[TÓPICO DEDICADO] Monitor AOC G2460PF - Freesync / 144hz

Eu estou com meu monitor de 60hz batendo 6 anos de vida e continua perfeito.
Mas a galera fala tanto que 144hz faz diferença que me deu aquela vontade de comprar um novo. Vi que esse monitor tá saindo por 1200 reais.

Acham que ele cai mais ? Vale o investimento ?

Esse monitor é bom pra jogar. Pra conteúdo multimídia é complicado...
Se você quer um monitor "bom pra tudo" eu não iria nele.
O degrade de cores, dependo da source do vídeo e da resolução, costumam ficar granulados e o branco tem um tom amarelado.
Dá pra amenizar (amenizar e não resolver) isso se estiver disposto a calibrar o monitor, mas vai ter que mexer em windows, driver de placa de vídeo e no próprio menu do monitor até achar algo que lhe agrade.
Apesar de ter uma painel TN o ângulo de visão não é problema, dá pra dar aquela relaxada na cadeira que as cores não distorcem.
 
Esse monitor é bom pra jogar. Pra conteúdo multimídia é complicado...
Se você quer um monitor "bom pra tudo" eu não iria nele.
O degrade de cores, dependo da source do vídeo e da resolução, costumam ficar granulados e o branco tem um tom amarelado.
Dá pra amenizar (amenizar e não resolver) isso se estiver disposto a calibrar o monitor, mas vai ter que mexer em windows, driver de placa de vídeo e no próprio menu do monitor até achar algo que lhe agrade.
Apesar de ter uma painel TN o ângulo de visão não é problema, dá pra dar aquela relaxada na cadeira que as cores não distorcem.

O objetivo é totalmente voltado à games mesmo. Para conteúdo multimídia eu uso a minha TV em conjunto com Plex para fazer streaming de tudo que eu baixo via PC.

Acho que a questão da calibração não irá me incomodar, uma vez que fiz algo parecido na minha TV LG.
Vou esperar algum cupom na submarino e levar esse monitor então.

Obrigado pelo comentário!
 
Como foi a experiência de vocês com esse monitor no pubg usando o gsync?? Eu tava achando que ia resolver os problemas das travadinhas(ex: quando dropa de 150 pra 100fps), mas continuou a mesma coisa
 
Como foi a experiência de vocês com esse monitor no pubg usando o gsync?? Eu tava achando que ia resolver os problemas das travadinhas(ex: quando dropa de 150 pra 100fps), mas continuou a mesma coisa
aqui foi ok, inclusive também possuo uma 1070 Ti, comigo não ocorrem travadinhas
 
Boa tarde pessoal.

Comprei esse monitor para usar no meu Helios 300!
Só que nele contém apenas saída HDMI. Alguém sabe como posso fazer para obter o melhor desempenho possível com o monitor?
HDMI 2.0? Alguma dica? Alguma adaptação?
 
Conforme minha assinatura tenho o seguinte pc gamer. Gostaria de saber se o mesmo roda, BF1, PB(esse eu sei), csgo, RaibowSix, Constante no 144hz? Ele está pra chegar essa semana.
 
Conforme minha assinatura tenho o seguinte pc gamer. Gostaria de saber se o mesmo roda, BF1, PB(esse eu sei), csgo, RaibowSix, Constante no 144hz? Ele está pra chegar essa semana.
Deve rodar
Talvez BF se vc configurar no mínimo, não sei como anda o desempenho do jogo com a GTX 1060, recomendo fazer o teste (abra o jogo e jogue sem limite de FPS e veja a média que o jogo faz)

Boa tarde pessoal.

Comprei esse monitor para usar no meu Helios 300!
Só que nele contém apenas saída HDMI. Alguém sabe como posso fazer para obter o melhor desempenho possível com o monitor?
HDMI 2.0? Alguma dica? Alguma adaptação?
Vc pode usar via HDMI, só não vai ter os 144 hz, alguns usuários conseguiram 120hz (nunca testei aqui). 144hz apenas via DP ou DVI-D
Talvez com um bom adaptador vc consiga
 
Após um tempinho de uso e tentando calibrar o monitor da melhor maneira possível eis a minha configuração.
O meu monitor é a versão de 75Hz e não a de 144Hz, mas como o painel é o mesmo então tanto faz.
Uso Windows 10 e minha placa de vídeo é Nvidia, fora isso vale lembrar que configuração de tela é gosto pessoal, então fique à vontade pra testar e da opiniões.

Driver do Monitor:
Capturar-4.png


Capturar-5.png

Configurações do Monitor:
Luminance
  • Contrast 43
  • Brightness 37
  • Gamma Gamma1
  • Overdrive Light
  • Shadow Control 40
Color Setup
  • Color Temp. User
  • Red 94
  • Green 78
  • Blue 98
Picture Boost
  • Bright Frame On
  • Frame Size 100
  • Brightness 37
  • Contrast 43

Configurações do Painel de controle da Nvidia:

Configuração do Freesync/G-Sync
Capturar-2.png


Com a demo do pendulo a range do gsync vai de 20-74hz aqui, abaixo do 20 a demo não permite e acima de 74 tenho tearing. Fora a demo testei alguns games com fps travado a 20, 21, 22... sem problemas até o momento, não que eu vá querer jogar assim, mas foi só pra ter ideia da range mínima que o monitor conseguiria, além de que se o Freesync desse monitor funcionasse pela HDMI dava pra usar nos consoles de boa, mas...

Capturar-6.png


Usei o CRU somente para alterar a range mínima do freesync pra 20 e mais nada.
Como disse acima tenho tearing com frames acima do 74 no gsync então uso o rivatuner pra travar o fps em 74 e nos game competitivos, gosto de jogar R6S, eu faço uma configuração personalizada no rivatuner para deixa-lo com fps livre e habilito o fastsync (para funcionar em conjunto com o g-sync) exclusivamente para esses jogos no painel de controle da nvidia.

O fastsync vai limitar o frame rate ao dobro da range do seu monitor, se o seu monitor for o de 144hz ele vai limitar a 288, mais ou menos, mantendo o game sem tearing mesmo fora da range do g-sync e aliviando a sensação de quedas bruscas quando o frame fica oscilando no limiar máximo que o g-sync suporta, tipo 140-150 fps isso num monitor de 144hz.

Editei o post, pois fiz algumas alterações nas configurações que ao meu ver melhoraram a qualidade da imagem.
 
Última edição:
Eu estou com meu monitor de 60hz batendo 6 anos de vida e continua perfeito.
Mas a galera fala tanto que 144hz faz diferença que me deu aquela vontade de comprar um novo. Vi que esse monitor tá saindo por 1200 reais.

Acham que ele cai mais ? Vale o investimento ?
vale sim. particularmente acho que é muito bom ir pra 144hz se vc tem um monitor 60hz, todo tipo de jogo fica flúido. vai ser como se os caras desfilassem em camera lenta em sua frente. Mas se vc é amante de uma imagem muito bonita, se já teve experiencia com algum monitor IPS de boa qualidade, principalmente em relação ao brilho, vai demorar um pouco de se acostumar.
 
vale sim. particularmente acho que é muito bom ir pra 144hz se vc tem um monitor 60hz, todo tipo de jogo fica flúido. vai ser como se os caras desfilassem em camera lenta em sua frente. Mas se vc é amante de uma imagem muito bonita, se já teve experiencia com algum monitor IPS de boa qualidade, principalmente em relação ao brilho, vai demorar um pouco de se acostumar.

Opa! Por acaso meu monitor chegou ontem e gostei bastante do resultado no BFV. Realmente é uma experiência que é difícil explicar em palavras... Só quem jogou uma vida inteira em 60hz e mudou pra 144hz vai entender a sensação.

Eu segui a recomendação de calibração do @Natan182 e achei até satisfatória. Mas eu adoraria se tivesse como dar uma melhorada no brilho.
Vi em algumas páginas anteriores que há perfils pré prontos que vc pode carregar no Monitor. Como isso funciona ?
 
Opa! Por acaso meu monitor chegou ontem e gostei bastante do resultado no BFV. Realmente é uma experiência que é difícil explicar em palavras... Só quem jogou uma vida inteira em 60hz e mudou pra 144hz vai entender a sensação.

Eu segui a recomendação de calibração do @Natan182 e achei até satisfatória. Mas eu adoraria se tivesse como dar uma melhorada no brilho.
Vi em algumas páginas anteriores que há perfils pré prontos que vc pode carregar no Monitor. Como isso funciona ?

Tomando como base a calibração que estou usando e postei logo acima, se você reduzir o shadow control pra 40 e aumenta o brilho no painel de controle da nvidia pra 50 vai ficar com um brilho maior sem prejudicar as cores.
 
Tomando como base a calibração que estou usando e postei logo acima, se você reduzir o shadow control pra 40 e aumenta o brilho no painel de controle da nvidia pra 50 vai ficar com um brilho maior sem prejudicar as cores.
É engraçado que em alguns casos que eu sigo aqui, a imagem fica escura e sem vida. Tive que ir adaptando alguns controles até achar algo aceitável, mas ainda não me sinto 100% convencido.
 
É engraçado que em alguns casos que eu sigo aqui, a imagem fica escura e sem vida. Tive que ir adaptando alguns controles até achar algo aceitável, mas ainda não me sinto 100% convencido.

É pra reduzir o color banding... apesar de eu achar o brilho desse monitor forte até demais.
 
vale sim. particularmente acho que é muito bom ir pra 144hz se vc tem um monitor 60hz, todo tipo de jogo fica flúido. vai ser como se os caras desfilassem em camera lenta em sua frente. Mas se vc é amante de uma imagem muito bonita, se já teve experiencia com algum monitor IPS de boa qualidade, principalmente em relação ao brilho, vai demorar um pouco de se acostumar.
qual perfil ICC está usando ? poderia postar por favor :D
 
Pessoal, se eu comprar mais 2 consigo ativar o nvidia surround a 144hz normalmente né?

Será que vai dar pra usar o gsync junto?
 
Eai galera, meu monitor chegou hj, eu só nao consegui ativar o carregamento rapido..
ainda testando mas no proprio windows ja dar pra ver diferença..
 
Boa noite, estou tendo problemas ao atingir os 144hz com o cabo DVI, quando eu coloco ele em 144hz em qualquer resolução sendo em 1920x1080 ou inferior ele fica com algumas linhas coloridas é injogavel.
Comprei um cabo DVI em algumas lojas não funcionou e ontem comprei um cabo DVI ChipSce que também não funcionou, alguem que tenha tido o mesmo problema ou alguem que saiba resolver se puder me ajudar ficarei muito grato!

https://cdn.discordapp.com/attachme...4587/a79d04c0-baa3-4158-bd3e-d06f67dcb24c.jpg

https://cdn.discordapp.com/attachme...8075/384ac540-8486-4919-8df7-a67ceb7f8404.jpg
 
Última edição:
Boa noite, estou tendo problemas ao atingir os 144hz com o cabo DVI, quando eu coloco ele em 144hz em qualquer resolução sendo em 1920x1080 ou inferior ele fica com algumas linhas coloridas é injogavel.
Comprei um cabo DVI em algumas lojas não funcionou e ontem comprei um cabo DVI ChipSce que também não funcionou, alguem que tenha tido o mesmo problema ou alguem que saiba resolver se puder me ajudar ficarei muito grato!

https://cdn.discordapp.com/attachme...4587/a79d04c0-baa3-4158-bd3e-d06f67dcb24c.jpg

https://cdn.discordapp.com/attachme...8075/384ac540-8486-4919-8df7-a67ceb7f8404.jpg
DVI que vc esta usando é DVI-D Dual Channel?
Usando cabo DP teve problemas?
 
Ele é Dual Link e o cabo DP que veio não deu Video e tinha comprado um outro cabo DP só que a qualidade do cabo era ruim e também não deu nem video.

OBS: Eu consigo até 120hz na resolução 1024x768
Se o cabo é de qualidade era para estar funcionando normalmente.
 
Adquiri esse monitor essa semana. De início estranhei um pouco as cores, além de super clara, ficava meio amarelado quando olhava levemente de lado, e como eu me mexo muito na cadeira por usar o PC por horas, achei bastante desconfortável. Mexendo nas cores, consegui reduzir drasticamente a luz do monitor e reduzir esse tom amarelado/avermelhado, deixando o monitor com cores bem bonitas. Segue a configuração para quem interessar:

Menu do monitor:

Luminance:
-Contrast: 42
-Brightness: 0
-Eco mode: Standard
-Gamma: 3
-Overdrive: off
-DCR: off
-Game mode: off
-Shadow control: off

Color Setup:
Color temp.: User
DCB mode: off
DCB demo: off
RED: 55
GREEN: 52
BLUE: 70 a 90, dependendo do seu gosto

Painel de controle NVIDIA:
Brilho: 32%
Contraste: 27%
Gamma: 0.87
Digital Vibrance: 52%

E para quem tem dúvidas, sair de um 60HZ para um 144HZ é outro mundo, sim! Fica tudo mais fluído. Se você tiver FPS para aguentar, até uns 90+ já fica deslizando bem, sem contar a resposta de comando mouse/teclado, que vai bem mais rápido.

> Para método de comparação, usei minha antiga TV monitor da Samsung T27A550. Acrescento também que usei tela de 27' por mais de 6 anos e agora estou com uma de 24' que para mim está sendo bem melhor. (esse foi um dos meus receios em sair de um 27' para um de 24')

Agora gostaria de um painel VA/IPS para comparar com esse TN, rs.
 
No manual deste monitor diz ser compatível com 3d vision, como faço para assistir filmes 3d nele?
 
Opa pessoal.

Tenho esse monitor há cerca de 2 anos. Ontem as portas USBs dele simplesmente pararam de funcionar. Troquei o cabo que vai dele ao PC, e nada.

Alguém teve esse problema? Fiz uma pesquisa e não encontrei nada similar.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo