Custo benefício que entregue 1gb a 2gb no wifi. Quais vcs indicam?
Estou pensando em contratar a Tim Fibra 2gb, e eles, ao contrário da Blink, não fornecem ponto adicional. Então vou precisar comprar um repetidor que entregue a velocidade contratada.
2Gbps no Wifi vc só vai conseguir usando duas bandas de 160MHz no Wifi6 a 1024QAM. Essa configuração será necessária não apenas no Roteador como também no Cliente.
E essa velocidade só será atingida em condiçÕes perfeitas e controladas, sem obstáculos ou algum tipo de ruído eletromagnético.
Isso implica no uso de 8 canais de 5GHz ao mesmo tempo. Se houver algum outro Wifi próximo usando algum dos canais, ele irá causar ruído nos canais usados e provavelmente diminuir a velocidade de transferencia.
Para 160MHz, os únicos canais disponíveis para uso são os canais 36 até 64. A largura UNI-II (de 5.5Ghz até 5.7GHz) é usado para radar e o UNI-III (5.8GHz) não possui 8 canais disponíveis.
Por que eu disse tudo isso? Para alinhar a expectativa de ter 2 Gbps no Wifi6.
Você pode pegar um Xiaomi AX6000 por exemplo, que tem WAN 2.5gbps para tentar espalhar o 2gbps de Wifi nessas condições ideais.
Mas se sua idéia é usar repetidor, esse precisará ser ligado por cabo - o que exigirá não só WAN 2.5gbps mas também LAN 2.5gbps - como o Xiaomi AX7000 que o colega acima citou.
Mesh Por Wifi é quase impossível obter essas velocidades acima do 1gbps no Wifi6 pela limitação do uso dos canais disponíveis. Isso está sendo resolvido no Wifi6e e 7.
Resumindo: Talvez seja preciso rever sua necessidade de 2gbps no Wifi, por que isso certamente aumentará exponencialmente o investimento comparado com 1gbps.
Boa noite, pessoal! Tudo bem?
Atualmente tenho internet de 500 mega da Claro, mas o wifi não chega bem no quarto, pois tem 2 paredes e uma porta no caminho. Estou procurando um roteador para fazer o seguinte:
1) Recebe sinal cabo do modem da Claro, na porta Wan
2) Laptop conectado por cabo ao roteador, porta Lan
3) Celulares conectam por wifi ao roteador
Qual seria um bom custo×benefício nesse caso? Não pretendo fazer mesh, é só receber o sinal da Claro e permitir que eu me conecte por cabo ou wifi.
Antes de recomendar qualquer novo roteador, é preciso saber qual o roteador que não te atende hoje.
Digo isso pois a Claro ultimamente está fornecendo roteadores (como o F@st 3896) que possui potências próximas ao máximo permitido (993mW) que é mais forte que os AX3000 (~800mW) que costumam recomendar por aqui.
Isso significa que caso você já tenha um roteador forte, troca-lo por outro pode não ser a solução..
aí
@tecpix
em breve mais um Xiaomi no mercado
Supostamente suporta 715 dispositivos conectados simultaneamente.
Li algumas informações sobre ele..
Wifi7 (EHT13: 5764Mbps a 160MHz de largura com 4 streams de 1441Mbps e 4096QAM)
WAN/LAN 2.5gbps em duas portas
CPU Qualcomm A53 Quadcore 1.5GHz
1Gb de RAM
Daqui a pouco já vai dar pra rodar Crysis direto do roteador..