[TÓPICO DEDICADO] Melhores Roteadores/Repetidores domésticos - PERGUNTE AQUI -

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos WgomesxBR
  • Data de Início Data de Início
Pelo que combinei com o provedor vão deixar os outros dois roteadores aqui e o hauawei que tenho já pra eu fazer este teste, então não seria válido testar com outro roteador? qual escolheria entre esses dois?

Eu não conheço esses modelos de roteadores, mas se for só pra testar vai alternando entre eles.

Coloquei o hauwei eg8145x6 e coloquei o meu user e nada e o meu provedor só usa huawei.
Coloquei os meus dados a vlan e SN da olt e parece que a olt não esta autenticando
OLT é o armário. VocÊ tentou substituir a ONU do seu provedor por um particular e não conseguiu?
Ligou para o provedor para pegar todas as infos de ajustes necessários para fazer a sua ONU autenticar?

OLT é o armário. VocÊ tentou substituir a ONU do seu provedor por um particular e não conseguiu?
Ligou para o provedor para pegar todas as infos de ajustes necessários para fazer a sua ONU autenticar?
Eu tenho o usuário e a senha, o vlan e o mru do provedor até na parte da olt eu coloquei aquele número do SN.
Eles não fornecem nem a senha de acesso.
Tenho outra onu do mesmo modelo coloco a senha e o user funciona, obs era a onu do primeiro contrato e essa que comprei so tem o x6 no final e não vai.
Original Huawei Eg8145 e a que comprei Huawei Eg8145x6..
Será defeito na onu ?

Última edição:
Se o problema é NAT, é questão de arquitetura de rede, não de roteador.
Como o colega falou acima, você pode ter a ONU criando uma rede e o Huawei criando outra..
Vc pode colocar a ONU em bridge apenas para fazer a ponte entre a fibra e ethernet, ou pode colocar o Huawei em modo AP para ele servir o Wifi e ethernet.

Por acaso seu provedor trabalha com CGNAT? Pois pode ser que já exista uma rede de IP privado dentro do próprio provedor, deixando você sem IP publico.

Vc pode fazer um teste ligando o Xbox direto na ONU para ver se o problema persiste. Se não der problema, significa que o Huawei está criando uma rede dentro da rede da sua ONU e usa-lo como AP seria a forma mais fácil de resolver o problema.

Sobre o ZTE e Intelbras, falando de potencia de Wifi, o Intelbras é um pouco mais forte no geral.
@tecpix
Desculpa ficar te enchendo, mas vc manja e gosto das suas explicações...
Vc tem algum material explicando melhor essa questão de modo AP ?Qual seria a diferença de por exemplo deixar o modem Fibra em Bridge e o Roteador em PPPoe e conectar outros Roteadores em Mesh e deixar o modem Fibra em Bridge e o Roteador em modo AP ? Conseguir fazer Mesh desta forma também ? Pergunto até porq tenho 3 Ax3 Pro da Huawei e 1 deles é Chines e demais BR... pra conseguir fazer Mesh, deixei um BR cmo principal, 2 Chines como AP e o terceiro fez Mesh normal com o primeiro BR. Quando abro na internet ou no Aplicativo aparecem os 3 em Mesh, mas o Chines não consigo entrar e configurar nada e vira e mexe quando acaba a luz tenho q reiniciar ele porq ele limita a 100megas de velocidade.

pra galera que usa openwrt, saiu versão de teste nova OpenWrt 23.05.0-rc3
uma parada na interface luci que curti agora, mostra o status da porta ethernet
e no wifi, pra da renomear o nome da interface wifi agora, não ficam mais como phy0-ap0, phy0-ap1, phy1-ap0, phy1-ap1 e etc, isso ajuda pra configurar melhor o sistema e principalmente nos logs pra saber de qual fuking rede algum cliente wifi esta sendo dropado.
e tb no wifi, agora da pra gerar randomicamente o mac o boot da rede wifi a cada boot do sistema, é tipo o random mac do android/iphone pra se conectar em rede wifi nova, essa função na tora é pra não utilizar localização do AP com o GPS que carro tipo do google streetview fazem log a rodo nas cidades.

na real a parada do log de endereço mac dos aps, não é só carro do google que faz isso, proprio celular android faz isso e manda informação de volta pra google, a mozilla com firefox tb faz isso no android e iphone, só se liguem: https://location.services.mozilla.com/stats https://location.services.mozilla.com/map#0.7/0/0

Última edição:
e no wifi, pra da renomear o nome da interface wifi agora, não ficam mais como phy0-ap0, phy0-ap1, phy1-ap0, phy1-ap1 e etc, isso ajuda pra configurar melhor o sistema e principalmente nos logs pra saber de qual fuking rede algum cliente wifi esta sendo dropado.
e tb no wifi, agora da pra gerar randomicamente o mac o boot da rede wifi a cada boot do sistema, é tipo o random mac do android/iphone pra se conectar em rede wifi nova, essa função na tora é pra não utilizar localização do AP com o GPS que carro tipo do google streetview fazem log a rodo nas cidades.

na real a parada do log de endereço mac dos aps, não é só carro do google que faz isso, proprio celular android faz isso e manda informação de volta pra google, a mozilla com firefox tb faz isso no android e iphone, só se liguem: https://location.services.mozilla.com/stats https://location.services.mozilla.com/map#0.7/0/0

Bacana, um dia eu crio coragem e instalo openwrt no ax6000, por enquanto tô na preguiça e no medo ainda, mas vejo que existem várias funções interessantes nele. Uma das principais pra mim seria ver os usuários conectados ao wi-fi, que no Mi Home não funciona muito bem

o archer c6 ja ta funcionando bem com o openwrt ?
tava tendo uns bug no wifi de travar a reiniciar, alguem sabe informar ?

o archer c6 ja ta funcionando bem com o openwrt ?
tava tendo uns bug no wifi de travar a reiniciar, alguem sabe informar ?

Eu usei 3 Archers C6 v3.2 por em torno de 1 ano entre 2021 e 2022 como access point com OpenWrt. No início de fato tinha uns porblemas, mas no final (meados de 2022) já estava bem estável, pelo menos na minha experiência).

Só troquei os o Archer C6 v3.2 porque atualizei para 802.11ax e peguei 3 Redmi AX6S (esse que por sua vez estava com OpenWrt estava com problemas com 802.11ax, detalhes aqui e que foram resolvidos só recentemente nos builds do 23.05).

Qual seria a diferença de por exemplo deixar o modem Fibra em Bridge e o Roteador em PPPoe e conectar outros Roteadores em Mesh e deixar o modem Fibra em Bridge e o Roteador em modo AP
O Modo AP é a mesma coisa que deixar o seu roteador em Bridge.. Ele fara apenas uma ponte dos dados que chegam nele pela WAN direto pro Wifi.
Ja na Bridge da ONU, a bridge irá pegar os dados que chegam da fibra e repassar para as portas LAN.
Mas de deixar ambos em bridge, não haverá roteamento.
Normalmente colocamos o roteador com melhor processamento e RAM para efetuar o roteamento.
Conseguir fazer Mesh desta forma também ? Pergunto até porq tenho 3 Ax3 Pro da Huawei e 1 deles é Chines e demais BR...
Eu sei que roteadores da Xiaomi e Deco trabalham com Mesh mesmo com o ponto principal em modo AP (ou Bridge).
Não conheço os da Huawei, mas deve ser que funcionem assim também.
Tenha em mente que o roteador de cada região terá uma sequencia e locais diferente para fazer a sincronização dos pontos Mesh.
Muito provavelmente os servidores que o roteador chines acessa para sincronizar não são os mesmos do roteador BR e mesmo o ponto estando disponível no aplicativo, eles não vão sincronizar.

Olá pessoal! Eu havia postado em outro lugar mas pelo visto o correto seria nesse tópico. Eu queria pedir, por obséquio, uma ajuda sobre placa/adaptador Wi-Fi.
Eu tenho um desktop e jogo online (principalmente Street Fighter 6 e outros jogos de luta que precisam de um ping baixo) mas minha mulher não está muito feliz com o cabo de rede cruzando a sala. Existe alguma placa/adaptador Wi-Fi que seja boa o suficiente para jogar com um ping decente? Qual seria o melhor adaptador hoje? Podem dar sugestões, por favor? Algumas considerações :

- Internet: TIM Fibra 500M
- Modem Kaon com Wi-fi 6
- O PC fica à uns 2 metros do Modem.
- Eu não conseguiria passar cabo via canaleta, então não é uma opção.

...........

Agradeço demais

Existe alguma placa/adaptador Wi-Fi que seja boa o suficiente para jogar com um ping decente?
A resposta não é simples.. A Latencia maior do Wifi comparado com o Cabo é por causa da arquitetura de funcionamento do sistema sem fio que além de ficar exposta a radiações que causam interferencias e perda de pacotes, funciona sempre ouvindo outros prováveis clientes Wifi e deixam sua conexão em espera até fechar o ciclo e voltar a te enviar dados.
Há também a própria tecnologia do Wifi que vai melhorando em cada geração.. Wifi 6 vai dar uma pequena melhora na latencia.
Só que para isso, vai ser preciso que ambos roteador e clientes sejam capazes de usar tal tecnologia.
Então, sim, é possível pegar uma placa Wifi 6 AX210 e ter um ping decente no Wifi 6 se mais ninguém estiver usando o Wifi, mas ainda não será a mesma coisa de usar um cabo de rede exclusivo.

A resposta não é simples.. A Latencia maior do Wifi comparado com o Cabo é por causa da arquitetura de funcionamento do sistema sem fio que além de ficar exposta a radiações que causam interferencias e perda de pacotes, funciona sempre ouvindo outros prováveis clientes Wifi e deixam sua conexão em espera até fechar o ciclo e voltar a te enviar dados.
Há também a própria tecnologia do Wifi que vai melhorando em cada geração.. Wifi 6 vai dar uma pequena melhora na latencia.
Só que para isso, vai ser preciso que ambos roteador e clientes sejam capazes de usar tal tecnologia.
Então, sim, é possível pegar uma placa Wifi 6 AX210 e ter um ping decente no Wifi 6 se mais ninguém estiver usando o Wifi, mas ainda não será a mesma coisa de usar um cabo de rede exclusivo.
Muito obrigado, meu velho!

Não sei se é permitido especificar links de venda e, por isso, não colocarei mas com a nomenclatura AX210 eu achei uma placa da INTEL (Wireless WiFi 6E 2.4g/5g/6ghz 802.11AX Bluetooth 5.2 Intel AX210 FV-AXE3000 PCI-E) e outra de uma segunda marca, chamada FENVI(Fenvi AX210 AX210NGW WiFi 6E PCI-E Placa WiFi BT5.2 802.11ax Adaptador de Desktop MU-MIMO 2,4 GHz 5 GHz 6 GHz estendido para 5400 Mbps). Imagino que o ideal seja comprar a da Intel? Ou ambas são boas? Tem alguma placa desse tipo que possa ter alguma falha/problema de segurança? Perdoe a minha ignorância. Agradeço a ajuda.

Não sei se é permitido especificar links de venda e, por isso, não colocarei mas com a nomenclatura AX210 eu achei uma placa da INTEL (Wireless WiFi 6E 2.4g/5g/6ghz 802.11AX Bluetooth 5.2 Intel AX210 FV-AXE3000 PCI-E) e outra de uma segunda marca, chamada FENVI(Fenvi AX210 AX210NGW WiFi 6E PCI-E Placa WiFi BT5.2 802.11ax Adaptador de Desktop MU-MIMO 2,4 GHz 5 GHz 6 GHz estendido para 5400 Mbps). Imagino que o ideal seja comprar a da Intel? Ou ambas são boas? Tem alguma placa desse tipo que possa ter alguma falha/problema de segurança? Perdoe a minha ignorância. Agradeço a ajuda.
A Intel aparentemente tem apenas 1 placa wifi pcie, que é o que você precisa para seu desktop. O resto é tudo m2.

Existem empresas que pegam o chip Intel m2 e utilizam ele em placas pcie, algumas inclusive fazem isso mantendo um slot m2 na placa pcie, dessa forma você pode até fazer um upgrade comprando apenas a placa m2 e aproveitando o restante da placa pcie.
Lembrando que AX210 é WiFi6e que tem 6Ghz e o AX200 é WiFi6 que não possui o 6Ghz, só vai aproveitar isso se seu roteador também for WiFi6e e estiver de preferência no mesmo ambiente.

Dito isso, só ficar esperto com os anúncios, não importa a marca porque basicamente só estão pegando um chip Intel e adaptando numa placa pcie. Nos 2 anúncios que você deu como exemplo, eles dizem ser AX210 que é WiFi6e, mas falam que o Bluetooth é 5.2. O AX210 é Bluetooth 5.3 e o AX200 que é bluetooth 5.2. Veja que a diferença entre essas duas versões é basicamente o 6Ghz, que muitas vezes a pessoa nem tem equipamento compatível e acaba nem usando e acha que está tudo ok. Pode ser apenas erro na escrita do vendedor, mas pode ser má fé...

Eu reparei isso e notei também que a rede de 5GhZ não está travando mais ao reiniciar no redmi ax6000 (antes tinha que logar pela rede de 2.4 e reiniciar a rede de 5GhZ.

Setar ip fixo pra dispositivos na rede? Da sim....Fazia isso no ax1800 chinês e no ax3600 global......

Todos esses da lista estão com dhcp ativo, mas "fixo" por causa do roteador
FBmBTlt.png

Facilzão de acionar.....Só clicar no Add no final da tela...

BsHL9Xa.png

....abre um menu que já puxa a lista do dhcp...E da pra trocar o nome antes de incluir tbm
Nessa tela o "Add cinza" vc pode acionar campo vazio e preencher manualmente antes de conectar o dispositivo....Desde que tenha o MAC dele
Depois só clicar no "Add azul"
D6peY7U.png

Mas só vai mudar de IP quando vc reiniciar o dispositivo ou o roteador......Até pq o dispositivo ainda vai estar com o IP do DHCP
Muito obrigado!

Agora só preciso ver como consigo colocar o modem da Oi fibra em bridge.

Eu reparei isso e notei também que a rede de 5GhZ não está travando mais ao reiniciar no redmi ax6000 (antes tinha que logar pela rede de 2.4 e reiniciar a rede de 5GhZ.
não rolou esse problema aqui.
tu não deixou a rede 5ghz no canal auto ou num dos canais dfs? se é o caso, a rede só sobe coisa de 1 a 2mim depois do router ter dado boot, por conta do scan de radar meteorológico que tem que ser feito antes de subir a rede nesses canais dfs.

aqui deixo no canal 149 80MHz, e tem 4 ssid na rede 5ghz e não deu pal nem um na RC1, RC2, RC3 e na snapshot de 1 mes atras.

Fala pessoal, tudo bem?

Sou bem leigo de redes, e minha sogra pediu uma ajuda pra montar uma rede na casa nova que eles se mudaram agora.

O terreno todo lá tem aprox. 1500 m2, e a casa em si tem uns 150m².

Além da casa, têm um outro espaço , externo, com mais um quarto, que idealmente também deveria ter um bom sinal wi-fi.

Hoje o roteador fica na sala, embaixo da tv, segue a planta abaixo (marcado num circulo preto), e já na suite principal o sinal de wifi é péssimo.

A operadora de internet é a e o roteador é um que veio deles mesmo Fiberhome Hg6143d Gpon.

Com um orçamento de até uns 1000 reais, qual a melhor solução pra esse espaço? A utilização lá é basicamente ver streaming em diferentes tvs simultaneamente, e reuniões por vídeo.

Fala pessoal, tudo bem?

Sou bem leigo de redes, e minha sogra pediu uma ajuda pra montar uma rede na casa nova que eles se mudaram agora.

O terreno todo lá tem aprox. 1500 m2, e a casa em si tem uns 150m².

Além da casa, têm um outro espaço , externo, com mais um quarto, que idealmente também deveria ter um bom sinal wi-fi.

Hoje o roteador fica na sala, embaixo da tv, segue a planta abaixo (marcado num circulo preto), e já na suite principal o sinal de wifi é péssimo.

A operadora de internet é a e o roteador é um que veio deles mesmo Fiberhome Hg6143d Gpon.

Com um orçamento de até uns 1000 reais, qual a melhor solução pra esse espaço? A utilização lá é basicamente ver streaming em diferentes tvs simultaneamente, e reuniões por vídeo.

Mantendo o roteador no canto da casa vc tá quase que literalmente jogando 3/4 do sinal fora..
cas1.PNG

O melhor seria colocar dois pontos em Mesh nos extremos do corredor..
cas2.PNG

Mantendo o roteador no canto da casa vc tá quase que literalmente jogando 3/4 do sinal fora..
cas1.PNG

O melhor seria colocar dois pontos em Mesh nos extremos do corredor..
cas2.PNG
Animal, muito obrigado pelo toque.

Alguma sugestão de modelos?

Animal, muito obrigado pelo toque.

Alguma sugestão de modelos?
Posso falar apenas pelo que eu uso.
Tenho dois Redmi AX6 e AX5 ligados por cabo, um em cada andar do sobrado, fornecendo os 520mbps contratados quando próximo e 460mbps depois de duas paredes.
Mas são roteadores importados que foram substituídos pelo AX5400 e AX3000.

O Alcance e qualidade do sinal serão próximos tanto no AX5400 quanto no AX6000. Um sinal do AX6000 que chega com -60dBm no cliente vai chegaria com -61dBm usando o AX5400.

Nao sei se esse F@st que vc usa é baseado no mesmo hardware do Sagemcom 5670.. Mas se for, ele também tem os mesmos 29dBm (800mW) em 5.2GHz.

Caso queira tentar melhorar o sinal do seu sagemcom, tente usar canais acima dos 149, já que em 5.8GHz a potencia chega próximo dos 1000mW (30dBm).

Frequency Range 5670Power OutputRule PartsGrant NotesApp #
2.412-2.462 GHz941.9 mW15CCC, MO1.1
5.18-5.24 GHz799.8 mW15ECC, MO2.1
5.745-5.825 GHz929 mW15ECC, MO2.4
@tecpix
Me tira uma dúvida ?
o FAST5670 pelo q entendi q vc falou tem um bom alcance de Wifi.... Vc sabe se consigo fazer Mesh com 2 aparelhos ? Pergunto porq tenho 1 aqui e o do meu outro plano q cancelaram e não vieram retirar
Sagemcom 5670V2 e Sagemcom 5670

@tecpix
Me tira uma dúvida ?
o FAST5670 pelo q entendi q vc falou tem um bom alcance de Wifi.... Vc sabe se consigo fazer Mesh com 2 aparelhos ? Pergunto porq tenho 1 aqui e o do meu outro plano q cancelaram e não vieram retirar
Sagemcom 5670V2 e Sagemcom 5670
Não acho que esses roteadores Mesh entre si.. pelo menos não encontrei nenhuma informação no site da sagemcom.
MAs teoricamente vc poderia usar o outro como AP cabeado, com o mesmo SSID da rede principal.. Só não teria fast roaming (troca de AP automaticamente).

Não acho que esses roteadores Mesh entre si.. pelo menos não encontrei nenhuma informação no site da sagemcom.
MAs teoricamente vc poderia usar o outro como AP cabeado, com o mesmo SSID da rede principal.. Só não teria fast roaming (troca de AP automaticamente).
Olá @tecpix
vou seguir seus comentários e pegar um AX6000 por 850 (versão Chinesa já no BR).. pra fazer mesh com pensei em pegar um AX1800 seminovo achei por 330 ou vale pegar um AX3000 novo por 500 ? Vi q o AX1800 tem melhor processamento... mas fiquei receoso em questão de suporte e atualizações... oq vc acha ? com um orçamento de 1.350 vc acha q teria outra opção ? preciso de alto alcance pois meus AX3Pro BR não dão conta

Users who are viewing this thread

Voltar