[TÓPICO DEDICADO] Mikrotik Rb750 - Experiencia no Ambiente Domestico

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos natanurso
  • Data de Início Data de Início
Tô bem animado com o rOS 7. Alguns testes estão mostrando que a divisão de carga entre os núcleos da CPU da rb estão mais bem divididos hehe
Acredito que devem ter otimizado o kernel
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Opa, a 4011 chegou lá em casa.
A noite já começo a configurar ela hehe

Última edição:

A vontade de esperar ele é grande mas deve chegar tão caro que a 4011 compensa mais

Preço sugerido de 219usd

Última edição:

A vontade de esperar ele é grande mas deve chegar tão caro que a 4011 compensa mais

Preço sugerido de 219usd

Acho dificil vir a 219$
A 4011 que fica um pouco a baixo é 199$
Aqui, quando chegar homologada deve vir por uns 2k pelo menos.

Acho dificil vir a 219$
A 4011 que fica um pouco a baixo é 199$
Aqui, quando chegar homologada deve vir por uns 2k pelo menos.
Depois q configurar conte pra nós o que achou da nova RB

Acabei de tirar as configurações da minha 760 e passei pra 4011.
Estou só aguardando a muié terminar o treinamento da empresa pra poder fazer a troca de rb hehe

Tô bem animado com o rOS 7. Alguns testes estão mostrando que a divisão de carga entre os núcleos da CPU da rb estão mais bem divididos hehe
Acredito que devem ter otimizado o kernel

Opa, a 4011 chegou lá em casa.
A noite já começo a configurar ela hehe
Tenho uma RB4011 com wifi ela é bruta só nunca conseguir usar os 4 canais wifi 5G dela!

Rapaz, agora sim realmente tem poder de fogo.
Com todas as queues, firewalls, VPN, DHCP e PPPoE que tenho na minha RB, agora passando 600Mb de tráfego num chega a 25% de uso da CPU.
Agora vi que realmente fiz um ótimo investimento comprando ela, só vou sentir falta do The Dude que na 760iGS eu rodava via uSD.
Mas, coloquei o zabbix no Pi e tá monitorando todos os ativos da minha rede hehe

Rapaz, agora sim realmente tem poder de fogo.
Com todas as queues, firewalls, VPN, DHCP e PPPoE que tenho na minha RB, agora passando 600Mb de tráfego num chega a 25% de uso da CPU.
Agora vi que realmente fiz um ótimo investimento comprando ela, só vou sentir falta do The Dude que na 760iGS eu rodava via uSD.
Mas, coloquei o zabbix no Pi e tá monitorando todos os ativos da minha rede hehe
Eu pretendo fazer do 0 a config na 4011 pra evitar algum erro que eu tenha cometido na 750. Não vou exportar nada da 750

Fazendo teste no speedtest.net quanto % de uso por nucleo fica?

Precisamente, pelo preço que eles pedem tu pega uma ubiquiti dream machine pro que é bem superior kkkkkk
Cara, até pensei nisso... Mas a UDM Pro não fez muito minha cabeça não.
Em termos de performance ela pode até ser um pouco superior (pelos números e relatos da galera), mas em features o rOS dá show no software da Unifi.
Acho que pra cada implantação, é um equipamento diferente né...

Preço sugerido de 219usd

Pra mim seria perfeita se tivessem adicionado duas portas POE out, fora isso, belo hardware....

Eu pretendo fazer do 0 a config na 4011 pra evitar algum erro que eu tenha cometido na 750.

Fazendo teste no speedtest.net quanto % de uso por nucleo fica?
Quando chega nos 20~25% fica entre 4 e 6% per core.
Ao contrário da 760 que ficava 99% em 1 único core.
Então, no meu caso eu só retirei a config de uma pra outra, porque eu sempre soube o que tava fazendo desde o início.
Se tu acha que errou em algo, melhor fazer do 0 mesmo kkkk

Pra mim seria perfeita se tivessem adicionado duas portas POE out, fora isso, belo hardware....
Será que é tão caro assim adicionar portas POE com o padrão mais simples .af ?

Cara, até pensei nisso... Mas a UDM Pro não fez muito minha cabeça não.
Em termos de performance ela pode até ser um pouco superior (pelos números e relatos da galera), mas em features o rOS dá show no software da Unifi.
Acho que pra cada implantação, é um equipamento diferente né...
Pois é, quase comprei a UDM pro mas acho o router os mais personalizável. Além do UDM PRO ser gigante e eu não tenho espaço pra colocar ele aqui em casa.

Se eu tivesse uma empresa, talvez optasse sim pelo udm pro porque teria espaço pra rack e a integração de AP, Camera e controladora é excelente no UDM PRO

Realmente, a falta de PoE foi um bola fora considerável

Pois é, quase comprei a UDM pro mas acho o router os mais personalizável. Além do UDM PRO ser gigante e eu não tenho espaço pra colocar ele aqui em casa.

Se eu tivesse uma empresa, talvez optasse sim pelo udm pro porque teria espaço pra rack e a integração de AP, Camera e controladora é excelente no UDM PRO
A UDM Pro é enorme. Um amigo comprou achando que daria pra colocar no rack da sala dele kkkkkkkkkk
Ela consegue ser maior que um PS5

Última edição:
É possível que o circuito esteja na placa pelo que foi apontado por um membro do fórum mikrotik, porém incompleto. Quanto ao custo eu não sei dizer o quão mais caro ficaria, mas eu não me importaria de pagar o preço sugerido de 220 usd se viesse com duas saídas poe out .af...

Or a footprint for a LTE/5G module possible. The four packages to the left looks like something related to PoE-model maybe.

file.php

É possível que o circuito esteja na placa pelo que foi apontado por um membro do fórum mikrotik, porém incompleto. Quanto ao custo eu não sei dizer o quão mais caro ficaria, mas eu não me importaria de pagar o preço sugerido de 220 usd se viesse com duas saídas poe out .af...

Or a footprint for a LTE/5G module possible. The four packages to the left looks like something related to PoE-model maybe.

file.php
Se essa RB viesse com PoE in/out, af/at seria killer da 4011 e se bobear, 1009.

Se essa RB viesse com PoE in/out, af/at seria killer da 4011 e se bobear, 1009.
Acho que não, POE é um recurso bacana, mas são poucas as pessoas que realmente precisam, além de ser contornável com uso de injetores ou switch caso seja necessário alimentar mais que dois dispositivos. Pra nós que somos usuários domésticos esse recurso com certeza seria muito bem vindo, mas creio que pra maioria o que realmente importa é a quantidade e velocidade das interfaces de rede, capacidade de comutação de pacotes (pps) e o preço de cada uma.

Acho que não, POE é um recurso bacana, mas são poucas as pessoas que realmente precisam, além de ser contornável com uso de injetores ou switch caso seja necessário alimentar mais que dois dispositivos. Pra nós que somos usuários domésticos esse recurso com certeza seria muito bem vindo, mas creio que pra maioria o que realmente importa é a quantidade e velocidade das interfaces de rede, capacidade de comutação de pacotes (pps) e o preço de cada uma.
Realmente... Pra nós usuários domésticos é um baita recurso, mas pra quem tem provedor por exemplo, tanto faz... Eles não usam essa função.

Esse armazenamento do cache DNS é feito no HDD ou na RAM? Alguém saberia dizer?

kUgyZm2.png
Na RAM. Por isso dependendo da RB que tu usa, coloque uma quantidade menor de cache.

Ah, então vou aumentar aqui o cache DNS. Essa bichinha aí tem 256MB. :D
Na 760iGS eu sempre usei 15MB de cache (ajuda bastante em ipv4 e v6, só não ajuda tanto no DoH e TLS)
Hoje, uso o AdGuard Home que funciona como DNS, então tudo fica à cargo dele hehe

Users who are viewing this thread

Voltar