No meu caso, depois de usar Freesync não fico semoutra coisa importante é o range do async: modelo aoc vai de 35 até 75, e o modelo lg funciona a partir dos 40. Apesar de aceitavel para painéis IPS, acho que um assassino cléber da vida ia constantemente cair pra baixo dos 40...dentre os freesync, esse modelo da aoc é um dos que tem melhor range de funcionamento da tecnologia a qual estou muito ansioso, por poder experenciar jogo sem stuttering quando minha máquina nao aguenta segurar vsync nos 60...
Sobre Freesync e G-Sync Compatible aqui tem informação:
Freesync
1 - Suporte VRR completo no driver em todos os modelos certificados Freesync.
2 - Suporte DP/HDMI.
3 - Se o monitor for certificado Freesync tem garantia de funcionar em todos os cenários. Quer dizer, existe ajuste por painel/controladora/jogo via driver em caso de problema. Exemplos de correção:
Fixed Issues: Radeon FreeSync may fail to enable when playing Monster Hunter™: World.
https://www.amd.com/en/support/kb/release-notes/rn-rad-win-18-9-1
Fixed Issues: Stutter may be observed when exceeding Radeon FreeSync range in certain high framerate scenarios.
https://www.amd.com/en/support/kb/release-notes/rn-rad-win-18-9-3
Fixed Issues: Some displays may experience a loss of video when launching a fullscreen application with Radeon FreeSync enabled.
https://www.amd.com/en/support/kb/release-notes/rn-rad-win-19-2-1
AMD fez parceria com os fabricantes e o driver tem suporte para n controladoras. Se tiver falha a AMD implementa correção via driver.
G-Sync Compatible
1 - Suporte VRR completo no driver somente de monitor certificado G-Sync compatible.
2 - Suporte DP.
3 - Se o monitor não for certificado G-Sync compatible não tem garantia de funcionar em todos os cenários. Exatamente o que a Nvidia disse: pode funcionar, funcionar parcial ou não funcionar, veja lá:
"For VRR monitors yet to be validated as G-SYNC Compatible, a new NVIDIA Control Panel option will enable owners to try and switch the tech on - it may work, it may work partly, or it may not work at all. To be sure, only purchase a monitor listed as G-SYNC Compatible"
https://www.nvidia.com/en-us/geforce/news/g-sync-ces-2019-announcements/
O normal é que monitor mais caro siga de forma rigorosa o padrão VESA e tenha controladora de fabricante reconhecido. Grosso modo, isso faz o driver funcionar em harmonia com o painel/controladora/jogo. No caso de alguma incompatibilidade aguarde um novo driver da Nvidia. Infelizmente, se não for certificado G-Sync compatible, pode (ou não) resolver o problema, só testando para saber.
Na minha humilde opinião, pode acontecer de um monitor funcionar e outro, do mesmo modelo, não funcionar. Se existir escassez o fabricante (em determinado lote) pode substituir componente (outro com a mesma especificação). Fato comum em qualquer fábrica para a produção continuar. Isso pode explicar relato diferente no mesmo monitor.
1 - Suporte VRR completo no driver em todos os modelos certificados Freesync.
2 - Suporte DP/HDMI.
3 - Se o monitor for certificado Freesync tem garantia de funcionar em todos os cenários. Quer dizer, existe ajuste por painel/controladora/jogo via driver em caso de problema. Exemplos de correção:
Fixed Issues: Radeon FreeSync may fail to enable when playing Monster Hunter™: World.
https://www.amd.com/en/support/kb/release-notes/rn-rad-win-18-9-1
Fixed Issues: Stutter may be observed when exceeding Radeon FreeSync range in certain high framerate scenarios.
https://www.amd.com/en/support/kb/release-notes/rn-rad-win-18-9-3
Fixed Issues: Some displays may experience a loss of video when launching a fullscreen application with Radeon FreeSync enabled.
https://www.amd.com/en/support/kb/release-notes/rn-rad-win-19-2-1
AMD fez parceria com os fabricantes e o driver tem suporte para n controladoras. Se tiver falha a AMD implementa correção via driver.
G-Sync Compatible
1 - Suporte VRR completo no driver somente de monitor certificado G-Sync compatible.
2 - Suporte DP.
3 - Se o monitor não for certificado G-Sync compatible não tem garantia de funcionar em todos os cenários. Exatamente o que a Nvidia disse: pode funcionar, funcionar parcial ou não funcionar, veja lá:
"For VRR monitors yet to be validated as G-SYNC Compatible, a new NVIDIA Control Panel option will enable owners to try and switch the tech on - it may work, it may work partly, or it may not work at all. To be sure, only purchase a monitor listed as G-SYNC Compatible"
https://www.nvidia.com/en-us/geforce/news/g-sync-ces-2019-announcements/
O normal é que monitor mais caro siga de forma rigorosa o padrão VESA e tenha controladora de fabricante reconhecido. Grosso modo, isso faz o driver funcionar em harmonia com o painel/controladora/jogo. No caso de alguma incompatibilidade aguarde um novo driver da Nvidia. Infelizmente, se não for certificado G-Sync compatible, pode (ou não) resolver o problema, só testando para saber.
Na minha humilde opinião, pode acontecer de um monitor funcionar e outro, do mesmo modelo, não funcionar. Se existir escassez o fabricante (em determinado lote) pode substituir componente (outro com a mesma especificação). Fato comum em qualquer fábrica para a produção continuar. Isso pode explicar relato diferente no mesmo monitor.