[TÓPICO DEDICADO] Mikrotik Rb750 - Experiencia no Ambiente Domestico

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos natanurso
  • Data de Início Data de Início
Bem, eu não tenho o RB4011 e achava que a CPU dele conseguiria 1Gbps com PPPoE e QoS. A conexão PPPoE é single thread, mas o QoS pode ser processado pelas outras threads.

Se você está batendo 90% usando QoS, provavelmente deve estar tendo um aumento na latência devido a este uso alto da CPU.

Você chegou a testar o Bufferbloat com QoS e sem QoS? Pois sem QoS vai aliviar bastante a CPU. No meu caso, ficou melhor sem QoS.
Meu link é de só 300mb então com qos eu consigo nota A+ no bufferbloat.
Sem qos também fica bom. Mas eu tô pensando em me desfazer do link secundário pois não tô usando e são 99 por mês

Meu link é de só 300mb então com qos eu consigo nota A+ no bufferbloat.
Sem qos também fica bom. Mas eu tô pensando em me desfazer do link secundário pois não tô usando e são 99 por mês
Só 300Mbps hehehe... 300Mbps é uma conexão muito boa! Mas entendi, para a capacidade de processamento do RB4011, 300Mbps é bem tranquilo de processar.

Eu também já pensei em cancelar um dos links aqui. Eu tenho dois principalmente pela redundância, mas nem lembro da última vez que caiu um dos links. Apesar de que, como estão em failover, fica difícil perceber se apenas um link cair.

No teste do Bufferbloat eu não consigo A+, apenas A. E se eu habilitar o QoS cai para B ou pior.

No teste do Bufferbloat eu não consigo A+, apenas A. E se eu habilitar o QoS cai para B ou pior.
A+ só consigo na fibra, na Net não consigo.

Fiz mais alguns testes aqui e parece que o problema é gargalo na CPU mesmo.

Reduzindo a velocidade de download de 500Mbps para 300Mbps em cada link do load balance, o teste do bufferbloat passa a dar A+ quase sempre.

Descobri que um dos links consome muito mais CPU do que o outro, ambos PPPoE e com a mesma velocidade. Então reduzi o que consome mais CPU para 200Mbps e deixei o outro com 300Mbps. Desta forma o resultado é sempre A+ usando o load balance.

Vou usar assim uns dias e ver como fica, se eu não perceber diferença, desabilito o QoS novamente. Para conseguir o A+ de forma consistente, estou sacrificando 50% de minha velocidade...

Fiz mais alguns testes aqui e parece que o problema é gargalo na CPU mesmo.

Reduzindo a velocidade de download de 500Mbps para 300Mbps em cada link do load balance, o teste do bufferbloat passa a dar A+ quase sempre.

Descobri que um dos links consome muito mais CPU do que o outro, ambos PPPoE e com a mesma velocidade. Então reduzi o que consome mais CPU para 200Mbps e deixei o outro com 300Mbps. Desta forma o resultado é sempre A+ usando o load balance.

Vou usar assim uns dias e ver como fica, se eu não perceber diferença, desabilito o QoS novamente. Para conseguir o A+ de forma consistente, estou sacrificando 50% de minha velocidade...
Sim. Na prática mesmo a maior parte do dia a rede não fica saturada, então não é necessário ter QOS. Só durante downloads que suguem a banda toda durante várias horas.

Sim. Na prática mesmo a maior parte do dia a rede não fica saturada, então não é necessário ter QOS. Só durante downloads que suguem a banda toda durante várias horas.
Mas ai falando sério mesmo, pra nós que não somos provedores clandestinos e nem precisamos de tudo isso, não é interessante aplicar esses fq_codel / cake na nossa RB4011 kkk. Sério mesmo só voltar uma página ai, tava pegando A+ sem fila nenhuma, sem nada de queue configurada. Não compensa o desgaste todo para tentar ganhar um A+ sendo que na prática não vamos sentir essa diferença toda e ainda por mais que apliquemos da forma ideal a RB4011 não consegue levar 1gb de link com essas queue ativadas!

Mas ai falando sério mesmo, pra nós que não somos provedores clandestinos e nem precisamos de tudo isso, não é interessante aplicar esses fq_codel / cake na nossa RB4011 kkk. Sério mesmo só voltar uma página ai, tava pegando A+ sem fila nenhuma, sem nada de queue configurada. Não compensa o desgaste todo para tentar ganhar um A+ sendo que na prática não vamos sentir essa diferença toda e ainda por mais que apliquemos da forma ideal a RB4011 não consegue levar 1gb de link com essas queue ativadas!
Sim. Esse é um dos motivos de não adquirir o nanopi agora e manter a 4011. Fiquei meses usando load balance sem QOS e não notei diferenças práticas com qos

Eu acho que até vale a pena o QoS se o link for de baixa velocidade, tipo 10M/1M ou até uns 100M/10M. Pois neste caso, mesmo em uma rede doméstica, facilmente saturamos o link e aí o QoS faz toda a diferença. Além de que não é necessário muito poder de processamento nestas velocidades.

Para links de centenas de Mbps, as situações de saturamento do link são mais difíceis, e o processamento demandado pelo QoS é absurdo. Aí deiza de valer a pena.

QoS e fq_codel / cake é para a pessoa que joga e tem uma família puxando banda
Vou pega meu exemplo, 2 pessoas jogando e 1 fazendo download o e o resto assistindo ou fazendo qualquer coisa na internet, sem o QoS e Cake ativo o ping para as 2 pessoas vai para o limbo, 80 de ping ou mais, isto acontece em um link de 500 megas.
Agora com QoS e Cake ativo o ping não várias e as outras pessoas que fica prejudicada.
É para este tipo de situações.
Agora para uma pessoa que joga a noite e as outras não pesa o internet não vai fazer diferença nem uma.

A este exemplo era quando tinha mais pessoas aqui em casa, agora tenho 200 megas 2 ou 3 jogando e os outros assistindo e rede social, o link de 200 megas da conta tranquilo já que não tem muita carga para internet, o uso normal o link fica 40 a 50 megas só que o pessoal tá puxando
Quando usa o 200 mega só quando eu faço um download.

Além de jogos, também chamadas de voz, videoconferência, streamer (transmitindo), ou qualquer outra aplicação sensível a latência na rede. Sem Qos, podem ficar prejudicadas quando ocorrer a saturação do link.

O outro problema, diferente mas relacionado com a saturação do link, é a latência introduzida devido a falta de capacidade de processamento do roteador. Para realizar NAT, aplicar as regras do firewall, analisar e marcar pacotes para o QoS, etc, é preciso que o roteador processe os pacotes em tempo real, enquanto estão sendo transmitidos. E quanto mais rápida for a conexão, maior a demanda por poder de processamento. Se o roteador não der conta, aumenta a latência.

Então é preciso verificar se o remédio contra a saturação do link (QoS), não está produzindo um efeito colateral pior do que o sintoma original (aumento significativo da latência por falta de poder de processamento).

No meu caso, tenho dois links de 500Mbps em load balance. O load balance também demanda muito processamento do roteador. Quando eu habilito o QoS a latência da rede aumenta, por causa da saturação do processamento do roteador. A solução no meu caso é limitar a velocidade, de forma que o roteador consiga processar todo tráfego sem aumentar a latência. Mas fazendo isso eu sacrfico metade de minha velocidade, mas o QoS resolve o problema da saturação do link.

Então eu tenho 3 opções:

1. Forçar uma redução de 50% na velocidade da Internet, permitindo habilitar o QoS e o roteador ainda conseguir processar todo tráfego sem aumentar a latência.

2. desabilitar o QoS e ter latência quando saturar o link, mas usar 100% da velocidade.

2. trocar o roteador por um ainda mais "potente", que consiga processar 100% do tráfego sem aumentar a latência. Mas eu acho que nenhum Mikrotik conseguiria...

Galera, vim pedir uma sugestão.
Estou com um link da Oi de 400Mbps com o modem/onu Nokia 1425G-a. Usava no meu provedor de bairro um Mikrotik 750GR3 como router e um UniFi UAP-AC-Lite como Access Point. Tenho também na minha rede um Adguard Home rodando num server/NAS.

Bem, essa onu da oi, apesar de bem razoável em configuração, não me permite alterar nada. Não dá pra por em bridge, nem mesmo mudar opções do DHCP (gostaria de por o ip do meu Adguard Home para ser usado na rede).

Diante desse cenário, o que sugerem? ONU jogando o link (com DMZ) para o Mikrotik e de lá fazer a gerência do DHCP?

Posso pensar em pegar alguma ONU para deixar esse link “bridgeavel”, mas não gostaria de gastar dinheiro com isso agora.

Estou com um link da Oi de 400Mbps com o modem/onu Nokia 1425G-a. Usava no meu provedor de bairro um Mikrotik 750GR3 como router e um UniFi UAP-AC-Lite como Access Point. Tenho também na minha rede um Adguard Home rodando num server/NAS.

Bem, essa onu da oi, apesar de bem razoável em configuração, não me permite alterar nada. Não dá pra por em bridge, nem mesmo mudar opções do DHCP (gostaria de por o ip do meu Adguard Home para ser usado na rede).

Diante desse cenário, o que sugerem? ONU jogando o link (com DMZ) para o Mikrotik e de lá fazer a gerência do DHCP?

Posso pensar em pegar alguma ONU para deixar esse link “bridgeavel”, mas não gostaria de gastar dinheiro com isso agora.
Se não estiver dando problemas na sua rede, mantenha a ONU da oi até poder trocar ela. Testa o DMZ e vê oq acha

Se não estiver dando problemas na sua rede, mantenha a ONU da oi até poder trocar ela. Testa o DMZ e vê oq acha
Eu gostaria de setar o ip do meu adguard Home como DNS da rede 😕

Na OI so modem da huawei que pode troca por outro modem ou desbloquear o modem
o da nokia já não tem como troca o modem ou desbloquear ele
a forma usa dmz

Na OI so modem da huawei que pode troca por outro modem ou desbloquear o modem
o da nokia já não tem como troca o modem ou desbloquear ele
a forma usa dmz

Eu sei, o cenário que pensei foi justamente esse:

ONU > (dmz) > RB 750GR3 > (dhcp) > LAN

Só não sei se justifica esse uso apenas para setar um DNS.

melhor vc testar uai, se não der problema nenhum esse nat duplo então ta otimo

eu usei assim um tempo
so por causa da dns da oi que é uma bosta
ai jogar battlefield não conectava no servidor por causa da dns da oi, fiz isto não tive mais problemas com a dns
depois comprei outro modem e troquei

melhor vc testar uai, se não der problema nenhum esse nat duplo então ta otimo
Não estou tendo tanto tempo em casa, por isso vim pedir uma sugestão.
No fim de semana posso fazer os testes e configurações :(
eu usei assim um tempo
so por causa da dns da oi que é uma bosta
ai jogar battlefield não conectava no servidor por causa da dns da oi, fiz isto não tive mais problemas com a dns
depois comprei outro modem e troquei
Thanks.

Esse séria o melhor cenáro, trabalho no maior provedor da região aqui e conheço alguns clientes que fazem dessa forma e algum deles tem o Nokia G-2425G-A. Mas o nosso não é todo bloqueado por firmware, apenas login e senha trocados. Essa OI deve deixar um firmware todo para capar a WebGUI do Nokia que deve dar até nojo. Existem formas de você conseguir colocar ele em BRIDGE mas apenas com algum conhecido da central da ativação da OI... Ele normalmente é configurado via linha de comandos, CLI / TL1. Usando a linguagem TL1 é muito baixo nível e da pra configurar bridge com ele mas apenas com pessoas que tem acesso direto via terminal SSH com a OLT, ou seja, um pouco complicado pra quem usa Oi. É por isso que eu gosto de provedores regionais, achar alguém que faça essa função, mesmo por telefone, é bem mais fácil do que uma Net-Claro / VIVO / Oi da vida...

Da para trocar a ONT da Nokia, porém, o processo é trabalhoso e complicado! Pois a Oi autentica as ONT deles via GPON serial, só que na nokia vc precisa de acesso root no shell\ssh\telnet para poder clonar o serial da ONT nokia da boi em uma outra ONT nokia que vc comprar em algum lugar. Já com ONT huawei, vc faz isso facilmente via interface web.

Só que no momento ainda não vale a pena fazer isso, porém, isso pode mudar futuramente:

Esse séria o melhor cenáro, trabalho no maior provedor da região aqui e conheço alguns clientes que fazem dessa forma e algum deles tem o Nokia G-2425G-A. Mas o nosso não é todo bloqueado por firmware, apenas login e senha trocados. Essa OI deve deixar um firmware todo para capar a WebGUI do Nokia que deve dar até nojo. Existem formas de você conseguir colocar ele em BRIDGE mas apenas com algum conhecido da central da ativação da OI... Ele normalmente é configurado via linha de comandos, CLI / TL1. Usando a linguagem TL1 é muito baixo nível e da pra configurar bridge com ele mas apenas com pessoas que tem acesso direto via terminal SSH com a OLT, ou seja, um pouco complicado pra quem usa Oi. É por isso que eu gosto de provedores regionais, achar alguém que faça essa função, mesmo por telefone, é bem mais fácil do que uma Net-Claro / VIVO / Oi da vida...
Tirando o bridge desabilitado pela Boi, o resto do firmware é basicamente a mesma coisa do stock... E a unica coisa bloqueando o acesso a isso é a senha trocada pela boi tanto do AdminGPON como do usuário root do shell\ssh\telnet.

O triple oxygen parece que conseguiu um bypass, quanto ao bridge:

Já eu dei meus pulos e tbm fiz o meu bypass só que de forma diferente, ou seja, em junho do ano passado mais ou menos eu consegui fazer o técnico da boi trocar a ONT nokia por uma huawei e com isso tive acesso ao bridge.

Talvez tu não jogue, e use a internet sozinho aí
O único q faz uso hardcore sou eu mesmo. 99% do tempo a internet tá em YouTube consumindo nem 50mb dos 700 kk

Sim. Esse é um dos motivos de não adquirir o nanopi agora e manter a 4011. Fiquei meses usando load balance sem QOS e não notei diferenças práticas com qos
Não acho que pra gente seria tanta vantagem trocar a 4011 para a nanopi.
Se tu não usar PPPoE sempre, o MK se sai muito bem.

Não acho que pra gente seria tanta vantagem trocar a 4011 para a nanopi.
Se tu não usar PPPoE sempre, o MK se sai muito bem.
Pretendo cancelar o link da fibra pppoe e manter somente a net que é dhcp. Mas ainda estou aguardando o amigo @rodpp nos passar seu conhecimento do cake no mikrotik e tentar qos novamente kkkkkkkkk

Users who are viewing this thread

Voltar