[TÓPICO DEDICADO] Monitor AOC AGON AG322FCX - 31.5" Painel VA Curvo 1080p 144Hz Freesync

O meu chegou hoje, montei e achei animal. Vou testar em jogos agora, coloquei na mesma configuração do Japa - Contraste - 50 / Brilho - 50 / Gamma - 1 / Mode Gamer 1 acredito que esse com o overdriver strong deve ser o melhor. No caso esse monitor tem o Freesync automático, ai tem que ativar na sua placa. Como tenho uma Nvdia e ela não tem G-sync nem olhei. Bom abri o driver da placa onboard do meu note e coloquei 120MHZ, mas no da Nvdia não encontrei e no caso de mudar no windows também não, podem me ajudar?
Legal, vai postando suas impressões conforme for usando o monitor.

Sobre a configuração no Windows, é mais fácil fazer pelo painel da Nvidia.

nvidia-control-panel-native-resolution.png
 
@japa

Acabei de instalar o meu. Fiz tudo conforme a sua configuração. Mas em filmes estou percebendo rastros na imagem e as vezes parece que a imagem sequer é formada.

O que pode ser?

Já coloquei no windows 144hz e deixei o perfil em gamer.

Dá para notar o rastro até pelo mouse, como se fosse uma sombra...
 
Última edição:
@PHMN tente mudar o overdrive para normal e veja se o rastro permanece. Veja também se o monitor está funcionando a 144Hz no OSD dele.
 
Legal, vai postando suas impressões conforme for usando o monitor.

Sobre a configuração no Windows, é mais fácil fazer pelo painel da Nvidia.

nvidia-control-panel-native-resolution.png
Caramba Japa meu painel é completo assim não, eu tenho o Geforce Experience e o painel da Nvidia que configura no máximo a qualidade do 3D, seleção automática da placa e o Phynsx. Estou achando meu monitor muito vermelho, as cores vermelhas se destacam muito e fotos ficam avermelhadas, para jogos até o momento gostei muito. Ainda também as fontes estão um pouco tremidas no google chrome
 
Acabei de assistir GOT T7E7 nossa que preto fantástico, achei que por ser LG IPS o painel, iria ter um contraste ruim. A cena da morte do mindinho é muito escura e consegui ver com riqueza os detalhes mesmo estando no modo Gamer. Ainda estou acostumando com o vermelho mais intenso, bom tenho mais 6 dias de experiência. Uma coisa que achei ruim também é que ao responder um e-mail tem algumas letras do espaço assunto que são pretas e ficam um pouco vermelha. Agora estou até mais inclinado a pegar um LG SJ8000 acho que o preto do IPS vai me atender e pelo que percebi tenho aversao a cores mais fortes e as TV's da Samsung são vem fortes as cores. Japa atualizei meu Nvidia para o mais moderno e minha 960M não tem esse tanto de opção que o seu painel tem. Configurei os 144Mhz pelo painel de controle da intel graphics.
 
@PHMN tente mudar o overdrive para normal e veja se o rastro permanece. Veja também se o monitor está funcionando a 144Hz no OSD dele.

Então, ontem desliguei o Overdrive e o problema sumiu. Hoje de manha ao ler seu post deixei no normal, a qualidade continuou boa, sem rastros.

Vamos ao equipamento:

O monitor é extremamente bonito! Sobre o Led, esperava um pouco mais da qualidade na sua parte traseira, mesmo no escuro e com a parede escura praticamente não percebo a existência do Led. Já o da frente é um show...

A construção do monitor também merece aplausos. O meu falecido monitor samsung IPS parece um brinquedo perto do agon (esperado num monitor de 2.3k). Os pés são extremamente seguros e fixos. Faltou somente um ajuste de altura (bola fora da AOC). Somente modificaria o formato dos pés, eis que o monitor fica bastante longe da minha parede por causa do apoio traseiro do pé, que fica afastado do conjunto.

O botão para configurar o equipamento é bom. Não tive nenhum problema para configurar nada. O acesso rápido também é super útil, principalmente por causa da função que ilumina mais a tela (esqueci o nome agora).

Em relação a qualidade da tela, eu daria nota 8, pq:

1) As cores não são tão vibrantes, percebi isso jogando overwatch. No meu monitor antigo ele era bem mais colorido e vibrante. Por causa disso até aumentei uma opção na aba "games", que deixam as cores um pouco mais saturadas. Senti falta de um ajuste neste sentido, mas creio que pelo driver da placa de vídeo vou conseguir arrumar.

2)A nitidez poderia ser um pouco melhor, mas não é nada que incomode, talvez se a minha mesa fosse mais profunda ficaria melhor. Por falar nisso, não consigo ver os pixel, como um pessoal chegou a sustentar aqui.

De resto a tela é realmente muito boa, dá para ver que o contraste da tela vale o investimento.

Agora o tal dos 144hz. Nunca tive contato com esse tipo de monitor, nunca pesquisei sobre o assunto, mas sabia que existia essa "tecnologia". Sempre joguei fps online e já participei de campeonatos brasileiros (cod2). Mas nunca me importei com monitor...

Não sei se é porque já tenho um olhar mais treinado (na época do xfire eu tinha 3.000 mil horas no cod2, isso em 2009), além de outros FPS até o dia de hoje. Mas juro que não entendo quem diz que 144 hz faz diferença na jogabilidade...

Não faz diferença...

Faz diferença pra ******

O jogo fica muito fluido (igualmente o windows). Isso não somente melhora a sua percepção dos quadros a mais, mas também o próprio ato de "mirar" em um FPS.

Após jogar PUBG, CS GO e overwatch (com fps cravado em 144 ou bem próximo), fui jogar o Bf1 com fps 60 (tudo no ultra). O que era aquilo? Parecia que eu estava jogando com 30 de fps.

Estou bastante satisfeito com o monitor. Vou jogar mais para finalizar a minha opinião final sobre a tela....

Pode ser coincidência ou sorte. Mas ontem usando pela primeira vez o monitor, consegui vencer pela 1ª vez no PUBG... E na seguinte fiquei em 2º....







vQYYR6c1t4Phg8Ag9V1VmYXflvhQSGWQypJl5GLo66PSXKdpMluwZuq7KzTQA3GN8rzilYtk3uSRpUI=w640-h480-rw
 
Hahahaha bom relato, concordo em vários pontos.

Sobre os 144Hz é até engraçado o que escreveu, primeiro achei que não tinha notado diferença mas depois é bem o que comentou, jogar em 60Hz vira um sofrimento danado, pelo menos em jogos FPS. Em outros nem tanto mas de qualquer forma a fluidez extra faz muita diferença mesmo em jogos rodando a 60+ FPS.
 
Ele so tem opção de "timeout" para desligar? Não existe um botão de liga e desliga? Caso queira deixar baixando um jogo ou algo similar?
 
Estou pensando seriamente em comprar esse monitor. Eu atualmente uso um SyncMaster 2232bw plus... Muito velho kkk... Está a alguns meses dando sinais de morte e não tenho intenção de arrumar ele, acredito que ele já pagou a etapa dele aqui e provavelmente não valeria a pena. Compraria ele pensando no PC que irei montar até metade do ano que vem, até porque acho que meu Avell com i5-3230m e gtx670mx iria apanhar para empurrar esse monitor.

Levando em conta estas informações, tenho duas dúvidas principais sobre ele:
  • Qual seria o mínimo de GPU que eu deveria buscar para fazer melhor uso do monitor? Abro mão do Freesync até pq é inviável o CxB das AMD hoje... A não ser que o cenário mude muito até lá.
  • Qual a distância entre o pé de suporte traseiro até o inicio do display? Não consegui achar claramente esta informação... E isto seria vital levando em conta o tamanho dele e resolução, pois minha mesa não é muito grande e tenho receio que a tela ficaria muito próxima do meu rosto, tornando o uso desconfortável... Levando até a possibilidade de ter que adquirir outro suporte, o que aumentaria o custo total
Outro que chamou minha atenção recentemente: http://www.pichau.com.br/monitores/monitor-samsung-led-24-pol-full-hd-hdmi-preto-c24fg70fql
E teria o Dell S2716DG, com gsync 1440p, porem com painel TN... Valor bem acima dos outros dois e me forçaria ainda mais na questão da GPU
 
No caso da minha distorção de imagem e fontes pequenas, alterei a imagem padrão do windows para 125% e ficou muito bom. No tamanho recomendado de 100% os ícones distorciam e as letras pareciam borradas de leve. Ainda estou acostumando com os 125% mas estou gostando.
 
Estou pensando seriamente em comprar esse monitor. Eu atualmente uso um SyncMaster 2232bw plus... Muito velho kkk... Está a alguns meses dando sinais de morte e não tenho intenção de arrumar ele, acredito que ele já pagou a etapa dele aqui e provavelmente não valeria a pena. Compraria ele pensando no PC que irei montar até metade do ano que vem, até porque acho que meu Avell com i5-3230m e gtx670mx iria apanhar para empurrar esse monitor.

Levando em conta estas informações, tenho duas dúvidas principais sobre ele:
  • Qual seria o mínimo de GPU que eu deveria buscar para fazer melhor uso do monitor? Abro mão do Freesync até pq é inviável o CxB das AMD hoje... A não ser que o cenário mude muito até lá.
  • Qual a distância entre o pé de suporte traseiro até o inicio do display? Não consegui achar claramente esta informação... E isto seria vital levando em conta o tamanho dele e resolução, pois minha mesa não é muito grande e tenho receio que a tela ficaria muito próxima do meu rosto, tornando o uso desconfortável... Levando até a possibilidade de ter que adquirir outro suporte, o que aumentaria o custo total
Outro que chamou minha atenção recentemente: http://www.pichau.com.br/monitores/monitor-samsung-led-24-pol-full-hd-hdmi-preto-c24fg70fql
E teria o Dell S2716DG, com gsync 1440p, porem com painel TN... Valor bem acima dos outros dois e me forçaria ainda mais na questão da GPU

É complicado porque a tela é curva.

Medindo com uma régua cheguei a 20 cm entre a minha parede e mais ou menos o meio do monitor (parte mais reta).

Estou sentado a 60 cm do monitor e uso sem problemas. Só tive dor de cabeça no primeiro dia, mas nos dias seguintes fiquei 100% bem. Saindo de um 23p para 32p realmente você tem que se adaptar.

Sobre a placa de vídeo não posso opinar muito.
 
É complicado porque a tela é curva.

Medindo com uma régua cheguei a 20 cm entre a minha parede e mais ou menos o meio do monitor (parte mais reta).

Estou sentado a 60 cm do monitor e uso sem problemas. Só tive dor de cabeça no primeiro dia, mas nos dias seguintes fiquei 100% bem. Saindo de um 23p para 32p realmente você tem que se adaptar.

Sobre a placa de vídeo não posso opinar muito.

Seria a medida da parte central do display mesmo, no caso a mais reta como você disse, e a distância disso para o pezinho traseiro do suporte. Meu medo é faltar mesa, pois a minha tem pouca profundidade e este suporte do Agon parece ser bem grande e espaçoso. Para eu ficar a estes 60cm ou mais do monitor eu teria uns 25cm de mesa desse ponto central do display ate o apoio traseiro.
 
Existe algum monitor com as configurações parecidas, porém com Gsync?
 
Senhores, meu monitor chegou hoje. Porém peço uma ajuda pois nen avalia-lo consigo ainda corretamente devido à um probleminha.
Via HDMI está tudo ok, pouco que já usei me agradeu, a principio. E a 120hz inclusive.

Porém mesmo via Display Port aparece '' Input Not Support " ;

Meu DP na realidade é um Mini-Displayport do notebook. Ou mais além : Thunderbolt/Mini-DP ! Utilizo um bom cabo mini-dp/DP 1.2 da Cable Matters que já havia pesquisado e comprado um bom cabo para esta ocasião. ( meu notebook é um G750JS com uma 870M para nota. )

O estranho é que a VGA reconhece o monitor via mini-DP tudo certo, aparece som/video como pode ser visto abaixo, porém aparece esse erro de input. Alguém pode me dar uma luz?

https://i.imgur.com/oda5WyL.png

Vale lembrar que eu ja havia testado a porta antes, com um adaptador Thunderbolt/HDMI para ver se estava funcionando e estava tudo certo.
 
Como o amigo ai eu estou com overdriver desligado porque pra mim também ficou ruim. Uso perfil game2 maioria das vezes.
Uma coisa estranha no CS GO, tenho nvidia então não possuo freesync. Ai o no cs se forço fps para 144 eu vejo tearing. Se deixo liberado que são media 250fps fica suave.
Mesmo com fps assim no gráfico do jogo batendo 250 a 300, o monitor me gera 144hz? Porque desta forma eu mato muito mais rsrs.
 
Boa tarde, finalmente estou com meu monitor, mas minha mesa é pequena para ele (aproximadamente 50cm, o que acho um pouco estranho, pois a tela é imensa).

Em diversos sites, falam que ele é VESA 100x100, mas na propria OAC diz que não é.

Então tirei o suporte original, e medi. Bateu exatamente a distancia VESA 100x100.

Então comprei esse suporte (fig abaixo)




Verifiquei que o suporte original possui alguns pinos e dentes que ajudariam na fixação do monitor, além dos 4 parafusos padrão.(fig abaixo)

20170909_102603-jpg





O que não acontece, obviamente, com o suporte de parede. (fig abaixo)


20170909_102633-jpg




Minha duvida principal é a seguinte:

Instalar o suporte de parede, baseado apenas nos 4 parafusos seria arriscado? Ou esses pinos originais a mais seriam apenas um extra? Afinal, toda instalação de monitores, até mais pesados, se baseiam em apenas 4 parafusos.

A questão é que este suporte encaixa perfeitamente nos buracos dos parafusos, VESA 100x100. (fig abaixo)

20170909_102712-jpg





Apenas escolhi um suporte que seja apenas 100x100, pois como o encaixe possui uma profundidade, não daria certo um suporte que ultrapassasse o padrão 100x100. Somente VESA 100x100 consegue encaixar perfeitamente na cavidade traseira do monitor AGON 32".




Será que a instalação VESA padrão, usando somente os 4 parafusos , IGNORANDO estes dentes e encaixes a mais (existentes no suporte vertical original do monitor) suporta uma montagem de parede?

Alguem já instalou este monitor assim, embora a AOC negue que seja VESA COMPATIVEL???

@Eva-pc ???
 
Última edição:
Senhores, meu monitor chegou hoje. Porém peço uma ajuda pois nen avalia-lo consigo ainda corretamente devido à um probleminha.
Via HDMI está tudo ok, pouco que já usei me agradeu, a principio. E a 120hz inclusive.

Porém mesmo via Display Port aparece '' Input Not Support " ;

Meu DP na realidade é um Mini-Displayport do notebook. Ou mais além : Thunderbolt/Mini-DP ! Utilizo um bom cabo mini-dp/DP 1.2 da Cable Matters que já havia pesquisado e comprado um bom cabo para esta ocasião. ( meu notebook é um G750JS com uma 870M para nota. )

O estranho é que a VGA reconhece o monitor via mini-DP tudo certo, aparece som/video como pode ser visto abaixo, porém aparece esse erro de input. Alguém pode me dar uma luz?

https://i.imgur.com/oda5WyL.png

Vale lembrar que eu ja havia testado a porta antes, com um adaptador Thunderbolt/HDMI para ver se estava funcionando e estava tudo certo.

Bom, segundo algumas informações perdidas no site da intel, via HD Graphics 4600 só suporta 60hz. Porém, estou usando em 120hz sem problemas, mesmo na área de trabalho como já dito.
Uma coisa que notei é que quando coloco em 50i/50p/60i via DP funciona. Ao menos a porta não está morta. Por um lado penso que pode ser o cabo,mas a própria CableMatter que faz bons cabo diz que funciona para 144hz.

Alguém consegue dar mais algum pitaco?

@andersonarp Tenho a mesma dúvida que você de certa forma.
Segundo um colega páginas atrás, o monitor NÃO TEM SUPORTE ao padrão VESA. Porém as medidas deles são perfeitamente compatíveis com o padrão. Estava/estou com essa dúvida também por querer colocar o suporte do F80N neste monitor. Até onde sei, somente os 4 parafusos são suficiente. Mesmo os monitores da DELL tem o mesmo padrão na traseira, com uma certa profundidade e coloca-se este tipo de suporte somente com 4 parafusos muitas vezes e nunca vi dar problema.
 
Como o amigo ai eu estou com overdriver desligado porque pra mim também ficou ruim. Uso perfil game2 maioria das vezes.
Uma coisa estranha no CS GO, tenho nvidia então não possuo freesync. Ai o no cs se forço fps para 144 eu vejo tearing. Se deixo liberado que são media 250fps fica suave.
Mesmo com fps assim no gráfico do jogo batendo 250 a 300, o monitor me gera 144hz? Porque desta forma eu mato muito mais rsrs.
Pode deixar o vsync desligado que é o ideal para FPS pois vsync gera input lag e limitar em 144 FPS no jogo vai ter tearing do mesmo jeito que vsync desligado e não trazer nenhum benefício pois sua placa de video não tem suporte a Freesync.
 
Pessoal, minha config é bem modesta, i5+970, só jogo cs, dota e alguns games mais antigos, uso bastante Xone, ps4 e switch, estava pensando em pegar uma tv 40(w655d) para usar como monitor, mas vi esse monitor e me apaixonei.

Será que compensa para mim? Nunca joguei em nada com mais de 75hertz(crt)...

Valeu!
 
Pessoal, minha config é bem modesta, i5+970, só jogo cs, dota e alguns games mais antigos, uso bastante Xone, ps4 e switch, estava pensando em pegar uma tv 40(w655d) para usar como monitor, mas vi esse monitor e me apaixonei.

Será que compensa para mim? Nunca joguei em nada com mais de 75hertz(crt)...

Valeu!
Compensa sim, vai ser melhor que a TV de 40" em vários aspectos.
 
Somente deixando um comentário sobre meus problemas apresentados nos post acima, a Cable Matters vai me enviar outro cabo, pois este esta com problemas. Testei em um mac mini e mesmo comportamento apresentado. Comprei um mini displayport-displayport da Accell certificado pela Displayport e segunda deve chegar e testarei.

Outro assunto ainda confuso no tópico ao meu ver ainda é o suporte ao padrão VESA. Posso confirmar SIM que o monitor possui suporte e estou usando o F80N desde ontem sem nenhum problemas, funciona PERFEITAMENTE. Posso postar fotos mais tarde quando chegar em casa.
 
Para quem tiver curiosidade, segue abaixo como o monstrinho ficou com o F80N !





 
Somente deixando um comentário sobre meus problemas apresentados nos post acima, a Cable Matters vai me enviar outro cabo, pois este esta com problemas. Testei em um mac mini e mesmo comportamento apresentado. Comprei um mini displayport-displayport da Accell certificado pela Displayport e segunda deve chegar e testarei.

Outro assunto ainda confuso no tópico ao meu ver ainda é o suporte ao padrão VESA. Posso confirmar SIM que o monitor possui suporte e estou usando o F80N desde ontem sem nenhum problemas, funciona PERFEITAMENTE. Posso postar fotos mais tarde quando chegar em casa.
 
Para quem tiver curiosidade, segue abaixo como o monstrinho ficou com o F80N !







Ficou animal o monitor com esse suporte, parabéns!! Inclusive me gerou uma puta dúvida novamente, agora estou inclinado a pegar o Agon denovo.

Negócio que meu irmão frequentemente viaja a trabalho, e lá pro fim desse mês ele deve ir no Paraguai. Pesquisando aqui vi que o Samsung c24fg70fql está U$340,00, que na cotação das próprias lojas sairia em torno de R$1100,00. Ele estava 17xx,00 a vista na Pichau, mas hoje vi que acabou estoque. O que me deixou com pé atrás é o fato da Samsung aqui não prestar assistência para produto comprado no exterior. O CxB seria absurdo... Monitor é algo que ele teria condições de testar na hora, o problema é um eventual defeito posterior e eu ficar na mão.
 
Pow @cafofo show de bola!!!

Me diz uma coisa, os 4 parafusos que vc usou são os do suporte, ou vc ta usando os originais do proprio monitor??

Usei os 4 parafusos que vieram com o suporte ! No próprio manual ele diz para usar os ''parafusos que mais se parecem com os originais'' ( ele vem com 2 tipos diferentes ), escolhi o mais parecido porém poderia muito bem ter usado o original do monitor para nao ficar 100%(nao sei pq nao fiz isso ! hahaha )

Ficou animal o monitor com esse suporte, parabéns!! Inclusive me gerou uma puta dúvida novamente, agora estou inclinado a pegar o Agon denovo.
.
Mas tem além do preço uma diferença bruta entre os tamanhos né... eu nen compararia dois monitores assim. 24 vs 32 !
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo