[TÓPICO DEDICADO] NAVI - próxima geração de GPUs da AMD

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos brender
  • Data de Início Data de Início
lembra quanto tempo demoro para as Vegas?
Cara, tempo exato eu não me lembro, mas o que posso te dizer é que dps de um ano a placa finalmente começou a render pq os drivers estavam decentes. Mas torço para que não ocorra o msm com a Navi, pois é um novo produto/foco onde a AMD não pode mais errar na minha concepção. Mas não significa que comprando agora seja errado, até aconselho pelo que está se cobrando por uma 2070 Super. Agora se achar uma 2070 barata vai sem medo tmb.

Cara, tempo exato eu não me lembro, mas o que posso te dizer é que dps de um ano a placa finalmente começou a render pq os drivers estavam decentes. Mas torço para que não ocorra o msm com a Navi, pois é um novo produto/foco onde a AMD não pode mais errar na minha concepção. Mas não significa que comprando agora seja errado, até aconselho pelo que está se cobrando por uma 2070 Super. Agora se achar uma 2070 barata vai sem medo tmb.
eu to querendo botar a rx 5700xt no lugar do rtx 2080

eu to querendo botar a rx 5700xt no lugar do rtx 2080
Cara, assim... vc sabe que está trocando por uma placa que é inferior a que vc está usando, certo? A não ser que vc queira experimentar o lado vermelho da força, eu recomendaria vc não comprar agora a 5700 XT e esperar a futura 5800, onde o foco dela será para peitar a 2080. Eu sei que é difícil para um entusiasta de tecnologia, mas se segura mais um pouco e guarda a grana, quando chegar as novas Navis vc terá bufunfa o suficiente para comprá-las e possa ser que a escolha valha a pena.

Cara, assim... vc sabe que está trocando por uma placa que é inferior a que vc está usando, certo? A não ser que vc queira experimentar o lado vermelho da força, eu recomendaria vc não comprar agora a 5700 XT e esperar a futura 5800, onde o foco dela será para peitar a 2080. Eu sei que é difícil para um entusiasta de tecnologia, mas se segura mais um pouco e guarda a grana, quando chegar as novas Navis vc terá bufunfa o suficiente para comprá-las e possa ser que a escolha valha a pena.
eu to atualmente com uma 1070, eu quero fazer um upgrade e a duvida estar no CxB da 5700 xt ou a facada na 2080

Qual menor drive para a 5700 xt atualmente? E pq será que a custom da xfx tá ficando atras da blower da amd? Não era para ser assim....

Overclocck tambem me parece que mesmo com clock ''alto'' não está mudando nada em in game, novamente o drive?

Edit: Por ultimo alguma chance de aparecer a 5800 ou quiça 5900 esse ano ainda?

quem dera, mas se até a bf nao tiver uma custom tri fan pra vender no brasil eu devo ir pra 2080
Não precisa nem ser triplo fan cara, tem a Pulse da Sapphire que está sendo a melhor custom RX 5700 XT com dois fans sendo bem mais gelada que uma Strix da Asus com três fans.

Qual menor drive para a 5700 xt atualmente? E pq será que a custom da xfx tá ficando atras da blower da amd? Não era para ser assim....

Overclocck tambem me parece que mesmo com clock ''alto'' não está mudando nada em in game, novamente o drive?

Edit: Por ultimo alguma chance de aparecer a 5800 ou quiça 5900 esse ano ainda?
Comprei a RX 5700 XT, THICC II

ela é pior que a blower???? Só que me faltava!
É mais quente será? Clock menor? Mais lenta? Pqp eim!

Comprei a RX 5700 XT, THICC II

ela é pior que a blower???? Só que me faltava!
É mais quente será? Clock menor? Mais lenta? Pqp eim!
Lógico que não, ela é melhor que a blower sem sombra de dúvidas! A única coisa que a XFX possa ter feito é não ter aumentado o turbo boost automático da placa por alguma coisa. Agora falar que ela é pior que a blower é um erro. E se ela tiver realmente esse downclock é só vc msm setar o clock máximo nela nas configurações do driver da AMD ou no Afterburner.

Aparentemente as primeiras Navi 14 virão com os novos Macbook Pro, alimentando ainda mais a previsão de lançar em Outubro desse ano (notebook).

PS: Para quem não entendeu nada das runas, o tuíte do Komachi diz o que eu falei até a vírgula, já o do Kitamori é sobre ser um chip exclusivo da Apple, especulando que nos notebooks poderá ser exclusivo mas ainda virá para desktop.

E tem mais isso aqui: AMD sugere como RDNA pode superar a GPU Adreno da Qualcomm

Rx tem tido problemas em relação a drivers?
Na minha modesta opinião, Nvidia/AMD, ambos tem problemas de drivers. No entanto, no lançamento podem existir sim mais bugs. Com o tempo isso é resolvido.
Se fosse algo terrível os reviewers são os primeiros a reclamar, ainda mais sendo placa da AMD onde existe preconceito.

O recomendado é fazer uma instalação limpa, não fazer ajuste/monitoramento simultâneo usando wattman/afterburner/etc, testar com tudo stock (sem OC cpu/gpu) e trocar de driver usar DDU.
Além disso ler o release notes do driver antes de instalar (o que foi consertado e algum problema que ainda não foi corrigido).
Não mexer em ajuste (sem saber seu efeito) é um cuidado que todos devem ter (por exemplo fazer undervolting de forma errada pode trazer instabilidade).

Como sempre, igual bios, se não for um bug terrível melhor continuar utilizando o mesmo driver.
Meu filho está usando a RX 5700 sem problema, não reclamou de nada. Normalmente ele pede ajuda quando encontra algo errado.

Se a placa de vídeo apresentar algum defeito grave (e todo o resto foi eliminado, incluindo bug no W10 devido a atualização) o RMA é o caminho. Se algo é produzido existem lotes com defeito circulando (vide lançamento da RTX).

Última edição:
Bah, não sabia do negócio das memórias nessas xfx custom.... Tomara que não dê problema!
Já tive uma xfx hd4870 que queimou. Se der merda nessa nunca mais quero saber de xfx!!!¡¡

Bah, não sabia do negócio das memórias nessas xfx custom.... Tomara que não dê problema!
Já tive uma xfx hd4870 que queimou. Se der merda nessa nunca mais quero saber de xfx!!!¡¡
Opa, comprei a custom da xfx tbm. Que parada das memórias?

Na minha modesta opinião, Nvidia/AMD, ambos tem problemas de drivers. No entanto, no lançamento podem existir sim mais bugs. Com o tempo isso é resolvido.
Se fosse algo terrível os reviewers são os primeiros a reclamar, ainda mais sendo placa da AMD onde existe preconceito.

O recomendado é fazer uma instalação limpa, não fazer ajuste/monitoramento simultâneo usando wattman/afterburner/etc, testar com tudo stock (sem OC cpu/gpu) e trocar de driver usar DDU.
Além disso ler o release notes do driver antes de instalar (o que foi consertado e algum problema que ainda não foi corrigido).
Não mexer em ajuste (sem saber seu efeito) é um cuidado que todos devem ter (por exemplo fazer undervolting de forma errada pode trazer instabilidade).

Como sempre, igual bios, se não for um bug terrível melhor continuar utilizando o mesmo driver.
Meu filho está usando a RX 5700 sem problema, não reclamou de nada. Normalmente ele pede ajuda quando encontra algo errado.

Se a placa de vídeo apresentar algum defeito grave (e todo o resto foi eliminado, incluindo bug no W10 devido a atualização) o RMA é o caminho. Se algo é produzido existem lotes com defeito circulando (vide lançamento da RTX).
Está quase fazendo 1 mês que estou com minha 5700, não tive nenhum problema grave, além dos já relatado pela comunidade global, como congelando ao utilizar overlay do msi afterburner, esse final de semana tive um erro relacionado a memória ao executar o Mass Effect Andromeda. O erro apontava erro de memória de GPU com algo relacionado a falta de driver atualizado.
Simplesmente desinstalei o driver com DDU e instalei novamente, nada agravante. Quando comprei achei que realmente iria ter maiores problemas.

Uma coisa que não consegui ativar, foi o image sharpening, não aparece a opção no driver de vídeo.

Dolar bateu R$ 4,15. Duvidando muito que as outras custom cheguem aqui abaixo de 2.5k, eu peguei a blower mesmo da MSI por 2.180 na loja que explode e vou confiar no undervolt pra controlar as temperaturas. Espero que dê certo.

Optei por ela pq a única custom no brasil é da XFX e essa dá dois anos de garantia mandando para os EUA, sem contar que a loja TB tá cobrando 100 merreis de DIFAL. Já a MSI dá três anos de garantia aqui no BR mesmo.

Pessoal minha 5700 normal chegou e antes de entrar no windows esta dando artefatos, umas linhas piscando bem rapido, mas depois que eu instalei o driver pararam estes artefatos, mas antes de instalar o driver aparece ate no windows.

Usando uma fonte de 520w Seasonic, só tive tempo de testar PUBG, tudo ultra 1440p downscaled, travado em 65 FPS.
O cabo de 8 pinos que usei e esse, será pode ser a causa dos artefatos antes de entrar no windows?
eYG0zGI.png

Isso acontece com mais alguém?

Última edição:
Bom, vim aqui dar o meu relato sobre a placa XFX 5700XT MODELO REFERÊNCIA.
Primeiramente quero dizer que a placa é excelente, cumpre exatamente o que promete, e, em minha opinião é melhor placa custo x benefício para quad HD. Outro ponto importante a se falar é a questão da temperatura. Fiz o monitoramento durante os games e a temperatura alcançou 86º C GPU TEMP. e alcançou 102º C JUNCTION TEMP. Bom, pra mim a temperatura não fez diferença alguma, pois se tratando de um modelo blower, jogou todo o ar quente para fora do gabinete (não esquentou o ambiente pois o ar não sai a 100ºC , só pra deixar claro) e, além disso, a temperatura ficou estável não prejudicando em nada a fluidez nos games (não apresentou throttling em nenhum momento). O uso da placa ficou em 98-99% de uso na maioria do tempo com o pico da frequência passando dos 2000 Mhz às vezes, mas geralmente mantendo 1900 Mhz. nesta faixa. Não mexi na curva da fan, usei em stock e posso garantir que é apesar de você escutar a fan da placa trabalhando, não é barulhenta. Bom, agora vamos falar dos problemas que eu tive em relação aos drivers, como um colega citou acima tive um problema com piscadelas rosas no monitor, que foi resolvido via atualização de driver e o outro problema que tive foi o "crashmento" do google Chrome quando este tem a opção "usar a aceleração de hardware quando disponível" marcada, o programa parava de responder depois de um tempo, mas funcionava normalmente sem a opção marcada. Testei o Firefox, deu um problema um pouco pior, quando tem a opção "aceleração de hardware" ativada, simplesmente dava tela azul no Windows 10 Home. Problema resolvido desabilitando a opção em ambos os navegadores. Esta última questão acredito ser bem simples de resolver via driver.

MEU SETUP: RYZEN 3700X COOLER BOX - ASUS TUF X570 GAMING PLUS - XFX 5700 XT 8GB REFERENCE EDITION - 2X8GB TEAM GROUP T-FORCE XCALIBUR 3600 MHZ DDR4 - FONTE COOLERMASTER V1000 W 80 FULL MODULAR 80 PLUS GOLD - 1TB HDD WETERDIGITAL BLUE SATA - 250GB SSD SEAGATE BARRACUDA SATA III - CASE CORSAIR 460X CRYSTAL SERIES WHITE - SO WINDOWS 10 HOME

Gostei dessa placa.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Bom, vim aqui dar o meu relato sobre a placa XFX 5700XT MODELO REFERÊNCIA.
Primeiramente quero dizer que a placa é excelente, cumpre exatamente o que promete, e, em minha opinião é melhor placa custo x benefício para quad HD. Outro ponto importante a se falar é a questão da temperatura. Fiz o monitoramento durante os games e a temperatura alcançou 86º C GPU TEMP. e alcançou 102º C JUNCTION TEMP. Bom, pra mim a temperatura não fez diferença alguma, pois se tratando de um modelo blower, jogou todo o ar quente para fora do gabinete (não esquentou o ambiente pois o ar não sai a 100ºC , só pra deixar claro) e, além disso, a temperatura ficou estável não prejudicando em nada a fluidez nos games (não apresentou throttling em nenhum momento). O uso da placa ficou em 98-99% de uso na maioria do tempo com o pico da frequência passando dos 2000 Mhz às vezes, mas geralmente mantendo 1900 Mhz. nesta faixa. Não mexi na curva da fan, usei em stock e posso garantir que é apesar de você escutar a fan da placa trabalhando, não é barulhenta. Bom, agora vamos falar dos problemas que eu tive em relação aos drivers, como um colega citou acima tive um problema com piscadelas rosas no monitor, que foi resolvido via atualização de driver e o outro problema que tive foi o "crashmento" do google Chrome quando este tem a opção "usar a aceleração de hardware quando disponível" marcada, o programa parava de responder depois de um tempo, mas funcionava normalmente sem a opção marcada. Testei o Firefox, deu um problema um pouco pior, quando tem a opção "aceleração de hardware" ativada, simplesmente dava tela azul no Windows 10 Home. Problema resolvido desabilitando a opção em ambos os navegadores. Esta última questão acredito ser bem simples de resolver via driver.

MEU SETUP: RYZEN 3700X COOLER BOX - ASUS TUF X570 GAMING PLUS - XFX 5700 XT 8GB REFERENCE EDITION - 2X8GB TEAM GROUP T-FORCE XCALIBUR 3600 MHZ DDR4 - FONTE COOLERMASTER V1000 W 80 FULL MODULAR 80 PLUS GOLD - 1TB HDD WETERDIGITAL BLUE SATA - 250GB SSD SEAGATE BARRACUDA SATA III - CASE CORSAIR 460X CRYSTAL SERIES WHITE - SO WINDOWS 10 HOME
Mete ai um Kraken G10 + um H60 e não se preocupe mais com o calor.

Bem lento esse payu da terabyte né pessoal? Comprei domingo e hoje ainda não saiu do pagamento em análise!
Paguei no cartão de crédito

Pessoal minha 5700 normal chegou e antes de entrar no windows esta dando artefatos, umas linhas piscando bem rapido, mas depois que eu instalei o driver pararam estes artefatos, mas antes de instalar o driver aparece ate no windows.

Usando uma fonte de 520w Seasonic, só tive tempo de testar PUBG, tudo ultra 1440p downscaled, travado em 65 FPS.
O cabo de 8 pinos que usei e esse, será pode ser a causa dos artefatos antes de entrar no windows?
eYG0zGI.png

Isso acontece com mais alguém?
normal o cabo ser 6+2 pinos

Como comentei bug existe em driver da AMD, ainda mais com mudança na arquitetura. Com o tempo isso é resolvido. Mas existem problemas que são comuns em Nvidia e AMD.

Problema de cor (tela rosa e afins) é causado (em certas configurações) por uma versão Windows 10 1903. Existe um fix que foi lançado pela Microsoft através de atualização (KB4505903), veja lá:

"Some system configurations may experience color corruption after install of Radeon Software when running Windows® 10 May 2019 update. Issue is resolved in the latest Windows® Update 18362.267 (KB4505903)"

Infelizmente a atualização do Windows parece ter outro bug (não, não é fácil ser usuário do Windows):

Nvidia sofre também com a tela rosa:

A mesma coisa acontece com a aceleração no navegador:

É importante salientar que Nvidia/AMD tem release notes de cada versão onde é descrito problema não corrigido. Veja lá exemplos no release notes de problemas ainda não corrigidos:

AMD - Adrenalin 2019 Edition 19.8.1 - Known Issues
Radeon Performance Metrics may report incorrect VRAM utilization.
Enabling Enhanced Sync may cause game, application or system crashes on Radeon RX 5700 series graphics products.

Nvidia - 436.02 WHQL - Windows 10 Issues
[Tom Clancy's The Division II]: The game may crash when played in DirectX 12 mode.[2587043/200406322]
[Overwatch]: The games crashes with "Your rendering device has been lost" error.[2482278]

Até AMD/Nvidia lançarem um fix, precisa desligar ajuste ou contornar o problema. Lembrando que nem sempre a origem do problema é o driver em si.
Existe uma investigação e isso pode atrasar o fix. Por vezes a causa é outra (W10, aplicativo ou jogo). Nesse caso precisa de patch do desenvolvedor ou microsoft.

Bug existe sim, mas você não é obrigado a atualizar driver a todo momento. Se estiver funcionando com driver X sem nenhum bug grave, melhor não atualizar.

Última edição:
Enabling Enhanced Sync may cause game, application or system crashes on Radeon RX 5700 series graphics products.

Sabe se esse Enhanced Sync é ativado nas configurações do jogo ou no app da placa de video ? Pq eu não consigo jogar Fortnite vive dando crashes haha pode ser isso...

Users who are viewing this thread

Voltar