[TÓPICO DEDICADO] NAVI - próxima geração de GPUs da AMD

Pro meu objetivo a AMD acabou ficando fora do páreo.
Pra games a 6800XT e a 3080 ficam bem empatadas. Ótimas placas.
Quando vem o RT pra ambas esse recurso pesa, mas pesa um pouco mais na AMD.
Isso sem o DLSS quando a Nvidia leva ainda mais vantagem.

Mas o que me levou realmente a descartar a AMD nesta geração é o fator mineração.
Gosto de brincar tb nesse lado além dos jogos.
E nisso a 3080 (GDDR6X) faz próximo a 100Mh/s e a 6800XT fica nos 65Mh/s.
Isso se reflete no tempo que terei de volta o dinheiro empatado na VGA.
Enquanto a 3080 tenho de volta o investimento em 12 meses a 6800XT levaria quase 20 meses.
Isso no cenário atual da mineração, situação que pode mudar a qualquer momento.
A falta de estoque geral é uma vergonha.
 
Pro meu objetivo a AMD acabou ficando fora do páreo.
Pra games a 6800XT e a 3080 ficam bem empatadas. Ótimas placas.
Quando vem o RT pra ambas esse recurso pesa, mas pesa um pouco mais na AMD.
Isso sem o DLSS quando a Nvidia leva ainda mais vantagem.

Mas o que me levou realmente a descartar a AMD nesta geração é o fator mineração.
Gosto de brincar tb nesse lado além dos jogos.
E nisso a 3080 (GDDR6X) faz próximo a 100Mh/s e a 6800XT fica nos 65Mh/s.
Isso se reflete no tempo que terei de volta o dinheiro empatado na VGA.
Enquanto a 3080 tenho de volta o investimento em 12 meses a 6800XT levaria quase 20 meses.
Isso no cenário atual da mineração, situação que pode mudar a qualquer momento.
A falta de estoque geral é uma vergonha.

É quase um ponto positivo pro consumidor em geral (não precisamos concorrer com bots de mineradores pra pegar placas, hehehe)...

Vi num comentário sobre mineração que esses software p mineração precisam bem mais do que 128mb alocado e com acesso direto, então deve estourar o cache e dai perde desempenho acessando a VRAM, talvez futuramente tenha algum driver/bios/sw com otimizações para trabalhar com essa ideia de cache e elas venham a render mais....
 
uma dúvida pra vcs que trabalham com mineração, tenho placas solares aqui em casa (ta sobrando energia), vale a pena minerar durante a noite, por exemplo? é seguro/viável, etc? a rx5700xt renderia alguma coisa?
 
Pro meu objetivo a AMD acabou ficando fora do páreo.
Pra games a 6800XT e a 3080 ficam bem empatadas. Ótimas placas.
Quando vem o RT pra ambas esse recurso pesa, mas pesa um pouco mais na AMD.
Isso sem o DLSS quando a Nvidia leva ainda mais vantagem.

Mas o que me levou realmente a descartar a AMD nesta geração é o fator mineração.
Gosto de brincar tb nesse lado além dos jogos.
E nisso a 3080 (GDDR6X) faz próximo a 100Mh/s e a 6800XT fica nos 65Mh/s.
Isso se reflete no tempo que terei de volta o dinheiro empatado na VGA.
Enquanto a 3080 tenho de volta o investimento em 12 meses a 6800XT levaria quase 20 meses.
Isso no cenário atual da mineração, situação que pode mudar a qualquer momento.
A falta de estoque geral é uma vergonha.
Pelo que andei lendo o pessoal esta na expectativa de sair um ethpill para melhorar a performance das rdna2.
 
-News postada hoje: "6800xt bate record mundial em overclock.. blábláblá"

-Análise do Adrena (pontos negativos): "placa escala mal com overclock..."

vai entender... 3080/90 sobe bem menos em OC e ganha selo diamante. :vish::vish::vish:
Adrena sempre teve qualidade baixa no conteúdo do portal, não tem o que esperar lá..... Se for comparar com GN ou HU,da ate dó
 
Em entrevista na HotHardware, o Scott Herkelman da AMD confirmou que o Infinity Cache existirá em toda linha 6000, inclusive futuros lançamentos (mobile), faz parte da arquitetura RDNA2.
A velocidade menor da GDDR6 é compensada pelo InfinityCache, com isso a AMD conseguiu mais performance e mais eficiência energética, essa foi a estratégia adotada.
Esqueci que o próprio Herkelman confirmou, até fiz a transcrição do video páginas atrás >.<
Obrigado por lembrar :3

Quanto ao InfinityCache, ele compensa a largura de banda até certo ponto, o que falta descobrirmos é justamente este ponto, pois pelos dados oficiais da AMD a taxa de acerto dela é de 58% para 2160p (já calcularam o hithate em outras resoluções: ~72% em 1440p e ~80% em 1080p). Se formos fazer uma operação simples na GPU, como pegar o dado, rasterizar ele e exibir na tela, serão necessários 32MB de memória para isso em uma resolução 4K, então essa informação cabe completamente no InfinityCache as CUs nunca recorreriam à VRAM. Se sombrearmos esses pixels, novamente de forma simples, precisaremos de uns 8KB de espaço na memória para trabalhar em cima de cada um deles, ou seja, ~65MB de VRAM, que novamente cabe inteiramente na InfinityCache.

Isso são exemplos bem simples, pois além de manipular (tratar, rasterizar, colorir, ...) os pixels a GPU precisa fazer outras operações que ocupam memória, como BVH e denoise quando se usa raytracing, então a GPU é "inteligente" o suficiente para deixar no InfCache apenas os dados que precisam daquela velocidade imensa de ~2TB/s, os demais que não gargalam os 512GB/s da GDDR6 irão vir de lá sem passar pela InfCache, da forma que sempre funcionaram, e é isso que faltou o Marcus compreender (deixemos ele para lá).

Agora vou falar de outras coisas, primeiro que a Merc da XFX apareceu, e ela mesmo sendo gigante aparentemente não será eficiente. Segundo que as ROG Strix LC, Strix comum e Gigabyte Gaming OC

XFX-Radeon-RX-6800-XT-Speedster-Merc-319-6-1.jpg

XFX-Radeon-RX-6800-XT-Speedster-Merc-319-12-1.jpg

XFX-Radeon-RX-6800-XT-Speedster-Merc-319-4-1.jpg
ASUS-Radeon-RX-6800-XT-16GB-ROG-STRIX-LC-OC1.jpg

ASUS-Radeon-RX-6800-XT-16GB-ROG-STRIX-OC1.jpg
GIGABYTE-Radeon-RX-6800-XT-16GB-GAMING-OC1.jpg

GIGABYTE-Radeon-RX-6800-XT-16GB-GAMING-OC4.jpg


Sobre o cache o bus das navi 22/23/24:

Mais uma informação pelas mãos do Yoshida, então é bom olhar com cuidado pois ele já errou três vezes (inclusive disse que a XTX não existia e que havia uma Navi21 XTL), mas acertou também então é esperar, mas essa configuração ai soa estranho: Se a Navi22 tem metade dos clusters computacionais (SE), então ela terá 64MB de InfCache, o que faz sentido, mas seguindo a lógica a Navi23 deveria ter os mesmos 64MB pois ela contém dois SE também (logo não entendi os 48MB) e a Navi24 para ter 32MB significa que possuirá apenas um SE... Bem, isso contraria o rumor que já circula circula de que a quantidade é atrelada aos controladores de memória (256bits tem 128MB, 192bits terão 96MB, 128bits terão 64MB e 64bits terão 32MB), que faz sentido. Outra possibilidade é estar associado à quantidade de L2: 8MB de IC para cada tile de L2, então a Navi21 fica com 128MB de IC (16 tiles L2), a Navi22 com 96MB (12 tiles L2) e a Navi23 com 64MB (8 tiles L2), não posso assumir a quantidade da Navi24 pois ainda não vazaram as especificações dela :)
923-block-diagram.jpg

PS: Para a última novidade da inveja titânio, favor visitar o VideoCardz.
 
4k hoje é totalmente viável, só não colocar no ultra. Toda TV é 4k enão não há dificuldade, muito menos seria nicho.
Nicho é jogar acima de 60 fps (pegando aí até os consoles, que geral joga a 30fps sem reclamar). Hoje com um steam link(toda samsung tem) e o streaming da Nvidia enviando a 4k, é até mais cômodo que no console.

1440p é bem mais raro e por isso houve esse salto para 4k, por conta da TVs. 1440p é "irrelevante".
Competitivo é 1080p, gráficos 4k, os gatos pingados (como eu) utilizam 1440p
 
Adrena sempre teve qualidade baixa no conteúdo do portal, não tem o que esperar lá..... Se for comparar com GN ou HU,da ate dó
Nível de qualidade de jornalismo do portal é ridículo mesmo, só nível estagiário ali.
 
4k hoje é totalmente viável, só não colocar no ultra. Toda TV é 4k enão não há dificuldade, muito menos seria nicho.
Nicho é jogar acima de 60 fps [...]
Minha TV 1080p teve um upgrade para 4K e não percebi, e as lojas daqui então, só vendem TVs em 4K :D
Bem, da mesma forma que você disse "4K é totalmente viável, só não colocar no ultra" é possível dizer que "60fps é totalmente viável, só não colocar no ultra".

1440p é bem mais raro e por isso houve esse salto para 4k, por conta da TVs. 1440p é "irrelevante".
Competitivo é 1080p, gráficos 4k, os gatos pingados (como eu) utilizam 1440p
1440p não era irrelevante, tinha um mercado até maior que os monitores 16:10 (esses sim, são nicho) e um preço acessível lá fora, mas com a chegada do 4K ele minguou e por estas bandas nunca se fortificou. Depois disso ganhou um rótulo de resolução gamer e qualquer monitor 1440p é uma fortuninha, enquanto que as TVs 4K conseguem ser mais acessíveis e maiores.

Para mim a melhor resolução seria 1920x1200 ou 2560x1440, em um IPS, mas ambas são muito caras de se ter em relação a um 1080p120Hz ou 2160p60Hz, por isso continuo no meu 1440x900 xD
 
Minha TV 1080p teve um upgrade para 4K e não percebi, e as lojas daqui então, só vendem TVs em 4K :D
Bem, da mesma forma que você disse "4K é totalmente viável, só não colocar no ultra" é possível dizer que "60fps é totalmente viável, só não colocar no ultra".


1440p não era irrelevante, tinha um mercado até maior que os monitores 16:10 (esses sim, são nicho) e um preço acessível lá fora, mas com a chegada do 4K ele minguou e por estas bandas nunca se fortificou. Depois disso ganhou um rótulo de resolução gamer e qualquer monitor 1440p é uma fortuninha, enquanto que as TVs 4K conseguem ser mais acessíveis e maiores.

Para mim a melhor resolução seria 1920x1200 ou 2560x1440, em um IPS, mas ambas são muito caras de se ter em relação a um 1080p120Hz ou 2160p60Hz, por isso continuo no meu 1440x900 xD

1440p ultrawide é perfeito pra mim.

Eu quando coloquei lado a lado 1440p e 1080p...a imagem melhora bem.
 
Melhor teste brasileiro:


 
Melhor teste brasileiro:




Não gostei porque em jogos que tem o ray tracing forte, o cara usou o preset no medio... Imagino que seja só porque assim seria "jogável"... Mas eu queria ver mesmo o limite, que mostrasse que mesmo a 3080 ou 6800xt, no ultra com raytracing, a placa não aguenta gerar mais de 30 fps, mesmo abaixo de 4k em determinados games.

Este daqui chega perto do que gostaria, https://www.theverge.com/21571414/amd-radeon-rx-6800-xt-review

Mostra inclusive a diferença que faz o dlss em games onde mesmo a 3080 fica sem folego.

Quero uma comparação entre as 3070/80 e 6800/xt em games como fortnite, minecraft, metro e control, no ultra com ray tracing ativado, com e sem dlss (para as nvidias) e sam on e off (para amd), de 1080p a 4k.
 
Última edição:
4k hoje é totalmente viável, só não colocar no ultra. Toda TV é 4k enão não há dificuldade, muito menos seria nicho.
Nicho é jogar acima de 60 fps (pegando aí até os consoles, que geral joga a 30fps sem reclamar). Hoje com um steam link(toda samsung tem) e o streaming da Nvidia enviando a 4k, é até mais cômodo que no console.

1440p é bem mais raro e por isso houve esse salto para 4k, por conta da TVs. 1440p é "irrelevante".
Competitivo é 1080p, gráficos 4k, os gatos pingados (como eu) utilizam 1440p
É difícil argumentar sobre 4k acessível aqui pois boa parte da galera só enxerga PC em monitor sendo q muitos já usam em TV 4k, monitor hoje em dia é algo relevante quando a pessoa curte jogos de tiro pois ai conta muito altas taxas de FPS, teclado e mouse, quem não curte esses estilos de jogos acaba preferindo uma TV, sofá e controle... minha tv é 4k 120fps porem como não tem HDMI 2.1 só consigo 120fps em 1440p, já até tentei jogar alguns jogos em 120fps mas pra mim não muda merda nenhuma já q quase não jogo shooters, então acabo preferindo o 4k 60fps msm

Pra ser sincero nem monitor eu tenho kkkkkk, peguei um Acer 24" com 144hz em dezembro pra jogar "RE Remake 2" e quando foi em fevereiro já vendi ele pq não estava usando, até estou de olho em outro monitor agora pq quero jogar "Remnant Fron the Ashes", mas estou considerando pegar um monitor simples de 75hz pq depois de finalizar Remnant é certeza q o monitor vai ficar parado por bastante tempo

Eu venho jogando em 4k acho q desde 2015 ou 2016 e até SLI de GTX970 eu já fiz, oq eu posso dizer é q tá bem acessível desde q a pessoa não queira socar tudo no ultra e fique jogando jogos da Ubisoft, hoje com a 2080 super eu até q estou bem tranquilo pois são poucos jogos q eu preciso ficar diminuindo configurações pra alcançar 4k 60FPS, unico problema msm são os jogos da Ubisoft, mas pelo q ando vendo os jogos dela em 4k são um problema até nas placas novas


Eu não gosto de comentar muito sobre isso, pois já teve vez de eu falar q prefiro jogar em 4k na tv sentado no sofá e com controle e apareceu gente comentando q era melhor eu comprar um console kkkkkkkk, quando eu falo q não curto shooters então fico parecendo um ET
 
Nível de qualidade de jornalismo do portal é ridículo mesmo, só nível estagiário ali.
estou até surpreso pela moderação não ter apagado posts criticando o portal :haha: mas realmente o nível de canais de hardware brasileiros(na real todo canal br no youtube) eh bem baixa, a menos pior vem sendo a do peperaio que eh a unica q n inventa tanta coisa e usa alguma metodologia ( ao invés de achismos igual adrenaline e outros)
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Não gostei porque em jogos que tem o ray tracing forte, o cara usou o preset no medio... Imagino que seja só porque assim seria "jogável"... Mas eu queria ver mesmo o limite, que mostrasse que mesmo a 3080 ou 6800xt, no ultra com raytracing, a placa não aguenta gerar mais de 30 fps, mesmo abaixo de 4k em determinados games.

Este daqui chega perto do que gostaria, https://www.theverge.com/21571414/amd-radeon-rx-6800-xt-review

Mostra inclusive a diferença que faz o dlss em games onde mesmo a 3080 fica sem folego.

Quero uma comparação entre as 3070/80 e 6800/xt em games como fortnite, minecraft, metro e control, no ultra com ray tracing ativado, com e sem dlss (para as nvidias) e sam on e off (para amd), de 1080p a 4k.
minecraft e fortnite..... :poker: de resto concordo contigo, ideal seria comparar no medio e ultra, mas sinceramente estou pendendo mais pra opinião do HU, ligar pra RT que so tem em 3 ou 4 jogos decentemente aplicado eh exagero demais. Não consigo ver isso compensando preço maior, menor disponibilidade, menor vram (metade em alguns casos) e menor força bruta.
 
Não lembro de ter visto o pessoal falar sobre isso, mas essa nova geração nova da AMD não teve um dos maiores saltos de desempenho desde a época da ATI?

Se o RDNA3 tiver salto de desempenho similar a esse realmente vai ser algo bem impressionante e os consoles potencialmente vão se beneficiar absurdos dessas melhorias da AMD que podem virar "sequências de melhorias" com um "RDNA4" e por aí vai.
(próxima geração e/ou um possível refresh no estilo PS4 PRO e XONE X)

Já estou adiantadamente bem curioso pra ver qual vai ser a resposta da CENSURADO para as placas RDNA3 daqui a ~2 anos.

.
 
Não lembro de ter visto o pessoal falar sobre isso, mas essa nova geração nova da AMD não teve um dos maiores saltos de desempenho desde a época da ATI?

Se o RDNA3 tiver salto de desempenho similar a esse realmente vai ser algo bem impressionante e os consoles potencialmente vão se beneficiar absurdos dessas melhorias da AMD que podem virar "sequências de melhorias" com um "RDNA4" e por aí vai.
(próxima geração e/ou um possível refresh no estilo PS4 PRO e XONE X)

Já estou adiantadamente bem curioso pra ver qual vai ser a resposta da CENSURADO para as placas RDNA3 daqui a ~2 anos.

.

A censurado vai vir forte em 2022 pra brigar com a AMD/RDNA3.

O kopite confirmou que a arquitetura Hopper da censurado vai vir em N5P (5nm+) da TSMC, que vai ser o melhor node disponível. Faz muito tempo que a censurado não usa o melhor node disponível para suas placas de vídeo.

A briga vai ser boa, as duas empresas estão se armando até os dentes pra 2022.

O @dayllann pode nos confirmar, você lembra quando foi a última vez que a censurado usou o melhor node disponível na sua arquitetura?
 
Não lembro de ter visto o pessoal falar sobre isso, mas essa nova geração nova da AMD não teve um dos maiores saltos de desempenho desde a época da ATI?

Se o RDNA3 tiver salto de desempenho similar a esse realmente vai ser algo bem impressionante e os consoles potencialmente vão se beneficiar absurdos dessas melhorias da AMD que podem virar "sequências de melhorias" com um "RDNA4" e por aí vai.
(próxima geração e/ou um possível refresh no estilo PS4 PRO e XONE X)

Já estou adiantadamente bem curioso pra ver qual vai ser a resposta da CENSURADO para as placas RDNA3 daqui a ~2 anos.

.
Pelo tanto de criticas e comparações toscas entre o PS5 e Xbox Series X acho q é quase certo um PS5 Pro daqui 2 ou 3 anos, parece q até limitação no HDMI 2.1 o PS5 tem
 
Pra mim q sou streamer seis acham q vale a pena a 3070 ou a 6800? estão praticamente o mesmo preço q nao sei qual comprar (até dezembro)
 
Pra mim q sou streamer seis acham q vale a pena a 3070 ou a 6800? estão praticamente o mesmo preço q nao sei qual comprar (até dezembro)

3070 por causa do coder NVENC para stream.
 
Não lembro de ter visto o pessoal falar sobre isso, mas essa nova geração nova da AMD não teve um dos maiores saltos de desempenho desde a época da ATI?

Se o RDNA3 tiver salto de desempenho similar a esse realmente vai ser algo bem impressionante e os consoles potencialmente vão se beneficiar absurdos dessas melhorias da AMD que podem virar "sequências de melhorias" com um "RDNA4" e por aí vai.
(próxima geração e/ou um possível refresh no estilo PS4 PRO e XONE X)

Já estou adiantadamente bem curioso pra ver qual vai ser a resposta da CENSURADO para as placas RDNA3 daqui a ~2 anos.

.
Não terá, do RDNA para o RDNA2 eles dobraram o tamanho do chip e das CU, o pessoal até ficava chamando a tal "big navi" de mito pq ela nunca veio pro RDNA1.
O que eu espero no RDNA3 é que ele seja equivalente a concorrente da nvidia com o DXR on.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo