[TÓPICO DEDICADO] Mikrotik Rb750 - Experiencia no Ambiente Domestico

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos natanurso
  • Data de Início Data de Início
Esse link é sem "afiliado", mas se vc pesquisa no google usando extensão da meliuz, deve aparecer por 1300 e pouco

R$ 1.313 - 50 reais do saldo AME em 1x no cartão de crédito. Tem mais 5 unidades, vendido por Eletro-up e entregue por americanas.

Será q compensa comprar o conector SFP+ pra deixar de usar a ONU do provedor de fibra?
No forum do mikrotik é muito gringo que faz exatamente isso, ou seja, compra o SPF+ e remove a ONT do provedor e espeta a fibra direto na RB.

No forum do mikrotik é muito gringo que faz exatamente isso, ou seja, compra o SPF+ e remove a ONT do provedor e espeta a fibra direto na RB.
O meu conector de fibra acho que é a versão SC
se tiver num valor razoável acho q eu compro, mas tá difícil achar

Esse link é sem "afiliado", mas se vc pesquisa no google usando extensão da meliuz, deve aparecer por 1300 e pouco

R$ 1.313 - 50 reais do saldo AME em 1x no cartão de crédito. Tem mais 5 unidades, vendido por Eletro-up e entregue por americanas.

Será q compensa comprar o conector SFP+ pra deixar de usar a ONU do provedor de fibra?
Não é tão simples assim. Se o provedor usa o sistema de fiberhome por exemplo, a OLT exige uma ONU da Fiberhome.

Mesmo que não seja assim, tem questão de serial, autenticação no sistema deles etc.

Eu pensei em fazer isso quando assinei a brisanet, mas não funcionaria.

Não é tão simples assim. Se o provedor usa o sistema de fiberhome por exemplo, a OLT exige uma ONU da Fiberhome.

Mesmo que não seja assim, tem questão de serial, autenticação no sistema deles etc.

Aqui é uma ONU das mais simples da intelbras
acho q é a 110b

Eu acredito que a autenticação seja via MAC da ONU pois o tecnico ligou pro provedor e forneceu o Mac

O modulo SPF da mikrotik é compatível com diversas OLT, como:

ZTE
Huawei
Alcatel-Lucent
Calix
Adtran
BDCOM

Fiberhome não tenho certeza... E não é só porque é uma marca de OLT, que a OLT só aceita da mesma marca! Exemplo aqui é Oi fibra em 2020 quando instalei nesse endereço, colocaram ONT Nokia e agora em 2021 eu consegui fazer eles trocaram por ONT huawei e o tenico só alterou o serial GPON no app dele, não precisou fazer nada na central, como mudar de porta PON.

Nos primórdios do PON não havia interoperabilidade entre fabricantes. Essa interoperabilidade so veio após a FSAN convencer seus membros a liberar suas soluções entre eles. A falta de interoperabilidade estava atrasando a implementação PON.

Última edição:
Vocês usam vlan? Se sim, por qual motivo?
Eu acabo não aprendendo sobre funções que não senti necessidade de usar, tipo Vlan mas pretendo aprender

tava lendo Reddit aqui e vi que tem um pessoal usando um managed switch com vlan pra enviar sinal de WAN pela porta SFP do 4011 e devolver sinal de LAN pro switch usando vlan
É uma gambiarra pra aproveitar os 10gb que não podem ser totalmente utilizados pelas portas Ethernet (eth 1 a 5 switch chip de 2.5gb e eth 6 a 10 mesma coisa totalizando 5gb)

Vocês usam vlan? Se sim, por qual motivo?
Eu acabo não aprendendo sobre funções que não senti necessidade de usar, tipo Vlan mas pretendo aprender
Aqui eu uso pra ter "controle" do tráfego WIFI daqui de casa.
Por exemplo, tenho a minha rede que atende a minha casa e tenho outra rede "UplinkWIFI" que eu compartilho internet com o vizinho através de repetidor wifi.
Mas, na empresa eu uso para segmentar as redes do escritório da diretoria, administrativo, centro de distribuição, expedição... Fica bem mais organizado.

Aqui eu uso pra ter "controle" do tráfego WIFI daqui de casa.
Por exemplo, tenho a minha rede que atende a minha casa e tenho outra rede "UplinkWIFI" que eu compartilho internet com o vizinho através de repetidor wifi.
Mas, na empresa eu uso para segmentar as redes do escritório da diretoria, administrativo, centro de distribuição, expedição... Fica bem mais organizado.
Saquei, ai Vc usa um ID de vlan em cada porta Ethernet né. Aqui eu mando sinal de Wi-Fi pra casa da minha vó, mas é via mesh aí acho q nao dá pra fazer via vlan

sera q eu posso ter 1 vlan pra rede cabeada e 1 pra rede Wi-Fi, pra fins de relatório de uso?

eu tenho um ER-X Ubiquiti com porta SFP, minha ONU é da Hwawei, será q rola de dispensar a ONu e deixar a fibra entrando direto no router?

Saquei, ai Vc usa um ID de vlan em cada porta Ethernet né. Aqui eu mando sinal de Wi-Fi pra casa da minha vó, mas é via mesh aí acho q nao dá pra fazer via vlan

sera q eu posso ter 1 vlan pra rede cabeada e 1 pra rede Wi-Fi, pra fins de relatório de uso?
Então, aqui na minha porta 5 que é PoE-out eu tenho 2 VLAN's saindo direto para o Unifi.
Acredito que você possa ter até 5 vlans dentro de cada ether.

eu tenho um ER-X Ubiquiti com porta SFP, minha ONU é da Hwawei, será q rola de dispensar a ONu e deixar a fibra entrando direto no router?
Possivelmente sim, é necessário verificar como o seu provedor autentica a sua ONT! Se for via serial GPON apenas, geralmente é possível clonar esse serial...

No caso é bom dar uma olhada na documentação da ubiquiti e falar com eles ou no forum deles.

Estou com um probleminha curioso aqui em casa:

Tenho uma RB750Gr3, um UAP AC LR e um link de 200mb, no cabo tudo funciona perfeitamente, porém no wifi a velocidade mal chega a 150mb, acredito ter algum problema de configuração, mas ainda não descobri qual é, em transferências de arquivo a velocidade passa dos 200mb, mas nesse caso acredito que o limite seja os HDs/SSDs.

Sobre vlan, uso aqui em casa também, tenho uma para a rede de casa, uma para visitas e uma para dispositivos tipo echo dot, e tuya, tenho meia dúzia aqui desses negócios, mas prefiro que eles fiquem fora da rede de casa...

PS: achei legal essa 5009, vamos ver por quanto vai chegar no Paraguai...

Tenho uma RB750Gr3, um UAP AC LR e um link de 200mb, no cabo tudo funciona perfeitamente, porém no wifi a velocidade mal chega a 150mb, acredito ter algum problema de configuração, mas ainda não descobri qual é, em transferências de arquivo a velocidade passa dos 200mb, mas nesse caso acredito que o limite seja os HDs/SSDs.
Estava funcionando normal e de repente ficou lento ou sempre foi assim ?

Posta as configurações dos rádios do Unifi e diga qual é o dispositivo você está usando pra testar a rede sem fio.
Possivelmente sim, é necessário verificar como o seu provedor autentica a sua ONT! Se for via serial GPON apenas, geralmente é possível clonar esse serial...

No caso é bom dar uma olhada na documentação da ubiquiti e falar com eles ou no forum deles.
Não é tão simples quanto parece ser....

Primeiro é necessário identificar quais parâmetros são utilizados pra autorizar o equipamento, depois encontrar um transceiver GPON (compatível) que permita a edição e gravação das informações de provisionamento. Infelizmente a grande maioria deles tem o firmware bloqueado de fábrica, e isso inclui os modelos da ubiquiti e mikrotik.

Eu cogitei fazer isso ano passado, mas o custo dessa experiência pra mim acabou não valendo a pena, pois são muitas coisas que podem dar errado apenas pra se livrar de um equipamento que não me incomoda em absolutamente nada. Seria mais pelo aprendizado e desafio de eliminar a ont....

Mas pra quem quer se aventurar recomendo dar uma lida no tópico do fórum mikrotik que postei a algumas páginas atrás, lá da para ter uma boa ideia dos desafios e riscos...

Estou com um probleminha curioso aqui em casa:

Sobre vlan, uso aqui em casa também, tenho uma para a rede de casa, uma para visitas e uma para dispositivos tipo echo dot, e tuya, tenho meia dúzia aqui desses negócios, mas prefiro que eles fiquem fora da rede de casa...

PS: achei legal essa 5009, vamos ver por quanto vai chegar no Paraguai...
Então amigo, eu também tenho esse "problema"
Isso é uma configuração do Unifi, onde ele só entrega a banda total caso o dispositivo realmente precise.
Ativei isso no meu e esqueci como desativa e tenho esse mesmo problema.

Senhores, bom dia.

Estou com uma dúvida sobre um tema que estão discutindo: vlan.
Tenho um 750 do qual uma das portas leva o cabo até um Unifi (no futuro dois em mesh).
Quero dividir um ssid 2.4 para iot e um para câmeras.
Não apenas dividir o acesso, quero vincular cada ssid desses a uma vlan.
Vou deixar outro ssid 5gh para as demais coisas da casa.
A segmentação dos ssid já descobri como fazer no Unifi e até já criei.
Pensei inicialmente que deveria criar as vlans no unifi, mas pelo que pesquisei deve ser no Mikrotik, certo?
Vi que depois eu coloco um id nessa vlan e faço o link no Unifi para a mesma id, é isso né?
Aí já começam minhas dúvidas...eu devo criar uma vlan no ether que estiver encaminhando o cabo para o unifi? Ou não tem essa vinculação da vlan a uma porta específica?
Minhas ether estão em bridge, se eu tiver que vincular a vlan a uma porta específica, devo então tirar a ether dessa bridge ou não tem problema?
Na ponta do cabo tem um switch simples e de uma das portas dele que sai para o unifi, se eu vincular a porta no mikrotik, não vou acabar forçando tudo que estiver plugado nesse switch a usar essa vlan? Pois não queria isso.
Ou nada disso que relatei tem a ver e é tudo muito mais simples do que estou pensando?

Senhores, bom dia.

Estou com uma dúvida sobre um tema que estão discutindo: vlan.
Tenho um 750 do qual uma das portas leva o cabo até um Unifi (no futuro dois em mesh).
Quero dividir um ssid 2.4 para iot e um para câmeras.
Não apenas dividir o acesso, quero vincular cada ssid desses a uma vlan.
Vou deixar outro ssid 5gh para as demais coisas da casa.
A segmentação dos ssid já descobri como fazer no Unifi e até já criei.
Pensei inicialmente que deveria criar as vlans no unifi, mas pelo que pesquisei deve ser no Mikrotik, certo?
Vi que depois eu coloco um id nessa vlan e faço o link no Unifi para a mesma id, é isso né?
Aí já começam minhas dúvidas...eu devo criar uma vlan no ether que estiver encaminhando o cabo para o unifi? Ou não tem essa vinculação da vlan a uma porta específica?
Minhas ether estão em bridge, se eu tiver que vincular a vlan a uma porta específica, devo então tirar a ether dessa bridge ou não tem problema?
Na ponta do cabo tem um switch simples e de uma das portas dele que sai para o unifi, se eu vincular a porta no mikrotik, não vou acabar forçando tudo que estiver plugado nesse switch a usar essa vlan? Pois não queria isso.
Ou nada disso que relatei tem a ver e é tudo muito mais simples do que estou pensando?
Exatamente, você deve criar a VLAN dentro da interface que sai o link que você quer.
Na minha casa por exemplo, como a ETH5 é PoE-out eu alimento o Unifi por ela.
As 2 VLAN's que eu tenho, justamente saem por ela e seguem até o unifi.

Não é tão simples quanto parece ser....

Primeiro é necessário identificar quais parâmetros são utilizados pra autorizar o equipamento, depois encontrar um transceiver GPON (compatível) que permita a edição e gravação das informações de provisionamento. Infelizmente a grande maioria deles tem o firmware bloqueado de fábrica, e isso inclui os modelos da ubiquiti e mikrotik.

Eu cogitei fazer isso ano passado, mas o custo dessa experiência pra mim acabou não valendo a pena, pois são muitas coisas que podem dar errado apenas pra se livrar de um equipamento que não me incomoda em absolutamente nada. Seria mais pelo aprendizado e desafio de eliminar a ont....

Mas pra quem quer se aventurar recomendo dar uma lida no tópico do fórum mikrotik que postei a algumas páginas atrás, lá da para ter uma boa ideia dos desafios e riscos...
É quase a mesma coisa que eu falei xD

Falei que possivelmente que sim(não afirmei com certeza) e que ele deveria verificar como é autenticado a ONT no provedor dele e depois ir falar precisamente com a ubiquiti e também ir no forum deles a fim de verificar tal possibilidade e de como fazer.

Agora não é impossível, quanto a firmware bloqueado ai já não sei porque eu nunca tentei fazer isso! Eu apenas vi diversos relatos dos gringos fazendo isso com mikrotik no forum deles e eles conseguiam clonar as informações necessárias como o serial GPON e etc.

O winbox de vocês lista o MK de vocês com endereço ipv6 também ou apenas ipv4 ? Quando comprei ele era listado em v6, mas depois que fui mexendo e aprendendo acabei nem dando falta disso por estar focado no aprendizado, mas agora vi que não mostra mais o ip de link local da rb.

Creio que tenha algo a ver com o protocolo de descoberta de vizinhança, mas nem sei mais em que mexer ou alterar. Pegando o ipv6 de link local da interface eu consigo logar normalmente pelo winbox, ele só não está sendo descoberto....

Se alguém tiver uma luz, porque já mexi e testei muitas coisas e sem resultado....

O winbox de vocês lista o MK de vocês com endereço ipv6 também ou apenas ipv4 ? Quando comprei ele era listado em v6, mas depois que fui mexendo e aprendendo acabei nem dando falta disso por estar focado no aprendizado, mas agora vi que não mostra mais o ip de link local da rb.

Creio que tenha algo a ver com o protocolo de descoberta de vizinhança, mas nem sei mais em que mexer ou alterar. Pegando o ipv6 de link local da interface eu consigo logar normalmente pelo winbox, ele só não está sendo descoberto....

Se alguém tiver uma luz, porque já mexi e testei muitas coisas e sem resultado....
Aqui na aba neighbors aparece somente o MAC e ipv4

Aqui na aba neighbors aparece somente o MAC e ipv4
Sim, aqui também!

Quando comprei o MK aparecia ambos, assim como quando virtualizo o RouterOS no Vmware as CHR aparecem normalmente no winbox com ipv6. Já pedi um help até no grupo de mikrotik no telegram, mas a galera também não faz ideia de como acertar isso...

Tem gente pistola com o 7 dizendo q as vezes impede até da RB dar boot

Users who are viewing this thread

Voltar