[TÓPICO DEDICADO] Mikrotik Rb750 - Experiencia no Ambiente Domestico

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos natanurso
  • Data de Início Data de Início
Nanopi r4s ele é muito bom, só que não gostei nele é tem só 1 porta Lan bem é só comprar um switch que já resolveria.
Bem não sei se tem modelos com várias portas Lan, eu não pesquisei muito sobre ele
Eu já tô planejando em troca a RB750
Tô em dúvida em pega um UniFi Dream Machine Pro ou Asus RT-AX88u
Sei que os 2 tem uma diferença muito grande.
No meu caso são 4 dispositivo que joga online ao mesmo tempo
O roteador Asus RT-AX88U acho que daria conta por já ser dedicado para games
UDM um algumas configurações que ajudaria muito no meu caso.
Bem roteador Asus RT-AX88U e UDM PRO sairia melhor que uma RB4011

Boa tarde rapaziada, alguém me ajuda, sou novo na área de mikrotik, estou tentando solicitar DHCP_V6 Cliente só que não encontra os ip prefix, a RB fica só ( searching )

estou usando Oi fibra, com nokia G-140W-H
E57BJF5.png

Nanopi r4s ele é muito bom, só que não gostei nele é tem só 1 porta Lan bem é só comprar um switch que já resolveria.
Bem não sei se tem modelos com várias portas Lan, eu não pesquisei muito sobre ele
Eu já tô planejando em troca a RB750
Tô em dúvida em pega um UniFi Dream Machine Pro ou Asus RT-AX88u
Sei que os 2 tem uma diferença muito grande.
No meu caso são 4 dispositivo que joga online ao mesmo tempo
O roteador Asus RT-AX88U acho que daria conta por já ser dedicado para games
UDM um algumas configurações que ajudaria muito no meu caso.
Bem roteador Asus RT-AX88U e UDM PRO sairia melhor que uma RB4011

Nanopi R4S é só comprar um switch normal e\ou gerenciável(caso vc queira fazer load balance, fail over e etc, com dois ou mais links).

UniFi Dream Machine Pro é meio que desperdício para uma rede doméstica, a não ser que vc queria ir full ubiquiti na sua rede doméstica, ou seja, roteador e AP's ubiquiti e tem grana de sobra para gastar, ai sim vale a pena!

Roteadores da Asus hoje em dia na minha opinião não valem a pena, pois são extremamente overpriced com os seus frufrus gamers(essa viadagem de WTfast integrado no roteador) e etc.

Outra coisa que no meu ponto de vista é que é melhor separar o roteador do wifi, ou seja, um aparelho dedicado apenas para ser roteador e outros para serem os AP's wifi! Já que o que fica ultrapassado mais rápido é o wifi e não o roteador em si, caso vc compre algo descente para ser o roteador! Assim quando vc ver que o wifi ficou ultrapassado, é só trocar os AP's.

Nanopi R4S é só comprar um switch normal e\ou gerenciável(caso vc queira fazer load balance, fail over e etc, com dois ou mais links).

UniFi Dream Machine Pro é meio que desperdício para uma rede doméstica, a não ser que vc queria ir full ubiquiti na sua rede doméstica, ou seja, roteador e AP's ubiquiti e tem grana de sobra para gastar, ai sim vale a pena!

Roteadores da Asus hoje em dia na minha opinião não valem a pena, pois são extremamente overpriced com os seus frufrus gamers(essa viadagem de WTfast integrado no roteador) e etc.

Outra coisa que no meu ponto de vista é que é melhor separar o roteador do wifi, ou seja, um aparelho dedicado apenas para ser roteador e outros para serem os AP's wifi! Já que o que fica ultrapassado mais rápido é o wifi e não o roteador em si, caso vc compre algo descente para ser o roteador! Assim quando vc ver que o wifi ficou ultrapassado, é só trocar os AP's.
Os roteadores Asus eu concordo mais para que não tente muito ou quer algo fácil, ele tá sendo os melhores aqui no Brasil, lá para fora tem opções melhor
Sobre o udm eu não me importo em gasta muito e pode ficar com ele com 5 anos ou mais sem precisar comprar outro
E também tem outra opção tipo pfsense que é mais barato que udm pro e entrega uma performance boa.
Bem isto vai de cada um também

Boa tarde rapaziada, alguém me ajuda, sou novo na área de mikrotik, estou tentando solicitar DHCP_V6 Cliente só que não encontra os ip prefix, a RB fica só ( searching )

E57BJF5.png
O Nokia não está em bridge, não é?

E57BJF5.png

Não posso mais te dizer "welcome to my world" porque não uso mais o RouterOS, mas enquanto usei tive esse problema com o ipv6, o dhcpv6-client só recebia o prefixo da operadora quando estava de bom humor (e não era sempre), eu testei diversas configurações mas nenhuma resolveu.

Se der uma googlada verá que há outras pessoas nesse mesmo barco pedindo por uma solução há bastante tempo, mas parece que a Mikrotik é bem acomodada no tocante a correção de bug's e outros problemas do sistema.

Quando desisti de bater cabeça com isso, apenas por desencargo de consciência instalei o Openwrt em um tp-link antigo pra testar, e adivinha ? Funcionou perfeitamente, assim como tem funcionado no UDM-Pro.

Está não, mas consigo colocar, tenho acesso adminGPON, só que não sei como funcionar o brigde da nokia
Sei mais ou menos sobre isto
Na oi fibra o brigde no modem da Nokia não funciona, para ativar o brigde só pelo o TR69 que só a oi tem acesso
Então por isto não funciona, mesmo tendo acesso a todas as configurações do modem o brigde não funciona

Sei mais ou menos sobre isto
Na oi fibra o brigde no modem da Nokia não funciona, para ativar o brigde só pelo o TR69 que só a oi tem acesso
Então por isto não funciona, mesmo tendo acesso a todas as configurações do modem o brigde não funciona
Fiz o teste, e realmente não funcionar, se eu ligar para eles sera que libera?

Não posso mais te dizer "welcome to my world" porque não uso mais o RouterOS, mas enquanto usei tive esse problema com o ipv6, o dhcpv6-client só recebia o prefixo da operadora quando estava de bom humor (e não era sempre), eu testei diversas configurações mas nenhuma resolveu.

Se der uma googlada verá que há outras pessoas nesse mesmo barco pedindo por uma solução há bastante tempo, mas parece que a Mikrotik é bem acomodada no tocante a correção de bug's e outros problemas do sistema.

Quando desisti de bater cabeça com isso, apenas por desencargo de consciência instalei o Openwrt em um tp-link antigo pra testar, e adivinha ? Funcionou perfeitamente, assim como tem funcionado no UDM-Pro.
Quando você saiu do rOS, pq não instalou o OpenWRT nele mesmo?
Qual era a sua RB?

Quando você saiu do rOS, pq não instalou o OpenWRT nele mesmo?
Qual era a sua RB?
Eu tenho a RB760iGS, e na época acabei não instalando porque estava esperando sair a versão stable que prometia suporte a ela, pois até a v19 somente a gr3 era oficialmente suportada.
Assim que eu terminar de configurar tudo e deixar a rede 100% irei instalar o openwrt nela pra ver como se comporta, infelizmente meu tempo está bem escasso. :bem:

• Curtir
Reações: sLk
Sim, caso o seu ping esteja aumentando devido ao seu roteador não conseguir priorizar pacotes e\ou lidar com o bufferbloat! Roteadores descentes conseguem tratar\priorizar os pacotes devidamente! E com isso, independente uso da sua internet na sua casa, o seu ping não irá subir mesmo que alguém esteja torando no torrent kkkkkk ou subindo arquivos grandes para cloud por exemplo.

Outra situação é que tais roteadores vc pode integrar diretamente serviços como vpn e outros que mudam a sua rota para certo destino e com isso o ping muda! Exemplo abaixo é de um servidor da amazon que fica em SP:

HLYHyLI.png

No lixo da Boi fibra, o ping é 133 ms para esse servidor.

Já via Nord VPN:

owyOsrN.png

O problema dos mikrotiks mais "residenciais" é que os mesmos tem um preço elevado por um hardware fraco! Você está pagando mais pelo software do que pelo hardware e para QoS\SQM e VPN em altas velocidades, demanda um CPU bom e atual.

Melhor pagar 400-600 conto em um Nanopi r4s com cpu RK3399 cortex-A72-A53 hexa core(Dual Core Cortex-A72 + Quad Core Cortex-A53) e 4GB DRR4 que suporta openwrt, docker e os caralhos do que pagar por volta de 1500 reais ou mais em uma RB4011 ou mais ainda em uma RB5009.

Não é mesmo @t1ago?
São dois pesos e duas medidas. Eu tbm sou muito mais um hardware como nanopi, mas, ele tem 2 portas WAN? (pronto, acabou kk)

Última edição:
Acho que a Net virtua está bloqueando as portas pra VPN L2tp, pois consigo usar outras portas normalmente nela e no provedor de fibra consigo conectar pela VPN.
Será que tem como mudar as portas da VPN?

Antes não, depois. :haha:
Para ter mais de uma wan no nano, é antes mesmo. Usa-se Vlans.

Exemplo:

Link da Oi + link Claro rodando no nano pi r4s com load balance + fail over + SQM em ambos e ainda de praxe um docker da vida rodando grafana com influxdb tudo no Nano :bwahaha:

2ZeZ62G.png

Também né com um CPU e ram dessas fica facil kkkkkk

OBS: Boi fibra tomando pau da claro HFC como de praxe, horário de pico então a coisa fica feia para Boi rsrsrs.

Última edição:
Para ter mais de uma wan no nano, é antes mesmo. Usa-se Vlans.

Exemplo:

Link da Oi + link Claro rodando no nano pi r4s com load balance + fail over + SQM em ambos e ainda de praxe um docker da vida rodando grafana com influxdb tudo no Nano :bwahaha:

2ZeZ62G.png

Também né com um CPU e ram dessas fica facil kkkkkk

OBS: Boi fibra tomando pau da claro HFC como de praxe, horário de pico então a coisa fica feia para Boi rsrsrs.
que graficos lindos :mr:

agora sobre o nanopi r4s, considerando o kit com fonte, cartao e case + um switch gerenciavel 8 portas tplink, temos um custo de quase R$ 1000,
quando tinha opção de RB 4011 tudo em um equipamento, com cupom, cashback, no Brasil, com nota fiscal, por R$ 1200,00, é uma concorrencia.

openwrt tem a "vantagem" de ter recursos disponiveis mais rapidamente e é personalizavel a nivel de linux, daí a escolha entre RB4011 e nanopi r4s é mais pessoal do que CxB ou técnico.

eu prefiro soluções modulares onde é possivel substituir a parte obsoleta a aproveitar o resto, por isso estou de olho na volta do PIs há algum tempo :haha3:

que graficos lindos :mr:

agora sobre o nanopi r4s, considerando o kit com fonte, cartao e case + um switch gerenciavel 8 portas tplink, temos um custo de quase R$ 1000,
quando tinha opção de RB 4011 tudo em um equipamento, com cupom, cashback, no Brasil, com nota fiscal, por R$ 1200,00, é uma concorrencia.

openwrt tem a "vantagem" de ter recursos disponiveis mais rapidamente e é personalizavel a nivel de linux, daí a escolha entre RB4011 e nanopi r4s é mais pessoal do que CxB ou técnico.

eu prefiro soluções modulares onde é possivel substituir a parte obsoleta a aproveitar o resto, por isso estou de olho na volta do PIs há algum tempo :haha3:
Se entrega tudo que precisa, é um hardware igual ou superior e mais barato, não há dúvidas sobre o que adquirir.

Users who are viewing this thread

Voltar