Além de jogos, também chamadas de voz, videoconferência, streamer (transmitindo), ou qualquer outra aplicação sensível a latência na rede. Sem Qos, podem ficar prejudicadas quando ocorrer a saturação do link.
O outro problema, diferente mas relacionado com a saturação do link, é a latência introduzida devido a falta de capacidade de processamento do roteador. Para realizar NAT, aplicar as regras do firewall, analisar e marcar pacotes para o QoS, etc, é preciso que o roteador processe os pacotes em tempo real, enquanto estão sendo transmitidos. E quanto mais rápida for a conexão, maior a demanda por poder de processamento. Se o roteador não der conta, aumenta a latência.
Então é preciso verificar se o remédio contra a saturação do link (QoS), não está produzindo um efeito colateral pior do que o sintoma original (aumento significativo da latência por falta de poder de processamento).
No meu caso, tenho dois links de 500Mbps em load balance. O load balance também demanda muito processamento do roteador. Quando eu habilito o QoS a latência da rede aumenta, por causa da saturação do processamento do roteador. A solução no meu caso é limitar a velocidade, de forma que o roteador consiga processar todo tráfego sem aumentar a latência. Mas fazendo isso eu sacrfico metade de minha velocidade, mas o QoS resolve o problema da saturação do link.
Então eu tenho 3 opções:
1. Forçar uma redução de 50% na velocidade da Internet, permitindo habilitar o QoS e o roteador ainda conseguir processar todo tráfego sem aumentar a latência.
2. desabilitar o QoS e ter latência quando saturar o link, mas usar 100% da velocidade.
2. trocar o roteador por um ainda mais "potente", que consiga processar 100% do tráfego sem aumentar a latência. Mas eu acho que nenhum Mikrotik conseguiria...