• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[TÓPICO OFICIAL] Monitor Dell S2716DG / S2719DGF / S2721DGF - 27" WQHD 144Hz G-Sync

Tem também essa questão de outros recursos relacionados ao uso de vsync e gsync pelo drive de vídeo que fazem diferença ao ativar. Aqui no meu eu já havia deixado tudo conforme o próprio drive de vídeo informa.
 
o novo monitor que mandaram chegou hoje, até agora não achei nenhum deadpixel, mas algo me chamou a atenção. Segue abaixo a foto. Ao vivo é mais perceptível, mas dá pra ver uma mancha meio verde na parte inferior, geralmente em tons de branco. Algum do de vocês veio assim?
 
O meu também me entregaram hoje. Mas só volto pra casa dia 28. Vou fazer tudo que é teste.
 
o novo monitor que mandaram chegou hoje, até agora não achei nenhum deadpixel, mas algo me chamou a atenção. Segue abaixo a foto. Ao vivo é mais perceptível, mas dá pra ver uma mancha meio verde na parte inferior, geralmente em tons de branco. Algum do de vocês veio assim?


nesse review aos 10:34 ele menciona "vignetting effect" que acredito ser o caso do que tô relatando no meu monitor.
 
Tô encafifado com o Backlight Bleeding (ou seria IPS Glow?) do meu, vocês acham que é passível de acionar a garantia?

lDId8Li.jpg

cW9LjjJ.jpg

lVwwzwi.jpg
 
Tô encafifado com o Backlight Bleeding (ou seria IPS Glow?) do meu, vocês acham que é passível de acionar a garantia?

lDId8Li.jpg

cW9LjjJ.jpg

lVwwzwi.jpg

Isso é "IPS GLOW", até no meu tem, e piora bastante justamente quando você olha a tela fora de ângulo, justamente por que a tela é polarizada. Geralmente, ao calibrar a tela e reduzir o brilho para um valor adequado ao seu ambiente isso desaparece vendo a tela de frente na altura ideal (altura dos seus olhos próximo do centro da tela).
 
Tô encafifado com o Backlight Bleeding (ou seria IPS Glow?) do meu, vocês acham que é passível de acionar a garantia?

lDId8Li.jpg

cW9LjjJ.jpg

lVwwzwi.jpg

Infelizmente esse monitor tem bastante IPS Glow. Vazamento de backlight é bem diferente. Note que à medida que você muda a posição da câmera, o brilho se altera. Isso não acontece com vazamento de backlight.

Como já disseram, reduza o brilho, e não use o monitor em um local totalmente escuro. Se puder calibrar o monitor, também ajuda mais um pouquinho. Mesmo aquele arquivo ICC do rtings já ajuda. Nâo há muito o que possa ser feito além disso.
 
Ele tem bem mais IPS Glow mesmo, não sei se pelo tamanho da tela ou se é efeito da camada protetora, ou se é ambos, ou ainda se é pela construção etc.

Comparado ao meu antigo U2414H, ainda hoje olho para ele e quase não vejo o efeito. Se espaço não fosse um problema, até cogitaria um dual monitor haha, mas limitado a 60 Hz, no Windows a fluidez é muito notória.
 
Será que um PS5 funciona bem nesse monitor ?

Estava olhando o S2721DGF no site da Dell.

 
Isso é "IPS GLOW", até no meu tem, e piora bastante justamente quando você olha a tela fora de ângulo, justamente por que a tela é polarizada. Geralmente, ao calibrar a tela e reduzir o brilho para um valor adequado ao seu ambiente isso desaparece vendo a tela de frente na altura ideal (altura dos seus olhos próximo do centro da tela).
O centro da tela fica na altura dos olhos, sei que não é o ideal como os olhos ficarem na altura do 1º terço da tela. Uso o brilho no 30% e contraste em 75%, tenho receio de perder detalhes em partes escuras diminuindo mais o brilho ou aumentando o contraste.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Brilho no talo? Se sim, tenta ajustar pra uns 120 cd/m2
O brilho tá em 30% pelo painel de configuração do monitor. Qual seria a porcentagem para obter esses 120 cd/m²?
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Infelizmente esse monitor tem bastante IPS Glow. Vazamento de backlight é bem diferente. Note que à medida que você muda a posição da câmera, o brilho se altera. Isso não acontece com vazamento de backlight.

Como já disseram, reduza o brilho, e não use o monitor em um local totalmente escuro. Se puder calibrar o monitor, também ajuda mais um pouquinho. Mesmo aquele arquivo ICC do rtings já ajuda. Nâo há muito o que possa ser feito além disso.
Pois é, menos mal saber disso. O brilho eu deixo em 30% pela própria configuração do monitor e uso o excelente novideo_srgb (recomendação de um user dessa thread mesmo) que mudou minha experiência com o S2721DGF da água pro vinho, mas mesmo assim esse IPS Glow ainda me incomoda um pouquinho em cenas escuras.
 
Última edição:
O centro da tela fica na altura dos olhos, sei que não é o ideal como os olhos ficarem na altura do 1º terço da tela. Uso o brilho no 30% e contraste em 75%, tenho receio de perder detalhes em partes escuras diminuindo mais o brilho ou aumentando o contraste.

O brilho tá em 30% pelo painel de configuração do monitor. Qual seria a porcentagem para obter esses 120 cd/m²?

Na verdade o ideal é manter o centro da tela na altura dos seus olhos, fato é, que se você olhar uma tela IPS com os olhos no centro dela, o efeito de "IPS Glow" praticamente desaparece, suba ou desça o monitor (alterando o ângulo de visão um pouco mais para cima ou para baixo) e note que efeito "IPS Glow" aumenta e caso esteja mais à esquerda ou à direita, o efeito fica ainda pior. Aqui no meu, se eu ficar com os olhos próximo do topo da tela e inclinar pouca coisa para a direita por exemplo, o "IPS Glow" pega até metade da tela.

Ajustar a altura do monitor para que os seus olhos fiquem no 1º terço da tela já foi verdade no século passado quando nós usávamos telas CRT. Telas IPS são polarizadas (dentro da tela há difusores de luz), logo, esta informação já não é mais válida nos dias de hoje e infelizmente, se pesquisar por aí, verá que essa informação desatualizada ainda é replicada em diferentes sites.

Na questão de brilho e contraste, hoje há um grande erro propagado aos quatro cantos que é a "intensidade do preto", se fala muito na "intensidade do preto" porém ninguém fala do "meio tom", é com ele que as pessoas conseguem ver os detalhes de uma cena no escuro, o limiar entre o preto absoluto e alguns tons acima dele. Infelizmente por causa do "efeito manada" o pessoal sai repetindo, sem nenhum critério, o mais importante é ter o "preto perfeito", "intensidade do preto", etc; sem avaliar todas as outras cores e as derivações das mesmas. Há um outro problema além desse, as pessoas aprendem a usar errado, elas pensam que a imagem para ser "boa" é preciso que a tela "brilhe" bastante, do tipo, se não colocar o brilho/backlight no máximo, ela estará perdendo "detalhes" da imagem, o que não é verdade.

Se você pegar um celofane vermelho e colocar uma lanterna atrás, o vermelho desaparece passando a ficar branco, e por que fica branco? Isso se chama saturação, no meio digital e eletrônico isso é chamado de "clipping", você tem um limite até onde você vai poder ter uma intensidade de luz sem perder a cor, nas TV's e monitores ocorre o tal "color blind", em vez de você conseguir ver todos os degradês das cores, você vê uma faixa sólida da mesma cor.

Assim sendo, da mesma maneira que não se usa tela com brilho no máximo a pessoa não precisa jogar a rotação do motor do carro no máximo para "tirar melhor proveito" dele.

Aqui eu uso brilho 11 e contraste 55, porém, níveis de brilho e contraste são subjetivos, estes valores variam do tipo e marca do seu monitor, tipo de tela, luz ambiente, etc. Por isso que mesmo que eu publique as minhas configurações, elas não surtirão efeito na sua tela (nem na de ninguém pois cada monitor é único).

Existem diversas ferramentas gratuitas para fazer o ajuste de brilho e contraste, para ajustar o brilho tente este, e para o contraste este aqui. Em ambos, você deve ajustar o seu monitor para que você consiga distinguir todos os itens da tela, no ajuste de brilho o quadrado 1 deve aparecer bem fraquinho, quase imperceptível. No ajuste de contraste, todas as barras de cor devem aparecer em forma de degradê, cada barrinha deve ter um tom individual que se diferencia das outras.

Ao concluir ambos, alguns podem reclamar que "a imagem está apagada" ou a imagem está "escura", quando na verdade, a pessoa está vendo pela primeira vez o que é uma tela calibrada a 120 cd/m² (se ela estiver num ambiente com luz controlada, sem janela, sem luz do sol e sem luz batendo direto na tela), lembrando que isso é uma média, aqui em casa a minha tela está a 109~111 cd/m² justamente por eu ter controle da luz ambiente.

Apesar de num primeiro momento parecer estar uma tela escura por causa de falta de calibração, experimente assistir a um filme com a tela assim mesmo ou use-a assim por algumas horas e verá que os seus olhos irão se ajustar para essa nova calibragem, deixando de parecer estar "escuro".
 
Última edição:
Pessoal, passei por apuros com este monitor.

Recebi o monitor no dia 12/01. Estava tudo perfeito aparentemente, mas veio com a película polarizada um pouco descolada nas laterais. Não sabia que essa película é nativa da tela e que não deveria ser removida, achei que era uma película normal e que precisava ser retirada, pois já veio com os cantos folgados. De imediato não retirei por falta de tempo, mas na última quarta notei que a película estava formado bolhas na tela com um borrão branco no fundo e que o deslocamento da película estava ficando maior, como se com o passar dos dias tivesse descolado mais.

Bom, notando isso desliguei o monitor da energia e retirei esta película que estava atrapalhando minha visualização, tive bastante dificuldade em tira-la, quase quebrei minha unha tentando puxar. Achei muito estranho este tipo de película na tela. Depois de tirar quase 100% resolvi ligar a tela, ficou toda branca, me assustei demais quando vi isso. Entrei na internet e pesquisei sobre esta película e descobri que se trata de uma película polarizada e que não deve ser removida, pois ela que traz as cores na imagem do monitor.

Na hora já acionei a garantia, relatei todo o ocorrido. No primeiro contato direto com a Dell foi me falado que fiz mal uso do equipamento e que a garantia não iria cobrir, mas a culpa não foi minha, pois a película já veio descolada nos cantos quando recebi e o descolamento foi ficando maior com o passar dos dias. Qualquer pessoa que não sabe o que é uma película polarizada iria acabar removendo, pois se parece muito com uma película de proteção, têm até diversos relatos na internet e no reclame aqui de pessoas que retiraram esta película pois acharam que era de proteção.

Entrei em contato novamente e desta vez falei com outro atendente que foi super empática comigo, além de me tranquilizar pois estava muito nervoso e irritado com tudo isso. Ela me disse que como estava no prazo de 7 dias de recebimento poderia realizar a troca. Enviei as fotos do antes e depois e logo após recebi o e-mail com a confirmação da troca.

Graças a Deus deu tudo certo no final. Um aviso pra quem pegar o monitor com a película descolada nos cantos, não tente remover pois se trata da película polarizada mas se notarem que já veio descolada ou com bolhas como no meu caso entrem em contato com a DELL. Este monitor pelo que parece não vêm com película de proteção. Se notarem algum deslocamento acionem a Dell. Falem com vários atendentes se for preciso, pois parece que têm gente lá que têm má vontade e não te auxilia quando precisa.
XZ34Dk.jpg
avpfes.png
 
Última edição:
Graças a Deus deu tudo certo no final. Um aviso pra quem pegar o monitor com a película descolada nos cantos, não tente remover pois se trata da película polarizada mas se notarem que já veio descolada ou com bolhas como no meu caso entrem em contato com a DELL. Este monitor pelo que parece não vêm com película de proteção. Se notarem algum deslocamento acionem a Dell. Falem com vários atendentes se for preciso, pois parece que têm gente lá que têm má vontade e não te auxilia quando precisa.
Como havia comentado alguns posts atrás, toda a tela de LCD é polarizada, há difusor, prismas e outros componentes responsáveis pela imagem que você vê na tela.

A orientação sempre foi a mesma, qualquer deformidade, alteração ou irregularidade de QUALQUER produto em garantia, você aciona o suporte/garantia, jamais mexa!
Isso vale para tudo, desde o mais simples até mesmo a sua casa/apartamento que você acabou de pegar a chave, isso evita muitas dores de cabeça.

Já fica a dica, certifique-se que o ambiente onde o seu monitor está não seja muito quente, nem muito úmido (acima de 70%), calor e umidade podem alterar a composição de certos tipos de cola fazendo com que isso volte a acontecer com o seu monitor.
 
Amigo vc deu muuuuuuita sorte em conseguir a troca do seu monitor, fico feliz que tenha conseguido.
Mas te digo. se fosse pra ser uma película de proteção para ser retirada logo que o proprietário fosse começar a usar o monitor, certamente isso seria informado com alguma etiqueta na própria película ou no manual.
Eu mesmo se fosse alguém do suporte da Dell e atendesse vc também não abriria chamado de troca não rsssrs.
Vc deveria ter acionado o suporte logo que viu as bordas descolando.
Mas como disse, que bom que vc deu sorte e conseguiu a troca por outro monitor.
 
Meu notebook tem somente saída de vídeo HDMI, então para enviar vídeo a 165Hz tive que utilizar o adaptador usb-c -> DisplayPort que veio no notebook. Entretanto fiquei com poucas portas USB, já que utilizava antigamente um HUB nessa porta usb-c. Comprei o HUB usb-c pensando em duplicar as saídas usb-c mas não funcionou. As saídas desse HUB não reconhecem o monitor. Alguém que já teve uma necessidade semelhante conseguiu encontrar alguma solução ? Já procurei no aliexpress e não achei nada.

Sf6bbf10a541a4c439eb06fbb900ac8fcf.jpg
 
Pessoal, passei por apuros com este monitor.

Recebi o monitor no dia 12/01. Estava tudo perfeito aparentemente, mas veio com a película polarizada um pouco descolada nas laterais. Não sabia que essa película é nativa da tela e que não deveria ser removida, achei que era uma película normal e que precisava ser retirada, pois já veio com os cantos folgados. De imediato não retirei por falta de tempo, mas na última quarta notei que a película estava formado bolhas na tela com um borrão branco no fundo e que o deslocamento da película estava ficando maior, como se com o passar dos dias tivesse descolado mais.

Bom, notando isso desliguei o monitor da energia e retirei esta película que estava atrapalhando minha visualização, tive bastante dificuldade em tira-la, quase quebrei minha unha tentando puxar. Achei muito estranho este tipo de película na tela. Depois de tirar quase 100% resolvi ligar a tela, ficou toda branca, me assustei demais quando vi isso. Entrei na internet e pesquisei sobre esta película e descobri que se trata de uma película polarizada e que não deve ser removida, pois ela que traz as cores na imagem do monitor.

Na hora já acionei a garantia, relatei todo o ocorrido. No primeiro contato direto com a Dell foi me falado que fiz mal uso do equipamento e que a garantia não iria cobrir, mas a culpa não foi minha, pois a película já veio descolada nos cantos quando recebi e o descolamento foi ficando maior com o passar dos dias. Qualquer pessoa que não sabe o que é uma película polarizada iria acabar removendo, pois se parece muito com uma película de proteção, têm até diversos relatos na internet e no reclame aqui de pessoas que retiraram esta película pois acharam que era de proteção.

Entrei em contato novamente e desta vez falei com outro atendente que foi super empática comigo, além de me tranquilizar pois estava muito nervoso e irritado com tudo isso. Ela me disse que como estava no prazo de 7 dias de recebimento poderia realizar a troca. Enviei as fotos do antes e depois e logo após recebi o e-mail com a confirmação da troca.

Graças a Deus deu tudo certo no final. Um aviso pra quem pegar o monitor com a película descolada nos cantos, não tente remover pois se trata da película polarizada mas se notarem que já veio descolada ou com bolhas como no meu caso entrem em contato com a DELL. Este monitor pelo que parece não vêm com película de proteção. Se notarem algum deslocamento acionem a Dell. Falem com vários atendentes se for preciso, pois parece que têm gente lá que têm má vontade e não te auxilia quando precisa.

Que má vontade cara? Você que fez besteira, a dell tem todo respaldo em não te fornecer garantia nesse caso. O que aconteceu é que você simplesmente deu sorte de querem trocar o monitor que você terminou de estragar.
 
Eu vim aqui justamente para falar da experiência do PS5 neste monitor...

Será que um PS5 funciona bem nesse monitor ?

Estava olhando o S2721DGF no site da Dell.


É muito boa. Estava jogando numa Sony 55X905E, que é minha TV. 4K e tal, tecnicamente melhor que o monitor, mas como ela fica mais longe, na parede e mais alta, isso me cansa. Resolvi ligar o console hoje e... caramba, "outra visão". O monitor deu um "gás" na jogatina pois, tal como PC, aí boto o fone, fico mais perto e aumento a imersão.

Já até passei um cabo extra. Só preciso confirmar se o modo de 120 Hz tá legal com esse cabo. Se bem que, enquanto escrevo isso, lembrei que a Dell mandou um, né... deve ser melhor que esse genérico aqui. Amanhã troco.
 
Eu vim aqui justamente para falar da experiência do PS5 neste monitor...



É muito boa. Estava jogando numa Sony 55X905E, que é minha TV. 4K e tal, tecnicamente melhor que o monitor, mas como ela fica mais longe, na parede e mais alta, isso me cansa. Resolvi ligar o console hoje e... caramba, "outra visão". O monitor deu um "gás" na jogatina pois, tal como PC, aí boto o fone, fico mais perto e aumento a imersão.

Já até passei um cabo extra. Só preciso confirmar se o modo de 120 Hz tá legal com esse cabo. Se bem que, enquanto escrevo isso, lembrei que a Dell mandou um, né... deve ser melhor que esse genérico aqui. Amanhã troco.

Show que você testou...to pensando seriamente em pegar um para mim para jogar....tenho uma Q80T de 55....mas acho que no monitor vai ficar melhor para jogar mais tranquilo e no ar do quarto...kkkk
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo