Foi o que fiz. Estava tendo frametime spike no Batman Arkham Asylum, Shadow of Mordor e Tomb Raider 2013 (jogos em que testei com mais de 60 fps). O do Tomb Raider não chegava a incomodar, eu apenas sentia os fps caindo, mas no Shadow of Mordor, que no Ultra (Com Ultra HD Textures Pack instalado) ficava, na parte em que estava, de 62 a 70 fps, chegava a incomodar um bocado. O Batman era um meio termo. Dava para sentir essas quedas quando abria uma porta, mas também quando estava andando para outra parte do cenário. Nas lutas não sentia tantas quedas, mas devo dizer que era frustrante... G-sync com quedas bruscas ocasionais e inexplicáveis nos fps... Muito frustrante. No Tomb Raider também não estava perfeito, pois eu não esperava sentir essas quedas... Mas no Shadow of Mordor, cada queda era uma Dor no Peito. Observação, a configuração do G-sync estava tal qual sugerido naquele artigo do BlurBusters.
Então decidi seguir a sugestão do final do artigo sobre os planos de energia. Não tive muito sucesso com o atalho para mudar pro Alto Desempenho (acho que peguei um tutorial do windows 7 ou então simplesmente deu errado mesmo). Além disso, eu não iria gostar de ficar mudando plano de energia toda vez que fosse joga e voltando toda vez que parasse de jogar. Pelo meu gosto pessoal, tudo isso seria automático, pois eu já acho que tenho que verificar coisas demais antes de jogar (Ver se o RAzer Synapse está ativado no Headset; Verificar se o MSI Afterburner abriu e se a ventoinha da GPU está no Auto; verificar se a ventoinha que fica embaixo do gabinete só vai ligar na hora certa, etc, etc...). Decidi usar o programa que o próprio artigo sugeria (Park Control). Passei de 3 a 4 horas, ao longo de dois dias, configurando o programa e as opções de energia para economizar enquanto não estou jogando e me livrar dos "spikes". Eu havia colocado uma configuração no programa para ele mudar para o "Economia de Energia" após 10 segundos de inatividade, com Core Parking de 25% dos núcleos no mínimo (2 threads ativas) e Frequência Mínima de 5%. Fui testar no Left 4 Dead 2 , ao passar 10 segundos parado sem mexer em nada, os fps caem de 118 para 30, ao mover o mouse eles voltam quase que instantaneamente para 118. Eu achei muito legal essa opção, mas decidi que não comprei um computador para isso... (Anotação Mental: ativar esta configuração no Perfil do meu irmão
)
Eu optei por Deixar esse lance do Plano de Energia Dinâmico Em relação ao plano do Programa (Que visa desempenho máximo), que é obrigatório para utilizar essa função (Não dá pra fazer entre Alto Desempenho e Equilibrado por exemplo, tem que ser entre o Plano de Energia do programa e Equilibrado, Alto Desempenho, Economia de Energia ou um outro plano que você tenha aí). Acabei configurando para alternar para o Equilibrado caso eu ficasse inativo por 10 segundos (Detalhe importante, atividades que usam muito processador, como Renderização de vídeo ou Compressão no Handbrake, etc... são consideradas pelo programa como "Atividade" que, portanto, não vai colocar no plano Equilibrado). Ativei Core Parking no Equilibrado e transformei o Plano do Programa em um Equilibrado sem Core Parking, editando as configurações de energia do Windows. Permitindo, por exemplo, uma frequência Mínima de 5% (É extremamente útil, supondo que eu esteva lendo uma página da Web... assim é possível que o Windows gerencie a frequência do processador de 5 a 100% mesmo quando estou ativo, Por "ativo" entendam "mexendo o mouse"). Caso eu pare de mexer o mouse (e o PC não esteja em atividade), dentro de 10 segundos o sistema começa a estacionar 75% dos núcleos/threads. O que é excelente quando se está vendo um vídeo no youtube ou assistindo à Netflix, cenários de pouco uso do processador. Com essa configuração, imagino que vou acabar economizando energia. Compensando o tempo em que passo jogando com o tempo em que o computador fica não tão ativo assim, acho que o consumo irá aumentar pouca coisa (o que vai pesar mais mesmo é a utilização da GPU que será mais intensa).
Dito isso, estava jogando Left 4 Dead 2 enquanto fazia essas configurações. Havia testado o programa anteriormente com o Batman e ele não tinha solucionado meu problema dos "spikes". Eu testei o negócio de cair para 30 fps, achei bem interessante, mas, como dito, mudei isso para ficar como Equilibrado em caso de inatividade. Testei ficar inativo e os FPS não caíram de 118, então ok. Pouco antes de dormir, fui testar rapidamente o Shadow of Mordor, onde o stuttering se deita, fiquei esperando a facada, o spike... mas ele não veio. Testei por uns 10 minutos, de cenários calmos a batalhas frenéticas com 40 npcs em tela no DLC "O Senhor Brilhante". No Ultra com FXAA flutuava de 72 a 53 FPS sem spikes, ou seja, a perfeição. Fiquei imensamente satisfeito, recebi o monitor quarta e desde então ainda não havia comprovado uma taxa de atualização variável sem spikes nem engasgos. Agradeço novamente os usuários que me indicaram aquele artigo. Parece que estou com "One monitor to rule them all"
Eu prefiro assim, é mais fácil pegar uma revisão mais atualizada. Além disso, estou acostumado a esperar 7 meses por uma encomenda da China, como foi o caso do meu Headset