APs.
o AX6000 e AX5400 já é pra quem tem mais de 1gbps de internet.

Exato man, CPU dual core com Openwrt, e CPU grandona com o amontado de lixo que é o firmware da Xiaomi só pra wifi. Um bom hardware, sem um bom software, não é nada.
Por que não coloca o OpenWRT no AX3600?

@tecpix

Que site está utilizando para calcular a cobertura de wireless? Ou tem algum software aí? =D

Queria jogar a planta de casa para fazer os cálculos

@tecpix

Que site está utilizando para calcular a cobertura de wireless? Ou tem algum software aí? =D

Queria jogar a planta de casa para fazer os cálculos
esse que eu uso é o Ekahau Planner.. mas é uma versao velha que eu tinha guardada aqui..
Mas tava pesquisando e achei esse site que faz o planner online como guest..

Importa a planta, coloca na escala, desenha as paredes e adiciona o roteador

Última edição:
Bom dia, galera. Qual roteador do Ali me recomendam para substituir um Netgear R7000?

No momento estou usando um R5S como roteador e o R7000 como AP. Me atendia bem até agora, mas está dando sinais de que o AP está indo pro saco (testei com um Asus velho e este está funcionando melhor, porém limitado pela LAN 100Mbps).

O apartamento tem 70m² e o ponto da internet fica bem no centro dele.
Acho que o Redmi AX3000 vai me atender, com uma internet de 300mbps.

Alternativas melhores, ou um AX6000 seria overkill?

Fala galera, atualmente eu tenho um Archer C60, e estou pra me mudar, e vou deixar esse roteador aqui pra minha mãe, e pegar outro pra mim, na questão custo x beneficio o que vocês me indicam?

Aqui tenho uma internet de 100mega e lá pretendo colocar uma de 250, um outro archer c60 dá conta ou vocês podem me indicar algo melhor?

To pensando em pegar o AX10 apesar de já achar o preço um pouco salgado.

Bom dia, galera. Qual roteador do Ali me recomendam para substituir um Netgear R7000?

No momento estou usando um R5S como roteador e o R7000 como AP. Me atendia bem até agora, mas está dando sinais de que o AP está indo pro saco (testei com um Asus velho e este está funcionando melhor, porém limitado pela LAN 100Mbps).

O apartamento tem 70m² e o ponto da internet fica bem no centro dele.
Acho que o Redmi AX3000 vai me atender, com uma internet de 300mbps.

Por que não investir em um Access Point puro?

Sugestão: https://br.store.ui.com/collections/unifi-network-wireless/products/unifi-ap-6-lite

Apesar de ser o modelo de entrada é super competente e se tiver como colocar no teto melhor ainda, depois de um tempo vc esquece que ele está ali, garantia de anos sem incômodo.

Corrigindo, o meu é o AX3000, e não AX3600. Ainda não tem suporte ao Openwrt.

Tenho um AX3600 e a cobertura dele é espetacular. Substituiu 3 MIR3G que tinha aqui em casa.

Vale mesmo a pena colocar Openwrt? O que leio muito é que estes drivers wifi opensource nunca são tão bons quanto os dos firmwares originais... então perde qualidade no beam forming, MIMO e outras coisas.
Pergunto pq uso o meu só como AP mesmo... a função de router faço em outra caixa separada, então o software podre da Xiaomi não me incomoda.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

garantia de anos sem incômodo.

Ah... gosto de Ubiquity... mas anos sem incomodo é um pouco de exagero. Acho pelo preço que está o Pro não vale o Lite... e sinceramente, em termos de alcance acho que o Lite perde de um AX3600.

Tenho Pro e Lite aqui no trabalho (um monte). Não gosto muito da gestão da Ubiquity... e o excesso de updates é um pouco irritante.

Eu só não pego um AX6000 porque é um up muito pequeno em relação ao AX3600, mas pelo preço o AX6000 entrega bastante... sem falar que se tiver uma rede interna de 2.5Gb os clients Wifi vão poder aproveitar a velocidade adicional para acessar a rede interna (NAS e etc).

Edit: Importante frisar que o meu parecer positivo sobre o AX6000 e AX3600 é porque meu uso é como AP. Talvez se eu usasse como router eu não teria a mesma visão positiva (heh).

Última edição:
mas anos sem incomodo é um pouco de exagero.
Não sei se passa no seu crivo mas tenho um UAP-AC-LR em casa desde 2018 e por ora não penso em trocá-lo, cobre um sobrado triplex de uns 200 m² com rede 5Ghz e velocidade rápida.

Acho pelo preço que está o Pro não vale o Lite
Concordo.

e sinceramente, em termos de alcance acho que o Lite perde de um AX3600
Não conheço AX3600 e afins mas sabemos que a localização do equipamento é a chave do negócio, do contrário vc acaba tendo que optar por equipamentos mais fortes pra ganhar na força bruta.

Passei por alguns roteadores 'tudo em um' no passado e nenhum me atendeu no mesmo espaço físico, porém, todos ficavam onde chega a minha fibra que é num canto da casa no andar térreo, o pulo do gato foi justamente alocar o AP praticamente no centro da casa no pavimento intermediário, na época deu trabalho (conduítes, cabos, etc.) mas nunca mais me incomodei com Wi-Fi.

Tenho Pro e Lite aqui no trabalho (um monte)
+1, e foi justamente a experiência com eles no mercado corporativo que me motivou a colocar um em casa, arrependimento zero.

Não gosto muito da gestão da Ubiquity... e o excesso de updates é um pouco irritante.
Não é necessário atualizar à cada novo firmware disponibilizado e inclusive há alguns que vem com 'brindes' às vezes mas o rollback é tão fácil quanto atualizar, já passei por dissabores no passado mas nada que desabone o equipamento ou a marca.

Não sei se passa no seu crivo mas tenho um UAP-AC-LR em casa desde 2018 e por ora não penso em trocá-lo, cobre um sobrado triplex de uns 200 m² com rede 5Ghz e velocidade rápida.

É... praticamente a única dor de cabeça que tenho com Ubiquity são os APs insistindo em reter os clientes no ambiente mesh... talvez um só realmente seja uma experiência bem diferente.

O AX3600 comprei no lançamento (acho que inicio de 2020) tá firme e forte até hoje. Me chateia a falta de porta 2.5Gb nele... mas não é nenhuma necessidade premente também. Estou só esperando sair um chinesinho (ou quem sabe Ubiquity) Wifi-7 custo beneficio para fazer up.

É... praticamente a única dor de cabeça que tenho com Ubiquity são os APs insistindo em reter os clientes no ambiente mesh... talvez um só realmente seja uma experiência bem diferente.
Isso pode acontecer mesmo, uma dica que posso dar é de não deixar a potência dos rádios de todos os APs 'no talo' ou em automático indiscriminadamente, tem que dar uma analisada no sinal em vários pontos e fazer um ajuste fino, ainda mais tendo vários equipamentos na rede.

Aqui em casa o rádio 2.4Ghz trabalha em cerca de 1/3 da potência e ainda assim vai longe pra caramba, se deixar muito forte acaba acontecendo de algum dispositivo ficar grudado nele ao invés de fazer roaming para a rede 5Ghz por julgar que é a melhor/mais forte.

Essa sintonia fina vale para basicamente qualquer equipamento, especialmente ao usar o mesmo SSID para ambas as redes que normalmente é o mais indicado.

Me chateia a falta de porta 2.5Gb nele... mas não é nenhuma necessidade premente também.
Pois é, só recentemente migrei para uma placa mãe com rede 2.5G e minha mulher pegou um IP14 que é Wi-Fi 6 mas ainda não vi necessidade real de sair da rede gigabit + Wi-Fi AC.

Eu só não pego um AX6000 porque é um up muito pequeno em relação ao AX3600
Achava que o AX3600 fosse melhor que o AX6000. Devo ter visto de outra marca.

Tenho um AX3600 e a cobertura dele é espetacular. Substituiu 3 MIR3G que tinha aqui em casa.

Vale mesmo a pena colocar Openwrt? O que leio muito é que estes drivers wifi opensource nunca são tão bons quanto os dos firmwares originais... então perde qualidade no beam forming, MIMO e outras coisas.
Pergunto pq uso o meu só como AP mesmo... a função de router faço em outra caixa separada, então o software podre da Xiaomi não me incomoda.

O Openwrt é via de regra instável no começo na rede wifi, mas tende a amadurecer com o tempo. O meu MIR3G gastou anos pra ficar bom, mas sempre foi usável.

A grande vantagem do Openwrt é a longevidade do equipamento, além de poder usar todas as demais ferramentas normais. Quase todos os fabricantes, senão todos, encomendam o hardare, fazem um software de qualquer jeito, e jogam no mercado. Fazem umas atualizaçõeszinhas meia boca, e quando surge algo novo já abandona o antigo e foca no novo. Os firmwares ficam abandonados, cheio de bugs e falhas de segurança. No Openwrt, porém, começa fraco o suporte, vai melhorando, e quando adquire uma maturidade boa aí é só correr pro abraço, pois o sistema estará sempre atualizado. Aí você pode extrair tudo do hardware, por alguns anos. Tenho o MIR3G a bastante tempo já, e só estou comprando novos devido à mudança na tecnologia. No final, o custo acaba sendo muito baixo, devido à longevidade.

Para longo alcance, alguma recomendação?
Estava vendo o Ubiquiti Nanostation M2 2.4GHz 11dbi ou M5 5.8GHz 16dbi.
Nesse caso acredito que o 2.4GHz tenha maior alcance, não precisaria de velocidade, só alcance.
De certa forma poderia ser direcional, a casa fica numa extremidade da terra e precisaria apontar para uma região dessa terra onde tem maior movimentação de trabalho.

Achava que o AX3600 fosse melhor que o AX6000.
O AX6000 é essencialmente um AX3600 com uma das portas 2.5Gb, o dobro de RAM... e mais um upzinho nas funcionalidades Wifi para 6E.

Para longo alcance, alguma recomendação?
Estava vendo o Ubiquiti Nanostation M2 2.4GHz 11dbi ou M5 5.8GHz 16dbi

Nanostation só vi sendo usado para estabelecer links entre localidades, não para servir de AP. Tenho um prédio no trabalho a cerca de 500m que estão ligados por nanostations... ai no local precisa de mais um AP para fazer o Wi-fi local

Última edição:
O AX6000 é essencialmente um AX3600 com uma das portas 2.5Gb, o dobro de RAM... e mais um upzinho nas funcionalidades Wifi para 6E.
Não sei se estamos falando do mesmo roteador, mas o Xiaomi AX6000 é um AX3600 com 160Mhz de largura, dobro de Flash e WAN de 2.5GHz.
São 4 streams de 1200mbps a 5Ghz a 160MHz (4800mbps), 2 de 300mbps a 2.4GHz (600mbps) e 600mbps de IoT. 4800+600+600=6000mbps combinados.
No AX3600 são 4 streams de 600mbps a 80MHz (2400). 2400+600+600=3600mbps combinados.

De resto, ele tem a mesma RAM e menos CPU (DualCore 1GHz) do que o AX3600 (Quadcore 1.4GHz).

No quesito alcance, os dois são iguais.

Não lembro de funcionalidades do Wifi 6E.. mas sei que ele usa alguns componentes que permitem essa frequência, mas o IPQ5018 não processa as frequencias do Wifi 6E.

Xiaomi AX6000IPQ5018
Dual Core 1GHz
512128CPU built-in
QPF4288
QCN9024
QPF4588
Dismantling
Jingdong
Xiaomi AX3600IPQ8071A
Quad Core 1.4GHz
512256QCN5024
QPF4288
QCN5054
QPF4588
Dismantling
Jingdong

Última edição:
O XIaomi AX6000 é um AX3600 com 160Mhz de largura, dobro de Flash e WAN de 2.5GHz.

Humph... acho que quando fiz a comparação (pensando em up) foquei demais no 2.5Gb. Jurava que era melhor em todos os sentidos... ainda bem que não comprei (ahah!). Lembro que migrando do MIR3G a maior tristeza foi abandonar o USB... heh.

Apesar que, sinceramente, fico pensando qual seria a diferença real de performance entre os dois. Para quem vai por OpenWRT talvez valha a potencia adicional porque aí não tem fim o que dá para pendurar de funcionalidade no roteador.

Estou estranhando a Xiaomi ainda não ter lançado nada Wifi 7.
Edit: Opa opa... acabou de sair o AX7000! Nuss... 4 portas 2.5Gb, 1GB RAM, CPU Arm A73... acho que não vou resistir.

O Openwrt é via de regra instável no começo na rede wifi, mas tende a amadurecer com o tempo. O meu MIR3G gastou anos pra ficar bom, mas sempre foi usável.

Então... nos meus MIR3G eu usava uma firmware que precisava compilar vc mesmo... numa VM, era um processo muito louco. Padavan o nome dela. O bacana era que ela adicionava um monte de funcionalidade, e ainda tinha interface amigável e intuitiva. No forum do Hardmob tem uma thread com mais de 200 paginas sobre a coisa.

Última edição:
Pessoal que possui o Xiaomi AX6000 o meu chegou, após instalação vi que a performance no quesito potência do sinal é bem maior na rede de 5 que na de 2.4, é assim mesmo? Não deveria ser ao contrário? Pelo menos todos os outros roteadores que tive eram assim. Fiz um teste, moro no terceiro andar de um condomínio e o roteador está instalado no rack da sala. Saí do apartamento e fui para a portaria que fica bem longe e de lá consegui conectar ao roteador na rede de 5Ghz e baixar com taxas de 200Mb/s (Minha internet é de 1Gb) e a rede de 2.4 nem aparecia nas disponíveis para conexão. Fiquei muito espantado com a força do sinal desse roteador na rede de 5 mas a de 2.4 me decepcionou muito. Quem puder opinar, agradeço.

Pessoal que possui o Xiaomi AX6000 o meu chegou, após instalação vi que a performance no quesito potência do sinal é bem maior na rede de 5 que na de 2.4, é assim mesmo? Não deveria ser ao contrário? Pelo menos todos os outros roteadores que tive eram assim. Fiz um teste, moro no terceiro andar de um condomínio e o roteador está instalado no rack da sala. Saí do apartamento e fui para a portaria que fica bem longe e de lá consegui conectar ao roteador na rede de 5Ghz e baixar com taxas de 200Mb/s (Minha internet é de 1Gb) e a rede de 2.4 nem aparecia nas disponíveis para conexão. Fiquei muito espantado com a força do sinal desse roteador na rede de 5 mas a de 2.4 me decepcionou muito. Quem puder opinar, agradeço.
Dê uma conferida nas configurações de potência do rádio Wi-fi. Provavelmente o 5GHz está potência máxima ("atravessar paredes"), enquanto o 2.4GHz deve estar com potência reduzida.

ax5400 por 330
ou
ax6000 por 530
?
ap de 130 metros, 2 andares
o roteador vai ficar num extremo do ap de frente pra escada pro andar de cima.

Vi uns reviews do ax6000 e tem cara que ele atenderia tudo.
Estou com medo de ir no 5400 e ele ter um sinal mais fraco e eu precisar comprar outro pra fazer mesh.

Obs: vou usar eles só como access point

ax5400 por 330
ou
ax6000 por 530
?
ap de 130 metros, 2 andares
o roteador vai ficar num extremo do ap de frente pra escada pro andar de cima.

Vi uns reviews do ax6000 e tem cara que ele atenderia tudo.
Estou com medo de ir no 5400 e ele ter um sinal mais fraco e eu precisar comprar outro pra fazer mesh.

Obs: vou usar eles só como access point
vai ter que centralizar muito bem esse ax6000 pra pegar bem na casa toda hein.

Users who are viewing this thread

• Voltar