[TÓPICO DEDICADO] Melhores Roteadores/Repetidores domésticos - PERGUNTE AQUI -

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos WgomesxBR
  • Data de Início Data de Início
Pessoal entre os modelos Huawei AX3, Mercusys MR70X e TP-Link Archer C60/C80 qual vocês indicariam?
Depende para qual necessidade..
Para altas velocidades (acima dos 300mbps), o AX3 é Dual core de 1.35GHz. O MR70x é Dual core 800MHz e o C80 é Single Core 1.2GHz.
Mas de alcance, o AX3 é o pior dos 3 com potencia em 5GHz em torno de 88mW enquanto o C80 possui mais de 5 vezes essa potencia, algo em torno de 450mW, Mas é Wifi 5.
O MR70x deve ter algo em torno de 200mW segundo as specs. (23dBm).
A verdade é que dependendo da velocidade do seu link e do alcance que vc pretende, nenhum desses seria uma boa escolha.

galera hoje qual o melhor roteador entre tplink e asus um amigo meu quer usar na tim fibra 2gbps
Os roteadores que possuem WAN de 2.5Gb:

DeviceTypeEther.
TP-LINK Archer AX11000
FCC ID: TE7AX11000
wireless router1GbE 8x LAN
2.5GbE 1x WAN
TP-LINK Archer AX3200
FCC ID: TE7AX3200
wireless router1GbE 3x LAN
1GbE, 2.5GbE 2x WAN
TP-LINK Archer AX6000
FCC ID: TE7AX6000
2.5GbE 1x WAN
TP-LINK Archer BE900wireless router1GbE, 2.5GbE 5x LAN
10GbE 2x WAN
ASUS GT-AX11000
FCC ID: MSQ-RTHR00
wireless router1GbE 4x LAN
2.5GbE 1x WAN
ASUS GT-AX11000 Pro
FCC ID: MSQ-RTAX5C00
2.5GbE, 10GbE 2x WAN
ASUS GT-AX6000 v2
FCC ID: MSQ-RTAX5600
2.5GbE 2x WAN
ASUS GT-AXE11000
FCC ID: MSQ-RTAXJF00, MSQ-RTAXE4P00
2.5GbE 1x WAN
ASUS GT-AXE16000
FCC ID: MSQ-RTAX5D00
2.5GbE, 10GbE 3x WAN

Os roteadores que possuem WAN de 2.5Gb:

DeviceTypeEther.
TP-LINK Archer AX11000
FCC ID: TE7AX11000
2.5GbE 1x WAN
TP-LINK Archer AX3200
FCC ID: TE7AX3200
wireless router1GbE 3x LAN
1GbE, 2.5GbE 2x WAN
TP-LINK Archer AX6000
FCC ID: TE7AX6000
2.5GbE 1x WAN
TP-LINK Archer BE900wireless router1GbE, 2.5GbE 5x LAN
10GbE 2x WAN
ASUS GT-AX11000
FCC ID: MSQ-RTHR00
2.5GbE 1x WAN
ASUS GT-AX11000 Pro
FCC ID: MSQ-RTAX5C00
2.5GbE, 10GbE 2x WAN
ASUS GT-AX6000 v2
FCC ID: MSQ-RTAX5600
2.5GbE 2x WAN
ASUS GT-AXE11000
FCC ID: MSQ-RTAXJF00, MSQ-RTAXE4P00
2.5GbE 1x WAN
ASUS GT-AXE16000
FCC ID: MSQ-RTAX5D00
2.5GbE, 10GbE 3x WAN

Desses quais os dois melhores, que você recomendaria ?

Depende para qual necessidade..
Para altas velocidades (acima dos 300mbps), o AX3 é Dual core de 1.35GHz. O MR70x é Dual core 800MHz e o C80 é Single Core 1.2GHz.
Mas de alcance, o AX3 é o pior dos 3 com potencia em 5GHz em torno de 88mW enquanto o C80 possui mais de 5 vezes essa potencia, algo em torno de 450mW, Mas é Wifi 5.
O MR70x deve ter algo em torno de 200mW segundo as specs. (23dBm).
A verdade é que dependendo da velocidade do seu link e do alcance que vc pretende, nenhum desses seria uma boa escolha.
Bem a velocidade do link de internet é de 500MB. Você indicaria algum modelo custo x benefício com Wi-Fi 6?

@tecpix

Última edição:
Pessoal, tou procurando os tp link ax53 ou ax73 e pelo que vi no mercado livre, nenhum vem lacrado, muitos vendedores falam que a fábrica não lacra o produto.
é sso mesmo ?
tem algum site de confiança que venda lacrado ?
Ou essa história de vir lacrado não importa muito ?
obrigado

tem algum site de confiança que venda lacrado ?
Kabum, Amazon ou lojas oficiais no ML.

Ou essa história de vir lacrado não importa muito ?
É melhor garantir.. pq pode ser que seja algum equipamento devolvido por algo componente com falha.. Mas vc tem 7 dias para testar e devolver sem custo caso precise.

Desses quais os dois melhores, que você recomendaria
São roteadores de R$3000 a R$8000.. nunca tive a oportunidade de mexer num desses.. até por que eu não recomendo gastar tudo isso num único roteador.
Mas melhor, depende do que você acharia melhor.. Mais processamento? Mais RAM? Mais banda para dispositivos simultâneos?
Todos tem aproximadamente 900, 600, 900mW em 2.4, 5.2 e 5.8GHz, então o alcance é próximo..

Mudei de um apto para uma casa e estou querendo fazer uma rede mesh, qual seria o melhor roteador para eu comprar?

Atualmente uso o modem da operadora Huawei Eg8145v5 com wifi destivado ligado via cabo no Xiaomi AX3000 torre , eu posso pegar outro AX3000 torre ou teria algo melhor como o Xiaomi AX5400?

Obs.: vou ligar eles via cabo de rede.

Mudei de um apto para uma casa e estou querendo fazer uma rede mesh, qual seria o melhor roteador para eu comprar?

Atualmente uso o modem da operadora Huawei Eg8145v5 com wifi destivado ligado via cabo no Xiaomi AX3000 torre , eu posso pegar outro AX3000 torre ou teria algo melhor como o Xiaomi AX5400?

Obs.: vou ligar eles via cabo de rede.
Qualquer outro roteador da Xiaomi/Redmi. A diferença é que o AX5400 (se estamos falando do Redmi AX5400) possui MiMo 4x4 ao invés de 2x2.. de resto, é praticamente o mesmo AX3000.

Tenho um TP Link WR941HP. Funciona em 2.4GHz (450Mbps) e é 10/100 apenas. São 3 antenas de 8dbi e fica no centro do apartamento, mas num dos pontos mais afastados dele, o sinal é bem fraco e acabei colocando um outro roteador que tinha, para que o local tivesse wifi também, o que fez ter uma nova rede/login.

Vou substituir este roteador e aproveitar para ter também 5GHz.

Pensei no X20, da TP Link, que além dos 5GHz também é giga. Por poder usar mais unidades numa rede única, acabaria também com o segundo roteador/segunda rede.

Li que a tecnologia mesh perde cerca de 50% do sinal a cada "nó", ou seja, se o roteador 1 transmite 500Mbps, o segundo transmitiria 250Mbps e o terceiro 125Mbps.
É verdade isso?
A perda existe e é nesse nível, mesmo em pequenas distâncias (menor que 8m)?

Alguma sugestão de ter um sinal forte em toda a área (apartamento)?

Li que a tecnologia mesh perde cerca de 50% do sinal a cada "nó", ou seja, se o roteador 1 transmite 500Mbps, o segundo transmitiria 250Mbps e o terceiro 125Mbps.
É verdade isso?
É, mas não é..
O que se fala é que um ponto Mesh ligado por Wifi usa metade da sua capacidade para conversar com o ponto principal e a outra metade para servir os clientes.
Isso não significa que ele só repetirá metade da velocidade contratada, mas sim metade da velocidade do roteador em si.
Se um roteador Wifi 6 como o X20 tem duas streams de 80MHz capaz de transmitir 1200mbps teóricos no total, ele irá usar 600mbps da banda para conversar com a central e os outros 600mbps para servir os clientes, que pode ser outro ponto Mesh que usaria 600mbps para link e os outros 600mbps para outros clientes, e por assim vai.
Um X50, que possui duas streams de 160MHz (2400mbps no total), usaria 1200mbps para cada comunicação.

A perda existe e é nesse nível, mesmo em pequenas distâncias (menor que 8m)?

Alguma sugestão de ter um sinal forte em toda a área (apartamento)?
É preciso muita atenção, testes, medições e um certo conhecimento para se instalar e posicionar os pontos Mesh.
Isso por que o ponto vai repetir o que chegar nele. Se ele estiver mal posicionado (longe, muitas paredes) com relação ao ponto principal, ele vai repetir um sinal fraco e cheio de ruído. Mesmo aparecendo sinal cheio no laptop ou celular, a conexão vai ficar lenta e instável.
É muito comum ver gente montar Mesh adicionando um ponto onde o sinal já era fraco. Dessa forma vai continuar a mesma coisa.
O correto é colocar o ponto em algum lugar no meio do caminho, onde o sinal ainda é forte e consiga retransmitir ao ponto com sombra de sinal.

A minha sugestão para evitar essa limitação é usar todos os pontos cabeados, pois dessa forma, 100% do sinal chega ao ponto Mesh, que irá usar 100% do Wifi para servir os clientes.

Última edição:
Pessoal, estou com um servidor de media em casa num mini-PC com 1 porta 2.5 Gbe.

Meu router eh um Redmi AX6000, que por sinal eh espetacular, porém tem portas LAN 1 Gbe. Vi que ele tem agregador de portas.

Eu consigo usar um duplicador RJ45 pra usar 2 LAN do router e ligar na única porta 2.5 Gbe do PC ?

Desde já agradeço qqer ajuda.

Pessoal, estou com um servidor de media em casa num mini-PC com 1 porta 2.5 Gbe.

Meu router eh um Redmi AX6000, que por sinal eh espetacular, porém tem portas LAN 1 Gbe. Vi que ele tem agregador de portas.

Eu consigo usar um duplicador RJ45 pra usar 2 LAN do router e ligar na única porta 2.5 Gbe do PC ?

Desde já agradeço qqer ajuda.
Qdo vc diz duplicador RJ45 é aquele que entra duas RJ45 e sai uma? Se for, não.. não é dessa forma que ele funciona..
Talvez um Switch multi-giga possa funcionar, mas lembre-se que vc teria duas streams de 1gbps.. não uma conexão única de 2gbps.. Se for pra multiplas conexões (cada uma usa uma stream) pode até funcionar. Mas se for pra um único cliente, apenas uma stream de 1gbps seria usada.

Qdo vc diz duplicador RJ45 é aquele que entra duas RJ45 e sai uma? Se for, não.. não é dessa forma que ele funciona..
Talvez um Switch multi-giga possa funcionar, mas lembre-se que vc teria duas streams de 1gbps.. não uma conexão única de 2gbps.. Se for pra multiplas conexões (cada uma usa uma stream) pode até funcionar. Mas se for pra um único cliente, apenas uma stream de 1gbps seria usada.
Entendi, precisava de 1 stream de 2gbps mesmo, então n vai rolar.

Futuramente talvez eu compre um router melhor e coloco esse como mesh no quarto.

Vlww pela ajuda.

Uma outra duvida, estou tentando fazer redirecionamento de portas no Redmi AX6000 e não está rolando, quando acesso meu IP externo eu caio na pagina de login do router (192.168.31.1) ao invés de cair na pagina do meu server interno da rede (192.168.31.178).

Estou usando TrueNAS, a porta padrão é a 80 mesmo.

Alguem tem ideia do que pode ser ?

EDIT: Nao sei pq mas o IP fica sem um dos "pontos" ali na configuraçao do router, 192.16831.178, mas n eh algo que eu consigo mudar, apenas posso mexer no "178"
O server está com IP fixado através do MAC.

EDIT2: Descobri q o problema era exatamente a falta do ponto ali, por algum motivo estranho voce NAO PODE traduzir a pagina do router para ingles quando for mexer nisso, faça com tudo em Chinês...

Última edição:
Galera, ajuda rápida. Recomendação de roteador:
Valor: até 600 mangos (compra nacional mesmo, Aliexpress vai demorar demais)
Suporte a boa velocidade, tenho fibra de 1Gb e ela funciona bem. No cabo de rede é uma maravilha, mas o aparelho da operadora é bem ruim para wi fi
Uso: jogos, chamadas de video para trabalho, transmissão de videos em alta qualidade

Vlw

Deixar minha contribuição aqui.
tenho um Redmi AX6 e está liberado o Telnet e consequentemente o SSH.

e o backup da pagina original da Xiaomi 192.168.31.1 é porco, não salva as configurações direito e também não estava dando certo de criar uma nova conexão pra acessar o modem pela firmware original.

mas eu consegui resolver os dois com os procedimentos abaixo.

1 - Acessar o Modem

comandos pelo Putty ou outro programa SSH

# Configure firewall
uci add_list firewall.@zone[1].network="modem"
uci commit firewall
/etc/init.d/firewall restart

# Configure network
uci -q delete network.modem
uci set network.modem="interface"
uci set network.modem.ifname="eth1"
uci set network.modem.proto="static"
uci set network.modem.ipaddr="192.168.0.2" esse é a sub-rede(ip) do meu modem
uci set network.modem.netmask="255.255.255.0"
uci commit network
/etc/init.d/network restart

caso seja PPPOE a conexão usar os comandos abaixo.

# Fetch WAN L2 device
. /lib/functions/network.sh
network_flush_cache
network_find_wan NET_IF
network_get_physdev NET_L2D "${NET_IF}"

# Configure network
uci set network.modem.device="${NET_L2D}"
uci commit network
/etc/init.d/network restart

2 - Backup e Restaurar todas as configurações do Roteador Xiaomi

# Backup Configurações
sysupgrade -b /tmp/backup-RedmiAX6.tgz deixei esse nome como padrão mas pode colocar outro não alterando a extensão

# Restaurar as Configurações
sysupgrade -r /tmp/backup-RedmiAX6.tgz
reboot

Lembrando que o arquivo de backup tem que estar salvo na pasta /tmp

Última edição:
Galera, ajuda rápida. Recomendação de roteador:
Valor: até 600 mangos (compra nacional mesmo, Aliexpress vai demorar demais)
Suporte a boa velocidade, tenho fibra de 1Gb e ela funciona bem. No cabo de rede é uma maravilha, mas o aparelho da operadora é bem ruim para wi fi
Uso: jogos, chamadas de video para trabalho, transmissão de videos em alta qualidade

Vlw
Qual é o equipamento da operadora? Pergunto isso pois muitas vezes os usuários compram roteadores novos e acabam com menos sinal que o roteador da operadora..
E tenha em mente que para chamadas em video até stream 4K, não é preciso mais do que 25mbps..

Estava olhando o modelo onu gpon huawei eg8145x6 será que é boa vale a pena trocar da operadora por esse?
Qual o problema que você está tendo hoje com o equipamento da operadora?

Estou usando huawei eg8145 e tem hora que a minha esposa reclama de não carregar no celular dela.
Sendo que o meu é bem inferior que o dela e funciona de boa

Estou usando huawei eg8145 e tem hora que a minha esposa reclama de não carregar no celular dela.
Sendo que o meu é bem inferior que o dela e funciona de boa
Eu não consegui encontrar as Specs de potencia desses roteadores para saber se o X6 teria mais alcance que o 8145.

Mas eu não compraria esse X6 por dois motivos:
- Não sei se sua operadora permite, mas vc precisaria fazer a autenticação de uma ONT própria junto à rede da operadora. As vezes o firmware da operadora faz algumas autenticações específicas que podem não estar disponíveis no firmware normal.
- A única vantagem que eu vejo seria o WIfi 6, o que não necessariamente iria resolver o problema de alcance.

A não ser que a operadora efetue a troca sem custo para você..

Mas se eu fosse gastar, pegaria algo comprovadamente mais forte, como um Archer AX50 ou Xiaomi AX3000 chines.

Última edição:
@tecpix Então qual modelo você recomendaria para 500Mbit de Internet?

Eu não consegui encontrar as Specs de potencia desses roteadores para saber se o X6 teria mais alcance que o 8145.

Mas eu não compraria esse X6 por dois motivos:
- Não sei se sua operadora permite, mas vc precisaria fazer a autenticação de uma ONT própria junto à rede da operadora. As vezes o firmware da operadora faz algumas autenticações específicas que podem não estar disponíveis no firmware normal.
- A única vantagem que eu vejo seria o WIfi 6, o que não necessariamente iria resolver o problema de alcance.

A não ser que a operadora efetue a troca sem custo para você..

Mas se eu fosse gastar, pegaria algo comprovadamente mais forte, como um Archer AX50 ou Xiaomi AX3000 chines.
Eles só usam o mesmo modelo tenho aqui da primeira assinatura eu consegui usar ele.
Valeu vou olhar, foi isso que eu achei sobre ele .

Huawei EG8145X6 | ONT | WiFi6, 1x GPON, 4x RJ45 1000Mb/s, 1x RJ11, 2x USB​

CODE: EG8145X6

ABOUT PRODUCT​

desc_arrow.svg

Modern Huawei EG8145X6 with Wi-Fi 6​

Huawei EG8145X6 ONT is a dual band WIFI 6 terminal, 5G and 2.4G band, in 5G band it has IEEE 802.11 WIFI / n / ac / AX, and in 2.4G band it has IEEE 802.11 b / g / AX. It has 2 external antennas and is MIMO 2 * 2 in both bands.
EchoLife EG series optical network terminals (ONTs) are utility devices in Huawei's FTTH (fiber to housing) solutions; they provide ultra-wideband access for home users or small businesses (SOHOs) that use GPON technology.
HUAWEI EG8145X6 GPON ONT WITH WIFI6 (4x GE 1x POTS 2x USB)

Wide range of functions​

TheONT EG8145X6 of the EchoLife EG Series features POTS ports and Gigabit Ethernet ports with auto-negotiation for high transmission performance. Optimize services with future-proofing with Huawei's EchoLife HG ONT series, which includes three main categories: bridge, voice bridge , and gateway.

A smart device is already in your home!​

Huawei EG8145X6 allows you to schedule Wi-Fi power on or off, supports portal/802.1X authentication and SoftGRE-based resource sharing, which greatly enhances the security of your data.

SPECIFICATION​

desc_arrow.svg

Features / filters
Number of LAN ports4x 10/100/1000BaseTX (RJ45)
Number of WAN ports1x RJ11
PON standardGPON
Wireless network standardsIEEE 802.11ax
USB port2x USB
VoIP ports1x POTS

Basic general data
ManufacturerHuawei
ModelEG8145X6
TypeONT GPON with Wi-Fi 6
Interface parameters
GPON portClass B
Receiver sensitivity: -27 dBm
Optical power at overload: -8 dBm
Wavelength: US 1310 nm, DS 1490 nm
Wavelength Blocking Filter (WBF) G.984.5
Flexible mapping between GEM Port and TCONT
GPON: SN or password authentication compliant as defined in G.984.3
Bidirectional FEC
SR-DBA and NSR-DBA
Type B (single-homing
POTS portMaximum REN value: 4
Encoding/decoding G.711A/μ, G.729a/b and G.722
Fax mode T.30/T.38/G.711
DTMF
Emergency call (with SIP protocol)
USB portUSB2.0
FTP based network storage
SAMBA based file/print sharing
DLNA function
WLANIEEE 802.11 b/g/n/ax (2.4G)
IEEE 802.11 a/n/ac/ax (5G)
2 × 2 MIMO (2.4G)
2 × 2 MIMO (5G)
Antenna Gain: 5 dBi
WMM/Multiple SSID/WPS
2.4G
Ethernet portEthernet port-based VLAN tagging and tag removal
1:1 VLAN, N:1 VLAN or transparent broadcast VLAN
QinQ VLAN
MAC address learning limit
MAC address learning
Auto-adaptive 10 Mbit/s, 100 Mbit/s or 1000 Mbit/s
Product features
Smart connectionSmart connection
Intelligent Wi-Fi coverage
SIP/H.248 auto-negotiation
Any port, any service
Parental control
Intelligent ServiceScheduled Wi-Fi network shutdown
Smart Wi-Fi sharing: Portal/802.1x authentication; SoftGRE-based sharing
Intelligent operation and maintenanceIPTV video quality diagnostics
eMDI
Detection and isolation of rogue ONT from OLT
Connection emulation, circuit test and loop line test
PPPoE/DHCP simulation testing
WLAN emulation
MulticastIGMP v2/v3 proxy/snooping
MLD v1/v2 snooping
Joint operation and maintenanceOMCI/Web UI/TR069
Variable-length OMCI messages
Backing up and restoring two-system software
Energy savingEnergy saving indicator
COC V7
SecuritySPI Firewall
Filtering based on MAC/IP/URL addresses
QoSEthernet port speed limit
802.1p Priority
SP/WRR/SP WRR
Broadcast packet rate limiting
Layer 3 functionsPPPoE/Static IP/DHCP
NAT/NAPT
Port forwarding
ALG, UPnP
DDNS/ DNS Server/ DNS Client
Dual stack IPv6/IPv4, DSLite and IPv6 SPI
Static/Default Routing
Multiple services on one WAN port
Device parameters
Memory128M Flash, 256M RAM
Home network functionVisualization of home network management
User-defined bandwidth allocation
Wi-Fi Optimization and Wi-Fi Roaming
Wi-Fi Network Operation and Maintenance
Intelligent Identification and Interference Protection
Maximum power consumption18 W
Static energy consumption6 W
Power supply input100-240 V AC, 50/60 Hz
System power supply11-14 V DC, 1.5 A
Operating temperature0°C to 40°C
Operating humidity5% RH to 95% RH (noncondensing)
IndicatorsPower/PON/LOS/LAN/TEL/USB/WLAN/WPS
WeightApproximately 372 g
Dimensions (H x W x D) (without external antenna and pads)35 mm x 195

Última edição:

Users who are viewing this thread

Voltar