A “colaboração plurianual” da AMD com a Sony envolve o uso de IA para melhorar a experiência de jogos em PC e console
Não é nenhum segredo que a Sony trabalha com a AMD há anos para ajudar no desenvolvimento de múltiplas gerações do PlayStation. Ela forneceu SOCs (sistema em um chip) personalizados para PS4, PS4 Pro, PS5 e agora PS5 Pro. O PlayStation 5 básico utiliza a arquitetura RDNA 2 da AMD para gráficos, enquanto a variante Pro vai além – mas não é exatamente RDNA 3.
De qualquer forma, a Sony anunciou agora que continuará a trabalhar com a AMD. Desta vez, não apenas com hardware, mas também com tecnologias como
ray tracing , aprendizado de máquina e outras tecnologias de IA. Esta “colaboração mais profunda com a AMD” tem o codinome Amethyst – uma homenagem aos temas de cores azul e vermelho do PlayStation e AMD, respectivamente.
Sony anuncia projeto ‘Amethyst’ com AMD
Um seminário técnico recente para o PS5 Pro, apresentado por Mark Cerny, nos dá um mergulho profundo na tecnologia do console atualizado, com foco em aspectos como aprendizado de máquina, ray tracing,
PSSR e arquitetura GPU. Para referência, o PS5 Pro usa ‘RDNA2.x’ como tecnologia base que é descrita como “algum lugar entre RDNA 2 e RDNA 3” – RDNA sendo a arquitetura de GPU da AMD (em breve devemos migrar para RDNA 4 com a
série RX 8000 no início próximo ano).
Perto do final do seminário foi anunciado a colaboração entre Sony e AMD, com o objetivo de criar algo acessível aos desenvolvedores de jogos “tanto para gráficos quanto para jogabilidade”. O Projeto Amethyst está definido para atingir dois objetivos:
- Futuras arquiteturas de hardware para aprendizado de máquina e IA – trazendo o aprendizado de máquina “a uma variedade de dispositivos”
- CNNs (rede neural convolucional) para jogos – uma rede compartilhada para aumentar “a riqueza dos gráficos do jogo, bem como permitir o uso extensivo de ray tracing e path tracing”
Cerny também falou um pouco sobre o projeto em
entrevista recente ao Digital Foundry. Ele chama isso de colaboração “plurianual”, então não espere nenhum anúncio massivo de hardware tão cedo. Cerny resume o primeiro objetivo como “arquiteturas mais otimizadas para aprendizado de máquina”. Para a Sony, trata-se de focar no que essas melhorias podem fazer pelo console, especialmente quando se trata de melhorar o PSSR – sua nova tecnologia de upscaling – e possivelmente a implementação futura de tecnologia como geração de quadros dentro do conjunto de recursos PSSR.
Isto parece ser uma grande vitória para jogos de console em particular, aproveitando a experiência que a AMD pode fornecer através de anos de experiência no desenvolvimento de sua tecnologia baseada em IA. Esperamos ver o FSR 4 a seguir, e com a série RX 8000 chegando e com lançamento previsto na CES 2025, é um momento emocionante no mundo dos gráficos de jogos.
Sony has announced project Amethyst, a collaboration with AMD that aims to bring improved machine learning and AI to multiple devices.
www.pcguide.com