[TÓPICO DEDICADO] NAVI - próxima geração de GPUs da AMD

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos brender
  • Data de Início Data de Início
Pra desktop deve ser a mesma coisa:

RX 8600
RX 8600 XT
RX 8700 XT
RX 8800 XT
Não deve fugir dessa forma para desktop.
Justo o que também imagino, mas não quero, o ideal mesmo seria deixar a placa mais forte ser a 8700XT com 16GB em 256bit, como foi nas RDNA1 (5700XT como placa mais forte, com 8GB em 256bit), seria muito mais honesto em questão de preço e faixa de desempenho... mas estamos falando da AMD+Radeon, coerência não existe :v

não tem como se empolgar com as RDNA4, primeiro que já começou dando merda nos top dies Navi 41 e Navi 42 e foram cancelados, segundo que a AMD nunca vai vender as GPUs, principalmente a Navi 48 em preço justo, tendo em vista que a fabricação dela vai comer a capacidade de produção de 4nm na TSMC, sendo que ela poderia estar produzindo várias Instincts no lugar com margem >10x maior, terceiro que como todos os lançamentos recentes dos ultimos anos tanto em CPU como GPU, a AMD já mostrou que não quer market share e sim margens maiores a cada lançamento, quarto que o desempenho de ray tracing deve chegar no máximo no nível da Ada (mais provável ser mais lento que as Ada), sendo que a Blackwell vai se distanciar ainda mais. A única empolgação vai ser as RDNA 5/UDNA? com a "promessa" de multi-gcd funcionando, caso consigam fazer a 'forma final' dos chiplets multi-gcd funcionando, vai dar espaço pra designs bizarros de fortes, lembrando que as RDNA 5/UDNA terão que competir contra o top die da Ada e da Ada-next ao mesmo tempoe possivelmente contra a Celestial da Intel que pelos roadmaps vazados vai cobrir o segmento 'ultra entusiasta'.

Continuo sem empolgação no RDNA4

Eu tenho curiosidade e dependendo do desempenho e preço, talvez eu pegue uma. Quero ver como vai ser a premissa do desempenho em RT e do upscaling com IA. Se for como o PSSR do PS5 Pro, já vai ser um baita salto.

E eu continuo exigente com as próximas RDNA: vou esperar pelo lançamento, reviews e opiniões dos jogadores.

Se a RX 8800 XT (ou seja lá a nomeclatura que a AMD irá usar para a melhor RDNA 4) tiver o desempenho da RX 7900 XTX (ou 7900 XT), FSR 4 no nível do DLSS 3.7 e com melhorias em RTRT (no nível de uma RTX 4080S/4080 ou pelo menos da 4070 Ti Super), e com preço inferior a RTX 5070, acho que compensa um upgrade para RDNA 4 em 2025 (juntei e estou com 7 pilas livres apenas pra isso). :money:

E eu continuo exigente com as próximas RDNA: vou esperar pelo lançamento, reviews e opiniões dos jogadores.

Se a RX 8800 XT (ou seja lá a nomeclatura que a AMD irá usar para a melhor RDNA 4) tiver o desempenho da RX 7900 XTX (ou 7900 XT), FSR 4 no nível do DLSS 3.7 e com melhorias em RTRT (no nível de uma RTX 4080S/4080 ou pelo menos da 4070 Ti Super), e com preço inferior a RTX 5070, acho que compensa um upgrade para RDNA 4 em 2025 (juntei e estou com 7 pilas livres apenas pra isso). :money:

7k

7k

Já tenho um PS5 digital de 2022 (capas e controle midnight black) e jogo os títulos do PS4/PS5 no monitor Dell 27" QHD AW2724DM: nessa resolução o console dá conta de manter os jogos fluídos (com ou sem o VRR) e em 48-60 FPS. Se gostasse e fosse jogar na TV 4K, acho que compensaria o investimento no PS5 PRO, mas prefiro trabalhar e jogar em telas QHD de 27", e deixo pra assistir filmes, séries e documentários na TV. Sem falar que prefiro mais jogar no PC do que em console (se o GTA 6 saísse também pra PC no lançamento, essa era a versão que eu pegaria - mas posso tirar o cavalinho da chuva e só vão liberar entre 1 a 2 anos depois). :haha:

Apesar dos pesares, valeu pela sugestão! :joia:

eu chuto 4999 aqui no BR pro chip top-die da Navi 48

Eu tenho um longo histórico nos consoles, começando pelo Magnavox Odyssey e Atari 2600, e depois SNES, PS1, PS2 e Xbox 360 Slim, e o penúltimo foi o PS4 PRO. Inclusive, prefiro jogar no PC com o controle do Xbox One (apenas a trilogia Crysis e as franquias Far Cry e Metro é que jogo no teclado e mouse - jogos em 1ª pessoa prefiro nesses periféricos).

Tenho um bocado de jogos na minha biblioteca da PSN, o que me faz ter um console da Sony. A maior parte são jogos de PS3 e PS4, e poucos de PS5. A partir de 2025, teremos Ghost of Yōtei, Death Stranding 2: On the Beach e GTA 6 (que provavelmente ficará no catálogo PS5 por um bom tempo e demorarão a sair no PC). Esses vou jogar apenas no console mesmo, pra fazer jus a aquisição do PS5. E pelo que me lembro (me corrijam se estiver equivocado), o vídeo integrado dele é uma Radeon RX 6700 e a CPU um Ryzen 7 4700S customizados, mais do que suficiente pra se jogar em QHD, 60 e gráficos no médio/alto.

Eu tenho um longo histórico nos consoles, começando pelo Magnavox Odyssey e Atari 2600, e depois SNES, PS1, PS2 e Xbox 360 Slim, e o penúltimo foi o PS4 PRO. Inclusive, prefiro jogar no PC com o controle do Xbox One (apenas a trilogia Crysis e as franquias Far Cry e Metro é que jogo no teclado e mouse - jogos em 1ª pessoa prefiro nesses periféricos).

Tenho um bocado de jogos na minha biblioteca da PSN, o que me faz ter um console da Sony. A maior parte são jogos de PS3 e PS4, e poucos de PS5. A partir de 2025, teremos Ghost of Yōtei, Death Stranding 2: On the Beach e GTA 6 (que provavelmente ficará no catálogo PS5 por um bom tempo e demorarão a sair no PC). Esses vou jogar apenas no console mesmo, pra fazer jus a aquisição do PS5. E pelo que me lembro (me corrijam se estiver equivocado), o vídeo integrado dele é uma Radeon RX 6700 e a CPU um Ryzen 7 4700S customizados, mais do que suficiente pra se jogar em QHD, 60 e gráficos no médio/alto.
Não, processador dele ainda é Zen2, é um 3700.

Galera, bom dia!
Qual drivers estão usando? aqui tô pensando em voltar pro 24.9.1
O 24.10 me causou problemas de game profile, eles simplesmente não carregam, o overlay dos FPS não funcionam direito, e estou tendo problema do youtube crashar o video quando a página é minimizada.

Algum de vcs enfrentando problemas semelhantes? porque é muito chato ter que toda vez por config de radeon chill ou AFMF em jogo X ou Y, porque as configurações são resetadas.

Galera, bom dia!
Qual drivers estão usando? aqui tô pensando em voltar pro 24.9.1
O 24.10 me causou problemas de game profile, eles simplesmente não carregam, o overlay dos FPS não funcionam direito, e estou tendo problema do youtube crashar o video quando a página é minimizada.

Algum de vcs enfrentando problemas semelhantes? porque é muito chato ter que toda vez por config de radeon chill ou AFMF em jogo X ou Y, porque as configurações são resetadas.
Único bug que ainda tenho é perder as configurações de desempenho (curva de fan) quando reinicio ou ligo o computador. Hoje está menos frequente do que há um tempo atrás. Config dos jogos está normal aqui, embora eu use apenas o AFMF no Space Marine 2. Estou com o 24.10.

Único bug que ainda tenho é perder as configurações de desempenho (curva de fan) quando reinicio ou ligo o computador. Hoje está menos frequente do que há um tempo atrás. Config dos jogos está normal aqui, embora eu use apenas o AFMF no Space Marine 2. Estou com o 24.10.
Esse problema de perder config de fan, tu já tentou tirar a inicialização rápida do windows? Aqui sempre dá problema com config de UV e fan no adrenalin.

Esse problema de perder config de fan, tu já tentou tirar a inicialização rápida do windows? Aqui sempre dá problema com config de UV e fan no adrenalin.
Tipo, quick boot, no setup da placa-mãe? Nem sei se está ativado na minha.

Mas se tem sete pilas apenas para isso, muito mais negócio juntar uns trocados a mais e pegar logo uma 5080, que terá o desempenho de uma 4090, mas com RT melhor.

Diferente do que dizem, não acho que uma 5080 deva vir mais cara do que a 4080, ao menos não muito mais cara.

AMD-UDNA.jpg

se a geração rx 8000 lançar começo do ano que vem, teremos uma outra geração só em 2027?

É provável (pelo pouco que sei, pesquisei e li). :hmm2:

E o que se sabe é que as RDNA 4 sairão do forno e serão comercializadas a partir do ano que vem (e dois anos costuma ser uma média ou margem entre gerações de gráficas).

“O mercado de GPUs mudou muito desde que a AMD introduziu suas arquiteturas gráficas RDNA e CDNA específicas de domínio. Para começar, o crescimento da IA mudou o que os jogadores e desenvolvedores esperam das GPUs. Além disso, as cargas de trabalho de jogos tornaram-se cada vez mais focadas na computação. Agora, a AMD confirmou seus planos de mudar para uma nova arquitetura de GPU, que abrangerá jogos e empresas. A AMD anunciou sua arquitetura unificada de GPU UDNA.

No passado, a AMD criou RDNA e CDNA como arquiteturas de GPU focadas em jogos e computação, respectivamente. Ambas as arquiteturas se beneficiaram de micro-otimizações para cada mercado, mas isso levou à desunião dentro da hierarquia de GPU da AMD. O mercado de GPUs mudou e as GPUs de data center e jogos não precisam ser diferentes, especialmente agora que a AMD tem uma presença estabelecida no mercado de GPUs de data center.

Tanto o RDNA quanto o CDNA tiveram sucesso em seus mercados. Dito isso, a divisão agora está causando problemas para a AMD. Com o UDNA, os desenvolvedores terão uma arquitetura unificada para trabalhar, facilitando a otimização do software para todas as GPUs AMD.”
(...)

“Infelizmente, não se sabe quando as primeiras GPUs UDNA da AMD chegarão ao mercado. Provavelmente levará anos até vermos os produtos UDNA. Isso significa que ainda podemos ver mais algumas gerações de RDNA e CDNA. A AMD de hoje tem uma estratégia de nuvem para cliente, assim como a Nvidia.”

Fonte: OC3D

AMD-UDNA-.jpg

AMD-UDNA.jpg

É provável (pelo pouco que sei, pesquisei e li). :hmm2:

E o que se sabe é que as RDNA 4 sairão do forno e serão comercializadas a partir do ano que vem (e dois anos costuma ser uma média ou margem entre gerações de gráficas).

“O mercado de GPUs mudou muito desde que a AMD introduziu suas arquiteturas gráficas RDNA e CDNA específicas de domínio. Para começar, o crescimento da IA mudou o que os jogadores e desenvolvedores esperam das GPUs. Além disso, as cargas de trabalho de jogos tornaram-se cada vez mais focadas na computação. Agora, a AMD confirmou seus planos de mudar para uma nova arquitetura de GPU, que abrangerá jogos e empresas. A AMD anunciou sua arquitetura unificada de GPU UDNA.

No passado, a AMD criou RDNA e CDNA como arquiteturas de GPU focadas em jogos e computação, respectivamente. Ambas as arquiteturas se beneficiaram de micro-otimizações para cada mercado, mas isso levou à desunião dentro da hierarquia de GPU da AMD. O mercado de GPUs mudou e as GPUs de data center e jogos não precisam ser diferentes, especialmente agora que a AMD tem uma presença estabelecida no mercado de GPUs de data center.

Tanto o RDNA quanto o CDNA tiveram sucesso em seus mercados. Dito isso, a divisão agora está causando problemas para a AMD. Com o UDNA, os desenvolvedores terão uma arquitetura unificada para trabalhar, facilitando a otimização do software para todas as GPUs AMD.”
(...)

“Infelizmente, não se sabe quando as primeiras GPUs UDNA da AMD chegarão ao mercado. Provavelmente levará anos até vermos os produtos UDNA. Isso significa que ainda podemos ver mais algumas gerações de RDNA e CDNA. A AMD de hoje tem uma estratégia de nuvem para cliente, assim como a Nvidia.”

Fonte: OC3D

AMD-UDNA-.jpg
uma GPU que faz bem ambos os lados ai eu vi vantagem
se fosse separado poderia gastar menos ou render mais
porem como a NVDIA ja chutou o balda na parte de eficiência energética a AMD pode fazer o mesmo
so devia permitir que as APU usassem 8GB de ram

Ele tava certo, é um 4700S. Essa CPU é Zen 2. Maluquices dos nomes das CPUs da AMD.
Descobriram ele na China, basicamente é o SoC do PS5 sem a GPU. Provavelmente desativada por defeito.

Existe também o do Series X, que é o 4800S.
ninguém consegue um pra testar ?

ninguém consegue um pra testar ?

Na época que saiu, fizeram vários testes, tem até do careca do Adrena.

A 4700S é super capada, só tem PCI x4, o que limita o teste com GPUs mais forte. A 4800S fizeram o teste e a performance é inferior ao Ryzen 3600.

401468_O.jpg

AMD vai demitir 4% de sua força de trabalho.

Com a unificação de equipes e foco geral em IA e DC, normal isso. Fora que só no último ano ela comprou 4 empresas nesse ramo, então está, digamos assim, inflada e por isso 4% é bem pouco (inclusive perto do que outras gigantes do ramo demitiram).

Users who are viewing this thread

Voltar