[TÓPICO DEDICADO] Mikrotik Rb750 - Experiencia no Ambiente Domestico

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos natanurso
  • Data de Início Data de Início
Eu já tive ambos os equipamentos e ambos suportam a mesma voltagem PoE in e PoE out.
Ali ví que tu disse: " tensão de saída DC da fonte da 4011 não for superior a 30v, pois esse é o limite da porta poe-in de seu irmão menor."
Então retifiquei que, ambas routerboards são a mesma voltagem de alimentação, tanto das portas PoE in/out.
Para caso isso seja a duvida de outro colega.
Tu fez uma confusão desnecessária, penso que eu tenha sido claro o suficiente na minha explicação! Mas caso tu ainda não tenha entendido, o que eu quis dizer é que a porta Poe-In da 750gr3 tem uma limitação de 30v e como a 4011 tem portas POE Passthrough, ou seja, a tensão de entrada é a mesma de saída, logo, se a tensão da fonte que alimenta a RB4011 for superior à 30v ele poderá queimar a RB750gr3.

Se você já fez testes no seu laboratório interno aplicando mais de 30v pra alimentar a 750gr3 e funcionou, parabéns! Mas isso contradiz o que está no site da fabricante do equipamento.

Details
Number of DC inputs2 (DC jack, PoE-IN)
DC jack input Voltage8-30 V
Max power consumption10 W
Max power consumption without attachments5 W
FAN countPassive
PoE inPassive PoE
PoE in input Voltage8-30 V

A 760IGS por exemplo não consegue fornecer energia o suficiente via PoE para o meu EAP245 V3. Tive que usar a fonte PoE que vem com o mesmo.
Já tive esse AP antes de comprar os Unifi, excelente equipamento diga-se de passagem! Com relação à alimentação do mesmo usando uma 760iGs, tu não conseguiu porque a fonte original da routerboard é 24v e o EAP245 funciona com 48v, por isso só funcionou usando o injetor do próprio AP.

Se você ainda está usando a 760iGS eu colocaria o injetor de 48v da TP-LINK pra alimentar a routerboard e na porta 5 (Poe-out) ligaria o access point. Vai funcionar 100% de quebra tu libera uma tomada no filtro de linha.

Se você ainda está usando a 760iGS eu colocaria o injetor de 48v da TP-LINK pra alimentar a routerboard e na porta 5 (Poe-out) ligaria o access point. Vai funcionar 100% de quebra tu libera uma tomada no filtro de linha.
Eita rapaz, não sabia disso não. Vou testar aqui.

Brigadão pela dica! :awesome:

Eita, sério isso? Mas não vai pipocar o MK por meter uma fonte de 48v ao invés de 24v não?
Sim, só confere se o injetor PoE do tp-link tem capacidade de alimentar os dois equipamentos, o mikrotik sozinho consome no máximo 6W, se minha memória não estiver tão ruim assim lembro que consegui alimentar de boa o AP e o Mikrotik com o mesmo injetor. Mas na dúvida veja a capacidade de entrega do injetor e veja se dará conta, até porque, a tp-link pode ter dado uma enxugada na fonte pra economizar algum dinheiro nesses últimos anos.....hehehe

-------------------------------------------------------------------------edit------------------------------------------------------------------------------------

Só complementando e respondendo a sua pergunta! Não tem problema usar o injetor de 48v porque a 760iGS trabalha com um range de tensão de entrada e saída de até 57 volts.

Última edição:
Sim, só confere se o injetor PoE do tp-link tem capacidade de alimentar os dois equipamentos, o mikrotik sozinho consome no máximo 6W, se minha memória não estiver tão ruim assim lembro que consegui alimentar de boa o AP e o Mikrotik com o mesmo injetor. Mas na dúvida veja a capacidade de entrega do injetor e veja se dará conta, até porque, a tp-link pode ter dado uma enxugada na fonte pra economizar algum dinheiro nesses últimos anos.....hehehe
Rapaz, e num é que deu certo? :melior4:

Tu é top! Agora além de economizar uma entrada no filtro de linha, ainda é menos 1 fio de energia aqui. :bwahaha:

Rapaz, e num é que deu certo? :melior4:

Tu é top! Agora além de economizar uma entrada no filtro de linha, ainda é menos 1 fio de energia aqui. :bwahaha:
Melhor coisa usar dessa forma. Eu usava na minha 760iGS, só retirei porque a 4011 usa uma fonte de 1.5a e a fonte PoE do AC LR é de apenas 0.6a.
Mas, pretendo comprar um injetor PoE de 50v e 1.2a para alimentar a RB e o próximo update de access point
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Tu fez uma confusão desnecessária, penso que eu tenha sido claro o suficiente na minha explicação! Mas caso tu ainda não tenha entendido, o que eu quis dizer é que a porta Poe-In da 750gr3 tem uma limitação de 30v e como a 4011 tem portas POE Passthrough, ou seja, a tensão de entrada é a mesma de saída, logo, se a tensão da fonte que alimenta a RB4011 for superior à 30v ele poderá queimar a RB750gr3.

Se você já fez testes no seu laboratório interno aplicando mais de 30v pra alimentar a 750gr3 e funcionou, parabéns! Mas isso contradiz o que está no site da fabricante do equipamento.

Details
Number of DC inputs2 (DC jack, PoE-IN)
DC jack input Voltage8-30 V
Max power consumption10 W
Max power consumption without attachments5 W
FAN countPassive
PoE inPassive PoE
PoE in input Voltage8-30 V

Já tive esse AP antes de comprar os Unifi, excelente equipamento diga-se de passagem! Com relação à alimentação do mesmo usando uma 760iGs, tu não conseguiu porque a fonte original da routerboard é 24v e o EAP245 funciona com 48v, por isso só funcionou usando o injetor do próprio AP.

Achei que a RB do colega fosse a 760iGS, não a 750gr3.
Ambas possuem especificações diferentes, como você pode ver o link que mandei, trata-se da primeira opção, não a 750.

Eu só fiquei com dúvida nessas 2 linhas
rb 750 max power consumption 10w
rb 4011 max power consumption 33w.

A fonte é 24v 1,5A, logo, entrega no máximo 36w.
Se a 4011 puxar da tomada 33w em algum momento, vai faltar energia pra alimentar a 750
:scare:

-------------------------
EDIT
Parece que esses valores já são considerando um POE OUT caso tenha, ou alimentação via USB/MicroSD. Nesse caso, acho que tá de boa então, pois a 4011 deve consumir no máximo 18 a 20w. Sobraria 13w pra alimentar a 750 que irá consumir menos de 10w.

Última edição:
Eu só fiquei com dúvida nessas 2 linhas
rb 750 max power consumption 10w
rb 4011 max power consumption 33w.

A fonte é 24v 1,5A, logo, entrega no máximo 36w.
Se a 4011 puxar da tomada 33w em algum momento, vai faltar energia pra alimentar a 750
:scare:

-------------------------
EDIT
Parece que esses valores já são considerando um POE OUT caso tenha, ou alimentação via USB/MicroSD. Nesse caso, acho que tá de boa então, pois a 4011 deve consumir no máximo 18 a 20w. Sobraria 13w pra alimentar a 750 que irá consumir menos de 10w.
Tu vai comprar a fonte ou tu já tem? Pois tipo, a fonte que veio com o meu AP é 48V, mas não informa nada além disso.

Mas mesmo assim ela alimentou o AP e o 760igs sem problema nenhum.

Tu vai comprar a fonte ou tu já tem? Pois tipo, a fonte que veio com o meu AP é 48V, mas não informa nada além disso.

Mas mesmo assim ela alimentou o AP e o 760igs sem problema nenhum.
A fonte é a da rb 4011, 24v 1.5A.

Inclusive até hoje ainda continuo melhorando meus scripts e frescurinhas... Consegui dar uma aprimorada legal no failover aqui com algumas coisas no firewall, rota, netwatch e queue tree.

A fonte é a da rb 4011, 24v 1.5A.

Inclusive até hoje ainda continuo melhorando meus scripts e frescurinhas... Consegui dar uma aprimorada legal no failover aqui com algumas coisas no firewall, rota, netwatch e queue tree.
Tu é topper, papagaio nordestino :melior3:

Acertar a configuração de um mikrotik é quase um projeto de vida. :bwahaha:

:safadao:
Pô, nem fala... Hoje posso dizer que tenho meu MK configurado 100% como eu quero.
OpenVPN, QoS baseado em priorização de serviços, controle de banda dos clientes, VLAN's para distribuição externa (para ninguém ficar mandando conteúdo pra minha TV), Unifi segmentado em redes para meu uso particular, para a casa de cima, visitantes e IoT, além de monitoramento via Zabbix/Grafana dos ativos que estão na minha rede.
Dá até um orgulho de ver tudo funcionando certinho hehe

Pô, nem fala... Hoje posso dizer que tenho meu MK configurado 100% como eu quero.
OpenVPN, QoS baseado em priorização de serviços, controle de banda dos clientes, VLAN's para distribuição externa (para ninguém ficar mandando conteúdo pra minha TV), Unifi segmentado em redes para meu uso particular, para a casa de cima, visitantes e IoT, além de monitoramento via Zabbix/Grafana dos ativos que estão na minha rede.
O trabalho está em configurar de acordo com a sua necessidade. Depois é só fazer um backup periódico das configurações e ir ajustando.
Difícil é mudar de plataforma, depois de um tempo ficamos meio "reféns" . Só de pensar em mudar já dá um cansaço.

O trabalho está em configurar de acordo com a sua necessidade. Depois é só fazer um backup periódico das configurações e ir ajustando.
Difícil é mudar de plataforma, depois de um tempo ficamos meio "reféns" . Só de pensar em mudar já dá um cansaço.
Nem me fale... Pensei em partir pra Unifi, porém realmente iria ser um saco para configurar tudo ao meu gosto.
Daí preferi manter o MK mesmo kkkk
Bendito seja o @neo666 que nos viciou no mikrotik kkkk

Bendito seja o @neo666 que nos viciou no mikrotik kkkk
Pior é que eu só semeei e não participo como gostaria mas é bem legal ver a galera se ajudando :safadao:
Particularmente não passo pela gerência do MK e do Unifi há semanas, as coisas simplesmente funcionam :yeah:

Antes eu tivesse ouvido o @neo666 e comprado o unifi :pepe:

Pior é que eu só semeei e não participo como gostaria mas é bem legal ver a galera se ajudando :safadao:
Particularmente não passo pela gerência do MK e do Unifi há semanas, as coisas simplesmente funcionam :yeah:
Só semeou né hehe
Realmente cara, é bem legal o funcionamento do mk, uma vez configurado você simplesmente esquece ele pra lá.
Antes eu tivesse ouvido o @neo666 e comprado o unifi :pepe:
Achei que tu tinha comprado a muito tempo.
Tô mega ansioso pra Ubiquiti lançar o Unifi 6 logo.
O U6 Lite já foi homologado e breve já vai estar vendendo, mas quero pegar o mais top que é o U6 LR que ainda está em fase de homologação na Anatel.

Só semeou né hehe
Realmente cara, é bem legal o funcionamento do mk, uma vez configurado você simplesmente esquece ele pra lá.

Achei que tu tinha comprado a muito tempo.
Tô mega ansioso pra Ubiquiti lançar o Unifi 6 logo.
O U6 Lite já foi homologado e breve já vai estar vendendo, mas quero pegar o mais top que é o U6 LR que ainda está em fase de homologação na Anatel.
Eu comprei um kit mesh da tplink Deco M5. Cara ele não é péssimo, mas também não é bom. Com o valor do kit (1500) eu poderia ter pego na época uns 3 AC lite que teria uma estabilidade muito melhor.
Esse aparelho nada mais é que um projeto chinês qualquer que a tplink comprou e botou o nome dela. O APP quase não tem função, eu sequer posso trocar os canais de wifi.

Por enquanto ele está "ok" aqui em casa, mas eu me arrependo de ter comprado ele sim. Um dia eu troco pra 2 a 3 U6 lite pra ficar top.

Eu comprei um kit mesh da tplink Deco M5. Cara ele não é péssimo, mas também não é bom. Com o valor do kit (1500) eu poderia ter pego na época uns 3 AC lite que teria uma estabilidade muito melhor.
Esse aparelho nada mais é que um projeto chinês qualquer que a tplink comprou e botou o nome dela. O APP quase não tem função, eu sequer posso trocar os canais de wifi.
Caramba cara, que situação ein?
A gerencia no Unifi Network (antes era controller) é bem bacana. Consigo mudar qualquer aspecto na minha rede.
Inclusive, na hora que eu for fazer a troca do AP, basta eu tirar um, conectar o outro, adotar e pronto. Todas as configurações que estão em vigor hoje, já serão provisionadas no novo equipamento hehe
Juro pra ti que achei que o Deco M5 seria uma melhor solução do que o Unifi.

To pesquisando sobre esse zabbix e grafana. Você usa isso instalado na 4011 ou num dispositivo tipo raspberry?
Você usa o the dude com a 4011?

To pesquisando sobre esse zabbix e grafana. Você usa isso instalado na 4011 ou num dispositivo tipo raspberry?
Você usa o the dude com a 4011?
Uso instalado no Pi.
Eu usava o Dude quando tinha a 760iGS, porque ele rodava dentro do cartão SD, na 4011 não instalei ele novamente porque iria moer a memória NAND da rb.

Não testei, mas tem um site interessante pra load balance

Esse "criador" tem vários scripts de gerar.

Já conhecia. Funciona bem...
Abandonei, pois com banda alta, não dá/compensa fazer LB numa 750GR3, pois desativando o fasttrack o bandwidth não passa de 300Mbps.
Tenho dois links de 400Mbps a disposição aqui, acabo usando "apenas" um...

Rapaz... Não conhecia esse site não.
Isso é precioso demais kkkkk
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Já conhecia. Funciona bem...
Abandonei, pois com banda alta, não dá/compensa fazer LB numa 750GR3, pois desativando o fasttrack o bandwidth não passa de 300Mbps.
Tenho dois links de 400Mbps a disposição aqui, acabo usando "apenas" um...
Realmente, quando eu tinha a 760iGS ela sofria com conexão acima disso.
Quando passei pra 600Mb, o máximo que ela passava era 335Mb topando CPU.

Tomara q no Ros7 a conexão pppoe deixe de ser single thread :pepe:

OFF Topic, mas aqui entendo que tenha o melhor publico para me ajudar.

Ipv6 Edge Router Pinga + não navega IPv6....Tenho um Edge Router + Unfi AC LR configurado, e também está configurado a meses sem incomodo. Porém recentemente meu provedor implementou IPV6, Após alguns ajustes o IPV6 funcionou por algumas semanas e sem nenhuma alteração do meu lado, percebi que parou de funcionar de forma completa.

ONU ISP em bridge;
O ISP já verificou varias vezes e não encontra falha do lado deles;
Meu vizinho tem o mesmo ISP, com ONU do próprio ISP, lá IPV6 funciona 100%;
MTU no meu edege router está com mesmo valor que está na ONU do meu vizinho 1492 (Já tentei setar outros valores);

Pois bem, recebo IPv6 Publico na interface do meus devices (Notebook, celulares, tv Box, etc), Pingo IPv6 públicos (Uol, Google, Etc). Mas ao fazer testes de compatibilidade IPv6 apresenta erro.

E o + grave já notei que alguns sites não abrem, penso que o Browser tenta abrir em IPv6 e não carrega, exemplos de sites que não abrem:
]https://community.ui.com/questions/...ter-Lite/ba844ff1-0859-4036-9fd1-7a8d7f504d29
]http://ipv6.br[
]https://apenasipv6.fccn.pt

Segue algumas evidências:

d67mdgrn55n0.png

vnprddkfwaaa.png

8yk5yolc56n8.png

7ayvut2mh7tl.png

cxzjvoqd6fso.png

Estranho que no medidor de velocidade do Netflix navega em IPV6:

aknkv5qpi9o0.png

Última edição:

Users who are viewing this thread