[TÓPICO DEDICADO] Melhores Roteadores/Repetidores domésticos - PERGUNTE AQUI -

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos WgomesxBR
  • Data de Início Data de Início
Pessoal, tudo bem?
Atualmente tenho um roteador tplink AX 10, queria expandir a rede já que no meu ap tenho pontos que nem o wifi 2,4ghz e nem o 5ghz chegam, se eu comprar o deco m4 ou m5 eu conseguiria aumentar o alcance da rede? Ou o m4/m5 seria um substituto do AX10?

E qual seria a diferença desses repetidores para os kits?

Repetidor wireless 1200mpbs Dual Band AC RE305 Tp Link CX 1 UN​

O Deco seria um passo atrás do seu AX10 por ser Wifi AC ainda.. E ele não fecha Mesh com o AX10, então ele sim entraria como substituto.

O RE305 também não faria OneMesh com o AX10.. Os extensores que fazem OneMesh estão nesse link: https://www.tp-link.com/us/onemesh/product-list/

A diferença entre um Deco e um Repetidor é que o Deco possui um hardware mais forte para lidar com mais clientes e maiores velocidades.

Mas a verdade é que sem saber qual sua velocidade de internet hoje e o quanto vc pretende ter no local mais distante, não daria muito para cravar que um seria melhor que o outro..

O Deco seria um passo atrás do seu AX10 por ser Wifi AC ainda.. E ele não fecha Mesh com o AX10, então ele sim entraria como substituto.

O RE305 também não faria OneMesh com o AX10.. Os extensores que fazem OneMesh estão nesse link: https://www.tp-link.com/us/onemesh/product-list/

A diferença entre um Deco e um Repetidor é que o Deco possui um hardware mais forte para lidar com mais clientes e maiores velocidades.

Mas a verdade é que sem saber qual sua velocidade de internet hoje e o quanto vc pretende ter no local mais distante, não daria muito para cravar que um seria melhor que o outro..

TP-Link RE305 V4​

Essa versão sim faz MESH com o AX10 , AX20, AX50, AX73, enfim, tem que ser a versão V4, a versão 1.0 não faz mesmo, eu tenho um.

Fala @tecpix guru dos mW, estava precisando tomar uma decisão aqui:

Huawei AX6 x Redmi AX6000 x GL.iNet Flint (GL-AX1800)

É para um parente que está de saco cheio do tudo em um que a operadora dele oferece com o wifi ruim sendo que a casa é de dois andares e é grande, porém, ele não precisa de cobertura na casa toda e por isso me pediu para dar uma olhada em um aparelho na faixa dos 600 reais que fosse "bom"...

Estou inclinado mais para o Huawei AX6 pois vai ter promo no ali por uns 550 reais em algumas horas.
Vou focar apenas no alcance e não tão no hardware.
Huawei: Não conheço o AX6 ainda... Pelas specs e se realmente sair em torno de R$550, parece ser uma boa opção se a potencia não for capada como eles costumam fazer nas versoes não-chinesas.
Infelizmente não encontrei a potencia ou alguma referencia para comparar com os outros.
GL: Esse Flint parece ser bem menos capaz que os outros dois, pois por ser apenas AX1800, significa que ele forneceria 600mbps em 2.4Ghz e apenas 1200mbps em Wifi6, o que daria um Mimo 2x2 com 80MHz de largura.. No manual diz que ele não passa de 23dBm de potencia, o que daria uns 200mW.. então esse eu descartaria, mesmo sendo quad-core 1.2GHz com 512Mb de RAM.

O AX6000 usa amplificadores QPF4588, o que normalmente indica que ele tenha uma potencia de 30dBm (1000mW) e que certamente resolveria o problema de alcance caso o roteador da operadora tenha uma potencia menor que essa, o que nem sempre é o caso..

Vou focar apenas no alcance e não tão no hardware.
Huawei: Não conheço o AX6 ainda... Pelas specs e se realmente sair em torno de R$550, parece ser uma boa opção se a potencia não for capada como eles costumam fazer nas versoes não-chinesas.
Infelizmente não encontrei a potencia ou alguma referencia para comparar com os outros.
GL: Esse Flint parece ser bem menos capaz que os outros dois, pois por ser apenas AX1800, significa que ele forneceria 600mbps em 2.4Ghz e apenas 1200mbps em Wifi6, o que daria um Mimo 2x2 com 80MHz de largura.. No manual diz que ele não passa de 23dBm de potencia, o que daria uns 200mW.. então esse eu descartaria, mesmo sendo quad-core 1.2GHz com 512Mb de RAM.

O AX6000 usa amplificadores QPF4588, o que normalmente indica que ele tenha uma potencia de 30dBm (1000mW) e que certamente resolveria o problema de alcance caso o roteador da operadora tenha uma potencia menor que essa, o que nem sempre é o caso..
Muito obrigado!

Vou falar para ele pegar o Redmi AX6000, já que o mesmo tem 8 amplificadores(4 para 2.4Ghz e 4 para 5Ghz) e se precisar depois ele compra outro AP xiaomi para fazer mesh.

Obrigado pelo auxílio, atualmente tenho 600MB da Vivo e moro em um apartamento antigo com 100m e tenho pontos cegos em casa, atualmente temos uns 20 dispositivos conectados mas não simultaneamente, não consigo fazer rede cabeada, queria alguma solução que me ajudasse a “cobrir” o ap todo.

TP-Link RE305 V4​

Essa versão sim faz MESH com o AX10 , AX20, AX50, AX73, enfim, tem que ser a versão V4, a versão 1.0 não faz mesmo, eu tenho um.
E você acha que vale a pena? A extensão de rede fica algo estável para streaming e essas coisas? Claro que nada se compara a rede cabeada.

E você acha que vale a pena? A extensão de rede fica algo estável para streaming e essas coisas? Claro que nada se compara a rede cabeada.

Se for destinado para Streaming... de video (IPTV, NETFLIX Etc) até vai embora... agora pra jogar sem chances... nem pensar...
Teu problema ai também que o AX10 é bem fraquinho, estamos falando de 195 mW na frequência de 2.4 Ghz, é bem pouquinho né....
Nos 5 ghz até que é mediano com 405 mW.

Tu vai pagar uns R$ 270,00 a 280,00 num RE305 V4... pode ajudar sim a expandir o sinal.... vai ajudar, até porque ele tem 500 mW de potência na frequência de 2.4Ghz

Mas se fosse pensar a longo prazo, eu faria um UPGRADE no teu Router, iria pra um Router legal com seus 700/800 mW pra cima.

Se for destinado para Streaming... de video (IPTV, NETFLIX Etc) até vai embora... agora pra jogar sem chances... nem pensar...
Teu problema ai também que o AX10 é bem fraquinho, estamos falando de 195 mW na frequência de 2.4 Ghz, é bem pouquinho né....
Nos 5 ghz até que é mediano com 405 mW.

Tu vai pagar uns R$ 270,00 a 280,00 num RE305 V4... pode ajudar sim a expandir o sinal.... vai ajudar, até porque ele tem 500 mW de potência na frequência de 2.4Ghz

Mas se fosse pensar a longo prazo, eu faria um UPGRADE no teu Router, iria pra um Router legal com seus 700/800 mW pra cima.
Entendi, acho que queria algo pra me atender nesse momento e enquanto isso vou juntando dinheiro para comprar um bom router nos próximos anos. Você saberia me explicar a diferença da tecnologia OneMesh em relação as tecnologias mais antigas, já tive um repetidor e a experiência foi péssima.

Entendi, acho que queria algo pra me atender nesse momento e enquanto isso vou juntando dinheiro para comprar um bom router nos próximos anos. Você saberia me explicar a diferença da tecnologia OneMesh em relação as tecnologias mais antigas, já tive um repetidor e a experiência foi péssima.

Repetidor, ele cria uma outra SSID uma outra rede WIFI, o sistema OneMesh, ele digamos "amplifica" o teu sinal do Router principal do AX10 no caso, mantendo a mesma SSID , sem contar que é bem mais estável... do que os repetidores de antigamente, mas claro, não é um cabo de rede, não espere isso!

Mas se teu uso vai ser pra streaming online, navegar, etc, acho valido, gastar esses 200 e poucos reais, e colocar ele como Mesh... questão de cobertura com certeza vai resolver teu problema...

E a saga continua !!!

Última edição:
Pessoal pra quem quer uma conexão estável e rápida o suficiente para fazer video chamadas/assistir streaming e apenas usando wifi, seria melhor comprar um desses modelos Ubiquiti da vida tipo UniFi6 LR e deixar ligado no modem da claro ou 3-4 daqueles DECO M4, ou alguma outra solução sem fio que garanta ao menos estabilidade de sinal? Na minha casa até o último quarto tem uns 15m em linha reta só que tem umas 4-5 paredes no caminho entre o roteador e o notebook. A internet é 500 MB, mas isso nem faz tanto diferença só quero ela estável até esse último ambiente. Estava usando um tenda AC6 como repetidor do sinal da claro no meio do caminho, mas mesmo assim o sinal ficava ruim nesse último cômodo. Disposto a gastar até uns R$2k, mas não queria nada importado da china pois iria demorar e preciso pra trabalhar.

Última edição:
Pessoal, preciso de ajuda: queria comprar um router adicional para minha casa, mas não quero importar e esperar o prazo maior, pois tenho certa urgência, então preciso de um router nacional mesmo.

A prioridade seria alcance do sinal Wifi em 2.4 e 5ghz, ligarei consoles diretamente na porta LAN também. Não precisa ser Wifi6 pois não tenho nenhum equipamento compatível ainda, e, como dito, prefiro priorizar um melhor sinal de Wifi.

As duas opções que encontrei foram:
- TP-Link C80
- Mercusys MR50G

Se tiverem mais opções interessantes, podem recomendar. Vlw!

Salve galera,

Tenho um Mercusys AC12G do provedor de internet, mas somente ele não está dando conta de enviar sinal de WiFi para toda a casa.
Minha dúvida é se compro um roteador melhor como um Mercusys MR50G (ou investindo mais em um AX10) e uso o AC12G como AP em outro cômodo ou se compro um sistema Mesh (2 unidades), como um COVR-1102 e substituo o AC12G. O que vocês acham que é mais interessante?

OBS: O outro roteador seja Mesh ou não será ligado via cabo de rede.

A internet daqui atualmente é 200Mbps, mas futuramente pretendo aumentar.

Última edição:
Fala pessoal,

Resumindo tenho acesso a um chip 5g da TIM ilimitado e uma antena a 50 metros da minha casa.
Não sei se é aqui mas gostaria de uma indicação de modem 5g.
Atualmente venho utilizando um modem + roteador da Huawei 4g e me atende, mas quero dar aquele upgrade.

Teste de hoje no celular. Normalmente o ping bate <10.
SuukLSe.jpg

Pelo menos na região do Iguatemi em Porto Alegre (eu estava no Viva Open Mall) o 5G da Vivo tá pior que 4G... Certamente é o 5G NSA compartilhando o 4G sobrecarregado pelo grande número de usuários na região...

5251145720.png

Pessoal, preciso de ajuda: queria comprar um router adicional para minha casa, mas não quero importar e esperar o prazo maior, pois tenho certa urgência, então preciso de um router nacional mesmo.

A prioridade seria alcance do sinal Wifi em 2.4 e 5ghz, ligarei consoles diretamente na porta LAN também. Não precisa ser Wifi6 pois não tenho nenhum equipamento compatível ainda, e, como dito, prefiro priorizar um melhor sinal de Wifi.

As duas opções que encontrei foram:
- TP-Link C80
- Mercusys MR50G

Se tiverem mais opções interessantes, podem recomendar. Vlw!
Falando exclusivamente da potência do Wifi, o Mercusys aparenta ter uma potencia maior que o C80.

Frequency RangeArcher C80Mercusys MR50G
2.412-2.462 GHz 571.9 mW1148 mW
5.18-5.24 GHz 449.8 mW709 mW
5.745-5.825 GHz 645.7 mW826 mW

Comprei 2 ax3000 versão chinesa do aliexpress, 2 pacotes separados

Chegou o primeiro semana passada, e instalei e me surpreendi com o alcance.
Moro numa casa de 270m² e rapaz, pegou um diversos ambientes que eu não imaginava que iria pegar. Isso com 1 roteador apenas, quase que solucionou todo meu problema só com 1.

Só tinha ficado 1 banheiro do segundo andar com o sinal fraco, agora que chegou o outro roteador, instalei no sotão e ta tudo 100%. Recomendo.

Pelo que eu vi no site da China da tplink parece que nesse sistema onemesh( ou outro nome que venham usar) já é possível a ligação entre roteadores... Agora é esperar a liberação para o resto do mundo...

pro pessoal ae, uma opção viável de router pra comprar ultimamente:
Xiaomi AX3200 (versão global)
Redmi AX6S (versão china)

em questão de hardware os dois são IDENTICOS, os dois tem mesma potencia no wireless.
ModelVersionSoCCPU MHzFlash MBRAM MBWLAN HardwareWLAN2.4WLAN5.0100M portsGbit portsModemUSB
AX3200MediaTek MT7622B1350128NAND256MediaTek MT7622B, MediaTek MT7915Eb/g/na/n/ac/ax-4--

em especifico recomendo a versão china pelo seguinte motivo, tem um FW solto pela mimimi que tem telnet habilitado que facilita e muito a instalação do openwrt, a versão global praticamente só com instalação via serial com solda da pcb.

image.png

Última edição:
Boa Tarde Pessoal
Estarei no Paraguai em Outubro e pretendo dar uma atualizada no roteador lá de casa
Minha situação é, no atual roteador que tenho no Escritorio de casa, ligo no cabo um PC, um DVR, e um outro cabo que vai para o quarto do fundo.
Tenho 2 filhos que ficam na internet vendo videos, 3 Videogames que ficam ligados simultâneo a maioria das vezes no Wi-fi, alem de smart Tv, Celulares, TV Stick
Pelo que andei vendo, os Roteadores mesh não tem muitas entradas/saidas para cabos, que preciso no escritorio.
Qual seria uma boa configuração, ir atrás de 2 roteadores Huawei ou Xiaomi que consigo fazer rede mesh com eles, ou ir na linha Deco da TP-link, e usar talvez um switch (não sei se é possivel), gastando na faixa de uns R$600,00 a R$ 800,00
Agradeço

Boa Tarde Pessoal
Estarei no Paraguai em Outubro e pretendo dar uma atualizada no roteador lá de casa
Minha situação é, no atual roteador que tenho no Escritorio de casa, ligo no cabo um PC, um DVR, e um outro cabo que vai para o quarto do fundo.
Tenho 2 filhos que ficam na internet vendo videos, 3 Videogames que ficam ligados simultâneo a maioria das vezes no Wi-fi, alem de smart Tv, Celulares, TV Stick
Pelo que andei vendo, os Roteadores mesh não tem muitas entradas/saidas para cabos, que preciso no escritorio.
Qual seria uma boa configuração, ir atrás de 2 roteadores Huawei ou Xiaomi que consigo fazer rede mesh com eles, ou ir na linha Deco da TP-link, e usar talvez um switch (não sei se é possivel), gastando na faixa de uns R$600,00 a R$ 800,00
Agradeço

Nesta faixa de preço, acredito que uma opção boa seria 2x Xiaomi Ax3000. Agora se optar pelo Deco, que também são excelentes , talvez o X60 ou até X90 que são Wifi 6, mas acho que o orçamento sobe um pouco.

Fala pessoal,

Resumindo tenho acesso a um chip 5g da TIM ilimitado e uma antena a 50 metros da minha casa.
Não sei se é aqui mas gostaria de uma indicação de modem 5g.
Atualmente venho utilizando um modem + roteador da Huawei 4g e me atende, mas quero dar aquele upgrade.

Teste de hoje no celular. Normalmente o ping bate <10.
SuukLSe.jpg
Eu usaria esse aqui: zte mc7010
PS: vc já fez a migração da oi pra tim com o plano ilimitado?

Boa Tarde Pessoal
Agradeço
O problema dos Decos é que, primeiro, vc nao teria muita porta ethernet disponivel. Segundo é que pelo preço e Wifi 5, daria pra pegar um roteador chines com Mesh Wifi 6.
Os Huawei podem ser uma boa opção, pois fazem Mesh e são baratos, mas sua baixa potencia nas versões não-chinesas vão exigir mais pontos para ter uma mesma cobertura (eles tem metade da potencia do Deco M4).
Os Xiaomi chineses posuem o dobro de potencia de um M4 e como você pôde conferir na postagem acima, um só já atende uma grande área. Dois então só se precisar de altas velocidades em todos os cantos (eu uso dois AX6/5 em Mesh por cabo num sobrado e tenho 500mbps em qualquer canto da casa).

O problema é ver se existem roteadores como o AX3000 à venda em Ciudad del Este.. Pelo que vi na loja de um amigo, parecem que os Xiaomi estão todos em falta.

O problema dos Decos é que, primeiro, vc nao teria muita porta ethernet disponivel. Segundo é que pelo preço e Wifi 5, daria pra pegar um roteador chines com Mesh Wifi 6.
Os Huawei podem ser uma boa opção, pois fazem Mesh e são baratos, mas sua baixa potencia nas versões não-chinesas vão exigir mais pontos para ter uma mesma cobertura (eles tem metade da potencia do Deco M4).
Os Xiaomi chineses posuem o dobro de potencia de um M4 e como você pôde conferir na postagem acima, um só já atende uma grande área. Dois então só se precisar de altas velocidades em todos os cantos (eu uso dois AX6/5 em Mesh por cabo num sobrado e tenho 500mbps em qualquer canto da casa).

O problema é ver se existem roteadores como o AX3000 à venda em Ciudad del Este.. Pelo que vi na loja de um amigo, parecem que os Xiaomi estão todos em falta.
Agradeço as respostas
Sim, os Decos me limitariam as portas (a não ser que usasse algum switch),
Estou acompanhando mesmo, e os Roteadores Xiaomi não tem em nenhuma loja por lá que pesquisei.
Estava vendo tb o Huawei AX 3 Pro se não conseguir o Xiaomi AX3000.

Users who are viewing this thread

Voltar