Estranho pois isso é erro de driver, isso você fez pelo próprio painel ou pelo CRU?
E o que houve para tu diminuir a resolução? Só dá o erro usando dessa forma?
______________________________________________________________________________________________________________
Galera, seguinte:
Tive uma conversa com o @Lucifis via PM, com a questão de recomendação de monitor (para trabalho, com CxB). Ele pegou a época de ouro dos 1440p e afins e se assustou com o que viu no momento.
Com a questão de dólar absurdo (já antes da crise) e da falta de monitores 1440p @ 60hz com preços razoáveis, e que sejam voltados para trabalho primariamente (secundariamente para jogos), no papo veio a cabeça a ideia de custom resolutions em monitores que sejam 1080p@144hz para essa finalidade.
A ideia é jogar ao contrário do overclock comum: subiria a resolução (consequentemente aumentaria a densidade de pixels) e diminuiríamos a taxa de atualização (por questões óbvias de evitar sair de sincronização, além de estar em faixas aceitáveis de timings ou limite de banda da saída de vídeo).
Com isso, na teoria e prática (a depender do modo realizado), sabemos que ganharíamos a resolução desejada.
Mas, a custo de que?
Pois bem. A tempos atrás eu já fiz o tal experimento de CR (custom resolution a partir daqui) com 1080p@60hz da Dell, inclusive jogando pra UW, todas com sucesso, sem sair de sync, etc...
Também testei com o atual, que fez alguns milagres em resoluções mais altas. Porém, ambos são monitores 60hz;
O resumo das tentativas:
Que deram errado:
1- Diminuição de IQ (qualidade de imagem);
2- Tarjas pretas (afinal, Wide pra Ultra-Wide);
3- Diminuição de taxa de atualização (sensação as vezes pior de lentidão por estar abaixo de 60hz);
4- Possível quebra de frames;
5- Falta de nitidez (ai depende do meio da custom, via driver ou CRU, pois a Nvidia tem recursos diferentes da AMD nesse sentido).
6- Nem todos jogos lidam bem com customs;
Que deram certo:
1- IQ maior (com a densidade maior de pixels, apesar do painel não ter tanta densidade mas soube lidar bem);
2- Resoluções fora do padrão (conforme citado no 2 acima);
3- Bom para usos em trabalho ou até mesmo filmes;
4- A depender, até nos jogos é aceitável a diminuição da taxa de atualização, desde que utilizando com métodos de sincronização vertical;
5- Quando cai uma proporção e resolução certa, não falta nitidez.
6- Borderless as vezes quebra o galho na compatibilidade;
No fim, tudo depende da paciência.
Em 2020, o que temos de monitor 1440p no momento, no mínimo está custando R$ 1900, e sendo um Dell que já custou R$ 1100 (e ainda estava caro). Painel IPS, 6bits + FRC, nada demais.
Ou, temos os Dell 1440p, com painéis de 8bits puro (regressão aos modelos de 2015) ou 6 bits + FRC (também), e que custam R$ 2500-3000, sem nada de interessante de fato (tirando a garantia).
E por fim, temos aquela penca de monitor "gamer" com tela curvada, painel da AuO, com o fake HDR de 300nits, com Freesync, sendo Dell, AOC, Asus, Acer, tudo variantes e custando R$ 3000 e la vai fumaça. Todos na sua maioria sendo 8 bits puros, e tem os absurdos com 6 bits + FRC e com HDR
Inviável para muitos.
Com a chegada do AOC Hero 24G2, com painel IPS e um custo razoável, 1080p@144hz@6bits + FRC, um monitor que apesar dos pesares tem um CxB e pode ser esse o cara para tentar, será que agora vai?
Perguntei no tópico oficial do mesmo aqui no forum, e o @lionel sanchies prontamente respondeu no tópico. Pedi mais detalhes por PM, segue:
-------------------------
"A resolução customizada funciona de boa. Porém qualquer resolução criada acima de 1080p (Ex: 1921x1081), desabilita o FreeSync. Isso pelo menos foi o que percebi utilizando o driver 445.87.
Exemplo:
1921x1081@144Hz = Funciona, mas com FreeSync desligado.
2048x1152@144Hz = Funciona, mas com FreeSync desligado.
2560x1440@144Hz = Funciona, mas com FreeSync desligado.
1920x1080@144Hz = Funciona, FreeSync ligado.
1919x1079@144Hz = Funciona, FreeSync ligado.
1600x1050@144Hz = Funciona, FreeSync ligado.
ou seja, se a resolução customizado for maior que a nativa do monitor, você não pode usar o FreeSync. Ai fica a seu critério, utilizar o FreeSync ou melhorar a qualidade da imagem (IQ).
Eu prefiro o FreeSync, pois melhora a estabilidade dos jogos e diminui o input lag. Eu sai de uma TV 4K 60Hz HDR e com input lag baixo (11ms) para jogar no monitor FreeSync e com alto Hz."
-------------------------
Então, além de "dar certo", a questão do Freesync no monitor ficou off. Temos um contra a mais, só que em tarefas que não sejam jogos é totalmente aceitável (e para muitos também com jogos é aceitável, vivemos trocentos anos com quebra de quadros e não vai ser hoje a rolar mimimi quanto a isso).
Porém, com VGA Nvidia que funciona sob compatibilidade de sincronização adaptativa, diferente de ATI nativo, podemos ter resultados diferentes (ou não, pois sabemos que tem o espaço de atuação da sincronização vertical geralmente definido em Freesync de 48hz@75hz@144hz).
Gostaria de pedir aos caros foristas que tem paciência (como este camarada aqui):
Quem puder tentar com outras telas de 1080p@144hz desse porte de painel IPS ou VA e postar a experiência para agregar informações, poste.
Até para outros que tenham esses monitores também enxergarem outras possibilidades de uso, a ideia é interessante.
E no fim das contas, se não temos um cão, caçaremos com gato. É o que tem pra hoje!
Só um adendo de que eu fiz essas configurações utilizando Cabo DisplayPort e com a placa GeForce GTX 1060.
Não testei via HDMI.