[TÓPICO DEDICADO] NAVI - próxima geração de GPUs da AMD

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos brender
  • Data de Início Data de Início
Como comentei bug existe em driver da AMD, ainda mais com mudança na arquitetura. Com o tempo isso é resolvido. Mas existem problemas que são comuns em Nvidia e AMD.

Problema de cor (tela rosa e afins) é causado (em certas configurações) por uma versão Windows 10 1903. Existe um fix que foi lançado pela Microsoft através de atualização (KB4505903), veja lá:

"Some system configurations may experience color corruption after install of Radeon Software when running Windows® 10 May 2019 update. Issue is resolved in the latest Windows® Update 18362.267 (KB4505903)"

Infelizmente a atualização do Windows parece ter outro bug (não, não é fácil ser usuário do Windows):

Nvidia sofre também com a tela rosa:

A mesma coisa acontece com a aceleração no navegador:

É importante salientar que Nvidia/AMD tem release notes de cada versão onde é descrito problema não corrigido. Veja lá exemplos no release notes de problemas ainda não corrigidos:

AMD - Adrenalin 2019 Edition 19.8.1 - Known Issues
Radeon Performance Metrics may report incorrect VRAM utilization.
Enabling Enhanced Sync may cause game, application or system crashes on Radeon RX 5700 series graphics products.

Nvidia - 436.02 WHQL - Windows 10 Issues
[Tom Clancy's The Division II]: The game may crash when played in DirectX 12 mode.[2587043/200406322]
[Overwatch]: The games crashes with "Your rendering device has been lost" error.[2482278]

Até AMD/Nvidia lançarem um fix, precisa desligar ajuste ou contornar o problema. Lembrando que nem sempre a origem do problema é o driver em si.
Existe uma investigação e isso pode atrasar o fix. Por vezes a causa é outra (W10, aplicativo ou jogo). Nesse caso precisa de patch do desenvolvedor ou microsoft.

Bug existe sim, mas você não é obrigado a atualizar driver a todo momento. Se estiver funcionando com driver X sem nenhum bug grave, melhor não atualizar.
Esse do The Division 2 eu presenciei hoje mesmo.

Bem lento esse payu da terabyte né pessoal? Comprei domingo e hoje ainda não saiu do pagamento em análise!
Paguei no cartão de crédito
Não só o pagamento, a separação, emissão de NF e envio, é tudo a passo de tartaruga, eu realmente só encaro pelo preços muitas das vezes serem atrativos.
Mas acho que logística rápida mesmo só na kabum, acho que nunca presenciei ou tive contato com outra loja que fosse tão agil quanto ela. Já aconteceu várias vezes de comprar no periodo da manhã e a noite a mercadoria ja estar na transportadora.

Não só o pagamento, a separação, emissão de NF e envio, é tudo a passo de tartaruga, eu realmente só encaro pelo preços muitas das vezes serem atrativos.
Mas acho que logística rápida mesmo só na kabum, acho que nunca presenciei ou tive contato com outra loja que fosse tão agil quanto ela. Já aconteceu várias vezes de comprar no periodo da manhã e a noite a mercadoria ja estar na transportadora.
Cara nunca tive problemas na Tera, na Kabum já tive mas nada demais também, acho que a Pichau é a mais complicada...

Dolar bateu R$ 4,15. Duvidando muito que as outras custom cheguem aqui abaixo de 2.5k, eu peguei a blower mesmo da MSI por 2.180 na loja que explode e vou confiar no undervolt pra controlar as temperaturas. Espero que dê certo.

Optei por ela pq a única custom no brasil é da XFX e essa dá dois anos de garantia mandando para os EUA, sem contar que a loja TB tá cobrando 100 merreis de DIFAL. Já a MSI dá três anos de garantia aqui no BR mesmo.
Pois é cara, esse dólar tá me fudendo bonito. A X570 que comprei no eBay que eu pagaria em torno de 1000 reais agora vai ser uns 1170 reais tranquilo. Essa guerra comercial entre EUA x China precisa dar uma trégua até eu comprar todos os meus componentes do PC novo.

EDIT: Acabei de ver a Pichau vendendo a blower por 2148. Só não pego pq ainda acho caro por ser modelo blower.

EDIT: Acabei de ver a Pichau vendendo a blower por 2148. Só não pego pq ainda acho caro por ser modelo blower.
To nessa tb, se aparecer uma blower por r$1999 eu pego, ainda mais se for essa msi com 3 anos de garantia...

Cara nunca tive problemas na Tera, na Kabum já tive mas nada demais também, acho que a Pichau é a mais complicada...
Também nunca tive, só acho os processos mais lentos, mas de ruim mesmo só a PayU.

____

2K numa 5700XT com blower é um baita preço atrativo.

Minha rx 5700 xt chegou, e sinceramente, não sei o que achar, pois ate agora so joguei Hunt Showdown, e Escape From Tarkov, dois jogos extremamente mal otimizados. No hunt, com as configurações básicas no máximo, filtros no mínimo, e efeitos como sombras e tal no mínimo, consegui usufruir os 144hz do monitor, com freesync. Deixei baixando Rainbow Six, Dayz e Apex para testar tbm. Gostei da placa, achei ela muuuito grande, por ter apenas 2 coolers (meu modelo é o xfx THICC II), ela bate 30 cm. Achei bem fria, não passou dos 60 graus em nos jogos, mas a emoção foi tanta, que nem prestei tanta atenção no monitoramento kkkkk. Hoje a tarde testarei mais jogos, e prestarei mais atenção nas temperaturas, e no ruído que ela gera, e posto pra vocês.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Minha rx 5700 xt chegou, e sinceramente, não sei o que achar, pois ate agora so joguei Hunt Showdown, e Escape From Tarkov, dois jogos extremamente mal otimizados. No hunt, com as configurações básicas no máximo, filtros no mínimo, e efeitos como sombras e tal no mínimo, consegui usufruir os 144hz do monitor, com freesync. Deixei baixando Rainbow Six, Dayz e Apex para testar tbm. Gostei da placa, achei ela muuuito grande, por ter apenas 2 coolers (meu modelo é o xfx THICC II), ela bate 30 cm. Achei bem fria, não passou dos 60 graus em nos jogos, mas a emoção foi tanta, que nem prestei tanta atenção no monitoramento kkkkk. Hoje a tarde testarei mais jogos, e prestarei mais atenção nas temperaturas, e no ruído que ela gera, e posto pra vocês.
Outro detalhe, é que quero saber como ativar as tecnologias da amd, como o sharpening, aquela que diminui o tempo de resposta e por ai vai.

Outro detalhe, é que quero saber como ativar as tecnologias da amd, como o sharpening, aquela que diminui o tempo de resposta e por ai vai.

isso é bom saber mesmo , TB QUERO SABER!

O RIS ativa no painel, o Anti-Lag eu vi ativando no overlay da AMD também.

O RIS ativa no painel, o Anti-Lag eu vi ativando no overlay da AMD também.
Esntão os dois eu ativo no painel da amd, dentro do jogo aberto, certo? É pq nunca usei amd, esse painel, é aquele que abre dentro do propio jogo ne?

Esntão os dois eu ativo no painel da amd, dentro do jogo aberto, certo? É pq nunca usei amd, esse painel, é aquele que abre dentro do propio jogo ne?
Um fica no painel fora do jogo, do Adrenalin mesmo, junto com as opções de resolução, Freesync etc, e no overlay aparece uma opção de Anti-Lag, com o jogo aberto.

Um fica no painel fora do jogo, do Adrenalin mesmo, junto com as opções de resolução, Freesync etc, e no overlay aparece uma opção de Anti-Lag, com o jogo aberto.
Se puderem me tirar minhas dúvidas amigos

Entendi, mas não localizei esse RIS no painel do Adrenalin. Sabe com qual nome ele fica?

Acho que a AMD deu uma vacilada em não fazer o modelo padrão com pelo menos dois fans.

Essas placas top de hoje em dia esquentam pra caramba. Difícil confiar que apenas um fan vai dar conta do recado e manter a vga em temperaturas aceitáveis.

Não encontrei a opção de ris nas opções de nenhuma forma

Qual a melhor forma de não ter quebra de imagem não tendo o freesync? Tipo na configuração do programa da amd, tipo na nvidia teria a opção do vsync "rápida", da amd estou por fora.

Já esta no Rio sendo encaminhado para mim a placa. Será que a diferença da XFX eu pego no overclock para alcançar a strix ou msi evoke? Pq nos reviews tá bem abaixo

Qual a melhor forma de não ter quebra de imagem não tendo o freesync? Tipo na configuração do programa da amd, tipo na nvidia teria a opção do vsync "rápida", da amd estou por fora.

Já esta no Rio sendo encaminhado para mim a placa. Será que a diferença da XFX eu pego no overclock para alcançar a strix ou msi evoke? Pq nos reviews tá bem abaixo
Tem o Scanline Sync do RTSS. O funcionamento dele é basicamente jogar a quebra de imagem para uma determinada linha da tela, a qual você vai setar. Tipo, com um valor X você joga a quebra para o topo da tela, nas primeiras linhas, onde você teoricamente não ficaria olhando.
O colega @brdtoledo fez um tutorial dessa feature nesse tópico:

Tem o Scanline Sync do RTSS. O funcionamento dele é basicamente jogar a quebra de imagem para uma determinada linha da tela, a qual você vai setar. Tipo, com um valor X você joga a quebra para o topo da tela, nas primeiras linhas, onde você teoricamente não ficaria olhando.
O colega @brdtoledo fez um tutorial dessa feature nesse tópico:

Tenho utilizado até hoje. Pra mim ainda nada bateu o Scanline Sync. O único "problema" dele é que seu PC precisa manter os FPS na mesma taxa de atualização do monitor, qualquer variação, mesmo que mínima, ele deixa de atuar.

5700XT em média 2% mais lento que a RTX 2070 SUPER em 1440p.

2% por R$ 600.

Nada mal.
Mesmo colocando 37 jogos, se mostrou 6% inferior. Ao meu ver não tem CxB melhor, só abaixar algum preset gráfico inútil, conseguir o mesmo FPS que teria com a 2070 Super, economizando R$600+.

Estou tentando achar mas sem sucesso a comparação no jogo control das xt 5700, só tem para super... E parece que saiu drive novo que adiciona 10% a mais de perfomance na amd.

To doido para jogar esse jogo.

Tenho utilizado até hoje. Pra mim ainda nada bateu o Scanline Sync. O único "problema" dele é que seu PC precisa manter os FPS na mesma taxa de atualização do monitor, qualquer variação, mesmo que mínima, ele deixa de atuar.
Se cair uma vez abaixo de 60fps se o monitor for 60hz ele já para de funcionar então? Isso eu não sabia.
Outro conselho ao pessoal é que para usar o Scanline Sync é bom ter uma alguma margem de desempenho acima do Hz do monitor, senão começam as travadinhas.

Users who are viewing this thread

Voltar