[TÓPICO DEDICADO] Mikrotik Rb750 - Experiencia no Ambiente Domestico

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos natanurso
  • Data de Início Data de Início
Pretendo cancelar o link da fibra pppoe e manter somente a net que é dhcp. Mas ainda estou aguardando o amigo @rodpp nos passar seu conhecimento do cake no mikrotik e tentar qos novamente kkkkkkkkk
Rapaz, pelo que vi lá no forum oficial, o cake não foi bem implementado ainda no MK.
A não ser que tenha que mudar algo dentro das configurações padrão dele.

Pretendo cancelar o link da fibra pppoe e manter somente a net que é dhcp. Mas ainda estou aguardando o amigo @rodpp nos passar seu conhecimento do cake no mikrotik e tentar qos novamente kkkkkkkkk
Opa! Tá na mão:

Código:
/queue type
add cake-diffserv=besteffort cake-nat=yes kind=cake name=cake-default
add cake-ack-filter=aggressive cake-bandwidth=250.0Mbps cake-diffserv=\
    besteffort cake-nat=yes kind=cake name=cake-up-pppoe1
add cake-bandwidth=300.0Mbps cake-diffserv=besteffort cake-nat=yes kind=cake \
    name=cake-down-pppoe1
    name=cake-down-pppoe2
    besteffort cake-nat=yes kind=cake name=cake-up-pppoe2
/queue simple
add bucket-size=0/0 name=cake-pppoe2 queue=\
    cake-down-pppoe2/cake-up-pppoe2 target=pppoe-pppoe2 total-queue=\
    cake-default
add bucket-size=0/0 name=cake-pppoe1 queue=\
    cake-down-pppoe1/cake-up-pppoe1 target=pppoe-pppoe1 \
    total-queue=cake-default

Rapaz, pelo que vi lá no forum oficial, o cake não foi bem implementado ainda no MK.
A não ser que tenha que mudar algo dentro das configurações padrão dele.

Aqui o cake está funcionando sem problemas, usando a configuração acima.

A questão toda é o uso da CPU, quando aumenta muito a velocidade do link a CPU satura e começa a aumentar a latência. Não é culpa do cake, e sim da falta de poder de processamento. Mas isto ocorre aqui com 2 links PPPoE de 500Mbps em load balance e com o QoS cake ativado. 1Gbps já é coisa para caramba para processar o QoS, fazendo load balance de PPPoE então...

Postei no tópico do NanoPI os testes que fiz, se eu limitar em 600Mbps (300+300, PPPoE em load balance) a CUPU não satura e o QoS funciona perfeitamente, 0ms de latência adicional com o link saturado:

Como eu comentei acima, com load balance de dois links PPPoE limitado em 600Mbps, o Mikrotik faz o QoS corretamente e o resultado é sempre 0ms:

XKKn9ZO.png

O problema aparece com 1Gbps, que vai para 20-25ms. Por isso estou interessado neste teste com o R4S!

Segue o uso da CPU com load balance de 2 links PPPoE e QoS cake:

Limitando em 600Mbps:

5TVexut.png

Limitando em 1Gbps:

Jgrm5CS.png

Só uma observação, um dos meus links PPPoE consome muito mais CPU do que o outro. As configurações do cliente PPPoE no meu roteador é idêntica para os dois, deve ser alguma configuração do provedor. Já até troquei o usuário/senha e porta entre os dois, para ver se não era alguma regra de firewall ou algo do tipo, mas continuou a mesma coisa. Não consegui descobrir ainda o que é.

Limitando em 600Mbps:

5TVexut.png

Limitando em 1Gbps:

Jgrm5CS.png

Só uma observação, um dos meus links PPPoE consome muito mais CPU do que o outro. As configurações do cliente PPPoE no meu roteador é idêntica para os dois, deve ser alguma configuração do provedor. Já até troquei o usuário/senha e porta entre os dois, para ver se não era alguma regra de firewall ou algo do tipo, mas continuou a mesma coisa. Não consegui descobrir ainda o que é.
A sua é a 4011 né?
Vc usa os 2 links em quais portas?
Está com 1 bridge no mk nas demais portas Lan? A bridge tá com protocolo RTSP ativo?

Opa! Tá na mão:

Código:
/queue type
    name=cake-down-pppoe1
    name=cake-down-pppoe2
/queue simple
    cake-default
    total-queue=cake-default
A queue principal do Cake, você deixou com as configurações padrão mesmo? (no caso a default)

A sua é a 4011 né?
Vc usa os 2 links em quais portas?
Está com 1 bridge no mk nas demais portas Lan? A bridge tá com protocolo RTSP ativo?
Não, a minha é uma CCR2004.

Um link está conectado na SFP1 e o outro na SFP3, usando módulos SFP RJ45.

Não uso bridge no roteador. Uso a porta SFP12 como trunk das VLANS conectado no switch usando um cabo DAC de 10Gbps.

A queue principal do Cake, você deixou com as configurações padrão mesmo? (no caso a default)
Sim, exatamente como coloquei acima. Na verdade os comandos acima eu peguei de um export que fiz agora pela manhã.

Relendo sua pergunta, acho que você perguntou se deixei no default do Mikrotik. No caso não.

Eu criei uma queue chamada cake-default para ser usada como a total-queue, é a primeira linha dos comandos acima. E esta queue usa cake-diffserv=besteffort e cake-nat=yes, que não são as opções default no Winbox quando você escolhe cake.

Opa! Tá na mão:

Código:
/queue type
    name=cake-down-pppoe1
    name=cake-down-pppoe2
/queue simple
    cake-default
    total-queue=cake-default
NET 680M/42m cake igual ao seu
QQa4DMD.png

só entrega uns 400 a 500 além do ping subir

mesmo teste só que com 400m/42m no cake
uMc7SMU.png

FIBRA 300m/145m
PtzDpZN.png

Pelo visto a 4011 não aguenta fazer o cake acima de 450mb :fail:

Última edição:
NET 680M/42m cake igual ao seu
QQa4DMD.png

só entrega uns 400 a 500 além do ping subir

mesmo teste só que com 400m/42m no cake
uMc7SMU.png

FIBRA 300m/145m
PtzDpZN.png

Pelo visto a 4011 não aguenta fazer o cake acima de 450mb :fail:

Estes testes são com o load balance configurado da NET e FIBRA? Pergunto porque para fazer o load balance é necessário usar o mangle, que consome muito recurso da CPU.

Eu acredito que sem nada no mangle, usando um link apenas, a RB4011 consiga fazer o cake acima de 450Mbps.

Você chegou a ver como fica o uso da CPU nos testes acima?

Seria bom você testar também como fica colocando o limite de download em 680Mbps, que é a velocidade do seu link, ao invés de 500Mbps.

E esta conexão sua da FIBRA parece estar com algum problema, esta latência alta não parece ser problema da CPU do seu roteador, já que a velocidade é baixa. Testa ela limitando em 100Mbps e vê se melhora, aí vai aumentando o limite e acompanhando o uso da CPU do roteador.

Estes testes são com o load balance configurado da NET e FIBRA? Pergunto porque para fazer o load balance é necessário usar o mangle, que consome muito recurso da CPU.

Eu acredito que sem nada no mangle, usando um link apenas, a RB4011 consiga fazer o cake acima de 450Mbps.

Você chegou a ver como fica o uso da CPU nos testes acima?

Seria bom você testar também como fica colocando o limite de download em 680Mbps, que é a velocidade do seu link, ao invés de 500Mbps.

E esta conexão sua da FIBRA parece estar com algum problema, esta latência alta não parece ser problema da CPU do seu roteador, já que a velocidade é baixa. Testa ela limitando em 100Mbps e vê se melhora, aí vai aumentando o limite e acompanhando o uso da CPU do roteador.
Sem load balance e sem nenhuma regra no firewall mangle.
CPU chega a 90% em 1 nucleo e nos demais 60%.

a sua CCR deve ser bem melhor que a 4011, deve ser por isso então.

Limitando em 600Mbps:

5TVexut.png

Limitando em 1Gbps:

Jgrm5CS.png

Esse teu mikrotik é qual?

Vai ser impossível ter resultados iguais do rodpp, ele usa uma fucking CCR2004, bixão tem 1.7ghz e ''apenas'' 4gb de ram.

Acreditam que hoje consegui alterar o plano aqui de casa da VIVO? Pulei de 200mb para 300mb com degustação de 600mb por 12 meses novamente kkk

Queria eu ter uma interface aqui pra conseguir usar mais 1gb no PC...

E desabilitando o QoS, como ficam os testes e o uso da CPU?

Duas boas indicações do desempenho do QoS são a latência máxima e o 95º percentil. Assim que a CPU começa a abrir o bico, estes parâmetros sobem rapidamente. Eu comentei isso no outro tópico:

O segredo é não deixar a CPU saturar, o que aumenta a latência. Para isso diminuo a velocidade de cada link.

Por exemplo, com limite de 800Mbps (400+400), já começa a adicionar latência. Veja na imagem abaixo que a latência máxima com o link saturado sobe demais. Na verdade, acho mais válido comparar os números do quadro vermelho (link saturado) com os do quadro azul (link sem carga) que marquei na imagem, principalmente a latência máxima e o 95º percentil. Se o QoS estiver funcionando de forma plena, os números do quadro vermelho devem ser muito similares ao do quadro azul. Veja que abaixo isto não acontece, a latência máxima aumenta cerca de 10 vezes!

QpKO55E.png

E aqui o mesmo problema, mas por outro motivo, sem usar o QoS:

cZGUBjU.png

Mais de 4 mil reais, e não dá conta do recado? eita
Pior que não dá não... a CPU abre o bico.

No outro tópico do NanoPI o pessoal está falando que o R4S tem um excelente desempenho. Se ela conseguir segurar 1Gbps com load balande de dois PPPoE de 500Mbps e QoS cake, será uma opção top!

Não acho que pra gente seria tanta vantagem trocar a 4011 para a nanopi.
Se tu não usar PPPoE sempre, o MK se sai muito bem.

Você acredita que tinha conseguido um link dedicado em um dos links meus com rota estática mas não consegui configurar para funcionar com o load balance junto com o PPPoE da vivo? orra tinhamos feito tudo, estava usando ate VLAN diferente na ONU aqui que recebe a fibra do link de 1gb, talvez mais pra frente eu tente novamente, qundo eu marcava a ROTA em ip/routes por causa do MANGLE puff parava de funcionar kk

to deixando o bucket size em 0.001 e cake down/up + cake em total queue type com 600/42.
a 4011 está suportando com aumento de 10ms no ping.

Vou aguardar aparecer algum cupom milagroso do aliexpress pra encomendar o nanopi

Última edição:
ping aparentemente está bom no download 600M/42M cake
oesLkHD.png

ping aparentemente está bom no download 600M/42M cake
oesLkHD.png

Está bom se considerarmos que o maior tempo foi 39ms. Entretanto a oscilação está bem grande, variando de 10ms a 39ms.

Depois, se possível, faça este mesmo teste desabilitando o QoS.

Aqui eu fiz um teste similar, mas não vi nenhuma vantagem em usar o QoS. Vou desabilitar isso.

Veja abaixo os resultados, ignore o ping mais baixo do último teste, é que eu pinguei a amazon.com e no último teste o DNS retornou outro IP. O que é importante é a variação do tempo de resposta. Realmente com o QoS funcionando plenamente (segundo teste) a variação é de apenas 1ms, enquanto nos outros casos é de 3-4ms. Mas acho que esta diferença é insignificante na prática, até um processo do Windows que consumir um pico de CPU pode causar uma variação desta no ping.

Load balance 2x PPPoE 500Mbps com QoS cake, varia de 14ms a 18ms:

2KmkLBh.png

Load balance 2x PPPoE 300Mbps com QoS cake, varia de 14ms a 15ms:

f2KA2sJ.png

Load balance 2x PPPoE 500Mbps sem QoS, varia de 11ms a 14ms:

oLq5UHI.png

Galera, tentei colocar a RB750GR3 após a ONU (Nokia 1495G-A) da Oi... A grande questão é que não consegui pegar o IPv6 lá na RB.
Quando eu usava modem/ONU em bridge, era tranquilo fazer isso, mas recebendo o IP por DHCP client, alguém tem alguma dica de configuração?

Sim, gostaria de mantar o IPv6.

Está bom se considerarmos que o maior tempo foi 39ms. Entretanto a oscilação está bem grande, variando de 10ms a 39ms.

Depois, se possível, faça este mesmo teste desabilitando o QoS.

Aqui eu fiz um teste similar, mas não vi nenhuma vantagem em usar o QoS. Vou desabilitar isso.

Veja abaixo os resultados, ignore o ping mais baixo do último teste, é que eu pinguei a amazon.com e no último teste o DNS retornou outro IP. O que é importante é a variação do tempo de resposta. Realmente com o QoS funcionando plenamente (segundo teste) a variação é de apenas 1ms, enquanto nos outros casos é de 3-4ms. Mas acho que esta diferença é insignificante na prática, até um processo do Windows que consumir um pico de CPU pode causar uma variação desta no ping.

Load balance 2x PPPoE 500Mbps com QoS cake, varia de 14ms a 18ms:

2KmkLBh.png

Load balance 2x PPPoE 300Mbps com QoS cake, varia de 14ms a 15ms:

f2KA2sJ.png

Load balance 2x PPPoE 500Mbps sem QoS, varia de 11ms a 14ms:

oLq5UHI.png
é impressionante mesmo como o seu ficou bom. Pra isso acontecer aqui eu teria que derrubar a velocidade da queue pra uns 400MB, aí perderia 300mb de download.

Galera, tentei colocar a RB750GR3 após a ONU (Nokia 1495G-A) da Oi... A grande questão é que não consegui pegar o IPv6 lá na RB.
Quando eu usava modem/ONU em bridge, era tranquilo fazer isso, mas recebendo o IP por DHCP client, alguém tem alguma dica de configuração?

Sim, gostaria de mantar o IPv6.
Tenta realizar essas configurações que tem no forum do mikrotik, talvez resolva essa questão.

• Curtir
Reações: sLk

Users who are viewing this thread

Voltar