[TÓPICO DEDICADO] Monitores: Overclock, Hacks Freesync (Gsync?), configs, edits, CRU, etc..

Estou com uma dúvida semelhante ao do colega e uso um LG 29UM69G, o range dele até onde sei é de 40-75, se eu modificar o range pra 30-80 tem algum problema, danifica o monitor ou reduz a vida útil dele?



@Hwoa_XD

Mano tu pode me ajudar?

Eu tenho um monitor ultrawide 29UM68-P da LG e já testei o freesync e infantil de boa. Porém minha 1060 3GB sofre pra ficar nos 60 FPS em praticamente tudo, então o freesync vem pra resolver isso. o problema é que o range do monitor, por padrão, é pequeno (48-75hz).

Nesse caso eu gostaria de ampliar o range (somente o mínimo) pra pelo menos uns 29-30 (pra poder fazer funcionar também o LFC - Low Frame Compensation) e assim me livrar dos tearing. Como eu não jogo jogo competitivo só mais jogos de campanha seria perfeito.

Pra fazer isso eu uso CRU: Add "extension block" > Add data blocks > freesync range > setar o v-range: 29-75 .... e testar se funcionou? Ou preciso fazer mais alguma coisa? Sei que pra finalizar, é preciso instalar o .inf após testar mas não entendi como ( sei que preciso desabilitar o verificador de certificado do driver). Tenho que usar a opção "atualizar drive pelo gerenciador de dispositivos do Windows?

No mais excepcional postagem, muito informação compilada de forma clara e objetiva sem perder qualidade.

Abc
 
Estou com uma dúvida semelhante ao do colega e uso um LG 29UM69G, o range dele até onde sei é de 40-75, se eu modificar o range pra 30-80 tem algum problema, danifica o monitor ou reduz a vida útil dele?
a tela pisca caso esteja muito acima ou abaixo
 
Li algumas coisas a um tempo atras, e gostaria de saber, freesync em placas da nvidia é possível? é ariscado?

Porque meu monitor e placa são os da descrição

Como o amigo falou, qualquer placa Nvidia (geração 10xx ou 20xx) atualmente. O resto, caso não dê pra ativar de forma simples, é o CRU adicionando o block relativo (no teu caso, nem precisaria de gambiarras).

Pessoal, tenho 3 telas kg 271, ela possui tecnologia freesync 75hz e 1ms, porém nao consigo usar em 75hz, ouvi dizer que só funciona em display port.. seria isso mesmo?
Ele é um monitor freesync, e nan tem entrada displayport, mas possui estas especs de 75hz e 1ms além do freesync, alguém sabe oque posso extrair de melhor destes monitores?
Tem como eu usar o freesync dele em minha gtx 1080ti?

Via HDMI tu usa ele com 75hz, talvez não dê pela questão se está ou não com o driver, ou tentar fazer a modificação manualmente pelo painel de controle.

Sobre utilizar ele com Freesync: se pela HDMI ele dá suporte pra AMD via implementação específica (mesmo não sendo 2.1). (Correção que coloquei 2.0b e também não dá suporte).

A tentar seria questão também de adicionar o block responsável caso não detecte, apesar que me lembre as HDMI's das série 10 são 2.0 apenas e ai o bolo de situações que possivelmente podem impedir de funcionar da forma correta aumenta (se fosse DP, realmente).


@Hwoa_XD

Mano tu pode me ajudar?

Eu tenho um monitor ultrawide 29UM68-P da LG e já testei o freesync e infantil de boa. Porém minha 1060 3GB sofre pra ficar nos 60 FPS em praticamente tudo, então o freesync vem pra resolver isso. o problema é que o range do monitor, por padrão, é pequeno (48-75hz).

Nesse caso eu gostaria de ampliar o range (somente o mínimo) pra pelo menos uns 29-30 (pra poder fazer funcionar também o LFC - Low Frame Compensation) e assim me livrar dos tearing. Como eu não jogo jogo competitivo só mais jogos de campanha seria perfeito.

Pra fazer isso eu uso CRU: Add "extension block" > Add data blocks > freesync range > setar o v-range: 29-75 .... e testar se funcionou? Ou preciso fazer mais alguma coisa? Sei que pra finalizar, é preciso instalar o .inf após testar mas não entendi como ( sei que preciso desabilitar o verificador de certificado do driver). Tenho que usar a opção "atualizar drive pelo gerenciador de dispositivos do Windows?

No mais excepcional postagem, muito informação compilada de forma clara e objetiva sem perder qualidade.

Abc

O Manotroll já até por possuir já deu a dica. E realmente, piscaria pela possível perda de sincronização em modo alternado. E nem toda tela apesar de ser o mesmo modelo se comporta de forma igual.

É só isso, e o driver seria isso também, apontando direto ao inf específico como tu imaginou.

Por sinal, o CRU novo adicionou mais blocks e opções quanto a isso.
E obrigado amigo, tentando sempre ajudar no possível pra jogatina do dia a dia ser a melhor possível :gaming:.
 
Última edição:
e tem cabos HDMI>display port então pode usar assim
 
Via HDMI tu usa ele com 75hz, talvez não dê pela questão se está ou não com o driver, ou tentar fazer a modificação manualmente pelo painel de controle.

Sobre utilizar ele com Freesync: se pela HDMI ele dá suporte pra AMD via implementação específica (mesmo não sendo 2.0b).

A tentar seria questão também de adicionar o block responsável caso não detecte, apesar que me lembre as HDMI's das série 10 são 2.0 apenas e ai o bolo de situações que possivelmente podem impedir de funcionar da forma correta aumenta (se fosse DP, realmente).

Então, minha vga tem 1 hdmi, e 4 Displayport, se eu uso so 1 monitor em hdmi, ele deixa usar 75hz

ja nos displayports, com adaptadores, ele não permite, fica em 60hz, lembrando que comprei 3 monitores, para usar em Surround, e eles nao possuiem entrada DP.. :(

Oque seria este add Block?
aonde seria esta opção?

desde ja agradeço suas informações, abraço
 
usa o CRU o meu foi de 26Hz tem que testar ae

Eu faço como? Mudo direto no "edit" no lado no nome do monitor ou adiciono "ADD extension block > ADD data block > free sync range" e por as frequências lá?

O teu foi até quanto? De 26 a quanto?

Como eu tenho uma 1060 3gb, eu gostaria de ter um range maior pra baixo, então se pegar 30-75hz ou poderia tentar 25-70hz faz sentido isso ou o limite inferior não depende do superior?
 
Eu faço como? Mudo direto no "edit" no lado no nome do monitor ou adiciono "ADD extension block > ADD data block > free sync range" e por as frequências lá?

O teu foi até quanto? De 26 a quanto?

Como eu tenho uma 1060 3gb, eu gostaria de ter um range maior pra baixo, então se pegar 30-75hz ou poderia tentar 25-70hz faz sentido isso ou o limite inferior não depende do superior?
imagens de @tiago_v1x
oa tarde, estava tentando upar as imagens mas não dava certo.
Primeira vc vai baixar o CRU, editar as configurações das prits abaixo, depois roda o restar64 e pronto.
Outra coisa é que antes de fazer as configurações sete no windows o monitor para 60hz, pq se perder a imagem depois de setar para 75hz apos as modificações fica fácil de reverter.

Esse aqui é como vai mudar a frequência minima:
[URL]https://prnt.sc/lkdpik


E esse é para mudar a frequência máxima:
https://prnt.sc/lkdpn8[/URL]
 
Então, minha vga tem 1 hdmi, e 4 Displayport, se eu uso so 1 monitor em hdmi, ele deixa usar 75hz

ja nos displayports, com adaptadores, ele não permite, fica em 60hz, lembrando que comprei 3 monitores, para usar em Surround, e eles nao possuiem entrada DP.. :(

Oque seria este add Block?
aonde seria esta opção?

desde ja agradeço suas informações, abraço

Em extension blocks, na primeira página aqui aonde está "Freesync em monitores não suportados:" explica, com links diretos.

Entendi a situação, via adaptador que não está indo. Mas, talvez forçando vá sim!
 
Blz. Eu testei isso mas toda vez eu tinha que reiniciar o PC pra que as opções parecessem. tipo eu setava, usava o Restart64.exe mas não quando ia pro uftest a frequencia não aparecia e testando no pendulum da Nvidia, ficava dando tearing. Quando reiniciava parecia que estava funcionando.

Como tu faz pra testar se aquele range ta funcionando (o máximo e o minimo)? Porque eu testei colocar o monitor em 75hz e no ufotest tem frame skipping (3ª e 7ª colunas), mesmo a 70hz tem frame skipping. Só não tem em 60hz. O estranho é que eu tentei desligar e ligar novamente o monitor mas mesmo assim tem tearing. Algumas vezes no ufotest os 75hz funciona e depois de alguns minutos rodando, ele pisca e perde qual refresh rate o monitor está, mesmo setado no windows e no painel nvidia em 75hz. Só não tem frame skipping em 60hz.

Eu testei o range de 30-75 mas eu sinto muito tearing entre 50-70, acima ou abaixo disso vira putaria mesmo, é "meteoro de tearing" a rodo. Todos com vsync desligado. Eu acho que não está funcionado... :/

tentei deixar o range de 30-60 mas mesmo assim não rolou...
 
usa o CRU o meu foi de 26Hz tem que testar ae
o maximo, ficou quanto?
 
Nesse caso, eu seto pra 60hz, configuro pelas prints e depois eu seto hz maximo (setado na segunda print)?
 
Blz. Eu testei isso mas toda vez eu tinha que reiniciar o PC pra que as opções parecessem. tipo eu setava, usava o Restart64.exe mas não quando ia pro uftest a frequencia não aparecia e testando no pendulum da Nvidia, ficava dando tearing. Quando reiniciava parecia que estava funcionando.

Como tu faz pra testar se aquele range ta funcionando (o máximo e o minimo)? Porque eu testei colocar o monitor em 75hz e no ufotest tem frame skipping (3ª e 7ª colunas), mesmo a 70hz tem frame skipping. Só não tem em 60hz. O estranho é que eu tentei desligar e ligar novamente o monitor mas mesmo assim tem tearing. Algumas vezes no ufotest os 75hz funciona e depois de alguns minutos rodando, ele pisca e perde qual refresh rate o monitor está, mesmo setado no windows e no painel nvidia em 75hz. Só não tem frame skipping em 60hz.

Eu testei o range de 30-75 mas eu sinto muito tearing entre 50-70, acima ou abaixo disso vira putaria mesmo, é "meteoro de tearing" a rodo. Todos com vsync desligado. Eu acho que não está funcionado... :/

tentei deixar o range de 30-60 mas mesmo assim não rolou...
 

o maximo, ficou quanto?
 

Nesse caso, eu seto pra 60hz, configuro pelas prints e depois eu seto hz maximo (setado na segunda print)?
então usei o msi pra limitar o mínimo la ai quando começou a piscar parei
foi ate 24 mais deixei em 26 pra dar uma folga
 
Tenho um monitor com suporte a FreeSync mas não tem saida DP então a solução da NVIDIA não funcionou, ele é 60hz.

Existe algum modo de fazer o FreeSync funcionar, alguém pode me explicar?
 
então usei o msi pra limitar o mínimo la ai quando começou a piscar parei
foi ate 24 mais deixei em 26 pra dar uma folga
No caso, voce soh alterou o range minimo depois que foi testando pelo RIVA a quantidade de FPS que não piscava mais ou foi setando o range minimo e testando?
 
No caso, voce soh alterou o range minimo depois que foi testando pelo RIVA a quantidade de FPS que não piscava mais ou foi setando o range minimo e testando?
isso fui reduzindo de 1 em 1 ate achar o limite
 
Tenho um monitor com suporte a FreeSync mas não tem saida DP então a solução da NVIDIA não funcionou, ele é 60hz.

Existe algum modo de fazer o FreeSync funcionar, alguém pode me explicar?

Pessoal alguém pode me ajudar , eu não entendi como devo proceder no meu caso ?
 
Tentei um pouco criando resoluções personalizadas no painel da nvidia, mas só consegui fazer dar imagem em 150hz. Será que consigo 165hz com um cabo diferente ou meu painel de 144hz já está realmente perto do seu limite?
 
Alguém tem uma configuração legal para o XL2540 ? Estou com ele algum tempo, gostei muito mas seria bom testar alguma cfg para tentar melhorar a visão em game FPS
 
Tenho um monitor com suporte a FreeSync mas não tem saida DP então a solução da NVIDIA não funcionou, ele é 60hz.

Existe algum modo de fazer o FreeSync funcionar, alguém pode me explicar?

Citei acima amigo pro spirit da questão de monitor com HDMI, infelizmente a questão é de possuir HDMI2.1 na placa de vídeo, que dá o suporte a VRR de forma nativa (variable refresh rate, nesse caso a sincronização adaptativa que conhecemos como Freesync em específico).

Nas placas da AMD funcionam independente disso: uma parte já possui e a outra maior parte que não possui essa saída atual eles implementaram via driver / hard um modo de funcionar via HDMI em específico (inclusive versões 1.4).
 
Pessoal, tenho 3 telas kg 271, ela possui tecnologia freesync 75hz e 1ms, porém nao consigo usar em 75hz, ouvi dizer que só funciona em display port.. seria isso mesmo?
Ele é um monitor freesync, e nan tem entrada displayport, mas possui estas especs de 75hz e 1ms além do freesync, alguém sabe oque posso extrair de melhor destes monitores?
Tem como eu usar o freesync dele em minha gtx 1080ti?

Tenho um monitor com suporte a FreeSync mas não tem saida DP então a solução da NVIDIA não funcionou, ele é 60hz.

Existe algum modo de fazer o FreeSync funcionar, alguém pode me explicar?

FreeSync nas GeForce só funcionam pelo DisplayPort, infelizmente não funcionará nos seus monitores.

e tem cabos HDMI>display port então pode usar assim

Não funciona com adaptador.
 
FreeSync nas GeForce só funcionam pelo DisplayPort, infelizmente não funcionará nos seus monitores.



Não funciona com adaptador.
sera na verdade e um cabo
 
boa noite....tenho algumas duvidas...eu uso uma tv 4k Sony XBR55X905F como monitor e tenho um PC com i5 4670k e R9 380X G1 Gamming... comprei a tv 4k pra poder assistir filmes baixados na net e vídeos do youtube em 4k e jogar a 1080p120hz ou 4k60hz,4k30hz... comprei um cabo HDMI2.0 de 18Gbps (mas to pensando em pegar um HDMI2.1 pois alcança 48gbps...(sei que alguns dirão que pra usar em HDMI2.0 não serve, mas quem entende sabe que por usar HDR, Dolbyatmos, aumentar a freq. mesmo sendo HDMI2.0 o cabo terá uma maior largura de banda, e mesmo não chegando á 48GBps poderá ter melhoras). Digo isso pq usava um cabo HDMI2.0 normal e o mesmo começou a piscar a tela de vez em quando...ae peguei esse de 18Gbps e parou.Mas voltando ao assunto...
A tv da Sony tem painel 120hz porém segundo eles não suporta via HDMI 2.0... no CRU eu crio uma resolução 1080p120hz ae vai de boa no Pc e no Warface, em GTAV, TW3, etc, porem no CsGo toda vez a tela reinicia o Android (desliga a tela da SMart tv, ae eu ligo de novo e funciona normal). TB toda vez que eu atualizo o driver da AMD tenho que criar de novo... outra coisa...consigo criar a resolução 1080p120hz, porém não consigo criar as 2k120hz, 2k60hz, 4k60hz, 4k30hz...Já tentei criar no CRU e no radeon mas acho muito complicado...se fosse só resolução e framerate, e o resto "set"asse td sozinho era melhor...,mas tem muita coisa que nem sei tipo a quantidade de pixels, clock , etc...

Ah e to fazendo td pelo HDMI2.0... mas a placa de vídeo tem entrada HDMI2.0 dual link, DVI-I, DVI-D e DP ( não sei se por outra porta ou com adaptador pode melhorar algo), e a tv tem entrada HDMI2.0 e HDMI(ARC)...

Obs.: todas as resoluções que eu tentei colocar são suportadas apesar de não ter conseguido , vide fotos do manual da TV ...
img_20190306_193856022-jpg

img_20190306_193920373-jpg

https://uploaddeimagens.com.br/imagens/img_20190306_193856022-jpg
https://uploaddeimagens.com.br/imagens/img_20190306_193920373-jpg
 
boa noite....tenho algumas duvidas...eu uso uma tv 4k Sony XBR55X905F como monitor e tenho um PC com i5 4670k e R9 380X G1 Gamming... comprei a tv 4k pra poder assistir filmes baixados na net e vídeos do youtube em 4k e jogar a 1080p120hz ou 4k60hz,4k30hz... comprei um cabo HDMI2.0 de 18Gbps (mas to pensando em pegar um HDMI2.1 pois alcança 48gbps...(sei que alguns dirão que pra usar em HDMI2.0 não serve, mas quem entende sabe que por usar HDR, Dolbyatmos, aumentar a freq. mesmo sendo HDMI2.0 o cabo terá uma maior largura de banda, e mesmo não chegando á 48GBps poderá ter melhoras). Digo isso pq usava um cabo HDMI2.0 normal e o mesmo começou a piscar a tela de vez em quando...ae peguei esse de 18Gbps e parou.Mas voltando ao assunto...
A tv da Sony tem painel 120hz porém segundo eles não suporta via HDMI 2.0... no CRU eu crio uma resolução 1080p120hz ae vai de boa no Pc e no Warface, em GTAV, TW3, etc, porem no CsGo toda vez a tela reinicia o Android (desliga a tela da SMart tv, ae eu ligo de novo e funciona normal). TB toda vez que eu atualizo o driver da AMD tenho que criar de novo... outra coisa...consigo criar a resolução 1080p120hz, porém não consigo criar as 2k120hz, 2k60hz, 4k60hz, 4k30hz...Já tentei criar no CRU e no radeon mas acho muito complicado...se fosse só resolução e framerate, e o resto "set"asse td sozinho era melhor...,mas tem muita coisa que nem sei tipo a quantidade de pixels, clock , etc...

Ah e to fazendo td pelo HDMI2.0... mas a placa de vídeo tem entrada HDMI2.0 dual link, DVI-I, DVI-D e DP ( não sei se por outra porta ou com adaptador pode melhorar algo), e a tv tem entrada HDMI2.0 e HDMI(ARC)...

Obs.: todas as resoluções que eu tentei colocar são suportadas apesar de não ter conseguido , vide fotos do manual da TV ...
img_20190306_193856022-jpg

img_20190306_193920373-jpg

https://uploaddeimagens.com.br/imagens/img_20190306_193856022-jpg
https://uploaddeimagens.com.br/imagens/img_20190306_193920373-jpg


Eu tenho uma 855 e crio tudo no painel de controle da Nvidia. 4k@60hz, 2560x1440@80hz e 1080@120hz. acho que meu cabo hdmi é 2.0 normal snme. 2k 120hz não sei se o cabo suporta e não sei fazer isso nas radeon.
 
boa noite....tenho algumas duvidas...eu uso uma tv 4k Sony XBR55X905F como monitor e tenho um PC com i5 4670k e R9 380X G1 Gamming... comprei a tv 4k pra poder assistir filmes baixados na net e vídeos do youtube em 4k e jogar a 1080p120hz ou 4k60hz,4k30hz... comprei um cabo HDMI2.0 de 18Gbps (mas to pensando em pegar um HDMI2.1 pois alcança 48gbps...(sei que alguns dirão que pra usar em HDMI2.0 não serve, mas quem entende sabe que por usar HDR, Dolbyatmos, aumentar a freq. mesmo sendo HDMI2.0 o cabo terá uma maior largura de banda, e mesmo não chegando á 48GBps poderá ter melhoras). Digo isso pq usava um cabo HDMI2.0 normal e o mesmo começou a piscar a tela de vez em quando...ae peguei esse de 18Gbps e parou.Mas voltando ao assunto...
A tv da Sony tem painel 120hz porém segundo eles não suporta via HDMI 2.0... no CRU eu crio uma resolução 1080p120hz ae vai de boa no Pc e no Warface, em GTAV, TW3, etc, porem no CsGo toda vez a tela reinicia o Android (desliga a tela da SMart tv, ae eu ligo de novo e funciona normal). TB toda vez que eu atualizo o driver da AMD tenho que criar de novo... outra coisa...consigo criar a resolução 1080p120hz, porém não consigo criar as 2k120hz, 2k60hz, 4k60hz, 4k30hz...Já tentei criar no CRU e no radeon mas acho muito complicado...se fosse só resolução e framerate, e o resto "set"asse td sozinho era melhor...,mas tem muita coisa que nem sei tipo a quantidade de pixels, clock , etc...

Ah e to fazendo td pelo HDMI2.0... mas a placa de vídeo tem entrada HDMI2.0 dual link, DVI-I, DVI-D e DP ( não sei se por outra porta ou com adaptador pode melhorar algo), e a tv tem entrada HDMI2.0 e HDMI(ARC)...

Obs.: todas as resoluções que eu tentei colocar são suportadas apesar de não ter conseguido , vide fotos do manual da TV ...
img_20190306_193856022-jpg

img_20190306_193920373-jpg

https://uploaddeimagens.com.br/imagens/img_20190306_193856022-jpg
https://uploaddeimagens.com.br/imagens/img_20190306_193920373-jpg

Resoluções baixas tu conseguiria sim, a banda permite. Mas em resoluções altas não, por limitações do painel mesmo.

Sobre o cabo e tudo mais realmente faz diferença se for de qualidade baixa, além de resolução vs distância do cabo, e do resto infelizmente se a GPU não tem saída 2.0 (teu caso, ela só tem 1.4b) não tem o que fazer mesmo é limitação.

Sobre modo melhor de se fazer a coisa toda: bem, se você tem o CRU, após fazer tudo que quiser basta salvar o *.ini para todas as vezes ter como usar (carregar novamente a configuração e aplicar quantas vezes quiser).

Não tem porque ter estresse, ainda mais quem faz sempre instalação limpa tem que ter paciência mesmo apenas de instalar novamente, apenas isso e mais nada.

Adaptador DP > HDMI (2.0b), não vejo vantagem nesse caso até pelo custo, o mais barato lá fora custando quase 30 dólares (porém, é certificado e tem garantia de funcionamento).

A melhor opção sempre será migrar para a geração atual com suporte a saídas novas (nem todos modelos apenas por serem mais novos tem, se atentar a isso, apesar que a gen atual inteira da AMD e Nvidia já estão com suporte).
 
Excelente tópico @Hwoa_XD, está de parabéns. Tenho uma dúvida, acho que você pode me ajudar, não entendo muito, mas gostaria de tentar achar uma solução para o tearing. Antes quando eu tinha uma TV de 60hz e iria jogar jogos de FPS nela, tinha sempre que habilitar o vsync, pois detesto esse maldito tearing, mas agora comprei uma Q6FN de 55p e jogando BFV resolução 1080p @120hz, com vsync desativado percebo muito pouco o tearing, mas ainda me incomoda, mas não tanto quanto em outras TVs e monitores que eu tive. Minha vga é uma GTX 970, existe alguma solução para acabar com o tearing sem aumentar muito imput lag, com essa minha config? A TV tem suporte a freesync, mas minha vga é nvidia.
 
então mas tipo, eu acho que esqueci de mencionar... a melhor opção é usar HDMI mesmo ? e como eu crio as resoluções 4k60hz, 4k30hz, 2k120hz, 2k60hz, 2k30hz, 1080p120hz, de modo que não suma toda vez que atualizar o driver da GPU ?

as resoluções que falei, 1080p120hz, 4k30hz eu já consegui colocar, o resto deveria dar tb uma vez que no manual dela diz que suporta... não ?
 
Excelente tópico @Hwoa_XD, está de parabéns. Tenho uma dúvida, acho que você pode me ajudar, não entendo muito, mas gostaria de tentar achar uma solução para o tearing. Antes quando eu tinha uma TV de 60hz e iria jogar jogos de FPS nela, tinha sempre que habilitar o vsync, pois detesto esse maldito tearing, mas agora comprei uma Q6FN de 55p e jogando BFV resolução 1080p @120hz, com vsync desativado percebo muito pouco o tearing, mas ainda me incomoda, mas não tanto quanto em outras TVs e monitores que eu tive. Minha vga é uma GTX 970, existe alguma solução para acabar com o tearing sem aumentar muito imput lag, com essa minha config? A TV tem suporte a freesync, mas minha vga é nvidia.

Entendi amigo, mas é complicado mesmo resolver tearing (já que tu não tem suporte a Freesync nativo com essa VGA).

Como tu usa Nvidia, as opções seriam ligar a sincronização rápida e ver. Ou, usar a adaptável pela metade, já que está a 120hz e se estiver 120fps, jogará pra 60hz, pode ser que alivie (testei já e como o meu monitor é 60hz joga pra 30 fps kkkkkkkkk e fica terrível).

Ainda teria a opção de adicionar um bloco de Freesync ao *.ini e ver se a tua VGA enxerga ele e liga a sincronização adaptável de forma normal, porém, eu não fui atrás de informação se essa TV tem DP, se não tiver DP descarta, pois no momento só a leva atual de vgas da Nvidia fazem sincronização adaptável via HDMI, diferente das AMD aonde tanto HDMI como DP funcionam desde a leva de série R9 380+, RX 4**, pra cá.

No pior dos casos, ainda acho melhor o Fast Sync pra esses casos sem perder tanto em input, etc.. (vulgo sincronização adaptável modo rápido).

Obs.: mesmo com a liberação nos drivers novos sobre Freesync / Gsync em monitores compatíveis, ainda resta a questão da saída, por isso comentei sobre HDMI / DP.

Posta os results ai depois sobre se aliviou, e principalmente faça teste.

então mas tipo, eu acho que esqueci de mencionar... a melhor opção é usar HDMI mesmo ? e como eu crio as resoluções 4k60hz, 4k30hz, 2k120hz, 2k60hz, 2k30hz, 1080p120hz, de modo que não suma toda vez que atualizar o driver da GPU ?

as resoluções que falei, 1080p120hz, 4k30hz eu já consegui colocar, o resto deveria dar tb uma vez que no manual dela diz que suporta... não ?

Então amigo, sim, infelizmente HDMI é a melhor e só tem isso mesmo pra você.

Sobre como não sumir: tu tem que fazer pelo CRU. Crie todas as resoluções que precisar, salve o *.ini (que será o driver do monitor) com todas as resoluções para nas próximas vezes reinstalar se necessário.

Assim, toda vez que tu for instalar o driver (já que precisará caso use DDU etc..), bastará dar reload nele pelo modo sem assinatura de driver (tá tudo explicado no primeiro post).

Pra variar, nos drivers da AMD eu não sei pois não parece existir mesmo, mas com certeza isso fica salvo ou em registro ou em algum arquivo de configuração (agora aonde :D).
Nos da Nvidia ainda tinha outra opção que seria o https://www.monitortests.com/forum/Thread-Nvidia-Custom-Resolutions-Backup-Tool.

Então como não tem, faça o procedimento pelo CRU, tu não tem porque perder as resoluções.

Obs.: tu pode criar também resoluções 21:9 caso queira, talvez sera interessante pra teu caso (como eu já citei que em telas maiores fica interessante).
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo