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[TÓPICO DEDICADO] Monitor LG 29WK600 / 29WK500 UltraWide IPS Freesync

Apesar deste post já estar indo para os 5 anos de idade, recebi o meu no dia 15/12/2022, comprei ele na black friday da Amazon Brasil, paguei R$900,00 nele. Para variar (para quem não sabe já fique sabendo, a maioria das "promoções" que qualquer loja faz onde o preço dos produtos ficam bem abaixo do valor comercial real, são produtos usados/recondicionados/devolvidos), ele veio usado, sem aquela película na tela, a tela já veio com marcas de dedos, configurado e com 14 horas de uso segundo as informações do próprio painel, porém, veio intacto, sem qualquer problema na tela (manchas, arranhões, dead pixels, etc) ou no próprio monitor em si.

Particularmente, eu não tinha nenhuma pretensão de comprar este monitor, mas, o que eu usava queimou e já que ele estava com um bom preço, eu acabei comprando. Trabalho com edição gráfica, CAD eletrônico e edição de áudio e vídeo, toda a parte "gamer" do monitor não me interessa, apesar que a proposta do monitor não ser essa e ainda assim, vir com algumas funções voltadas para tanto.

Depois de um reset de fábrica, notei que o monitor em sua configuração padrão puxa muito para o vermelho, indicando que a calibragem está completamente fora do padrão D65 (6500K) usado pela indústria do cinema, foto, etc; mesmo alterando a "temp. de cor" de cor para "cool/frio", num primeiro momento parece que a temperatura da tela fica entre 4000K e 3000K. Quem trabalha com edição de vídeo e imagens não pode ter uma tela em "Quente1/2" ou brilhando na sua cara pois ao fazer um "color grading" em qualquer material, se a sua tela já estiver saturada, você partirá de uma falsa referência pois a imagem já terá saturação visual ainda que o seus "color scopes" indiquem que não.

A calibragem para profissionais de edição precisa ser o mais neutro possível, o branco tem que ser branco (com referência ao D65), o preto tem que ser preto, o cinza tem que ser cinza e assim por diante. Na parte de cores elas também tem que ser o mais neutro possível e sem qualquer saturação, o 29WK600 pelo menos neste ponto é perfeito. Enfim, depois de passar algumas horas calibrando o monitor, acredito que cheguei num patamar aceitável para o trabalho que eu faço e principalmente, no ambiente em que estou.

Não sei se as pessoas sabem, mas as configurações de calibragem de um monitor NÃO FUNCIONAM COM OUTRO! A calibragem é individual para cada monitor, isso é devido as características dos componentes eletrônicos usado no aparelho assim como a produção da tela, estamos falando de uma variação que pode oscilar entre 1% e 10%. Compreendido esta questão, aqui são as configurações usadas no meu monitor (novamente, mesmo copiando os valores, não é possível obter o mesmo resultado):

  • Modo de imagem: Customizada (está escrito errado "Costumizada")
  • Tempo de resposta: Rápida
  • Freesync: On
  • Brilho: 13
  • Contraste: 56
  • Temp. da cor: Utilizador
  • Gamma de cor: Modo 4
  • Vermelho: 41
  • Verde: 39
  • Azul: 65
  • Estabilizador de preto: 65
  • HDR: Desligado
Aqui o resultado, dada as características do perfil de cores/gamma da câmera as imagem não representam fielmente o que se vê na tela, porém é um exemplo bem próximo do que você veria se estivesse aqui:
29-WK600-00.jpg

29-WK600-01.jpg

29-WK600-02.jpg

29-WK600-03.jpg


29-WK600-04.jpg

29-WK600-05.jpg

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29-WK600-09.jpg

29-WK600-10.jpg


No mais é isso, espero que tenham gostado deste pequeno review.

Boa!! Obrigado pelas informações!

Tentei usar suas configurações mas ficou muito apagado aqui. Será a diferença de componentes? Como fazer a calibragem corretamente?
 
Boa!! Obrigado pelas informações!

Tentei usar suas configurações mas ficou muito apagado aqui. Será a diferença de componentes?
Pois é, eu deixei claro que não ia funcionar.

Várias coisas interferem, os componentes eletrônicos do monitor, a tela, a luz (tipo, incandescente, fluorescente, led, etc ) que você usa no quarto/escritório/sala, a temperatura dessa luz, se a luz é direta ou indireta, se a tela pega luz do sol ou não (direta ou indiretamente), a intensidade de luz que você tem no quarto/escritório/sala, etc, etc.

Como fazer a calibragem corretamente?
Depende, qual a finalidade?

O padrão profissional (para quem lida com foto e vídeo) é fazer como nós fazíamos no século passado, usando uma tela com barras coloridas chamada de SMPTE Color Bars, todas as cores seguem um padrão determinado que é seguido por toda a indústria (a de cinema também inclusive), assim o branco (ou qualquer outra cor) que eu definir aqui será o mesmo branco que qualquer outro editor profissional verá na tela dele.

No caso do 29WK600 (ou qualquer monitor 2560x1080) muita coisa é preciso fazer pois não tem disponível, no caso, eu fiz um SMPTE RP 219:2002 para telas 2560x1080 (baixe e coloque em tela inteira para usar).

Color-Bars-HD-2560-1080.png


No caso da calibragem/ajuste de Brilho (saturação do preto) e Contraste (saturação do branco) as informações também estão na tela acima, ajuste o brilho até conseguir distinguir o LIMIAR das 3 barras pretas ao lado do quadrado branco, o ajuste correto é quando você começar a ver as 3 barras, vai reduzindo até ficar bem sutil, quase invisível. Agora ajuste o contraste, até que o quadrado branco pareça um papel branco sem brilho.

No caso do ajuste do contraste, se você é do tipo que usa uma tela que "brilha" os seus olhos terão que aprender a se adaptar com um brilho mais baixo para utilizar a calibragem correta de contraste. Um dos problemas do excesso de brilho é o cansaço na vista (fadiga visual), outra questão é a tal da luz azul, porém, os "médicos e especialistas" ninguém fala da intensidade da luz pois qualquer ambiente com luz (lâmpadas led, fluorescente, luz do sol, etc) emite todas as faixas de frequência dentro do espectro visível aos nossos olhos, dentre ela o azul, que tem um comprimento de onda na faixa de 450–495 nm.

Basta ver no link acima da "luz azul", repare que a luz da tela que essas pessoas estão olhando é tão forte quanto uma lanterna, então imagine uma pessoa ficar olhando para uma lanterna o dia inteiro. Erro comum já há 2 ou 3 gerações onde as pessoas colocam o brilho no máximo pois se não estiver no máximo não terão toda a "qualidade" ou melhor desempenho da tela. E no caso do 29WK600 o azul vem propositalmente mais baixo para fazer esse "filtro azul" de fábrica, por isso que a tela tem um tom exageradamente avermelhado.

Enfim, para não desviar muito do assunto, se você está acostumado a usar o brilho no máximo (ou acima de 50%), tente se acostumar a utilizar um brilho mais baixo, calibrando com a imagem acima e deixando o branco o mais neutro possível. Com o tempo os seus olhos vão se acostumar com o ajuste do brilho correto, claro que tem as pessoas que gostam de ter a tela brilhando, neste caso, elas não se importam com a calibragem correta da tela e sim com uma preferência particular dela.

Para compreender a intensidade correta do brilho da tela, entenda o seguinte princípio, se você pegar um papel celofane vermelho (ou de qualquer outra cor) e colocar uma lanterna com um brilho muito forte atrás, a cor vermelha do celofane satura e o vermelho deixa de ser vermelho passando a ficar branco. Tecnicamente isso é o tal "clipping", quando se passa do limite, extrapola a saturação da cor. Agora ao ir reduzindo a intensidade de luz, o branco vai ficando vermelho até ele atingir o pico do mais vermelho possível sem saturar. Nos nossos monitors, especialmente para quem produz conteúdo, este seria o ideal a ser atingido, uma cor intensa/viva, mas sem "brilhar", sem emitir qualquer luz exageradamente intensa.

Aqui com o monitor 29WK600 calibrado corretamente, eu o utilizo durante todo o dia e parte da noite também para escrever textos e realizar todo o meu trabalho sem qualquer cansaço visual ou lacrimejamento dos olhos.

Não sei se as pessoas que tem este monitor notaram mas aqui no meu, se eu colocar o brilho acima de 46 o led do backlight muda de cor, fica um vermelho alaranjado, a coisa é sutil, mas já indica que valores muito altos, interferem na qualidade da luz que vem de trás da tela, senão, a redução da durabilidade/tempo de vida destes leds. Quem já brincou com leds quando mais novo deve ser lembrar que eles tem uma tensão de trabalho, qualquer valor muito acima eles também mudam de cor e queimam logo sem seguida.

Me estendi um pouco demais, mas é assim que se calibra uma tela.

PS: A quem interessar, é possível usar este site para fazer a calibragem da tela também, aqui é possível fazer os ajustes do RGB, se a intensidade das cores estiver correta, você verá todos os diferentes níveis de cada cor, caso uma das cores esteja exageradamente saturada, em vez de um degrade, vocês verão um bloco sólido da respectiva cor.
 
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Pois é, eu deixei claro que não ia funcionar.

Várias coisas interferem, os componentes eletrônicos do monitor, a tela, a luz (tipo, incandescente, fluorescente, led, etc ) que você usa no quarto/escritório/sala, a temperatura dessa luz, se a luz é direta ou indireta, se a tela pega luz do sol ou não (direta ou indiretamente), a intensidade de luz que você tem no quarto/escritório/sala, etc, etc.


Depende, qual a finalidade?

O padrão profissional (para quem lida com foto e vídeo) é fazer como nós fazíamos no século passado, usando uma tela com barras coloridas chamada de SMPTE Color Bars, todas as cores seguem um padrão determinado que é seguido por toda a indústria (a de cinema também inclusive), assim o branco (ou qualquer outra cor) que eu definir aqui será o mesmo branco que qualquer outro editor profissional verá na tela dele.

No caso do 29WK600 (ou qualquer monitor 2560x1080) muita coisa é preciso fazer pois não tem disponível, no caso, eu fiz um SMPTE RP 219:2002 para telas 2560x1080 (baixe e coloque em tela inteira para usar).

Color-Bars-HD-2560-1080.png


No caso da calibragem/ajuste de Brilho (saturação do preto) e Contraste (saturação do branco) as informações também estão na tela acima, ajuste o brilho até conseguir distinguir o LIMIAR das 3 barras pretas ao lado do quadrado branco, o ajuste correto é quando você começar a ver as 3 barras, vai reduzindo até ficar bem sutil, quase invisível. Agora ajuste o contraste, até que o quadrado branco pareça um papel branco sem brilho.

No caso do ajuste do contraste, se você é do tipo que usa uma tela que "brilha" os seus olhos terão que aprender a se adaptar com um brilho mais baixo para utilizar a calibragem correta de contraste. Um dos problemas do excesso de brilho é o cansaço na vista (fadiga visual), outra questão é a tal da luz azul, porém, os "médicos e especialistas" ninguém fala da intensidade da luz pois qualquer ambiente com luz (lâmpadas led, fluorescente, luz do sol, etc) emite todas as faixas de frequência dentro do espectro visível aos nossos olhos, dentre ela o azul, que tem um comprimento de onda na faixa de 450–495 nm.

Basta ver no link acima da "luz azul", repare que a luz da tela que essas pessoas estão olhando é tão forte quanto uma lanterna, então imagine uma pessoa ficar olhando para uma lanterna o dia inteiro. Erro comum já há 2 ou 3 gerações onde as pessoas colocam o brilho no máximo pois se não estiver no máximo não terão toda a "qualidade" ou melhor desempenho da tela. E no caso do 29WK600 o azul vem propositalmente mais baixo para fazer esse "filtro azul" de fábrica, por isso que a tela tem um tom exageradamente avermelhado.

Enfim, para não desviar muito do assunto, se você está acostumado a usar o brilho no máximo (ou acima de 50%), tente se acostumar a utilizar um brilho mais baixo, calibrando com a imagem acima e deixando o branco o mais neutro possível. Com o tempo os seus olhos vão se acostumar com o ajuste do brilho correto, claro que tem as pessoas que gostam de ter a tela brilhando, neste caso, elas não se importam com a calibragem correta da tela e sim com uma preferência particular dela.

Para compreender a intensidade correta do brilho da tela, entenda o seguinte princípio, se você pegar um papel celofane vermelho (ou de qualquer outra cor) e colocar uma lanterna com um brilho muito forte atrás, a cor vermelha do celofane satura e o vermelho deixa de ser vermelho passando a ficar branco. Tecnicamente isso é o tal "clipping", quando se passa do limite, extrapola a saturação da cor. Agora ao ir reduzindo a intensidade de luz, o branco vai ficando vermelho até ele atingir o pico do mais vermelho possível sem saturar. Nos nossos monitors, especialmente para quem produz conteúdo, este seria o ideal a ser atingido, uma cor intensa/viva, mas sem "brilhar", sem emitir qualquer luz exageradamente intensa.

Aqui com o monitor 29WK600 calibrado corretamente, eu o utilizo durante todo o dia e parte da noite também para escrever textos e realizar todo o meu trabalho sem qualquer cansaço visual ou lacrimejamento dos olhos.

Não sei se as pessoas que tem este monitor notaram mas aqui no meu, se eu colocar o brilho acima de 46 o led do backlight muda de cor, fica um vermelho alaranjado, a coisa é sutil, mas já indica que valores muito altos, interferem na qualidade da luz que vem de trás da tela, senão, a redução da durabilidade/tempo de vida destes leds. Quem já brincou com leds quando mais novo deve ser lembrar que eles tem uma tensão de trabalho, qualquer valor muito acima eles também mudam de cor e queimam logo sem seguida.

Me estendi um pouco demais, mas é assim que se calibra uma tela.

PS: A quem interessar, é possível usar este site para fazer a calibragem da tela também, aqui é possível fazer os ajustes do RGB, se a intensidade das cores estiver correta, você verá todos os diferentes níveis de cada cor, caso uma das cores esteja exageradamente saturada, em vez de um degrade, vocês verão um bloco sólido da respectiva cor.
Cara muito obrigado pela resposta tão completa! vou seguir tudo. Esse fim de semana com calma vou calibrar para ficar o mais padrão possível e vou me acostumar com a tela com brilho adequado. Acho que estou mal acostumado mesmo....

Isso sem falar do astigmatismo que piora bastante com tela com muito brilho e letras brancas junto ao fundo preto. Essa suas dicas vão me salvar!! Eu trabalho o dia inteiro no PC em uma loja e chega a noite vou fazer meu curso de edição de vídeos. Meus olhos começam a arder por volta das meia noite e o cansaço nas vistas fica evidente.

Novamente obrigado pela resposta completa. Assim que fizer os ajustes passo o feedback e talvez duvidas :)
 
Cara muito obrigado pela resposta tão completa! vou seguir tudo. Esse fim de semana com calma vou calibrar para ficar o mais padrão possível e vou me acostumar com a tela com brilho adequado. Acho que estou mal acostumado mesmo....

Isso sem falar do astigmatismo que piora bastante com tela com muito brilho e letras brancas junto ao fundo preto. Essa suas dicas vão me salvar!! Eu trabalho o dia inteiro no PC em uma loja e chega a noite vou fazer meu curso de edição de vídeos. Meus olhos começam a arder por volta das meia noite e o cansaço nas vistas fica evidente.

Novamente obrigado pela resposta completa. Assim que fizer os ajustes passo o feedback e talvez duvidas :)
Infelizmente muitas pessoas desenvolvem problemas no longo prazo por ficar olhando para uma tela com brilho exageradamente intenso (TV, monitor, celular) e pessoas que já possuem algum problema de vista acabam sofrendo ainda mais, justamente em imagens/cenas com um contraste muito grande, se eu fizer isso eu fico com os olhos queimando e com dor de cabeça em poucas horas.

Fico feliz que a informação tenha ajudado, se eu estiver disponível, fico à disposição para sanar quaisquer dúvidas.
Abraços.
 
Fiz um ajuste no meu design de uma artwork animada para MAME para suportar o 29WK600 (resolução 2560x1080), e ficou assim (sim, sou eu jogando), veja em tela inteira:


Estes aqui foram alguns vídeos de alguns jogos arcade com múltiplas telas gravado em ultrawide, apenas o Tecmo BOWL e o X-Men quando colocado em tela inteira, preenche toda a tela do 29WK600, assistam aos vídeos em tela inteira e ajustem a qualidade para 4K para uma melhor experiência.

No DARIUS a movimentação é meio aos trancos mesmo, isso é por causa da emulação e não por causa do monitor ou da placa de vídeo. Tanto no DARIUS quanto no DARIUS II o paralax quase que dá um leve efeito 3D.





 
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Fiquei na dúvida entre esse e o Tuf

31.5' LED, Curvo, 144 Hz, 2K QHD, 1ms
Meu principal uso vai ser, trabalho( Muita coisa aberta ), faculdade analise e desenvolvimento de sistemas e em último caso games casuais.
Espero não me arrepender​

 
Se o foco for trabalho, especialmente para trabalho de criação de conteúdo, foto, ilustração gráfica, CAD, etc; 144 Hz, 2K QHD, 1ms não faz a menor diferença. Além disso, "monitor gamer" não tem qualquer compromisso com a qualidade de reprodução de cores, tanto que o 29WK600 é 99% sRGB e o TUF é 92%, o TUF é tela VA, não presta para edição de nada pois as cores já são artificialmente saturadas e brilhantes, então o trabalho e o tempo gasto que você terá para calibrar isso para deixar algo marginalmente utilizável, é preferível pegar um monitor com tela IPS logo de uma vez.

Na área de edição e trabalhos em geral (escritório, etc), 120 candelas (120 cd/m²) no geral, é a calibragem padrão para quem trabalha com uma tela próximo do rosto por longas horas, logo, telas com mais de 300 cd/m² se tornam irrelevantes para trabalho. Inclusive, 120 cd/m² é uma referência genérica pois se você tem o controle da iluminação no ambiente de trabalho é comum usar 90~100 cd/m².
 
Fiquei na dúvida entre esse e o Tuf

31.5' LED, Curvo, 144 Hz, 2K QHD, 1ms​

Meu principal uso vai ser, trabalho( Muita coisa aberta ), faculdade analise e desenvolvimento de sistemas e em último caso games casuais.​

Espero não me arrepender​

Se for muita coisa aberta, vá no TUF com certeza.
Vai por mim... A resolução maior vai ajudar bastante.
 
Eu vou pegar esse WK600 no lugar do UM69G. A diferença de 100R$ para menos do gamer não vale a pena. O HDMI é 1.4 e o USB-C eu não vou usar para nada. A LG vende como gamer mas ele já é bem pior do que os Ultragear que custam muito mais. Em potência também o gamer tem um consumo maior na especificação.

O WN600 tem DP 1.4 mas pagar 3800R$ ??? Absurdo. HDR nessa categoria não tem como ser de alta qualidade. Só mesmo na categoria OLED.
 
Eu vou pegar esse WK600 no lugar do UM69G. A diferença de 100R$ para menos do gamer não vale a pena. O HDMI é 1.4 e o USB-C eu não vou usar para nada. A LG vende como gamer mas ele já é bem pior do que os Ultragear que custam muito mais. Em potência também o gamer tem um consumo maior na especificação.

O WN600 tem DP 1.4 mas pagar 3800R$ ??? Absurdo. HDR nessa categoria não tem como ser de alta qualidade. Só mesmo na categoria OLED.
Eu tive o 29WK600 por 3 anos, sem querer derrubei ele e o painel foi pro xablau. Ótimo monitor!
Recentemente comprei o LG 27GL650, pois os dois estavam com o mesmo preço (R$1400) - paguei ~R$1000 no WK600 em 2019/20. A imagem é melhor e HDR melhor também. Não é ultrawide, mas fica a dica caso queira pesquisar outra coisa.
 
Untitled-1.jpg


Enquanto não consigo terminar de montar o desktop, porque não chegam as peças, liguei no notebook. Com uma tela branca não vi nenhum pixel preto. Mas as cores não batem com o notebook.
Nossa, ta bem diferente!
Abri aqui o app de fotos do windows e as cores de fundo no meu monitor se parecem bem mais com a tela da direita, então talvez a sua tela do note que esteja MUITO descalibrada
 
Não comparei com as caixas de som edifier x100b. Mas o som do monitor é muito melhor do que o interno do notebook.

Consegui mexer na inclinação do monitor. Ele é flexível sim, mas é duro pra caramba o encaixe.
 
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Untitled-1.jpg


Enquanto não consigo terminar de montar o desktop, porque não chegam as peças, liguei no notebook. Com uma tela branca não vi nenhum pixel preto. Mas as cores não batem com o notebook.
A configuração da tela do notebook é exclusiva dela. Se quer que a imagem do monitor bata com a do notebook, você precisa reduzir brilho e contraste assim como saturar mais as cores. Ao fazer isso, você está degradando a imagem do monitor para que fique parecido com uma tela que você nem sabe o tipo.
 
Agora que eu instalei windows 11, ativei HDR e troquei HDMI por DP. Toda vez que o windows entra a tela fica toda branca e preciso ligar e desligar o HDR pra voltar ao normal.
HDR precisa de uma maior alocação de banda de dados, se estiver usando adaptador ou um cabo incompatível, esquece. E como diz o próprio site da Microsoft, HDR você só vai usar com hardware/programas/conteúdo neste formato, para que o HDR funcione você precisa de metadados informando o alcance dinâmico do sinal, só ative com produtos compatíveis, em desktop para uso do dia a dia não há necessidade.
 
HDR precisa de uma maior alocação de banda de dados, se estiver usando adaptador ou um cabo incompatível, esquece. E como diz o próprio site da Microsoft, HDR você só vai usar com hardware/programas/conteúdo neste formato, para que o HDR funcione você precisa de metadados informando o alcance dinâmico do sinal, só ative com produtos compatíveis, em desktop para uso do dia a dia não há necessidade.
O cabo é DP 1.4.
 
Última edição:
Não sei se o problema é esse. Reinstalei o windows só que eu escolhi a versão N. Agora entendi porque o Rivatuner parou de funcionar. O windows N vem sem algumas coisas, incluindo esse runtime directX que o Rivaturner reclama não encontrar. Só se for isso que faz a tela ficar toda com brilho errado, gamma errado, contraste errado. Ativando e desativando o HDR volta ao normal.

[EDIT]

Reinstalar o Windows funcionou. Resolveu. O problema todo é o Windows N mesmo.
 
Última edição:
Amigos bom dia, queria ver se poderiam me ajudar, comprei um wk600 vai fazer 1 ano mês que vem, quando ele chegou consegui configurar normalmente, agora fui por um som nele, o botão (bolinha) que controle as funções do monitor, não está funcionando quando tento baixar o volume ou por pra esquerda na configuração, na verdade funciona quando quer, pra direita, cima e baixo vai normal, alguém já teve esse tipo de problema ? Estou pensando em levar na autorizada, a garantia vai até 05/04
 

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