Já faz alguns meses q tô usando o OpenWRT em AMD64, vou compartilhar com o pessoal as vantagens q tenho sentido.
Comparar com routers básicos como tplink é sem sentido. A vantagem desses routers é serem extremamente simples de instalar e configurar, é como comparar jogar no PC e em console.
Comparando com routers avançados q ainda são voltados a home e q possuem OS proprietário, a vantagem clara é a flexibilidade e liberdade. Nesse segmento eu só usei o Francisco RV340, e na época q usava ele ainda num tinha suporte completo a IPv6, num dava pra setar ULA prefix nele e era preciso usar apenas o GUA PD. O forum da Francisco era deserto, tinha poucas threads de pessoas pedindo ajuda sem reply nenhum. Inaceitável isso pra uma empresa tão grande.
Outra desvantagem desses OS é a dificuldade de acesso às configs. A Cisco e a Linksys (usei antes do RV340 há muitos anos, mal lembro dele) permitem fazer backup e restore das configs, mas o backup todo fica num arquivo só, q é binary ou xml, e precisa acessar o router via web pra restaurar um backup. Falo mais pra frente como é no OpenWRT.
Comparando com instalar OpenWRT em routers embedded, a desvantagem inicial deles é a dificuldade de fazer a instalação, pq apesar do chip suportar o OpenWRT, os fabricantes dos aparelhos fazem de tudo pra dificultar instalar outros OS neles. E claro, a falta de RAM e storage. Alguns routers a gente tem q desdobrar em tmpfs pra conseguir instalar uma image minúscula e depois instalar os packages restantes.
Mas a maior desvantagem é a dificuldade de fazer backup e restore. O menos complicado nesse quesito é criar uma custom image q já tenha (pelo menos) os packages fundamentais e todas as configs, assim se precisar "restaurar backup" dá pra fazer factory reset de volta pra eles.
Uma vantagem tremenda do OpenWRT é q todas as configs dele, absolutamente todas, ficam em txt, e cada app/package tem seu próprio txt. É fácil criar custom image e colocar nela só os packages q precisa e junto as configs, assim ao colocar essa image o router já vai bootar com tudo funcionando redondo. Pra completar, eu criei um Subversion repo pras configs dele, assim mantenho tracking de toda mudança q faço em toda config. O Subversion client q colocam nele num compilam com suporte a HTTP, então o jeito é colocar a working copy no meu Server e usar rsync pra sincronizar entre eles. É uma tranquilidade sem tamanho ver o log de qd mudanças foram feitas, comments do pq fiz a mudança e diff do q exatamente foi mudado.
Comparando usar AMD64 com routers embedded, a vantagem óbvia deles é o consumo elétrico, e o pouco espaço. Mobo mini-ITX num vale a pena pq elas tem só 1 slot 3GIO, por isso preferi usar micro-ATX, oq requer um chassi do mesmo form factor. Eu comprei o menor q consegui encontrar, comparando com um PC ele é minúsculo, mas ainda assim é enorme comparado ao EdgeRouter q eu usava antes.
Mesmo com CPU 35W e PSU 80+, o consumo fica consideravelmente alto. Infelizmente qd eu colokei ele no wattímetro ele num ligava, num sei se era falta de potência. Mas mesmo assim, considerando PCs, server, monitores, TV, o aumento de consumo fica pequeno.
O preço do AMD64, surpreendentemente num é tão diferente. Ano passado eu tava olhando em foruns gente colocando 1Gbps+ em casa e dizendo q estavam tendo dificuldade com routers embedded de ultrapassar 800Mbps e cogitando montar PC. Se for verdade isso, daí olhando o preço dos routers mais potentes e/ou com mais ports com suporte a OpenWRT, a diferença de preço tb fica irrelevante.
Por fim, a maior vantagem disparado é o fácil acesso ao storage. Com um simples flash drive e qqr software de backup q suporte ext4, dá pra fazer backup do SSD inteiro e guardar direto no flash drive. Qd precisar restaurar backup, é só espetar e restaurar. Nada de factory reset, reinstalação e o diabo a 4. É bom d+ saber q o restore tá tão simples de fazer. E de quebra é possível colocar o backup numa VM e fazer testes antes de aplicar as mudanças no router, com direito a snapshot. Na época q eu tava instalando e configurando tudo eu usei muito isso
Por fim, temos RAM e storage à vontade. Hoje num compensa comprar menos q 16GB RAM e 250GB SSD. Dá pra instalar absolutamente tudo q o OpenWRT tiver disponível, sem precisar ficar nos espremendo. Fikei impressionado coa quantidade de softwares q ele possui no repository e q num usamos apenas por falta de resource. Só senti falta duma JRE e do Subversion client com suporte a HTTPS. Dá inclusive pra instalar os softwares pra criar conta e usar ele com sudo em vez de root.
Analisei por um tempo a possibilidade de migrar pro OPNsense e foi dele q iniciou a ideia de usar AMD64 em router, mas estudando mais a fundo descobri q o OpenWRT tem mais features e flexibilidade, e q o roteamento do Lixux atualmente é superior ao BSD, pq esse tem carecido de pessoal pra avançar o desenvolvimento. Só senti falta de suporte a NPTv6, mas isso é inútil se num tiver suporte a dynamic prefix changes, oq pfSense e OPNsense num possuem.
Acabou q a migração do EdgeRouter X pra AMD64 foi um salto tão grande qt a migração do RV340 pro OpenWRT. Valeu a pena 100% e num sinto vontade nenhuma de voltar a router embedded.