• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[TÓPICO DEDICADO] Monitores ozone chegam ao brasil com 4 modelos fullhd e 1 qhd

mas perde o freesync/gsync se ativa tb os tais 10bits, né?

ps. comprei tb pra testar
Acho que perde só os 144hz, fica no máximo em 120.

Não sei como fica no freesync via HDMI, mas via display port no gsync é isso que o stayheavy disse: fica com gsync habilitado a 120Hz em 10bits.

Dá uma jogada sem ser no HDR primeiro pra sentir como é, e depois liga pra perceber a real diferença.

O HDR do shadow of tomb raider era uma porcaria, mas desse Ori parece muito bem implementado.
 
Não aguentei mais esperar por uma opção viável da Dell e acabei pegando um DSP27 open box na Kabum. O monitor está perfeito, sem nenhum defeito. Agora só preciso voltar na primeira página para ver dicas de configuração hahaha. Valeu @alfas pela dica deste modelo de monitor, porque sem essa indicação eu estava quase disposto a pagar 6.6k em um Alienware hahaha (agora está 7.3k)
 
Não aguentei mais esperar por uma opção viável da Dell e acabei pegando um DSP27 open box na Kabum. O monitor está perfeito, sem nenhum defeito. Agora só preciso voltar na primeira página para ver dicas de configuração hahaha. Valeu @alfas pela dica deste modelo de monitor, porque sem essa indicação eu estava quase disposto a pagar 6.6k em um Alienware hahaha (agora está 7.3k)

Tire uma fotos dele com uma foto preta ao fundo e no escuro e veja se tem vazamentos.
Se tiver, vc pode desafrouxar alguns parafusos.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Acho que perde só os 144hz, fica no máximo em 120.

Via HDMI dá pra ficar 10 bit ou 12 bits de cor e 144 Hz?
Minha vga só tem uma saída HDMI, a qual ligo na TV, então não dá pra fazer isso.
Teria que ter adaptador. Mas ligo via display port e fica 10 bits e 120 Hz, que já está bom pra mim.:)
 
Tire uma fotos dele com uma foto preta ao fundo e no escuro e veja se tem vazamentos.
Se tiver, vc pode desafrouxar alguns parafusos.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---



Via HDMI dá pra ficar 10 bit ou 12 bits de cor e 144 Hz?
Minha vga só tem uma saída HDMI, a qual ligo na TV, então não dá pra fazer isso.
Teria que ter adaptador. Mas ligo via display port e fica 10 bits e 120 Hz, que já está bom pra mim.:)
Não. Ou é 144hz e 8 bits ou 10 bits e 120hz.
 
Estou voltando nesse tópico pra dar a dica pra quem tem o Ozone 27: o jogo Ori and the Will of Whisps está em promoção na Steam. Comprei pra testar por que todo mundo fala que é bem bonito. Comecei a jogar e a primeira impressão vem logo de cara, realmente o jogo é muito bonito, impressiona já na config padrão.

Porém, mexendo nas configurações de gráficos vejo ali o item HDR (desabilitado no windows), e bateu aquela curiosidade.

Resolvi setar o brilho do monitor pra 80, ligar o hdr do windows e reiniciar o jogo. Agora dava pra habilitar o HDR do jogo.

PQP que imagem absurda de linda e que jogo maravilhosamente bem feito... Serio, quem tem esse monitor não sabe do potencial dele até ter jogado esse jogo com o HDR ligado (com brilho quase no talo e 10 bits setado). Quem tiver o jogo testem aí e falem depois. Ah se tivéssemos mais conteúdos bonitos como esse...

Vou instalar o jogo Ori. Realmente HDR é show! Vc já testou o HDR em vídeos do youtube em 1440p que tem HDR junto?
Coloca no modo de imagem RTS, o qual acho o melhor para ver jogos e vídeos. Se for muito forte, coloca o brilho e contraste
no driver de vídeo para 30 cada, no meu caso, Nvidia.

Outros jogos que teste HDR e ficaram show!
BF V, Cyberpunk 2077, Forza H. 4.
 
São esses parafusos aqui ao longo do comprimento da tela. Deixa a sala toda escura e se tiver um vazamento local que coincida com a posição de um parafuso, desaperte bem pouca coisa com uma chave philips, menos de meia volta ou 1/4 de volta já é o suficiente.

RSS9kcB.jpg


O software de calibração que uso com o calibrador é esse (gratuito): https://displaycal.net/

Amigão, poderia dividir com a gente a parte de calibração do monitor? Eu tô me batendo com o meu, porque nunca acho que tá bom. Pensei até mesmo em contratar o serviço de algum lugar para calibrar as cores do meu monitor, mas não encontrei em lugar nenhum na minha cidade (Salvador/BA).
 
Ainda bem que não sou nem um pouco exigente com "calibração", pois atualmente os únicos ajsutes que tenho, a partir das configurações de fábrica, é o freesync+hdr ativado e o tempo de resposta setado pra "baixo".

Antes eu deixava o hdr desligado e baixava manualmente o brilho, além de outros ajustes de qualquer jeito, mas agora que resolvi resetar as configurações e ativar o hdr também, tenho a impressão que ficou mais agradável mesmo.

Mas um ponto que me incomoda nesse monitor é a luz traseira, que mesmo conseguindo desligar momentaneamente, ela volta a acender quando o monitor desliga e liga novamente...
 
Última edição:
Amigão, poderia dividir com a gente a parte de calibração do monitor? Eu tô me batendo com o meu, porque nunca acho que tá bom. Pensei até mesmo em contratar o serviço de algum lugar para calibrar as cores do meu monitor, mas não encontrei em lugar nenhum na minha cidade (Salvador/BA).

Tem sim amigo, só tem uma coisa que é importante frisar antes de fazer isso: cada tela de cada monitor pode variar as cores um pouco de forma completamente diferente, alguns um pouco mais pro vermelho, outros pro azul, outros pro verde, e outros para uma combinação infinita deles. Então se caso o meu monitor estiver levemente inclinado pro verde e vermelho por exemplo, e o seu um pouco mais pro azul, a calibração que eu passar que deixou perfeito no meu vai piorar ainda mais o seu saca? É completamente normal essa variação mesmo dentro dos modelos mais caros do mercado. Mas dito isso, vamos lá:

Alguns ajustes manuais do monitor que influenciam abaixo.

Antes de começar:
- dentro do windows, deixar HDR desligado.
- Todas as opções de ajuste de cores e vídeo no painel da nvidia desligadas / deixar que o software decida - importante.
- Na aba de resolução do painel da Nvidia: profundidade de cor 32 bits, 10 bits por cor + 120Hz (a maioria pode deixar 8bpc + 144Hz se quiser. Mas se temos 10bits disponível, 24Hz é um preço baixo a se pagar - vai de cada usuário), RGB e intervalo completo.

Ajustes no menu:

- Brilho no 18. Esse valor aqui foi o que deu mais próximo aqui de 120 cm/m2 medido no colorímetro depois de balanceadas as cores. O recomendado seria deixar entre 80 a 120 cd/m2, valores mais baixos se usar o monitor no escuro e 120 cd/m2 se usa num ambiente iluminado.
- Contraste no 50 (não mexer no contraste).
- DCR Desligado. Isso muda completamente a calibração quando o monitor achar que deve. Semelhante ao que faziam as TVs plasmas, que era um parto para calibrar por conta dessa vontade própria do painel, que escureciam a tela quando imagem clara era mostrada. Agora com o contraste. O problema disso é que o cara que fez o conteúdo processou a imagem para ser vista daquele jeito, e o monitor zoou isso.

Estamos assumindo que o conteúdo que a gente consome é de qualidade já de entrada. Ou seja: qualquer processamento extra no sentido de cores / contraste / saturação / redução de ruído / nitidez vai sempre piorar a imagem.

- Gama 2.2
- Modo de imagem padrão (as opções desse modo são apenas valores pré-definidos das opções a seguir que vamos ajustar manualmente uma por uma).
- Temperatura de cor: do utilizador. Assim podemos escolher os valores de R, G e B separadamente. Idealmente queremos começar com uma imagem perfeitamente balanceada entre os três canais para que consigamos obter 6500K de temperatura de cor no final da calibração, o padrão da indústria. Assim o perfil do monitor a ser criado aproveita melhor a capacidade do monitor. Para isso é necessário um colorímetro externo e aí é que entra esse ajuste fino. Sem um calibrador externo, vai ser complicado ajustar manualmente, porque você não tem como medir isso. No meu computador a melhor combinação foi R49, G46 e B47. Eu notei que em certos valores eu podia aumentar a vontade e não acontecia nada, e as vezes quando diminuía de um certo valor o salto era um degrau muito alto. Só uma curiosidade. Mas sem um calibrador eu deixaria na temperatura de cor Caloroso (tradução errada do inglês "Warm", que é Quente) ou Normal (nunca na opção "Legal" - que vem do inglês "Cool", traduzida de forma errada que seria "Fria" kkk). Nas TVs a opção Quente (também chamada de modo Filme) é a que mais se aproxima do 6500K de balanço de branco.
- Matiz 50 (padrão)
- Saturação 50 (padrão)
- Baixa luz azul 0 (padrão)

- Nitidez: 50 (menos vai deixar embaçado, e mais vai criar artefatos falsos)
- Tempo de resposta: aqui deixo desligado, mas o overdrive que reduziria o tempo um pouco mais é a opção "alto". Mais acima no tópico foi discutido isso, dá pra fazer o teste do site do UFO. Aqui nao consegui ver diferença, mas os reviews apontam leve melhora no tempo de resposta.
- Redução de ruído: desligado (qualquer valor vai embaçar a imagem)
- Super resolução: desligado
- Controle luminoso dinâmico: desligado

E por último na opção outros:
- Freesync ligado (lembrar de habilitar dentro do painel da nvidia o gsync depois)
- HDR ligado (habilitando essa função, ele vai tornar cinza / desabilitar o ajuste de alguns itens no menu, mas dá pra ajustar o brilho ainda depois - falo a seguir). O HDR do windows continua desligado, não tem problema nenhum. Deixar essa opção ligada só facilita depois na hora de ligar o HDR.

Depois de feito isso o colorímetro vai medir uma séries de cores padronizadas e ajustar as cores individualmente para fazer com que as cores lidas sejam convertidas para os valores padrão que o programa diz pra ele que deve ser. Uso aqui o Colormunki display + o programa Displaycal. Aí o programa gera um arquivo .icc que é o perfil de calibração do monitor. Tem que ser recalibrado de tempos em tempos pois os leds vao cansando ao passar dos anos, mas coisa bem pouca, nada de mais. Sem um calibrador, sugiro rodar o assistente de calibração do próprio windows como uma alternativa, falha, mas talvez melhor que nada e pode dar um norte pelo menos.

Na barra de procura do windows do lado do menu iniciar, digite calibrar cores do vídeo e vai seguindo os passos.
Dá para conferir o resultado de alguns itens nesses dois sites de testes, siga as instruções por lá também:


Isso para conteúdo SDR. É bem complicado a calibração em conteúdo HDR ainda, nem me arrisco e nem sei se é padronizado isso ainda. Mas HDR se trata da maior diferença entre claros e escuro possível. Para isso, quanto maior o brilho do monitor, melhor. E ele é BEM luminoso para um monitor padrão. Então teoricamente devemos aumentar o brilho para o maior valor possível, mas o nivel 100 estourou algumas imagens padrão que vi no youtube então o melhor aqui foi deixar em um valor próximo do 80 (cabe mais testes ainda, só fiz um teste bem preliminar e raso, mas já ficou muito bom).

- Ligar o HDR no windows
- Ajustar dentro da opção de "configurações do windows hd color", "equilíbrio do brilho HDR/SDR" o slider para um valor próximo de 25 (para que seu desktop pareça o menos lavado possível - sempre zoa um pouco o conteúdo não HDR - aqui deixo em 24).
- Sem contar o botão do RGB nas costas do monitor, clicar no terceiro botão de cima para baixo que vai abrir direto a opção de brilho do monitor: mudar para 80.
- Setar para 10 bits caso não tenha setado ainda.

Pronto, teste algum jogo agora com HDR ligado, ou algum vídeo no youtube no Chrome (Firefox não suporta conteúdo HDR). Tem que aparecer escrito HDR em vemelho na config de qualidade do vídeo, se nao o vídeo não está em HDR tb. Alguns jogos tem o HDR muito mal implementado, fica o aviso, é difícil achar conteúdo bem feito.

Basicamente o que faço aqui para alternar entre HDR e SDR é: para navegação normal, edição de fotos, etc, HDR desligado no windows, brilho 18. Para jogar ou ver video em HDR, Ligar HDR no windows, brilho no 80.
 
Última edição:
Estou voltando nesse tópico pra dar a dica pra quem tem o Ozone 27: o jogo Ori and the Will of Whisps está em promoção na Steam. Comprei pra testar por que todo mundo fala que é bem bonito. Comecei a jogar e a primeira impressão vem logo de cara, realmente o jogo é muito bonito, impressiona já na config padrão.

Porém, mexendo nas configurações de gráficos vejo ali o item HDR (desabilitado no windows), e bateu aquela curiosidade.

Resolvi setar o brilho do monitor pra 80, ligar o hdr do windows e reiniciar o jogo. Agora dava pra habilitar o HDR do jogo.

PQP que imagem absurda de linda e que jogo maravilhosamente bem feito... Serio, quem tem esse monitor não sabe do potencial dele até ter jogado esse jogo com o HDR ligado (com brilho quase no talo e 10 bits setado). Quem tiver o jogo testem aí e falem depois. Ah se tivéssemos mais conteúdos bonitos como esse...

Quem quiser testar, e tiver GamesPlus, ta de graça na plataforma da microsoft.
 
Pra quem estava a procura, o DSP27 (27", QHD, 144HZ, IPS) está de volta em estoque na kabum por 2400.
Peguei um. Por esse preço, está dificil achar algo melhor.
 
Talvez seja uma pergunta idiota, mas esse DSP27 tem suporte a HDR? E se tiver, consigo ativar a função e o G-Sync ao mesmo tempo?

Na página do produto e no anúncio da Kabum não especifica.
 
Talvez seja uma pergunta idiota, mas esse DSP27 tem suporte a HDR? E se tiver, consigo ativar a função e o G-Sync ao mesmo tempo?

Na página do produto e no anúncio da Kabum não especifica.

Tem suporte a HDR e consegue com g-sync ao mesmo tempo sim (em 10 bits ele fica a 120Hz no máximo).
 
Tem suporte a HDR e consegue com g-sync ao mesmo tempo sim (em 10 bits ele fica a 120Hz no máximo).

Eu notei uma coisa curiosa. Joguei o jogo Ori para PC com o HDR ativado no Windows e o HDR ativado no jogo, mas
não ativei o HDR no menu do monitor e notei que ficou praticamente a mesma coisa no jogo se eu tivesse ativado também
o HDR no menu do monitor.

Então não preciso ficar ativando o HDR no monitor?:oops:
 
Eu notei uma coisa curiosa. Joguei o jogo Ori para PC com o HDR ativado no Windows e o HDR ativado no jogo, mas
não ativei o HDR no menu do monitor e notei que ficou praticamente a mesma coisa no jogo se eu tivesse ativado também
o HDR no menu do monitor.

Então não preciso ficar ativando o HDR no monitor?:oops:
Pelo menos em TVs, não. Acredito que monitores siga o mesmo raciocínio.

Quando a TV detecta que um conteúdo é HDR, este é ativado automaticamente. Vc até pode ativar manualmente, mas o resultado não é bom.
 
Gente queria uma ajuda, depois que eu formatei meu pc ele nao reconhece mais o monitor ozone so fica aparecendo nas configurações avançadas de tela Generic PnP Monitor, não sei se influencia em algo pois consigo setar em 240hz que é frequencia do monitor mas gostaria de saber o que posso fazer pra resolver a situaçãohttps://prnt.sc/y1i66w
 
Comprei o de 27 na Kabum, se possível quem já usa ele poderia recomendar quais settings usam, calibração e etc?
 
Comprei o de 27 na Kabum, se possível quem já usa ele poderia recomendar quais settings usam, calibração e etc?
Nessa mesma página, o Alfas deu uma aula de calibração. Rola um pouquinho pra cima que vc vai achar.
 
Existe como desativar os leds ?

Não ainda, vc se refere aquela luzinha que liga toda hora. Vc terá que desligar ela toda hora, infelizmente.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Pelo menos em TVs, não. Acredito que monitores siga o mesmo raciocínio.

Quando a TV detecta que um conteúdo é HDR, este é ativado automaticamente. Vc até pode ativar manualmente, mas o resultado não é bom.

Mas o monitor Ozone não detecta automaticamente um conteúdo HDR, detecta?
Se detectasse eu não precisaria ficar toda hora indo no Menu e ativar por lá.
 
Pois é, compra ele e faça um review.
Existe algum tópico dele aqui?
vou acabar pegando ele ou o ozone, o que tiver disponível quando eu tiver dinheiro kkkk
se pegar vou fazer um review sim, acho que não tem tópico dele ainda.
 
Mas o monitor Ozone não detecta automaticamente um conteúdo HDR, detecta?
Se detectasse eu não precisaria ficar toda hora indo no Menu e ativar por lá.

Não precisa ficar habilitando no menu do monitor, deixa sempre o hdr ligado lá.

Quem devia detectar automaticamente o conteúdo era o Windows, é nas propriedades de video do windows que vc tem que ficar habilitando / desabilitando. No menu do monitor vc apenas ajusta o brilho quando muda de sdr para hdr. Se fosse automático ia ser bem melhor mesmo, mas acho que vai levar uns anos ainda até a tecnologia HDR como um todo amadurecer e ficar mais comum para irem fazendo essas melhorias


com esse asus a 2800 acho que esse ozone não tá mais tão CxB não hein 👀


Esse Asus parece muito bom mesmo ein! Se fosse comparar o preço da promoção de 2,1k que algumas pessoas pegaram aqui eu ficaria com o ozone ainda, os extras do asus não valem um terço a mais do preço.

Mas se comparar o preço cheio de 2,6k contra esse de 2,8k o da asus parece um negocio muito bom, com certeza vale a pena.
 
Não precisa ficar habilitando no menu do monitor, deixa sempre o hdr ligado lá.

Quem devia detectar automaticamente o conteúdo era o Windows, é nas propriedades de video do windows que vc tem que ficar habilitando / desabilitando. No menu do monitor vc apenas ajusta o brilho quando muda de sdr para hdr. Se fosse automático ia ser bem melhor mesmo, mas acho que vai levar uns anos ainda até a tecnologia HDR como um todo amadurecer e ficar mais comum para irem fazendo essas melhorias




Esse Asus parece muito bom mesmo ein! Se fosse comparar o preço da promoção de 2,1k que algumas pessoas pegaram aqui eu ficaria com o ozone ainda, os extras do asus não valem um terço a mais do preço.

Mas se comparar o preço cheio de 2,6k contra esse de 2,8k o da asus parece um negocio muito bom, com certeza vale a pena.

Se eu deixar habilitado Hdr no menu sempre, para mim, não dá certo porque eu jogo no modo de imagem RTX e navego na net no modo personalizado, normal e daí estando ativado hdr não consigo mudar os modos se não desativar o hdr toda hora. Fica travado. Entendeu?
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo