Li que a tecnologia mesh perde cerca de 50% do sinal a cada "nó", ou seja, se o roteador 1 transmite 500Mbps, o segundo transmitiria 250Mbps e o terceiro 125Mbps.
É verdade isso?
É, mas não é..
O que se fala é que um ponto Mesh ligado por Wifi usa metade da sua capacidade para conversar com o ponto principal e a outra metade para servir os clientes.
Isso não significa que ele só repetirá metade da velocidade contratada, mas sim metade da velocidade do roteador em si.
Se um roteador Wifi 6 como o X20 tem duas streams de 80MHz capaz de transmitir 1200mbps teóricos no total, ele irá usar 600mbps da banda para conversar com a central e os outros 600mbps para servir os clientes, que pode ser outro ponto Mesh que usaria 600mbps para link e os outros 600mbps para outros clientes, e por assim vai.
Um X50, que possui duas streams de 160MHz (2400mbps no total), usaria 1200mbps para cada comunicação.
A perda existe e é nesse nível, mesmo em pequenas distâncias (menor que 8m)?
Alguma sugestão de ter um sinal forte em toda a área (apartamento)?
É preciso muita atenção, testes, medições e um certo conhecimento para se instalar e posicionar os pontos Mesh.
Isso por que o ponto vai repetir o que chegar nele. Se ele estiver mal posicionado (longe, muitas paredes) com relação ao ponto principal, ele vai repetir um sinal fraco e cheio de ruído. Mesmo aparecendo sinal cheio no laptop ou celular, a conexão vai ficar lenta e instável.
É muito comum ver gente montar Mesh adicionando um ponto onde o sinal já era fraco. Dessa forma vai continuar a mesma coisa.
O correto é colocar o ponto em algum lugar no meio do caminho, onde o sinal ainda é forte e consiga retransmitir ao ponto com sombra de sinal.
A minha sugestão para evitar essa limitação é usar todos os pontos cabeados, pois dessa forma, 100% do sinal chega ao ponto Mesh, que irá usar 100% do Wifi para servir os clientes.