[TÓPICO DEDICADO] Monitor LG 29WK600 / 29WK500 UltraWide IPS Freesync

outra coisa importante é o range do async: modelo aoc vai de 35 até 75, e o modelo lg funciona a partir dos 40. Apesar de aceitavel para painéis IPS, acho que um assassino cléber da vida ia constantemente cair pra baixo dos 40...dentre os freesync, esse modelo da aoc é um dos que tem melhor range de funcionamento da tecnologia a qual estou muito ansioso, por poder experenciar jogo sem stuttering quando minha máquina nao aguenta segurar vsync nos 60...
No meu caso, depois de usar Freesync não fico sem :)

Sobre Freesync e G-Sync Compatible aqui tem informação:
Freesync

1 - Suporte VRR completo no driver em todos os modelos certificados Freesync.
2 - Suporte DP/HDMI.
3 - Se o monitor for certificado Freesync tem garantia de funcionar em todos os cenários. Quer dizer, existe ajuste por painel/controladora/jogo via driver em caso de problema. Exemplos de correção:

Fixed Issues: Radeon FreeSync may fail to enable when playing Monster Hunter™: World.
https://www.amd.com/en/support/kb/release-notes/rn-rad-win-18-9-1
Fixed Issues: Stutter may be observed when exceeding Radeon FreeSync range in certain high framerate scenarios.
https://www.amd.com/en/support/kb/release-notes/rn-rad-win-18-9-3
Fixed Issues: Some displays may experience a loss of video when launching a fullscreen application with Radeon FreeSync enabled.
https://www.amd.com/en/support/kb/release-notes/rn-rad-win-19-2-1

AMD fez parceria com os fabricantes e o driver tem suporte para n controladoras. Se tiver falha a AMD implementa correção via driver.

G-Sync Compatible

1 - Suporte VRR completo no driver somente de monitor certificado G-Sync compatible.
2 - Suporte DP.
3 - Se o monitor não for certificado G-Sync compatible não tem garantia de funcionar em todos os cenários. Exatamente o que a Nvidia disse: pode funcionar, funcionar parcial ou não funcionar, veja lá:

"For VRR monitors yet to be validated as G-SYNC Compatible, a new NVIDIA Control Panel option will enable owners to try and switch the tech on - it may work, it may work partly, or it may not work at all. To be sure, only purchase a monitor listed as G-SYNC Compatible"
https://www.nvidia.com/en-us/geforce/news/g-sync-ces-2019-announcements/

O normal é que monitor mais caro siga de forma rigorosa o padrão VESA e tenha controladora de fabricante reconhecido. Grosso modo, isso faz o driver funcionar em harmonia com o painel/controladora/jogo. No caso de alguma incompatibilidade aguarde um novo driver da Nvidia. Infelizmente, se não for certificado G-Sync compatible, pode (ou não) resolver o problema, só testando para saber.

Na minha humilde opinião, pode acontecer de um monitor funcionar e outro, do mesmo modelo, não funcionar. Se existir escassez o fabricante (em determinado lote) pode substituir componente (outro com a mesma especificação). Fato comum em qualquer fábrica para a produção continuar. Isso pode explicar relato diferente no mesmo monitor.
 
Galera,chegou meu k600 e queria saber como faço pra por ele em 1440p,pois no displayport não aparece essa opção.
Quero ele 1440p 75hz com freesync ativados.
 
Neste teste uma RX 480 8GB consegue empurrar o jogo em 1440p com FPS mínimo de 63. Então não terá problemas com 2560x1080.
Se alguma expansão for mais pesada é só mudar um ou outro ajuste. Lembrando que RX 580 é uma RX 480 com aumento de clock, usa o mesmo chip Polaris.






Na mensagem anterior tem um vídeo sobre a experiência do peperaio com ultrawide. Ele relata pontos positivos e negativos.
Como ele, eu dificilmente retorno para 16:9, prefiro ultrawide para meu uso específico (jogo de estratégia). Quer dizer, comprar depende do seu uso e preferência pessoal.
Pela minha experiência com RX 480 OC, a RX 580 consegue empurrar acima de 40fps os jogos (com Freesync ativo).
Um ou outro jogo (muito pesado) pode ser necessário reduzir ajuste na qualidade de imagem.


Muito obrigado pelas informações amigo, vou comprar o ultrawide sim!
 
Galera,chegou meu k600 e queria saber como faço pra por ele em 1440p,pois no displayport não aparece essa opção.
Quero ele 1440p 75hz com freesync ativados.

Você não tá falando sério, né? Esse monitor é 1080p
 
Você não tá falando sério, né? Esse monitor é 1080p
Você não deve ter me entendido,vi na net um cara que comprou o mesmo usando no hdmi e apareceu a resolução 1440p.
Mas deixa que eu me viro aqui.
 
Você não deve ter me entendido,vi na net um cara que comprou o mesmo usando no hdmi e apareceu a resolução 1440p.
Mas deixa que eu me viro aqui.

Amigo, não é questão de "se virar". O painel deste monitor tem resolução 2560 x 1080. Não existe configuração, cabo ou mágica que faça um painel mostrar mais pixels do que tem. Isso quer dizer que esse painel nunca vai mostrar mais do que 1080 pixels na vertical.
 
Você não deve ter me entendido,vi na net um cara que comprou o mesmo usando no hdmi e apareceu a resolução 1440p.
Mas deixa que eu me viro aqui.

Aconteceu algo similar comigo, porém não é exatamente dessa forma que você está pensando. No meu caso, eu estava tentando usar o DSR da nvidia, ao setar em 4x, o correto para um monitor 2560x1080 era aparecer a resolução 5120x2160, mas quando eu liguei via HDMI o painel da nvidia por algum motivo mostrava "TV Resolutions", e lá estavam 1440p e 2160p, porém são resoluções 16:9 em um monitor 21:9, mesmo que você possa selecionar a opção, a imagem fica horrível, e o DSR acabava utilizando a maior resolução (3840x2160) no cálculo ao invés de 2560x1080, fazendo aparecer uma resolução 16:9 maior que 4k, totalmente sem sentido.

O próprio Windows mostrava 2560x1080 como a resolução principal, e as outras duas estavam ali só de "intrusas" mesmo. O que acabei fazendo para resolver isso foi baixar o Custom Resolution Utility (CRU), ir em "Extension Blocks" e clicar "Edit", e apagar o data block "TV Resolutions". Ao reiniciar as resoluções 1440p e 2160p sumiram e finalmente o DSR funcionou como deveria, multiplicando a resolução 2560x1080. Ao utilizar o mesmo monitor via DisplayPort esse "bug" não ocorreu mais.

Não conte com utilizar este monitor em 1440p ou 2160p, pois não será possível de maneira satisfatória, e mesmo que fosse possível, você teria que acabar "cortando" a imagem para que a mesma ficasse em 16:9, sendo que de certa forma está pagando pelo formato 21:9.
 
Se interessar pra alguém, o 29WK600 tá por 971,00 em 10x no cartão na Amazon (1079,00 + Cashback de 10% na Meliuz)

Garanti o meu por que acho que na BF, mesmo que apareça por algo tipo 899,00, vai ser promoção pra pagamento à vista.

Estou comprando mais pra estudos e produtividade mesmo. Deve ser bacana poder abrir dois materiais ao mesmo tempo pra estudar.
 
A Amazon realmente tá um passo à frente de muita loja brasileira viu...entregaram meu monitor em pouco mais de 24 horas pra Marilia-SP (400km da capital).

Aparentemente, nenhum dead pixel ou qualquer defeito na tela.

Uma coisa que não gostei é a protuberância onde se encaixa o suporte do monitor. Planejava usar ele em um suporte rente à parede (até comprei um HDMI 90graus) mas com aquela peça de ferro saindo do monitor fica impossível, vou ter que comprar um suporte que fique a 3cm da parede.

Bem estranho quando se usa pela primeira vez esse campo de visão amplo, mas só de abrir uma planilha de excel e um documento qualquer de cada um dos lados você já percebe como isso faz a diferença para produtividade/estudos.
 
A Amazon realmente tá um passo à frente de muita loja brasileira viu...entregaram meu monitor em pouco mais de 24 horas pra Marilia-SP (400km da capital).

Aparentemente, nenhum dead pixel ou qualquer defeito na tela.

Uma coisa que não gostei é a protuberância onde se encaixa o suporte do monitor. Planejava usar ele em um suporte rente à parede (até comprei um HDMI 90graus) mas com aquela peça de ferro saindo do monitor fica impossível, vou ter que comprar um suporte que fique a 3cm da parede.

Bem estranho quando se usa pela primeira vez esse campo de visão amplo, mas só de abrir uma planilha de excel e um documento qualquer de cada um dos lados você já percebe como isso faz a diferença para produtividade/estudos.
Comprei o meu segunda e chegou ontem. Aparentemente nao tem dead pixels e problemas, tambem. Como vc configurou a imagem? Desativei a economia de energia, mas parece que é meio escuro. Devo ter acostumado com o outro monitor que o brilho/contraste estavam muito altos. Comparando os dois lado a lado, vi a merda que assistia. Em filmes com partes claras esta otimo. Depois posto minha configuracao aqui pra compararmos.

Quem estiver pensando em comprar o monitor, pode ir sem problemas. A imagem eh MUITO boa. Assisti star wars ontem e foi espetacular.
 
Comprei o meu segunda e chegou ontem. Aparentemente nao tem dead pixels e problemas, tambem. Como vc configurou a imagem? Desativei a economia de energia, mas parece que é meio escuro. Devo ter acostumado com o outro monitor que o brilho/contraste estavam muito altos. Comparando os dois lado a lado, vi a merda que assistia. Em filmes com partes claras esta otimo. Depois posto minha configuracao aqui pra compararmos.

Quem estiver pensando em comprar o monitor, pode ir sem problemas. A imagem eh MUITO boa. Assisti star wars ontem e foi espetacular.

Eu tenho uma sensibilidade alta pra brilho, baixei para 20 e ficou confortável pra minha visão. Sobre as configurações, ainda não tive tempo de testar nada, apenas dei uma passar por todos os menus. Alguns deles vou ter que pesquisar pra ver o que é. Preciso encontrar alguma calibragem pra copiar e ver como fica...

Sobre a imagem, eu fiquei muito surpreso positivamente. O painel realmente é muito bom e as cores são excelentes, se a pessoa tirar da caixa e usar sem configurar nada já vai ficar surpreso. As cores são vivas, bem equilibradas na configuração padrão e pelo que andei lendo com algumas pequenas mudanças fica melhor ainda.

1080p para uma vertical equivalente a uma tela 16:9 de 24" para ser o limite pra mim. Pela distancia que sento da tela não é notável serrilhado nem nada do tipo, mas para quem senta MUITO perto talvez possa incomodar. Apesar que com esse formato 21:9 fica complicado sentar perto demais por que você perde o campo de visão. Enfim, pra este monitor, 1080p parace ser um sweetspot interessante. Vertical equivalente a 27" por exemplo eu já partiria pra um 1440p.

Utilizando HDMI 2.0, mudei para 75hz e não consegui ativar o HDR. Pra mim não faz diferença, não usaria ativo de qualquer forma, visto que sou bem cético em relação a HDR num painel igual a este. E ja tenho uma TV 4K HDR10 com Local Dimming da Sony para assistir filmes com HDR.

Trabalhar com planilhas, pdf, resumos de livros e estudos em geral é fantástico nesse monitor. É praticamente como se eu tivesse dois monitores lado a lado e pudesse trabalhar em dois documentos ao mesmo tempo, sem precisar ficar alternando de janelas.

Sobre jogos, não posso opinar, visto que não jogo mais.
 
Estou namorando muito esses monitores de 29", pra mim qualquer um serve pq minha GPU é AMD, e saída de áudio n faz diferença pra mim... :~~
 
Última edição:
galera quem tem um wk500 indicam ele?
é bom?
estou vendo um segundo monitor pro meu pc.. ele esta na kabum por 900 em ate 12x sem juros..
 
galera quem tem um wk500 indicam ele?
é bom?
estou vendo um segundo monitor pro meu pc.. ele esta na kabum por 900 em ate 12x sem juros..

Vai no WK600, amigo. 70 reais a mais, 7 reais por mês.
 
Olha um maluco vendendo uma de 25" a 215 conto no ML mano, supostamente novo e garantia de 1 ano, tem lugar no fórum pra colocar denuncia de fraude? Nego ainda ta la comprando pqp tem q se fuder mesmo!
 
Pessoal, tive o desprazer de ver este monitor ligado na kalunga, eu ainda nao sei como podem dizer que esse monitor tem uma bela imagem e tal, ele pode ser ips, mas ai o fato de ser 29 polegadas e ter uma baixa resolucao acaba tornando ele um monitor ruim....
É nítida a pixelizacao da imagem, devido a resolução ser baixa e a tela ser grande, (pixel pitch 0.263mm) e ai a densidade de pixel acaba sendo baixa, <100... Para ser exato, tem 96 ppi, o de 34 polegadas acaba sendo muito pior...
Monitor bem ruim de imagem, ainda bem que nao comprei...

Por volta de 2:19 segundos do vídeo é possível notar essa pixelizacao da imagem...


 
Pessoal, tive o desprazer de ver este monitor ligado na kalunga, eu ainda nao sei como podem dizer que esse monitor tem uma bela imagem e tal, ele pode ser ips, mas ai o fato de ser 29 polegadas e ter uma baixa resolucao acaba tornando ele um monitor ruim....
É nítida a pixelizacao da imagem, devido a resolução ser baixa e a tela ser grande, (pixel pitch 0.263mm) e ai a densidade de pixel acaba sendo baixa, <100... Para ser exato, tem 96 ppi, o de 34 polegadas acaba sendo muito pior...
Monitor bem ruim de imagem, ainda bem que nao comprei...

Por volta de 2:19 segundos do vídeo é possível notar essa pixelizacao da imagem...




Você ta de brincadeira, bixo? O cara da um zoom do tamanho de 3 ícones numa tela 1080p e você não quer ver pixelation? Você ficou a 15cm do monitor quando foi na Kalunga também pra ver a tela?

Disse no meu post ali atrás: para verticais equivalentes a 24" (que é o caso do 29"UW), considero 1080p o limite. Acima disso já partirira pra um 1440p pelo fato do pixelation. Mas sejamos realistas, você senta àquela distância do zoom do vídeo da tela? Se sim, tenho péssimas notícias pra sua saúde ocular... Agora, numa distância normal, saudável e confortável para os olhos (leia-se 50cm) pra uma tela desse tamanho o "pixelation" é quase imperceptivel.

Vale lembrar que pra uma tela UW faz menos sentido ainda colar na tela sendo que você perde o campo horizontal de visão (que você pagou a mais pra ter).

"desprazer", "monitor ruim". "bem ruim de imagem"... Boa sorte pra encontrar uma tela 29" UW que seja no mínimo boa pros seus padrões por menos de 1000,00.
 
Última edição:
Foi bem o que pensei, um zoom daquele vem falar de pixelação? Por isso pergunto, me recomende então uma outra opção de UW nessa faixa de preço, preciso muito....
 
Você ta de brincadeira, bixo? O cara da um zoom do tamanho de 3 ícones numa tela 1080p e você não quer ver pixelation? Você ficou a 15cm do monitor quando foi na Kalunga também pra ver a tela?

Disse no meu post ali atrás: para verticais equivalentes a 24" (que é o caso do 29"UW), considero 1080p o limite. Acima disso já partirira pra um 1440p pelo fato do pixelation. Mas sejamos realistas, você senta àquela distância do zoom do vídeo da tela? Se sim, tenho péssimas notícias pra sua saúde ocular... Agora, numa distância normal, saudável e confortável para os olhos (leia-se 50cm) pra uma tela desse tamanho o "pixelation" é quase imperceptivel.

Vale lembrar que pra uma tela UW faz menos sentido ainda colar na tela sendo que você perde o campo horizontal de visão (que você pagou a mais pra ter).

"desprazer", "monitor ruim". "bem ruim de imagem"... Boa sorte pra encontrar uma tela 29" UW que seja no mínimo boa pros seus padrões por menos de 1000,00.

No meu setup atual, com o meu atual monitor da assinatura, eu fico sentado por volta de 60 e 70 cm de frente para o monitor, e sim, eu consigo perceber os pixels. Quando vi ele ligado na loja, eu mi posicionei da forma que seria meu uso em casa, nao precisei colar meus olhos na tela, e consegui ver os pixels...

Nao precisa de zoom para ver essa pixelizacao da imagem, se vc e eu conseguimos ver através de uma simples gravação de um vídeo no YouTube, imagina quando voce estiver de frente para o monitor, e olha que nós nem sabemos o que ele usou para filmar, mas com certeza nao foi uma câmera profissional e mesmo com a perda de qualidade do vídeo quando sobe para o YouTube ainda foi possível ver os pixels...

O limite de 1080p para mim, depois de ver pessoalmente esse monitor, tenho ainda mais certeza agora é 24 polegadas...


Então, justamente isso, depois de descartar esse monitor, praticamente fiquei sem opções.. vou ter que separar uma grana, para pegar um de 1440p que seja no máximo 27 polegadas... Como vai ser só para trabalho... Eu iria pegar um 4k, mas como vou usar somente no notebook, ele nao tem porta displayport e o HDMI nao vai empurrar 4k @60hz, estou numa cilada...
 
Última edição:
No meu setup atual, com o meu atual monitor da assinatura, eu fico sentado por volta de 60 e 70 cm de frente para o monitor, e sim, eu consigo perceber os pixels. Quando vi ele ligado na loja, eu mi posicionei da forma que seria meu uso em casa, nao precisei colar meus olhos na tela, e consegui ver os pixels...

Nao precisa de zoom para ver essa pixelizacao da imagem, se vc e eu conseguimos ver através de uma simples gravação de um vídeo no YouTube, imagina quando voce estiver de frente para o monitor, e olha que nós nem sabemos o que ele usou para filmar, mas com certeza nao foi uma câmera profissional e mesmo com a perda de qualidade do vídeo quando sobe para o YouTube ainda foi possível ver os pixels...

O limite de 1080p para mim, depois de ver pessoalmente esse monitor, tenho ainda mais certeza agora é 24 polegadas...


Então, justamente isso, depois de descartar esse monitor, praticamente fiquei sem opções.. vou ter que separar uma grana, para pegar um de 1440p que seja no máximo 27 polegadas... Como vai ser só para trabalho... Eu iria pegar um 4k, mas como vou usar somente no notebook, ele nao tem porta displayport e o HDMI nao vai empurrar 4k @60hz, estou numa cilada...

A vertical desse monitor, que é onde estao os 1080 pixels, é quase 1cm menor do que a vertical de um monitor 24" 16:9. Logo, ele tem mais pixels na vertical do um monitor convencional de 24" FullHD.

Fazendo a conta da densidade de pixels:
24" 16:9 FullHD: 1920x1080=2.063.600px dividindo pela área de 1588cm² = 1305pixels por cm²
29" 21:9
FullHD: 2560x1080=2.764.800px dividindo pela área de 1964cm² = 1407pixels por cm²

Logo, a densidade de pixels neste monitor 29" 21:9 é maior do que em um 24" 16:9 de mesma resolução FullHD

qM4sCVB.jpg
 
Última edição:
No meu setup atual, com o meu atual monitor da assinatura, eu fico sentado por volta de 60 e 70 cm de frente para o monitor, e sim, eu consigo perceber os pixels. Quando vi ele ligado na loja, eu mi posicionei da forma que seria meu uso em casa, nao precisei colar meus olhos na tela, e consegui ver os pixels...

Nao precisa de zoom para ver essa pixelizacao da imagem, se vc e eu conseguimos ver através de uma simples gravação de um vídeo no YouTube, imagina quando voce estiver de frente para o monitor, e olha que nós nem sabemos o que ele usou para filmar, mas com certeza nao foi uma câmera profissional e mesmo com a perda de qualidade do vídeo quando sobe para o YouTube ainda foi possível ver os pixels...

O limite de 1080p para mim, depois de ver pessoalmente esse monitor, tenho ainda mais certeza agora é 24 polegadas...


Então, justamente isso, depois de descartar esse monitor, praticamente fiquei sem opções.. vou ter que separar uma grana, para pegar um de 1440p que seja no máximo 27 polegadas... Como vai ser só para trabalho... Eu iria pegar um 4k, mas como vou usar somente no notebook, ele nao tem porta displayport e o HDMI nao vai empurrar 4k @60hz, estou numa cilada...

Mas pera ai, seu monitor custa mais de R$3300 ou eu que olhei errado? Pow serio que vc vai querer comparar com esse de 1000? Critique, sem problemas, mas pelo menos me mostre um similar UW.
 
Pessoal, tive o desprazer de ver este monitor ligado na kalunga, eu ainda nao sei como podem dizer que esse monitor tem uma bela imagem e tal, ele pode ser ips, mas ai o fato de ser 29 polegadas e ter uma baixa resolucao acaba tornando ele um monitor ruim....
É nítida a pixelizacao da imagem, devido a resolução ser baixa e a tela ser grande, (pixel pitch 0.263mm) e ai a densidade de pixel acaba sendo baixa, <100... Para ser exato, tem 96 ppi, o de 34 polegadas acaba sendo muito pior...
Monitor bem ruim de imagem, ainda bem que nao comprei...

Por volta de 2:19 segundos do vídeo é possível notar essa pixelizacao da imagem...




O monitor tem densidade de pixel compatível com o padrão do mercado, não é nenhum absurdo, nem para mais, nem para menos. Diria até que ele se encontra no lado dos mais densos dentre o range dos valores mais comuns.

Quem quer densidade maior que essa pode pegar o de 25" ou gastar o quádruplo num modelo 1440p.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo