[TÓPICO DEDICADO] Mikrotik Rb750 - Experiencia no Ambiente Domestico

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos natanurso
  • Data de Início Data de Início
É por essas e outras que só atualizo RouterOS quando a versão chega no long-term, mesmo que dure 1 ano para isso kkk E da pra desconfiar bastante ainda quando dentro da RB nem liberaram a versão stable 7.1.1 ainda...
A versão stable dentro da RB só aparece se já estiver em alguma versão do ROS 7, se estiver na versão 6 irá aparecer a stable da versão do ROS 6, parece que separam assim devido as grandes mudanças que tiveram entre as duas versões.
Para aparecer a stable do ROS 7 na versão 6 deve selecionar o channel upgrade se não me engano.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Pessoal, tenho percebido um uso de CPU bem alto ao utilizar IPv6 (entrego via SLAAC /64, recebo um /56 do provedor) aqui. Tenho uma RB3011 com ros 7.1.1.
Aqui em casa utilizo uma RB4011 com o ROS 7.1.1 stable e recebo o link via PPPoE e utilizo um DHCPv6 Client para receber um /56 e atribuir um /64 para entregar via SLAAC aos equipamentos internos e não notei uma diferença de aumento de processamento.

A versão stable dentro da RB só aparece se já estiver em alguma versão do ROS 7, se estiver na versão 6 irá aparecer a stable da versão do ROS 6, parece que separam assim devido as grandes mudanças que tiveram entre as duas versões.
Para aparecer a stable do ROS 7 na versão 6 deve selecionar o channel upgrade se não me engano.
Exatamente.
Aqui em casa utilizo uma RB4011 com o ROS 7.1.1 stable e recebo o link via PPPoE e utilizo um DHCPv6 Client para receber um /56 e atribuir um /64 para entregar via SLAAC aos equipamentos internos e não notei uma diferença de aumento de processamento.
Interessante, vou continuar testando. Criei uma VLAN e atribui o /64 a ela e aí estou fazendo os testes.

Ah sim, não sabia, mas é aquilo ainda só vou atualizar quando tiver long-term mesmo, estou querendo evitar possíveis dores de cabeça kkk

Entrando no assunto raspberry pi, arrumei um 4 emprestado aqui com 4gb de ram, qual linux voces recomendam para eu rodar nele tipo uns grafana / zabbix / proxmox da vida? Estava pensando no que eu uso mesmo o PoP_OS 21.10. Está excelente, arrumei uma case de hd, coloquei um SSD daqueles kingston e vou meter bala kk

Ah sim, não sabia, mas é aquilo ainda só vou atualizar quando tiver long-term mesmo, estou querendo evitar possíveis dores de cabeça kkk

Entrando no assunto raspberry pi, arrumei um 4 emprestado aqui com 4gb de ram, qual linux voces recomendam para eu rodar nele tipo uns grafana / zabbix / proxmox da vida? Estava pensando no que eu uso mesmo o PoP_OS 21.10. Está excelente, arrumei uma case de hd, coloquei um SSD daqueles kingston e vou meter bala kk
Uso dietpi.
Case de HD depende do chip, alguns causam desconexões aleatórias no pi.

Galera que comprou o U6-LR receberam o modelo com ou sem o led RGB ? Parece que agora o U6-PRO/LR agora só vem com led branco e azul devido à escassez de componentes.

Eu uso o Raspberry Pi OS Bullseye mesmo, funciona perfeitamente, além de ser um sistema completamente otimizado para o Pi.

Galera que comprou o U6-LR receberam o modelo com ou sem o led RGB ? Parece que agora o U6-PRO/LR agora só vem com led branco e azul devido à escassez de componentes.
Putz mano... O meu veio RGB hehe
Mas, achei que o PRO só viria com led branco e azul mesmo.

Acho q o meu veio RGB mesmo.
O pro quando chegar no Brasil deve ser uma opção melhor do que o LR

Vocês conseguem deixar o led ligado? Eu até tentei por um tempo mas acabei desativando.
De madrugada clareava todo o corredor onde está meu AC-LR, como a porta do quarto normalmente está aberta o clarão vinha bem na cara :incri1::incri2:

Vocês conseguem deixar o led ligado? Eu até tentei por um tempo mas acabei desativando.
De madrugada clareava todo o corredor onde está meu AC-LR, como a porta do quarto normalmente está aberta o clarão vinha bem na cara :incri1::incri2:
Sempre deixo desligado

Sempre deixo desligado
Deixei ligado por uns 6 meses e até já tinha me acostumado, mas a patroa começou a se incomodar e perguntou se dava pra desligar. Dessa forma só acende ou pisca em comportamentos 'diferentes' (atualizações, reboots, etc.), achei até melhor.

Fun fact: Na empresa tenho um AC-LR que já tem tantos anos de uso que o led praticamente morreu, só dá pra perceber com o ambiente totalmente escuro e ainda assim fica bem fraquinho, lá sempre esteve na configuração padrão (aceso).

Vcs estão falando led de mikrotik?
Dos APs Unifi.
O do Mikrotik apesar de forte não me incomoda, até porque o meu fica na sala junto com outros aparatos carnavalescos (NAS, HGU, etc.) :bem:

Mas unifi sempre foi branco e azul, e laranja. Não existe rgb
Bem lembrado, de repente os mais novos tem/tinham outro esquema, nos antigos só lembro dessas cores também.

______

Dei uma olhada rápida no datasheet do U6-LR e vi o aviso abaixo (não sei se foi onde o @Vattar consultou):

1642603774747.png

-> https://dl.ubnt.com/ds/u6-lr_ds.pdf

Encontrei a thread abaixo no Reddit mas não cheguei a olhar todas as respostas:

Desligado sempre kkkkkkkkkkkkkkk
A sala fica toda iluminada de madrugada se deixar ligado

Bem lembrado, de repente os mais novos tem/tinham outro esquema, nos antigos só lembro dessas cores também.

______

Dei uma olhada rápida no datasheet do U6-LR e vi o aviso abaixo (não sei se foi onde o @Vattar consultou):

Ver anexo 134342
-> https://dl.ubnt.com/ds/u6-lr_ds.pdf

Encontrei a thread abaixo no Reddit mas não cheguei a olhar todas as respostas:

Os U6 LR são RGB. Porém agora... Serão padrão como os LR também.

Eu uso o Raspberry Pi OS Bullseye mesmo, funciona perfeitamente, além de ser um sistema completamente otimizado para o Pi.

Putz mano... O meu veio RGB hehe
Mas, achei que o PRO só viria com led branco e azul mesmo.
Compraram na época certa! Sobre o modelo PRO eu até vi uns posts no reddit de uma galera que comprou e recebeu com rgb, mas depois começaram enviar só led padrão azul e branco mesmo. :/

Acho q o meu veio RGB mesmo.
O pro quando chegar no Brasil deve ser uma opção melhor do que o LR
Também acredito que seja, mas apesar do ganho das antenas ser muito parecido em ambas as frequências, as antenas são bem diferentes, ao menos no aspecto visual, queria saber se na prática isso far alguma diferença no alcance do sinal.

qBSOuEf.png

XxKZm1t.png

Compraram na época certa! Sobre o modelo PRO eu até vi uns posts no reddit de uma galera que comprou e recebeu com rgb, mas depois começaram enviar só led padrão azul e branco mesmo. :/

Também acredito que seja, mas apesar do ganho das antenas ser muito parecido em ambas as frequências, as antenas são bem diferentes, ao menos no aspecto visual, queria saber se na prática isso far alguma diferença no alcance do sinal.

qBSOuEf.png

XxKZm1t.png
eu vi alguns videos com performance em longo alcance similar e em curto alcance superior para o PRO.
Como aqui em casa tenho 2 AP, eu teria optado pelo PRO ao invés do LR caso tivesse essa opção na época.

eu vi alguns videos com performance em longo alcance similar e em curto alcance superior para o PRO.
Como aqui em casa tenho 2 AP, eu teria optado pelo PRO ao invés do LR caso tivesse essa opção na época.
Tu pegou dois U6-LR ?

Chegou o RGB até em access point wi-fi?
Aumenta o troughput?
:tom:
kkkkkkkkkkkkk aproveitando o gancho de LED

Não existe forma nenhuma para desligar os LEDs da RB4011 né? pqp a minha tá cheia de fita isolante já kkkkkkkkkkkk

kkkkkkkkkkkkk aproveitando o gancho de LED

Não existe forma nenhuma para desligar os LEDs da RB4011 né? pqp a minha tá cheia de fita isolante já kkkkkkkkkkkk
Estou para colocar um papel manteiga na frente dos leds para ver se reduz a claridade deles.
Na configuração dos led não consegui apagar eles kkk

A RB4011 não tem suporte a configurar os leds 🤦🏼‍♂️

Estou para colocar um papel manteiga na frente dos leds para ver se reduz a claridade deles.
Na configuração dos led não consegui apagar eles kkk

A RB4011 não tem suporte a configurar os leds 🤦🏼‍♂️
Não. Eu coloco fita preta

Users who are viewing this thread

Voltar