[TÓPICO DEDICADO] Melhores Roteadores/Repetidores domésticos - PERGUNTE AQUI -

agora que ele ganhou um kit da Unifi veremos uma quantidade maior de elogios à marca.

:confia:


R$ 1420 valor final.

Custo benefício que entregue 1gb a 2gb no wifi. Quais vcs indicam?
Estou pensando em contratar a Tim Fibra 2gb, e eles, ao contrário da Blink, não fornecem ponto adicional. Então vou precisar comprar um repetidor que entregue a velocidade contratada.
2Gb no wi-fi tem a opção que citei. Compre dois e ligue-os com cabo de rede.
 
Custo benefício que entregue 1gb a 2gb no wifi. Quais vcs indicam?
Estou pensando em contratar a Tim Fibra 2gb, e eles, ao contrário da Blink, não fornecem ponto adicional. Então vou precisar comprar um repetidor que entregue a velocidade contratada.
2Gbps no Wifi vc só vai conseguir usando duas bandas de 160MHz no Wifi6 a 1024QAM. Essa configuração será necessária não apenas no Roteador como também no Cliente.
E essa velocidade só será atingida em condiçÕes perfeitas e controladas, sem obstáculos ou algum tipo de ruído eletromagnético.
Isso implica no uso de 8 canais de 5GHz ao mesmo tempo. Se houver algum outro Wifi próximo usando algum dos canais, ele irá causar ruído nos canais usados e provavelmente diminuir a velocidade de transferencia.
Para 160MHz, os únicos canais disponíveis para uso são os canais 36 até 64. A largura UNI-II (de 5.5Ghz até 5.7GHz) é usado para radar e o UNI-III (5.8GHz) não possui 8 canais disponíveis.
channels_802_11ac.png


Por que eu disse tudo isso? Para alinhar a expectativa de ter 2 Gbps no Wifi6.
Você pode pegar um Xiaomi AX6000 por exemplo, que tem WAN 2.5gbps para tentar espalhar o 2gbps de Wifi nessas condições ideais.
Mas se sua idéia é usar repetidor, esse precisará ser ligado por cabo - o que exigirá não só WAN 2.5gbps mas também LAN 2.5gbps - como o Xiaomi AX7000 que o colega acima citou.
Mesh Por Wifi é quase impossível obter essas velocidades acima do 1gbps no Wifi6 pela limitação do uso dos canais disponíveis. Isso está sendo resolvido no Wifi6e e 7.

Resumindo: Talvez seja preciso rever sua necessidade de 2gbps no Wifi, por que isso certamente aumentará exponencialmente o investimento comparado com 1gbps.

Boa noite, pessoal! Tudo bem?

Atualmente tenho internet de 500 mega da Claro, mas o wifi não chega bem no quarto, pois tem 2 paredes e uma porta no caminho. Estou procurando um roteador para fazer o seguinte:

1) Recebe sinal cabo do modem da Claro, na porta Wan
2) Laptop conectado por cabo ao roteador, porta Lan
3) Celulares conectam por wifi ao roteador

Qual seria um bom custo×benefício nesse caso? Não pretendo fazer mesh, é só receber o sinal da Claro e permitir que eu me conecte por cabo ou wifi.
Antes de recomendar qualquer novo roteador, é preciso saber qual o roteador que não te atende hoje.
Digo isso pois a Claro ultimamente está fornecendo roteadores (como o F@st 3896) que possui potências próximas ao máximo permitido (993mW) que é mais forte que os AX3000 (~800mW) que costumam recomendar por aqui.
Isso significa que caso você já tenha um roteador forte, troca-lo por outro pode não ser a solução..
Li algumas informações sobre ele..
Wifi7 (EHT13: 5764Mbps a 160MHz de largura com 4 streams de 1441Mbps e 4096QAM)
WAN/LAN 2.5gbps em duas portas
CPU Qualcomm A53 Quadcore 1.5GHz
1Gb de RAM
Daqui a pouco já vai dar pra rodar Crysis direto do roteador..
 
Última edição:
Atualmente uso o roteador do próprio provedor, mas além dele não ser lá essas coisas, eu não tenho acesso a nada além de mudar senha e nome do wifi.
Tenho pensando em colocar um roteador e deixar o do provedor funcionando somente como "ONU" (O provedor faz essa configuração remotamente, caso eu tenha um roteador próprio).

Queria sugestão de um roteador razoável, até uns 250 reais. Não precisa ter esses wifi 6/7 ou sei lá qual versão atualmente tá, porque o que usa wifi aqui em casa são só os celulares mesmo e não precisa lá de uma conexão tão excelente assim.
A casa tem tamanho mediano e cômodos bem abertos, o atual do provedor já atende bem toda área da casa e quintal, então acho que um novo não teria problema.

Uma coisa que esse atual roteador não faz e eu não sei se é normal não fazer, é que ele não unifica as redes. Por exemplo, não consigo configurar a Alexa pra ligar meu PC, porque ela é conectada via wifi e meu PC no cabo, então ele não entende como uma única rede. Caso isso seja característica do roteador, gostaria de um que fizesse essa ligação entre as redes.
 
Atualmente uso o roteador do próprio provedor, mas além dele não ser lá essas coisas, eu não tenho acesso a nada além de mudar senha e nome do wifi.
Tenho pensando em colocar um roteador e deixar o do provedor funcionando somente como "ONU" (O provedor faz essa configuração remotamente, caso eu tenha um roteador próprio).

Queria sugestão de um roteador razoável, até uns 250 reais. Não precisa ter esses wifi 6/7 ou sei lá qual versão atualmente tá, porque o que usa wifi aqui em casa são só os celulares mesmo e não precisa lá de uma conexão tão excelente assim.
A casa tem tamanho mediano e cômodos bem abertos, o atual do provedor já atende bem toda área da casa e quintal, então acho que um novo não teria problema.

Uma coisa que esse atual roteador não faz e eu não sei se é normal não fazer, é que ele não unifica as redes. Por exemplo, não consigo configurar a Alexa pra ligar meu PC, porque ela é conectada via wifi e meu PC no cabo, então ele não entende como uma única rede. Caso isso seja característica do roteador, gostaria de um que fizesse essa ligação entre as redes.
Antes de recomendar qualquer novo roteador, é preciso saber p que vc possui hoje.
Digo isso pois a Algumas operadoras estão fornecendo roteadores (como a Claro com o F@st 3896) que possui potências próximas ao máximo permitido (993mW) que é mais forte que muitos roteadores que costumam recomendar por aqui.
Isso significa que caso você já tenha um roteador forte, troca-lo por outro pode degradar seu alcance..
Em todo caso, ontem esse roteador estava R$199: https://www.amazon.com.br/dp/B0BT65JQN2/?tag=mundoconectad-20 e pelo que conheço da Amazon esse preço costuma voltar esporadicamente.
Na certeificação da Anatel ele mostra 200mW em 5.2GHz e mais de 700mW em 5.8GHz.. Pode ser uma boa oção se vc usar canais UNI-III (de 149 até 165)
 
Última edição:
Antes de recomendar qualquer novo roteador, é preciso saber p que vc possui hoje.
Digo isso pois a Algumas operadoras estão fornecendo roteadores (como a Claro com o F@st 3896) que possui potências próximas ao máximo permitido (993mW) que é mais forte que muitos roteadores que costumam recomendar por aqui.
Isso significa que caso você já tenha um roteador forte, troca-lo por outro pode degradar seu alcance..
Em todo caso, ontem esse roteador estava R$199: https://www.amazon.com.br/dp/B0BT65JQN2/?tag=mundoconectad-20 e pelo que conheço da Amazon esse preço costuma voltar esporadicamente.
Na certeificação da Anatel ele mostra 200mW em 5.2GHz e mais de 700mW em 5.8GHz.. Pode ser uma boa oção se vc usar canais UNI-III (de 149 até 165)
Pior que eu vi esse roteador nesse preço mesmo, mas não comprei pois ainda queria pesquisar sobre.
Atualmente o que o provedor forneceu é o fiberhome hg6143d
 
Pior que eu vi esse roteador nesse preço mesmo, mas não comprei pois ainda queria pesquisar sobre.
Atualmente o que o provedor forneceu é o fiberhome hg6143d
Esse fiberhome tem o codigo Anatel 02848-20-09253 e mostrou a potencia em 5.2GHz de ~100mW e 5.8 170mW, o que é mais fraco que roteadores de entrada.
então vc tem bastante opção para melhorar seu alcance..
 
Esse fiberhome tem o codigo Anatel 02848-20-09253 e mostrou a potencia em 5.2GHz de ~100mW e 5.8 170mW, o que é mais fraco que roteadores de entrada.
então vc tem bastante opção para melhorar seu alcance..
Você saberia dizer a potência dos roteadores asus rt-ac59u e do tp-link archer c80? Ambos v.1
 
Boa tarde pessoal!

Atualmente tenho um roteador tp-link archer c3200.... deve fazer uns 7, 8 anos que comprei.
Me mudei para um apartamento maior e estou notando alguns problemas de conexão...

1- Em alguns momentos simplesmente, para de funcionar, ou a velocidade fica muito baixa, me obrigando a reiniciar o router, após o reset volta a funcionar normalmente, com velocidades próximas as contratadas com o provedor... (acredito que o router já esteja pedindo arrego).
2 - o Alcance da rede 5gh está bem limitado...

Levando esses pontos em consideração, penso em fazer um upgrade na minha rede, estava pensando em comprar um router edge, e um ubiquiti, para posicionar bem no centro do apartamento... e futuramente se necessário talvez colocar mais um...


Ou melhor fazer uma rede mesh, ou só trocar o roteador?

O que vocês sugerem?
Obs. o apartamento é alugado então... é complicado furar, passar fio, etc...

Abaixo segue uma planta que fiz com as medidas aproximadas, o local da entrada da rede, e onde tenho 2 computadores.

 
Preciso de um roteador que tenha alguma configuração que me possibilite bloquear o acesso total a internet em determinados horários sem eu precisar desligá-lo.

Eu usava o dd-wrt no meu tp link tl wr841nd, mas ele está muito velho e trava toda hora.
Não estou achando roteadores novos low cost que sejam compatíveis com dd-wrt.
Alguém tem alguma recomendação de roteador que tenha essa funcionalidade de fábrica? O open wrt tem essas opções também? Caso sim, qual seria uma opção compatível low cost fácil de encontrar?

Segue print da config:
4K9AR50.jpg
 

Operating Frequencies​

Device operates within approved frequencies overlapping with the following cellular bands: LTE 255,Unlicensed NII-3 DOWN | LTE 46,TD Unlicensed DOWN |
Frequency RangePower OutputRule PartsGrant NotesApp #
2.412-2.462 GHz 354 mW15CCC, MO2.1
5.18-5.24 GHz 109 mW15ECC, MO1.1
5.745-5.825 GHz 327 mW15ECC, MO1.2

Boa tarde pessoal!

Atualmente tenho um roteador tp-link archer c3200.... deve fazer uns 7, 8 anos que comprei.
Me mudei para um apartamento maior e estou notando alguns problemas de conexão...

1- Em alguns momentos simplesmente, para de funcionar, ou a velocidade fica muito baixa, me obrigando a reiniciar o router, após o reset volta a funcionar normalmente, com velocidades próximas as contratadas com o provedor... (acredito que o router já esteja pedindo arrego).
2 - o Alcance da rede 5gh está bem limitado...

Levando esses pontos em consideração, penso em fazer um upgrade na minha rede, estava pensando em comprar um router edge, e um ubiquiti, para posicionar bem no centro do apartamento... e futuramente se necessário talvez colocar mais um...


Ou melhor fazer uma rede mesh, ou só trocar o roteador?

O que vocês sugerem?
Obs. o apartamento é alugado então... é complicado furar, passar fio, etc...
Esse roteador tem 441mW em 5GHz segundo o FCC.. Colocar um roteador mais forte, com 800mW, pode melhorar um pouco o sinal em locais com fraca recepção, mas não muita coisa.
Entretanto o C3200 mostra quase 1000mW em 5.8GHz, então trocar para o canal 149 pode melhorar o alcance, mesmo essa frequencia sendo mais atenuada por obstaculos que os 5GHz
Até uns 300mbps um sistema Mesh por Wifi AC pode ajudar se não houver obstáculos entre os pontos.
 

Operating Frequencies​

Device operates within approved frequencies overlapping with the following cellular bands: LTE 255,Unlicensed NII-3 DOWN | LTE 46,TD Unlicensed DOWN |
Frequency RangePower OutputRule PartsGrant NotesApp #
2.412-2.462 GHz354 mW15CCC, MO2.1
5.18-5.24 GHz109 mW15ECC, MO1.1
5.745-5.825 GHz327 mW15ECC, MO1.2


Esse roteador tem 441mW em 5GHz segundo o FCC.. Colocar um roteador mais forte, com 800mW, pode melhorar um pouco o sinal em locais com fraca recepção, mas não muita coisa.
Entretanto o C3200 mostra quase 1000mW em 5.8GHz, então trocar para o canal 149 pode melhorar o alcance, mesmo essa frequencia sendo mais atenuada por obstaculos que os 5GHz
Até uns 300mbps um sistema Mesh por Wifi AC pode ajudar se não houver obstáculos entre os pontos.


Eu vou fazer o teste aqui com o canal, e também quero posicionar o roteador mais no centro do AP, só preciso mudar a tomada de rede e fazer o cabeamento...

Tenho 600mb de velocidade com a operadora aqui.

Obrigado pelas dicas!
 
Preciso de um roteador que tenha alguma configuração que me possibilite bloquear o acesso total a internet em determinados horários sem eu precisar desligá-lo.

Eu usava o dd-wrt no meu tp link tl wr841nd, mas ele está muito velho e trava toda hora.
Não estou achando roteadores novos low cost que sejam compatíveis com dd-wrt.
Alguém tem alguma recomendação de roteador que tenha essa funcionalidade de fábrica? O open wrt tem essas opções também? Caso sim, qual seria uma opção compatível low cost fácil de encontrar?

Segue print da config:
4K9AR50.jpg

O OpenWrt dá para fazer isso, só é um pouco menos intuitivo. Todas as regras de Firewall no OpenWrt podem ser programadas por dia/hora. Então basta criar uma regra LAN->WAN e liberar só nos horários/dias desejados.

Sobre baixo custo, depende o que vc precisa de um roteador. Se você não precisar de QoS/SQM, uma boa opção de baixo custo para rodar o OpenWrt é o TP-Link Archer C6 (v3.x) que é suportado pelo OpenWrt. Só note que tem que ser o v3.0 ou 3.2, usei um tempo só que não sei se essa versão v3.x ainda é vendida.

Por outro lado os firmwares de fábrica evoluiram bastante, acredito que o que vc quer fazer pode ser feito com o firmware de fábrica sem necessidade de DD-WRT ou OpenWrt.

Em tempo: usei o DD-WRT por muitos anos. Porém só tem um desenvolvedor principal (brainslayer) que se comporta como "dono" do DD-WRT, modifica um monte de coisas sem controle de baseline, e achar uma versão estável ficou impossível. Já vai fazer uns 3 anos que migrei para o OpenWrt. Inicialmente é mais difícil de configurar, mas depois q vc aprende o mesmo é muito superior ao DD-WRT, e principalmente por ter controle de versões e disponibiliza releases estáveis (sem considerar que é open source, ao contrário do DD-WRT).
 
Antes de recomendar qualquer novo roteador, é preciso saber p que vc possui hoje.
Digo isso pois a Algumas operadoras estão fornecendo roteadores (como a Claro com o F@st 3896) que possui potências próximas ao máximo permitido (993mW) que é mais forte que muitos roteadores que costumam recomendar por aqui.
Isso significa que caso você já tenha um roteador forte, troca-lo por outro pode degradar seu alcance..
Em todo caso, ontem esse roteador estava R$199: https://www.amazon.com.br/dp/B0BT65JQN2/?tag=mundoconectad-20 e pelo que conheço da Amazon esse preço costuma voltar esporadicamente.
Na certeificação da Anatel ele mostra 200mW em 5.2GHz e mais de 700mW em 5.8GHz.. Pode ser uma boa oção se vc usar canais UNI-III (de 149 até 165)
Voltou a ficar 199 esse modelo, tô pensando muito em pegar rs
 
Voltou a ficar 199 esse modelo, tô pensando muito em pegar rs
Pega e testa.. O item é vendido pela própria Amazon... Segundo eles "Para a temporada de festas de 2023, os itens elegíveis comprados entre 1º de novembro e 31 de dezembro de 2023 poderão ser devolvidos até 31 de janeiro de 2024"
 
O OpenWrt dá para fazer isso, só é um pouco menos intuitivo. Todas as regras de Firewall no OpenWrt podem ser programadas por dia/hora. Então basta criar uma regra LAN->WAN e liberar só nos horários/dias desejados.

Sobre baixo custo, depende o que vc precisa de um roteador. Se você não precisar de QoS/SQM, uma boa opção de baixo custo para rodar o OpenWrt é o TP-Link Archer C6 (v3.x) que é suportado pelo OpenWrt. Só note que tem que ser o v3.0 ou 3.2, usei um tempo só que não sei se essa versão v3.x ainda é vendida.

Por outro lado os firmwares de fábrica evoluiram bastante, acredito que o que vc quer fazer pode ser feito com o firmware de fábrica sem necessidade de DD-WRT ou OpenWrt.

Em tempo: usei o DD-WRT por muitos anos. Porém só tem um desenvolvedor principal (brainslayer) que se comporta como "dono" do DD-WRT, modifica um monte de coisas sem controle de baseline, e achar uma versão estável ficou impossível. Já vai fazer uns 3 anos que migrei para o OpenWrt. Inicialmente é mais difícil de configurar, mas depois q vc aprende o mesmo é muito superior ao DD-WRT, e principalmente por ter controle de versões e disponibiliza releases estáveis (sem considerar que é open source, ao contrário do DD-WRT).
Muito obrigado pelo feedback. Não precisarei de Qos não. É uma rede doméstica, só o bloqueio total seria suficiente.
Usei muito Qos na época de velox para conseguir jogar enquanto outros pcs acessavam a net, bons tempos kkkkk

Infelizmente notei isso que vc mencionou no DD WRT. Poucos roteadores novos compatíveis, parece que ficou abandonado. Lá pra 2015 ele tinha me pareecido a melhor opção, e enquanto meu roteador durou eu fui usando. Infelizmente não achei mais dele novo pra comprar.

Vou procurar pelo C6 nessa versão, ontem estava vendo que o C50 v3 e v4 são compatíveis também.
Teria algum roteador que de fábrica que vc conheça que tenha essa funcionalidade?
Se não for pedir demais, você poderia mandar um print dessa tela onde se cria essa regra de restrição no open wrt?
 
(...)
Teria algum roteador que de fábrica que vc conheça que tenha essa funcionalidade?
Se não for pedir demais, você poderia mandar um print dessa tela onde se cria essa regra de restrição no open wrt?

Acho q todos TP-Links atuais tem algo similar sim de fábrica (Parental Control). Tem emulador dos TP-Links em https://www.tp-link.com/us/support/emulator/, dá uma olhada lá.

Exemplo do C50:


Exemplo do C6 v3:


OpenWrt (Network -> Firewall -> Traffic Rules):
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo