[TÓPICO DEDICADO] Melhores Roteadores/Repetidores domésticos - PERGUNTE AQUI -

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos WgomesxBR
  • Data de Início Data de Início
Pessoal, estou querendo comprar um roteador novo, que venda oficialmente no Brasil, tenha nota fiscal etc, pra usar com uma internet de 1gb.
É só pra internet mesmo, uns 5 dispositivos Wi-Fi conectados + pc via cabo de rede.

Vi modelos como Intelbras ax1500, tp link ax50, d link ax1800.

Os roteadores que dizem ter 1200mb no padrão AX, conseguem transmitir os 1gb de internet ?

o que me dizem ?

Pessoal, estou querendo comprar um roteador novo, que venda oficialmente no Brasil, tenha nota fiscal etc, pra usar com uma internet de 1gb.
É só pra internet mesmo, uns 5 dispositivos Wi-Fi conectados + pc via cabo de rede.

Vi modelos como Intelbras ax1500, tp link ax50, d link ax1800.

Os roteadores que dizem ter 1200mb no padrão AX, conseguem transmitir os 1gb de internet ?

o que me dizem ?

Conseguir 1gbps no wifi ainda é complicado com a tecnologia atual, depende tanto do roteador quanto do cliente

Eu tenho 1Gbps de Internet, um roteador xiaomi AX6 e um Samsung S20 FE (que tem Wi-Fi AX com 2 antenas)

A primeira limitação é na porta gigabit do roteador, via cabo eu só consigo 950 Mbps. No Wi-Fi, usando o equipamento citado acima, o melhor resultado prático foi 846Mbps, isso com o celular colado no roteador, conforme se afasta, a taxa cai

Mas no geral funciona muito bem, já que o celular não vai baixar arquivos pesados que precisam tanta banda assim. Sobre o roteador, no Brasil não sei qual indicar

Esse valor de 1202mbps é um valor teórico, obtido apenas em ambientes controlados, livres de interferências e obstáculos para uma largura de 80MHz com duas streams simultâneas.
Se pegar um roteador (como o AX73) e um cliente capazes de 160MHz, essa velocidade máx teórica pode chegar a 2400mbps, o que, limitado pela WAN gigabit, pode te oferecer velocidades próximas ao contratado.

Esse valor de 1202mbps é um valor teórico, obtido apenas em ambientes controlados, livres de interferências e obstáculos para uma largura de 80MHz com duas streams simultâneas.
Se pegar um roteador (como o AX73) e um cliente capazes de 160MHz, essa velocidade máx teórica pode chegar a 2400mbps, o que, limitado pela WAN gigabit, pode te oferecer velocidades próximas ao contratado.
Eu vi que meus dispositivos aqui são no máximo 80mhz.

Sera que nesse caso um ax50 serviria ?(apesar de que acho que ele é 160mhz)

Eu vi que meus dispositivos aqui são no máximo 80mhz.

Sera que nesse caso um ax50 serviria ?(apesar de que acho que ele é 160mhz)
Sim, serviria.. mas a máxima velocidade de conexão dos clientes seria 1200mbps teóricos..

Sim, serviria.. mas a máxima velocidade de conexão dos clientes seria 1200mbps teóricos..
Por conta dos clientes né, não por conta do roteador ?

O ax50 diz ser 160mhz 2400mb.
qual seria a diferença dele para o ax73 ?
E quanto a potência de sinal deles, é boa ? Qual seria um modelo com sinal bem forte ?
(O meu atual diz ser de 1000mw)

Por conta dos clientes né, não por conta do roteador ?

O ax50 diz ser 160mhz 2400mb.
qual seria a diferença dele para o ax73 ?
E quanto a potência de sinal deles, é boa ? Qual seria um modelo com sinal bem forte ?
(O meu atual diz ser de 1000mw)
AX83 tem mais CPU, RAM e MiMo 4x4 ao invés de 2x2 no AX50.

Wireless classAX10-AX1500AX20-AX1800AX50-AX3000AX73-AX5400
CPU1 Speed1.5 GHz ( 3 cores )1.5 GHz ( 4 cores )800 MHz ( 2 cores )1.5 GHz ( 3 cores )
RAM1 Size256 MiB256 MiB256 MiB512 MiB
2.412-2.462 GHz195 mW522.9 mW952.8 mW811 mW
5.18-5.24 GHz403.6 mW511.7 mW935.4 mW818.5 mW
5.745-5.825 GHz401.8 mW522.4 mW833.7 mW993.1 mW

AX83 tem mais CPU, RAM e MiMo 4x4 ao invés de 2x2 no AX50.

Wireless classAX10-AX1500AX20-AX1800AX50-AX3000AX73-AX5400
CPU1 Speed1.5 GHz ( 3 cores )1.5 GHz ( 4 cores )800 MHz ( 2 cores )1.5 GHz ( 3 cores )
RAM1 Size256 MiB256 MiB256 MiB512 MiB
2.412-2.462 GHz195 mW522.9 mW952.8 mW811 mW
5.18-5.24 GHz403.6 mW511.7 mW935.4 mW818.5 mW
5.745-5.825 GHz401.8 mW522.4 mW833.7 mW993.1 mW
Mas isso na prática vai fAzer Muita diferença ?
vou usar um pc e um console via cabo + 5 dispositivos Wi-Fi ?

Uma dúvida que estou, chegou o redmi ax6000 aqui e instalei normal e fiquei com umas dúvidas.

- só aparece uma rede, ela seria tanto para 2.4 quanto 5ghz? Sem distinção de nome para o aparelho conectado?
- Tem como eu limitar a faixa de bandas pelo sistema original sem precisar ir para openwrt? No caso eu falo em usar as frequências liberadas pela Anatel (evita dar BO ou câncer no futuro :haha: )

Uma dúvida que estou, chegou o redmi ax6000 aqui e instalei normal e fiquei com umas dúvidas.

- só aparece uma rede, ela seria tanto para 2.4 quanto 5ghz? Sem distinção de nome para o aparelho conectado?
- Tem como eu limitar a faixa de bandas pelo sistema original sem precisar ir para openwrt? No caso eu falo em usar as frequências liberadas pela Anatel (evita dar BO ou câncer no futuro :haha: )
Existe uma opção dentro para combinar as redes 2.4 e 5GHz. Pelo que me lembro, nos xiaomi ela vem ativa por padrão.
Se desativar, vai ter as opções independentes pra cada rede, aí você pode escolher os nomes, canais específicos, largura de banda, etc... aí você pode escolher os canais que quer, caso esteja preocupado com algum canal dar interferência com o aeroporto perto da sua casa :shrek:

Última edição:
Existe uma opção dentro para combinar as redes 2.4 e 5GHz. Pelo que me lembro, nos xiaomi ela vem ativa por padrão.
Se desativar, vai ter as opções independentes pra cada rede, aí você pode escolher os nomes, canais específicos, largura de banda, etc... aí você pode escolher os canais que quer, caso esteja preocupado com algum canal dar interferência com o aeroporto perto da sua casa :shrek:
Obrigado, vou procurar aqui

Chegou o MT-3000
comparado com o Redmi AX6 o wifi é um pouco inferior, mas não tem nem comparação na questão do processador e já vem embarcado openwrt de fabrica.

testei o SMB e funciona perfeitamente sincronizado o meu pc e os smartphones.
usei o HTOP pra fazer um teste de velocidade e mesmo no wifi o processamento fica bem baixo na casa dos 5 a 7% de uso.

20230729-110701.jpg

20230729-110847.jpg
20230729-110850.jpg

A Anatel até pouco tempo atrás limitava a potência das frequências 5150 – 5350 MHz em 200mW, ou seja, nos canais 32 a 68 do Wi-Fi 5GHz o alcance é bem baixo mesmo

Nos canais mais altos, 96 a 177, a potência permitida sempre foi 1000mW, então o alcance provavelmente será maior

Em 2021 as regras da Anatel mudaram, permitindo 1000mW nos canais baixos também, mas os fabricantes parece que ainda não se ajustaram e preferem homologar com 200mW mesmo

Então é um problema regulatório e não da tecnologia em si, umas 2 páginas atrás discutimos isso mais a fundo, se tiver interesse
OTIMO VALEU NAO SABIA DESSA

Pessoal, tenho um roteador TP LINK WR841ND bem antigo, que tenho há uns 7 anos e que estou precisando trocar.
Logo quando comprei, instalei o DD WRT quando novo e gostei muito do sistema e sinceramente não troco por firmware nenhum de fábrica.
Uma das funcionalidades que tenho utilizado agora é a de restringir o acesso a internet em determinados horários, coisa que não havia no firmware original da tp link.

Olhando na lista de roteador compatíveis com o DD-WRT, e verificando quais são vendidos atualmente, vi que temos o WR840N, mas o site informa que é apenas na versão 1.x. Não consegui encontrar dentre os vários anúncios que pesquisei a informação de qual versão está sendo vendida.

Pro pessoal que usa esse firmware, teria alguma recomendação de roteador rodá-lo, ou mesmo algum modelo novo que seja 100% compatível?
abs

Chegou o MT-3000
comparado com o Redmi AX6 o wifi é um pouco inferior, mas não tem nem comparação na questão do processador e já vem embarcado openwrt de fabrica.

testei o SMB e funciona perfeitamente sincronizado o meu pc e os smartphones.
usei o HTOP pra fazer um teste de velocidade e mesmo no wifi o processamento fica bem baixo na casa dos 5 a 7% de uso.

20230729-110701.jpg

20230729-110847.jpg
20230729-110850.jpg
parando pra pensar acho que seria melhor eu ter pego o Brume 2.
mesmo processador, 1gb de ram e 8gb de emmc.
e transmitiria o wifi pelo meu redmi ax6

Chegou o MT-3000
Poderia me explicar melhor essa vantagem do processador? Pq nos meus comparativos, esse MT-3000 tem metade de CPU do AX6 (Dual core 1.3GHz vs Quad Core 1.4GHz do AX6) e nem 1/6 da potencia no Wifi (130mW em 5.2GHz vs 800mW do AX6).
Esse GL é um roteador para viagens e comparado com um AX6S, que além de rodar OpenWRT, tem basicamente o mesmo CPU, 7 vezes mais alcance e custa quase metade..
Pro pessoal que usa esse firmware, teria alguma recomendação de roteador rodá-lo, ou mesmo algum modelo novo que seja 100% compatível?
A lista de roteadores compatíveis esta no site deles: https://openwrt.org/toh/start
Entre os roteadores AX mais baratos e com boa potencia no Wifi, vc pode pesquisar o Xiaomi AX6S ou o Redmi AX6000, ambos com processadores Mediatek.

Poderia me explicar melhor essa vantagem do processador? Pq nos meus comparativos, esse MT-3000 tem metade de CPU do AX6 (Dual core 1.3GHz vs Quad Core 1.4GHz do AX6) e nem 1/6 da potencia no Wifi (130mW em 5.2GHz vs 800mW do AX6).
Esse GL é um roteador para viagens e comparado com um AX6S, que além de rodar OpenWRT, tem basicamente o mesmo CPU, 7 vezes mais alcance e custa quase metade..

A lista de roteadores compatíveis esta no site deles: https://openwrt.org/toh/start
Entre os roteadores AX mais baratos e com boa potencia no Wifi, vc pode pesquisar o Xiaomi AX6S ou o Redmi AX6000, ambos com processadores Mediatek.
esse redmi ax6000 recomendo, ta rodando de boa aqui e melhorou muito em relacao ao meu tp link velho

E que você está verificando números, como falei o redmi ax6 tem uma potencia de wifi melhor, mas na questão de processador o beryl se você colocar o máximo que ele transmiti por wifi que é 2.4g fica por volta de 5 a 7% de uso de cpu, já no redmi ax6 ele tem nss mas no openwrt não é compatível e no padrão da xiaomi eu já fiz testes e ele estoura em 100% em um dos núcleos,
Não adianta ter quad ou octa se não é bem otimizado para transferências no wifi no máximo.
Lá no fórum openwrt tem um projeto que eles estão implantando o nss no openwrt que faz o processamento ficar quase que nulo em carga máxima de transferência, mas depende de users dev e não é compatível com a versão oficial do openwrt.

Então novamente digo.
Sim o wifi é inferior, mas vir com adguard embutido
Várias vpn para ser configuradas, transferência de 300mb no wireguard e uma usb que mesmo os mais superiores não tem como o redmi ax6000.

O processador do redmi ax6000 é perfeito em relação ao que eu digo. Mas pecaram em não colocar uma simples usb3 ali.

Boas!
Então, na verdade eu estava pretendendo instalar o DD WRT. Tenho acesso a lista de roteadores compatíveis no site mas o gargalo está em encontrar a versão solicitada.

Busco um roteador mais barato, como eu disse, na lista vi alguns tp links de baixo custo, como o WR840N, mas não consegui encontrar na versão indicada, v1.
Tem outro modelos com os Archers, mas todos tem a restrição de versão.
Queria um modelo que tenha uma única revisão comercializada.

Bom dia, estou procurando um roteador quad core pois aqui ai eu vi esse Huawei AX3,e tem o TP-Link EX220,mas não achei a potencia deles.
os Huawei AX3 tem bom alcance e potencia?

Bom dia, estou procurando um roteador quad core pois aqui ai eu vi esse Huawei AX3,e tem o TP-Link EX220,mas não achei a potencia deles.
Bom dia versão globais como o nosso amigo tecpix já mencionou são todas limitadas em 200mW

Algum motivo específico para ser quad core?
O EX220 é um roteador para provedores. Ele é baseado no AX10, que é triple-core.. A versão quad core seria o AX20 (AX1800), conforme a lista que eu mostrei algumas postagens acima.

e as nacionais?
Cai no mesmo balaio..
Como o colega @Entusiasta comentou, qualquer versão que não seja a 100% chinesa pode cair na limitação de hardware que a Huawei coloca em seus produtos globais.
As versões Globais mostraram a remoção dos amplificadores de wifi:
Não sei se houve alguma modificação, mas quem pegou um AX3 Pro hoje, mesmo sendo BR, ainda reclama de falta de ganho no alcance comparado com equipamentos da operadora.

Enfim: Eu não arriscaria. Se quer puramente alcance com CPU Quad Core, recomendo o Redmi AX6000.

Algum motivo específico para ser quad core?
O EX220 é um roteador para provedores. Ele é baseado no AX10, que é triple-core.. A versão quad core seria o AX20 (AX1800), conforme a lista que eu mostrei algumas postagens acima.

Cai no mesmo balaio..
Como o colega @Entusiasta comentou, qualquer versão que não seja a 100% chinesa pode cair na limitação de hardware que a Huawei coloca em seus produtos globais.
As versões Globais mostraram a remoção dos amplificadores de wifi:
Não sei se houve alguma modificação, mas quem pegou um AX3 Pro hoje, mesmo sendo BR, ainda reclama de falta de ganho no alcance comparado com equipamentos da operadora.

Enfim: Eu não arriscaria. Se quer puramente alcance com CPU Quad Core, recomendo o Redmi AX6000.

Tenho um link de 700/350 num AC68U da ASUS quando uso muito a banda o bixo dispara o uso de cpu ai acredito eu que um quad core daria uma folga e de alcance ele ta ok,mais gostaria de garantir um aparelho com wifi6 e banda de 160mhz ja que o ac68u não tem,aqui em casa temos 4 pcs 2 ligado 24/8 consumindo banda,alexa,smartv e 5 aparelhos celulares.

Users who are viewing this thread

Voltar