[TÓPICO DEDICADO] Monitor Samsung Odyssey G7

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos JotaJogo
  • Data de Início Data de Início
Não tinha notado nenhum problema no pendulum e no Red Dead Redemption 2, mas agora que instalei o Battlefield V fiquei preocupado. Nas cinemáticas (cutscenes) a tela treme demais, o que imagino que seja o flickering. Imagino que tenha a ver com o HDR, que por sinal tb não fica bom. As cores ficam bem lavadas. A imagem fica meio morta. O mesmo ocorre quando ativado o HDR no windows. Alguém notou problemas semelhantes?

O monitor que comprei no Girafa acabou de chegar (quase 20 dias de atraso). Fiz o upgrade do firmware do 1007 que veio de fábrica para o 1009.3 e ativei o VRR. Testando com o famoso GIF dá pra ver que o problema de flicker ainda não foi 100% resolvido, mas sinceramente eu não notaria se não estivesse procurando o problema.
Acontece que na metade da animação, o brilho da tela muda e umas linhas pretas (tipo o efeito de interlacing) aparecem em algumas áreas com cores escuras no topo.

Preciso fazer algo mais além de ativar o VRR? Ainda não tive tempo de testar nenhum jogo para ver se está tudo rodando 100%.

Estou mais aliviado de não ter vindo com nenhum dead pixel nem cabelo no painel :D

O monitor que comprei no Girafa acabou de chegar (quase 20 dias de atraso). Fiz o upgrade do firmware do 1007 que veio de fábrica para o 1009.3 e ativei o VRR. Testando com o famoso GIF dá pra ver que o problema de flicker ainda não foi 100% resolvido, mas sinceramente eu não notaria se não estivesse procurando o problema.
Acontece que na metade da animação, o brilho da tela muda e umas linhas pretas (tipo o efeito de interlacing) aparecem em algumas áreas com cores escuras no topo.

Preciso fazer algo mais além de ativar o VRR? Ainda não tive tempo de testar nenhum jogo para ver se está tudo rodando 100%.

Estou mais aliviado de não ter vindo com nenhum dead pixel nem cabelo no painel :D

O Gif nao é o problema de Flicker, é outra coisa.

Aqui nao aparece o problema se coloco o Black Equalizer abaixo de 10

O Gif nao é o problema de Flicker, é outra coisa.

Aqui nao aparece o problema se coloco o Black Equalizer abaixo de 10

Não? O GIF faz o monitor piscar mais ou menos no meio da animação. A "piscada" é uma redução no brilho (me parece algo em torno de 30%) que logo depois volta ao normal. Acho que o que causa essa redução no brilho são as linhas pretas (ex.: interlacing/scan lines). Mais tarde vou fazer mais uns testes em jogos pra ver se está tudo OK.

Outro teste que fiz agora pouco foi o do Pendulum Demo da NVDIA que tinha visto em versões anteriores fazia o monitor piscar muito (vi em um vídeo). Nesse novo firmware não teve nenhum flicker aqui.

No geral, estou adorando o monitor. A tela curva não me incomodou nem um pouco e os ângulos de visão dele também são ótimos. Estava preocupado porque meu antigo era um IPS e eu sempre me movo/reclino a cadeira aqui quando vou assistir alguma coisa.

Não? O GIF faz o monitor piscar mais ou menos no meio da animação. A "piscada" é uma redução no brilho (me parece algo em torno de 30%) que logo depois volta ao normal. Acho que o que causa essa redução no brilho são as linhas pretas (ex.: interlacing/scan lines). Mais tarde vou fazer mais uns testes em jogos pra ver se está tudo OK.

O monitor é muito bom sim, essas scan lines (linhas horizontais) estão em todo o monitor, principalmente na parte de cima. Mas em algumas cores ele aparece no meio e na parte de baixo também. Aqui quando maximizo a tela do WhatsAppWeb (Especificamente o aplicativo, não no navegador) a barra verde dele fica bem evidente as linhas, algumas outras cores que aparecem são o azul e o vermelho.

Só uma ressalva, quando diminuo a frequência do monitor, as linhas somem. No caso utilizo ele em 240hz, mas quando passo para 60hz, não existem mais linhas...

Última edição:
Esse flicker e etc que estão relatando acontece em jogos tbm ou só nesse GIF aí? E pra jogar tem que ativar o VRR sempre? Tem algum contra em usar VRR desativado?

O que é VRR pessoal? Chegou meu monitor ontem e estou buscando as melhores configuracoes, alguem pode me ajudar?

Ontem liguei o HDR no Windows e deixei o ajuste do brilho em 65%. As cores no sistema estavam todas normais, mas quando fui assistir um vídeo no Prime Video notei vários artefatos na imagem como se o brilho estivesse no máximo.

É normal aparecer assim? Estava assistindo uma cena onde o fundo era totalmente preto (as bordas esbranquiçadas são efeito da câmera).

Com o HDR desligado a imagem fica assim (a olho nu não dá pra notar nenhum artefato):
PDj3UIT.jpg

Já com HDR ligado o vídeo fica horrível:
V75n6Ki.jpg

Ontem liguei o HDR no Windows e deixei o ajuste do brilho em 65%. As cores no sistema estavam todas normais, mas quando fui assistir um vídeo no Prime Video notei vários artefatos na imagem como se o brilho estivesse no máximo.

É normal aparecer assim? Estava assistindo uma cena onde o fundo era totalmente preto (as bordas esbranquiçadas são efeito da câmera).

Com o HDR desligado a imagem fica assim (a olho nu não dá pra notar nenhum artefato):
PDj3UIT.jpg

Já com HDR ligado o vídeo fica horrível:
V75n6Ki.jpg
O ideal seria você testar o HDR vindo de um outro sistema, o do PS4 por exemplo, o do windows temos muitos relatos de que é bugado... Eu particularmente não uso o HDR no monitor (windows) pois acho que a imagem fica pior e menos nitida com ele ligado, acontece o mesmo em jogos que tem o suporte.

Galera, sem querer ser chato, mas já sendo, alguém que tem esse monitor, poderia mandar uma foto de como fica no navegador? Vi muita gente reclamando que nos cantos fica distorcido, que a curvatura é horrível e tals, é tudo isso mesmo? Ou é exagero da galera?
Amigo, eu tinha preocupação com isso. Mas te dizer: você se acostuma, não vai atrapalhar te garanto.

Galera q comprou no Submarino..
Na nf de vocês veio o serial number do monitor?

Amigo, eu tinha preocupação com isso. Mas te dizer: você se acostuma, não vai atrapalhar te garanto.

Eu to pra comprar um e essa é minha preocupação no momento.
Pretendo usar o monitor para trabalhar e jogar, eu trabalho de analista de suporte, passo boa parte do dia analisando logs e em paginas na internet, tenho medo q curvatura atrapalhar pra ler texto e tals.

Pretendo usar o monitor para trabalhar e jogar, eu trabalho de analista de suporte, passo boa parte do dia analisando logs e em paginas na internet, tenho medo q curvatura atrapalhar pra ler texto e tals.

Acredito que seja questão de gosto, mas eu praticamente não percebo a curva. Ouvi tanto sobre o monitor com "a maior curvatura" que estava pensando que demoraria pra me acostumar, mas no mesmo dia que chegou já não estava mais notando.

Também uso o monitor para trabalhar (desenvolvimento mobile + web) e para jogar, logo passo boa parte do dia olhando pra ele e vendo bastante texto. Trabalho alternando entre navegador e IDE e até agora estou achando muito melhor que meu antigo ultrawide da LG, pois apesar desse monitor ser mais alto, consigo ver tudo sem ter que mover a cabeça. Não senti nenhuma diferença na leitura de texto.

Pessoal, comprei o meu ontem.
Veio um cabo que é usb com uma entrada igual aquelas de impressora, conectei no monitor junto ao computador mas não sei pra que serve esse cabo. Alguém sabe?
Questão do g-sync, vocês recomendam ele pra uso em jogos competitivos? (csgo, valorant, warzone)

Pra mim desde o primeiro dia já foi de boa. Tem gente que diz que no começo achou estranho mas depois se acostumou.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Pessoal, comprei o meu ontem.
Veio um cabo que é usb com uma entrada igual aquelas de impressora, conectei no monitor junto ao computador mas não sei pra que serve esse cabo. Alguém sabe?
Questão do g-sync, vocês recomendam ele pra uso em jogos competitivos? (csgo, valorant, warzone)

Esse cabo é tipo pra fazer um Hub no seu monitor.. vc conectar tipo teclado e mouse no monitor etc. Não precisa usar, resumindo hehe.
Bom..eu desativei o G-Sync pq descobri que ele deixa as cores um pouco apagadas. Lembra de conferir se o monitor ta com 10 bits de cor.

Pra mim desde o primeiro dia já foi de boa. Tem gente que diz que no começo achou estranho mas depois se acostumou.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Esse cabo é tipo pra fazer um Hub no seu monitor.. vc conectar tipo teclado e mouse no monitor etc. Não precisa usar, resumindo hehe.
Bom..eu desativei o G-Sync pq descobri que ele deixa as cores um pouco apagadas. Lembra de conferir se o monitor ta com 10 bits de cor.
Como verifico esses 10bits?
Reparei que o g-sync deixa as cores meio estranhas mesmo. E também parece que o digital vibrance não fica ativo nos jogos

Como verifico esses 10bits?
Reparei que o g-sync deixa as cores meio estranhas mesmo. E também parece que o digital vibrance não fica ativo nos jogos

No painel de controle da Nvidia, na aba que muda a frequencia se nao me engano. nomalmente esta como padrão, voce tem que habilitar e mudar a quantidade de bits

Recebi o meu monitor ainda essa semana, muito de boa com a curva mesmo, usei pra trabalhar ja no primeiro dia e no mesmo dia ja me acostumei, menos de uma semana de uso e nem lembro q a curva existe, não me atrapalhou em nada mesmo.

Bom dia galera! Comprei meu monitor em 10 de novembro e foi entregue em 10 de dezembro. Não fiz mts testes, mas veio sem dead ou stuck pixel e apenas aquele vazamento de luz olhando de um ângulo oblíquo (não fiz outros testes para não achar defeitos. Estou satisfeito).

Setei os 10 bits logo quando recebi e semana passada a imagem ficou "esticada" do nada (como se ela estivesse dividida em dois monitores). Só voltava ao normal em 8 bits e quando tentava setar 10 bits em 240hz não ia nem com reza (com uma taxa menor de atualização tbm subia normal). Reinstalei os drivers de vídeo e continuou o problema. Só resolveu trocando o cabo para a segunda entrada DP do monitor.

Já tive o problema da tela ficar piscando sem dar vídeo, mas só uma vez. Desliguei a energia, liguei de novo e resolveu.

No geral, monitor excelente! Uso ele pra estudo Tbm e não influenciou em nada a curvatura da tela. Os defeitos ao meu ver ficam nos RGB que não dá pra sincronizar com a mobo (aí seria demais) e o calor que o painel emite, pois se ficar mt perto dele vc sente a irradiação térmica dele.

Por fim, as dúvidas que ainda tenho é:
1- quanto ao tempo de resposta dele nas mais variadas taxas de atualizações, alguém poderia explicar se existe variação e qual a taxa de atualização que dá menos input lag? Tenho deixado em 240hz, mesmo que a GPU, uma 3080, não empurre tantos fps no game que mais jogo atualmente (cod warzone).

2- Existe alguma configuração a mais, seja no monitor ou no Windows, que melhore o desempenho do painel, seja no tempo de resposta ou na exibição das cores? Uso aa configurações nativas do mesmo.

Boa noite, pessoal.

Como o Odyssey g7 se comporta em ambientes escuros em relação a ghosting e blur? Devolvi o meu XG32VQ pelo excesso de blur/ghosting nessas condições, não tem como manter assim. Obrigado

Bom dia galera! Comprei meu monitor em 10 de novembro e foi entregue em 10 de dezembro. Não fiz mts testes, mas veio sem dead ou stuck pixel e apenas aquele vazamento de luz olhando de um ângulo oblíquo (não fiz outros testes para não achar defeitos. Estou satisfeito).

Setei os 10 bits logo quando recebi e semana passada a imagem ficou "esticada" do nada (como se ela estivesse dividida em dois monitores). Só voltava ao normal em 8 bits e quando tentava setar 10 bits em 240hz não ia nem com reza (com uma taxa menor de atualização tbm subia normal). Reinstalei os drivers de vídeo e continuou o problema. Só resolveu trocando o cabo para a segunda entrada DP do monitor.

Já tive o problema da tela ficar piscando sem dar vídeo, mas só uma vez. Desliguei a energia, liguei de novo e resolveu.

No geral, monitor excelente! Uso ele pra estudo Tbm e não influenciou em nada a curvatura da tela. Os defeitos ao meu ver ficam nos RGB que não dá pra sincronizar com a mobo (aí seria demais) e o calor que o painel emite, pois se ficar mt perto dele vc sente a irradiação térmica dele.

Por fim, as dúvidas que ainda tenho é:
1- quanto ao tempo de resposta dele nas mais variadas taxas de atualizações, alguém poderia explicar se existe variação e qual a taxa de atualização que dá menos input lag? Tenho deixado em 240hz, mesmo que a GPU, uma 3080, não empurre tantos fps no game que mais jogo atualmente (cod warzone).

2- Existe alguma configuração a mais, seja no monitor ou no Windows, que melhore o desempenho do painel, seja no tempo de resposta ou na exibição das cores? Uso aa configurações nativas do mesmo.
menos input lag teoricamente seria desligando o gsync, entao faz sentido diminuir a velocidade dele pra uma que a placa alcance, dica é desligar antialiasing pesado... pode melhorar bastante, desligar alguma firula pra tentar chegar nos 240 ou baixa mesmo e desliga gsync, vsync, se nao der tearing... sucesso

O monitor é muito bom sim, essas scan lines (linhas horizontais) estão em todo o monitor, principalmente na parte de cima. Mas em algumas cores ele aparece no meio e na parte de baixo também. Aqui quando maximizo a tela do WhatsAppWeb (Especificamente o aplicativo, não no navegador) a barra verde dele fica bem evidente as linhas, algumas outras cores que aparecem são o azul e o vermelho.

Só uma ressalva, quando diminuo a frequência do monitor, as linhas somem. No caso utilizo ele em 240hz, mas quando passo para 60hz, não existem mais linhas...
Achei q eu estava ficando louco, mas tbm percebo muito essas scan lines, principalmente em imagens laranjas e azuis. Estou usando o monitor em 144Hz pra minimizar isso. Infelizmente acho q todo monitor tem um defeito ou outro, o negócio é ver o que te incomoda menos.

galera, meu monitor deve chegar hoje, como verifico qual firmware estará nele para saber se preciso atualizar? alem disso preciso ligar o VRR nas opções do monitor, colocar em 10 bits de cores e tem algo mais a fazer?

Users who are viewing this thread

Voltar