[TÓPICO DEDICADO] NAVI - próxima geração de GPUs da AMD

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos brender
  • Data de Início Data de Início
Gigabyte lança Radeon PRO W7800 AI TOP com 48 GB de memória e barramento de 384 bits

Radeon PRO W7800 agora com 48 GB de memória
Parece que a AMD está apresentando uma nova Radeon hoje.
lpnyAe3.png

A Gigabyte se apressou para anunciar a nova placa de vídeo Radeon PRO W7800. Você leu certo, mas este não é o mesmo modelo que foi lançado há vários meses. A nova placa de fato usa Navi 31, como a versão já disponível, mas tem especificações de memória melhoradas.

A Radeon PRO W7800 AI TOP da Gigabyte agora será oferecida em duas configurações: 32 GB GDDR6 e 48 GB GDDR6. Esta última é uma nova versão que também usa um barramento de memória de 384 bits. A velocidade da memória não mudou, o que significa que a largura de banda será de 864 GB/s, a mesma da PRO W7900.

ZacfnmA.jpeg

sXC1VVp.jpeg

A W7800 48GB tem 4.480 Stream Processors e é uma placa de vídeo de estação de trabalho de ponta projetada especificamente para cargas de trabalho de IA. A nova série AI TOP da Gigabyte tem como objetivo ser usada em clusters, portanto suas placas são do tipo blower e apresentam um design de slot duplo.

Enorme VRAM de 48 GB : com suporte para até quatro placas gráficas, você pode atingir uma capacidade máxima de memória de 192 GB, oferecendo vantagens significativas para treinamento de grandes modelos de IA.
A Gigabyte confirma que o novo modelo de 48 GB tem um consumo de memória aumentado em 281 W (21 W a mais que a versão de 32 GB), o que também é 14 W a menos que o PRO W7900.

6M0B2QM.png

A placa manteve suas especificações físicas: ainda tem 29 cm de comprimento, ainda é dual-slot e ainda requer dois conectores de energia de 8 pinos. Similarmente às placas PRO W7000 anteriores, ela também suporta DisplayPort 2.1 (especificação completa) e oferece uma Mini-DisplayPort 2.1. Não há HDMI nesta placa.

Espera-se que a AMD apresente oficialmente este modelo muito em breve.

46F7UBz.png

Com a unificação de equipes e foco geral em IA e DC, normal isso. Fora que só no último ano ela comprou 4 empresas nesse ramo, então está, digamos assim, inflada e por isso 4% é bem pouco (inclusive perto do que outras gigantes do ramo demitiram).

São 1000 pessoas, não sei se eles podem se dar a esse luxo. Pelo o que vi no Reddit, houveram pessoas do time de GPU nesse bolo.

A Nvidia tem uma política de nunca fazer layoffs e ainda dar aumento aos funcionários conforme a produtividade. Tanto que li que eles estão com um problema de motivar certos funcionários porque eles ficaram milionários com as ações da Nvidia, então alguns estão em um ritmo de semi-aposentado.

Fala pessoal, pro ano que vem to pretendendo pegar um 8700xt (que vai lançar), no lançamento ela deve chegar aqui no brasil por uns 4k pra cima né? Tava afim de pagar no maximo 3.5k-3k nela, nem que seja mais pro meio do ano. 2060s tá passando da hora de trocar por outra. Qual a expectativa de preço que voces tem pra linha 8000/9000 (sei lá qual a nomeclatura que a AMD vai usar).

Fala pessoal, pro ano que vem to pretendendo pegar um 8700xt (que vai lançar), no lançamento ela deve chegar aqui no brasil por uns 4k pra cima né? Tava afim de pagar no maximo 3.5k-3k nela, nem que seja mais pro meio do ano. 2060s tá passando da hora de trocar por outra. Qual a expectativa de preço que voces tem pra linha 8000/9000 (sei lá qual a nomeclatura que a AMD vai usar).

Tem que aguardar o preço em dólar. Aí vc vai poder ter u.a ideia melhor de quanto vai custar no Brasil e quanto seria um preço justo.

GPUs AMD Radeon RX 9000 UDNA supostamente entram em produção em massa no segundo trimestre de 2026, UDNA também para PlayStation 6

O futuro da AMD é UDNA
Diga adeus ao RDNA e ao CDNA.
E58ceou.png

A arquitetura unificada conhecida como UDNA agora tem uma data de estreia com rumores. De acordo com Zhangzhonghao, um vazador de hardware da Chiphell com um bom histórico (incluindo roteiros vazados), a AMD está supostamente se preparando para apresentar a GPU UDNA Gaming não antes do segundo trimestre de 2026. Esta pode ser a Radeon de próxima geração, que pode ou não focar no segmento de entusiastas mais uma vez. A arquitetura RDNA4 já está confirmada para atingir segmentos mais acessíveis.

O vazador alega que não há RDNA5 ou um sucessor para CDNA. A AMD está supostamente retornando a uma arquitetura unificada, semelhante à GCN, que impulsionou uma das arquiteturas de GPU mais populares até o momento, a Vega. A arquitetura unificada pode simplificar o desenvolvimento, mas não está claro como ela afetará os segmentos de consumidor e data center, dado que alguns componentes (como ray tracing) não são necessários para ambos.

Rumores sobre AMD UDNA

• Não há mais um codinome RDNA5. Depois de RDNA4, será UDNA.
  • O MI400 e o RX9000 usarão UDNA, com um design de ALU semelhante ao GCN.
  • As GPUs para jogos UDNA estão provisoriamente planejadas para produção em massa no segundo trimestre de 2026.
  • O PS6 da Sony adotará UDNA, e a CPU ainda está indecisa entre ZEN4 e ZEN5. O portátil da Sony também usará hardware AMD.
  • Dizem que o portátil da Microsoft está escolhendo entre Qualcomm e AMD, mas não tenho certeza.
  • Essas informações vêm da cadeia de suprimentos. Não sei detalhes sobre as especificações ou desempenho.

RHr1Her.jpeg

PlayStation 6 e PlayStation Handheld com hardware AMD

O rumor vai além ao afirmar que o PlayStation 6 também contará com a arquitetura UDNA, mas a Sony ainda não decidiu se seu console de próxima geração deve apresentar a arquitetura de CPU Zen4 ou Zen5. No entanto, está claro que ele será alimentado pela arquitetura AMD novamente, que supostamente também inclui um portátil para jogos.

Como mencionado, essa informação não é confirmada pela AMD ou suas fontes, mas sim vem da cadeia de suprimentos (fornecedores de componentes, vazamentos de fundição ou parceiros de placa compartilhando detalhes com vazadores). No entanto, no caso da UDNA, já há uma confirmação da AMD , que a revelou há alguns meses.

Fonte: Chiphell via Wccftech

Criei um tópico para a UDNA:

Bom o vídeo do Robson dos Santos: manda bem na edição e produção de conteúdo! :fuckyeah:

Tirando os problemas de drivers e com alguns poucos jogos recém lançados, no geral não tenho tanto a reclamar das Radeons que tive e me atenderam bem nessas duas últimas décadas (XFX HD 4890 Black Edition, Sapphire HD 5870 Vapor-X, Sapphire RX 5700 XT Founders Edition e a PowerColor RX 6800 XT Red Devil - essa última foi só alegria e não pretendo desfazer dela).

Bom o vídeo do Robson dos Santos: manda bem na edição e produção de conteúdo! :fuckyeah:

Tirando os problemas de drivers e com alguns poucos jogos recém lançados, no geral não tenho tanto a reclamar das Radeons que tive e me atenderam bem nessas duas últimas décadas (XFX HD 4890 Black Edition, Sapphire HD 5870 Vapor-X, Sapphire RX 5700 XT Founders Edition e a PowerColor RX 6800 XT Red Devil - essa última foi só alegria e não pretendo desfazer dela).

Possuo uma 6600 XT desde 2021 e por enquanto nada a reclamar dela em relação a drivers e afins e quando deu problema foi por outros fatores (over não estabilizado nas memórias)
Já sobre o vídeo, esse cara não me desce desde o conteúdo até as thumbs clickbait

Possuo uma 6600 XT desde 2021 e por enquanto nada a reclamar dela em relação a drivers e afins e quando deu problema foi por outros fatores (over não estabilizado nas memórias)
Já sobre o vídeo, esse cara não me desce desde o conteúdo até as thumbs clickbait

Tbm não tenho nada a reclamar da minha 6800xt, pegada do Ali inclusive, melhor custo beneficio possível na época..

quando deu problema foi por outros fatores (over não estabilizado nas memórias)
GPUs AMD continuam sendo um excelente teste de stress pra OC de RAM. :bem:

Eu tive uma RX 6800, e agora uma 7900 XT, e nada a reclamar dos drivers.
A 5700 XT no começo era muito doido usar, ia jogar um dia e era lootbox se ia funcionar normal ou não. Levou uns 6 meses pros drivers ficarem estáveis, mas depois ficou bem redondinho aqui. Só troquei por causa da onda de mineração.

Neste artigo vamos trazer nossas recomendações das melhores placas de vídeo para um PC Gamer. Um computador gamer tem como principal objetivo rodar jogos, e para isso a placa de vídeo é um dos componentes mais relevantes, já que ele lida com a criação dos gráficos na tela.

Nesse post não temos nenhuma estreante desde o nosso guia do primeiro semestre de 2024. Nem AMD, nem Nvidia lançaram novos produtos, com a Nvidia preparando o lançamento de uma potencial linha RTX 50 para o começo do ano que vem, seguindo os rumores, ou alguns até falam de antes que isso.

Artigo completo:

AMD Radeon RX 7900 XTX cai para US$ 764, Radeon RX 7800 XT agora em US$ 419

Radeon RX 7900 XTX nunca foi tão 'barata'
A PowerColor reduziu o preço de dois de seus produtos.
5911tXJ.png

Agora você pode adquirir a Radeon RX 7900 XTX Hellhound por apenas US$ 764,99, o menor preço para a GPU RDNA3 da AMD até o momento. Este modelo da AMD está atualmente à venda em vários varejistas por mais de US$ 800, mas você não o encontrará por esse preço em nenhum outro lugar.

A RX 7900XTX tem GPU Navi 31 com 6144 Stream Processors. Este modelo tem 24 GB de memória GDDR6 e requer 355 W de potência. O modelo Hellhound é uma versão um pouco overclockada com aumento de 2525 MHz.

Como alternativa, há o RX 7800 XT Fighter baseado em Navi 32 disponível por US$ 419,99 e, até onde sabemos, esse também é o menor preço para esse SKU até o momento. O RX 7800 XT é equipado com GPU Navi 32 com 3840 núcleos e 16 GB de memória. O Fighter da PowerColor é um design de baixo custo sem nenhum OC envolvido, no entanto, ainda é um design de três ventiladores.

Ofertas Radeon RX 7000 (links de afiliados)​

Placa de vídeo Radeon RX 7900 XTX

Placa de vídeo Radeon RX 7800 XT

SS6EDk4.png

Ambas as ofertas não exigem códigos promocionais, descontos, reembolsos por correio ou quaisquer outras condições. Você pode comprá-las diretamente da Amazon (não de vendedores terceirizados), mas atualmente não há nenhum pacote de jogo incluído.

Esse problema de perder config de fan, tu já tentou tirar a inicialização rápida do windows? Aqui sempre dá problema com config de UV e fan no adrenalin.
Voltando aqui para comentar que essa dica resolveu o problema. Muito obrigado!

Voltando aqui para comentar que essa dica resolveu o problema. Muito obrigado!

Não tenho problema com a inicialização rápida do windows, está ativada e a curva de fans não sai nunca a não ser que caia a energia.

Tive um problema do driver resetando para configuração padrão quando conectei a TV também com um cabo HDMI de 10m, descobri que era porque estava ligando o PC primeiro que o monitor, é bizarro mas tem que ligar o monitor antes do PC senão parece que rola alguma confusão que leva o driver a acreditar que tem algo errado e reseta.

Se tiverem mais de uma tela conectada pode ser isso também.

Não tenho problema com a inicialização rápida do windows, está ativada e a curva de fans não sai nunca a não ser que caia a energia.

Tive um problema do driver resetando para configuração padrão quando conectei a TV também com um cabo HDMI de 10m, descobri que era porque estava ligando o PC primeiro que o monitor, é bizarro mas tem que ligar o monitor antes do PC senão parece que rola alguma confusão que leva o driver a acreditar que tem algo errado e reseta.

Se tiverem mais de uma tela conectada pode ser isso também.
No meu PC dá bip de erro se ligá-lo com o monitor desligado. O led de diagnóstico de VGA fica aceso.

Neste artigo vamos trazer nossas recomendações das melhores placas de vídeo para um PC Gamer. Um computador gamer tem como principal objetivo rodar jogos, e para isso a placa de vídeo é um dos componentes mais relevantes, já que ele lida com a criação dos gráficos na tela.

Nesse post não temos nenhuma estreante desde o nosso guia do primeiro semestre de 2024. Nem AMD, nem Nvidia lançaram novos produtos, com a Nvidia preparando o lançamento de uma potencial linha RTX 50 para o começo do ano que vem, seguindo os rumores, ou alguns até falam de antes que isso.

Artigo completo:

XFX prepara nova Radeon RX 7900 XT em branco

A XFX tem um novo MERC 310 na cor branca
A nova Radeon RX 7000 acaba de ser lançada.

KxCbv3k.png

Gostaria que a XFX tivesse lançado esse modelo há dois anos, mas acho que é isso que estamos recebendo. A XFX tem uma lista muito curta de GPUs totalmente brancas em seu portfólio atual, o fabricante tem sido um pouco lento em adotar essa nova tendência. Atualmente, existem apenas três modelos com esse esquema de cores, e apenas dois foram lançados. Esses são os modelos Quicksilver Magnetic Air Arctic White (sim, esse nome não poderia ser mais longo) para a RX 7900 GRE e 7800 XT .

A RX 7800 XT também tem um design MERC 310 em branco, mas parece ser difícil de encontrar ou ainda não está disponível para venda. A nova RX 7900 XT usa um design de cooler muito semelhante, se não idêntico, e também é comercializada como MERC 310.

KfPJOnS.jpeg

Atualmente, não temos as especificações completas deste modelo, mas é bem possível que ele tenha as mesmas velocidades de clock da versão preta, seja com um clock de reforço de 2535 MHz ou um clock máximo de 2560 MHz.

E antes que você se confunda, há dois modelos com nomes idênticos: MERC 310, a “Black Edition” com placa traseira preta e a versão não-Black tem uma placa traseira prateada. Em todo caso, o modelo branco parece ser baseado na edição não-Black, que tem uma velocidade de clock maior e um design um pouco mais premium.

WPyeodZ.jpeg

jHTW2LI.jpeg

1ooRb5e.jpeg

A XFX deve anunciar este modelo em breve, mas ainda não o encontramos no site oficial.

Tenho essa rx 6600 da powercolor faz pouco mais de um ano, nada a reclamar também, na época paguei algo perto de 1100, melhor CxB na época e continua sendo uma ótima placa ainda hoje quando o assunto é FHD, a única coisa que me irrita um pouco as vezes é o frame gen via driver que parece funcionar quando ele quer, quando não tá afim ele não pega nem com reza, mas fora isso compraria outra radeon futuramente sem medo

2024-11-25-image-6.jpg

“Não compre uma GPU agora: espere pela próxima geração ou ganhe um desconto?

É a temporada de compras de fim de ano, e isso significa que muitos de vocês provavelmente estão considerando a compra de uma nova placa gráfica - talvez com desconto ou como uma atualização para jogar os jogos mais recentes, como Stalker 2, porque sua GPU atual não está mais funcionando. Você veio ao lugar certo, pois este artigo é sobre recomendações de GPU, ou não...

Para alguns de vocês, os alarmes podem já estar tocando. Você pode estar se perguntando: "Por que escrever este artigo agora quando as novas placas gráficas estão a apenas alguns meses de distância?" Esse é o elefante na sala que estamos abordando: você deve realmente comprar uma placa gráfica agora? É sensato ser tentado pelas inevitáveis vendas da Black Friday? A resposta é, claramente, não – você não deve comprar uma placa gráfica agora.”
(...)

“É difícil fazer recomendações definitivas, pois alguns jogadores têm fortes preferências por determinados recursos ou tecnologias de renderização e como você vê pessoalmente esses recursos ditará qual marca oferece mais valor. Isso está fora do low-end, onde a Radeon está muito à frente da GeForce.

Em geral, porém, espere e veja o que as novas GPUs reservam para você em janeiro.”

Só se for promos de segundos/lives na BF
Acabei de ver agora a 6750xt founders da Kabum por 2099
Comprei a mesma por 2249 nela. Esperava ela estar em 1900-1999
Além disso tinha comprado a corsair rm750e por 679 na Pichau agora esta 777,00
Se fosse compra hj a economia seria de 52.
O dólar subiu mas todas essas coisas são de estoque.

Só se for promos de segundos/lives na BF
Acabei de ver agora a 6750xt founders da Kabum por 2099
Comprei a mesma por 2249 nela. Esperava ela estar em 1900-1999
Além disso tinha comprado a corsair rm750e por 679 na Pichau agora esta 777,00
Se fosse compra hj a economia seria de 52.
O dólar subiu mas todas essas coisas são de estoque.
A 6750xt ficou por 1750 com o cupom, se tivesse visto a tempo teria comprado.

Users who are viewing this thread

Voltar