[TÓPICO DEDICADO] NAVI - próxima geração de GPUs da AMD

AMD ultrapassa a Nvidia em remessas gerais de GPU pela primeira vez em cinco anos




Os dados de participação de mercado representam remessas cumulativas de todos os tipos de unidades gráficas, incluindo aquelas presentes em processadores e consoles, áreas em que a Nvidia não possui uma presença significativa no mercado
 
AMD ultrapassa a Nvidia em remessas gerais de GPU pela primeira vez em cinco anos




Os dados de participação de mercado representam remessas cumulativas de todos os tipos de unidades gráficas, incluindo aquelas presentes em processadores e consoles, áreas em que a Nvidia não possui uma presença significativa no mercado

Caramba, então essas GPU's tão vindo de canoa pra cá né? ahahaha
 
Galera urgente preciso de ajuda, a placa chegou e instalei no PC normalmente deu vídeo de primeira mas pc ficou bem estranho, travando e o programa da amd não reconheceu a placa.

Blz aí desliguei pra ver os cabos e voltei a ligar e não quer mais ligar, a placa fica com os leds azul na placa porém vai da vídeo nem lascando, nenhuma porta de vídeo.

O que pode ser.? Defeito tão sério de fabrica assim?
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Consegui ligar limpando os contatos, mas tá super estranho o pc liga e assim que cai na desktop pisca a tela rápido, e abrindo qualquer coisa até um. Exe pc trava.

Nunca vi uma placa fazer isso, o que pode ser?
 
Última edição:
MSI Afterburner é um big no no com as Navi. Terei de deixa-lo de lado e monitorar as temperaturas com o overlay do WattMan. Falando em temperatura, estou pegando 78ºc com undervolt pra 1,05v e 1950mhz. Considerando que moro em Cuiabá e hoje fez 37ºc, até que está decente, mas ainda não é definitivo.

Sem mexer com o power limit eu tive uns dois system crash e, agora, setei +50%, testei alguns games e, até então, sem crash, mas ainda não é definitivo. Vou tirar esse fim de semana pra quebrar a cabeça com essa vermelhinha.

Nada de desistir ainda!

Testei o Control e a placa se comportou dessa forma:

t2fs0mo.png


Fiz uma curva customizada do fan. A essa velocidade faz ruído sim, mas completamente tolerável para mim. De fato, padrão só vai até 43% nos fan.
 
MSI Afterburner é um big no no com as Navi. Terei de deixa-lo de lado e monitorar as temperaturas com o overlay do WattMan. Falando em temperatura, estou pegando 78ºc com undervolt pra 1,05v e 1950mhz. Considerando que moro em Cuiabá e hoje fez 37ºc, até que está decente, mas ainda não é definitivo.

Sem mexer com o power limit eu tive uns dois system crash e, agora, setei +50%, testei alguns games e, até então, sem crash, mas ainda não é definitivo. Vou tirar esse fim de semana pra quebrar a cabeça com essa vermelhinha.

Nada de desistir ainda!

Testei o Control e a placa se comportou dessa forma:

t2fs0mo.png


Fiz uma curva customizada do fan. A essa velocidade faz ruído sim, mas completamente tolerável para mim. De fato, padrão só vai até 43% nos fan.

Isso é triste!!! O normal seria ligar e sair funcionando sem problemas, apenas mecher em configs do tipo freesync, antilag, talvez um filtro Anisotropico para ajudar E DEU.

Mas ter que mexer em power limit e o escambau, ai é triste em amd!!!!! Espero não ter que esquentar cabeça com tais coisas!
 
Isso é triste!!! O normal seria ligar e sair funcionando sem problemas, apenas mecher em configs do tipo freesync, antilag, talvez um filtro Anisotropico para ajudar E DEU.

Mas ter que mexer em power limit e o escambau, ai é triste em amd!!!!! Espero não ter que esquentar cabeça com tais coisas!

As customs não terão esse problema, pode ficar tranquilo.

Fora a questão de software, bugs e etc, os problemas de temperatura são inerentes de quem escolhe o modelo blower e ainda mora em lugar quente hehe.

Tô só relatando aqui pro pessoal pq pode surgir alguém enfrentando algo similar e aí vai encontrar alguma utilidade.
 
Última edição:
Galera urgente preciso de ajuda, a placa chegou e instalei no PC normalmente deu vídeo de primeira mas pc ficou bem estranho, travando e o programa da amd não reconheceu a placa.

Blz aí desliguei pra ver os cabos e voltei a ligar e não quer mais ligar, a placa fica com os leds azul na placa porém vai da vídeo nem lascando, nenhuma porta de vídeo.

O que pode ser.? Defeito tão sério de fabrica assim?
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Consegui ligar limpando os contatos, mas tá super estranho o pc liga e assim que cai na desktop pisca a tela rápido, e abrindo qualquer coisa até um. Exe pc trava.

Nunca vi uma placa fazer isso, o que pode ser?
Tinha alguma vga antes? Fez instalação limpa com ddu? De quanto é sua fonte?
 
MSI Afterburner é um big no no com as Navi. Terei de deixa-lo de lado e monitorar as temperaturas com o overlay do WattMan. Falando em temperatura, estou pegando 78ºc com undervolt pra 1,05v e 1950mhz. Considerando que moro em Cuiabá e hoje fez 37ºc, até que está decente, mas ainda não é definitivo.

Sem mexer com o power limit eu tive uns dois system crash e, agora, setei +50%, testei alguns games e, até então, sem crash, mas ainda não é definitivo. Vou tirar esse fim de semana pra quebrar a cabeça com essa vermelhinha.

Nada de desistir ainda!

Testei o Control e a placa se comportou dessa forma:

t2fs0mo.png


Fiz uma curva customizada do fan. A essa velocidade faz ruído sim, mas completamente tolerável para mim. De fato, padrão só vai até 43% nos fan.

Que driver tá usando? Tenho a MSI 5700XT também e logo que a placa chegou eu tinha instalado o último (parece que já tem outro mais novo agora), mas ficou dando uns problems no PUBG e voltei ao que eu usava antes (19.7.2), talvez não seja o melhor, mas temporariamente resolveu meu problema. Roda um TimeSpy pra ver se o GPU load tá parecido com o meu. Não alterei nenhuma configuração de fan ou power limit. Não lembro de ter encontrado problemas com o Afterburner. Eu só fiquei incomodado com um pouco de Coil Whine, mas com fone de ouvido jogando eu nem escuto.

cJThUdA.jpg
 
Tinha alguma vga antes? Fez instalação limpa com ddu? De quanto é sua fonte?

Sim coloca a rx 570 e funciona perfeito, tinha uma rtx 2080 ti funcionando perfeitamente fonte não é.

Algum bug ridículo ou placa estragada msm, não consigo fazer nada no Windows tudo trava. Abrir uma simples tela.

Só pode ser algo na memória dela sei lá, vou tentar formatação mas não tô confiante, tô muito chateado. Nunca peguei uma placa sem funcionar
 
Sim coloca a rx 570 e funciona perfeito, tinha uma rtx 2080 ti funcionando perfeitamente fonte não é.

Algum bug ridículo ou placa estragada msm, não consigo fazer nada no Windows tudo trava. Abrir uma simples tela.

Só pode ser algo na memória dela sei lá, vou tentar formatação mas não tô confiante, tô muito chateado. Nunca peguei uma placa sem funcionar
pior que a gente vê cada bug doido e problema nessas novas amds... que fazem o cara ficar descrente! HAHAHAHHA Boa sorte ai amigão!!!! Espero que resolva! Você parece entender bem, é bom teu relato aqui para CASO alguém passar por isso, saber que não é o único e que o que você fez resolveu....
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Sim coloca a rx 570 e funciona perfeito, tinha uma rtx 2080 ti funcionando perfeitamente fonte não é.

Algum bug ridículo ou placa estragada msm, não consigo fazer nada no Windows tudo trava. Abrir uma simples tela.

Só pode ser algo na memória dela sei lá, vou tentar formatação mas não tô confiante, tô muito chateado. Nunca peguei uma placa sem funcionar
da uma olhadinha nos pinos do conector de energia! Se não tem nada desgrudado ou escapando! Já vi conector macho de fonte caindo de dentro o conector! E É triste hahahaha
 
É algo Bizarro da placa + Windows, tipo não consigo sabe onde está o erro, mas formatando o Windows a placa parou de dar aqueles problemas mas também não tinha nada instalado no PC, e o gpu z só encontrava informação parcias da placa, muitos dados ficava em unkown, mesmo depois de instalar o drive da amd, o drive insistia em dizer que não tinha uma placa amd plugada no PC.

Nunca passei por isso e está super bizzaro e não sei por partir

Só pode ser defeito a gpu eu acredito, tentei de tudo
 
É algo Bizarro da placa + Windows, tipo não consigo sabe onde está o erro, mas formatando o Windows a placa parou de dar aqueles problemas mas também não tinha nada instalado no PC, e o gpu z só encontrava informação parcias da placa, muitos dados ficava em unkown, mesmo depois de instalar o drive da amd, o drive insistia em dizer que não tinha uma placa amd plugada no PC.

Nunca passei por isso e está super bizzaro e não sei por partir

Só pode ser defeito a gpu eu acredito, tentei de tudo

Defeito mesmo ou placa falsa/pirata? HAUHAU coisa de louco!
 
Tava vendo o preço de umas 5700 XT de curiosidade e me deparo c/ a loja q explode vendendo modelo blower xfx por 2,7k em promo!!! Td bem q há outras marcas, mas p**** 2.7k? :tnr:. Tão chapadões nas "dorgas" pqp!!!! :bwahaha: :bwahaha: :bwahaha:.

Tomara que cheguem logo, eu pagaria 2300 por uma Evoke.
Mas e aquela cagada da MSI ter posto thermal pads pela 1/2 no vídeo do Gamers Nexus?
 
Tava vendo o preço de umas 5700 XT de curiosidade e me deparo c/ a loja q explode vendendo modelo blower xfx por 2,7k em promo!!! Td bem q há outras marcas, mas p**** 2.7k? :tnr:. Tão chapadões nas "dorgas" pqp!!!! :bwahaha: :bwahaha: :bwahaha:.


Mas e aquela cagada da MSI ter posto thermal pads pela 1/2 no vídeo do Gamers Nexus?

Ligaria no 0800 da MSI exigindo que eles me autorizassem a eu trocar os thermal pads da placa. Fazendo isso ela se torna uma placa TOP.
 
Tava vendo o preço de umas 5700 XT de curiosidade e me deparo c/ a loja q explode vendendo modelo blower xfx por 2,7k em promo!!! Td bem q há outras marcas, mas p**** 2.7k? :tnr:. Tão chapadões nas "dorgas" pqp!!!! :bwahaha: :bwahaha: :bwahaha:.


Mas e aquela cagada da MSI ter posto thermal pads pela 1/2 no vídeo do Gamers Nexus?

E essa 5700 normal por R$2450? :bwahaha:

 
E essa 5700 normal por R$2450? :bwahaha:

Palhaçada, só pq é da XFX, crl? Loja que explode tá ficando loucassa, agora começa a cair a ficha pq perderam a parceria com a AMD.
MSI cagou com os thermal pads de uma maneira que eu nunca tinha visto. Poupar grana com thermal pads? Mds!
 
É algo Bizarro da placa + Windows, tipo não consigo sabe onde está o erro, mas formatando o Windows a placa parou de dar aqueles problemas mas também não tinha nada instalado no PC, e o gpu z só encontrava informação parcias da placa, muitos dados ficava em unkown, mesmo depois de instalar o drive da amd, o drive insistia em dizer que não tinha uma placa amd plugada no PC.

Nunca passei por isso e está super bizzaro e não sei por partir

Só pode ser defeito a gpu eu acredito, tentei de tudo

Não é defeito da placa, é bug de software. Mesma coisa aqui na primeira instalação do driver, crashs bem frequentes e umas coisas não apareciam no GPU-Z. Passei DDU uma segunda vez pelo modo de segurança e resolveu esse problema.
 
Não é defeito da placa, é bug de software. Mesma coisa aqui na primeira instalação do driver, crashs bem frequentes e umas coisas não apareciam no GPU-Z. Passei DDU uma segunda vez pelo modo de segurança e resolveu esse problema.

Fiz isso também, e até formatei o Windows nada de mudança. Tentei todas alternativas e sei que o defeito não tá no PC, tirou ela para os problemas.

Realmente tá relacionado com driver e ser reconhecida, mas já tentei de tudo. Pensa num cara desesperado, mais um fds sem placa. Não sei se a loja vai ter a mesma porque era última peça.
 
Fiz isso também, e até formatei o Windows nada de mudança. Tentei todas alternativas e sei que o defeito não tá no PC, tirou ela para os problemas.

Realmente tá relacionado com driver e ser reconhecida, mas já tentei de tudo. Pensa num cara desesperado, mais um fds sem placa. Não sei se a loja vai ter a mesma porque era última peça.

Seu Windows tá com o ultimo update? Na bios da mobo tem a opção de setar a PCI Express para 3.0 ao invés de auto? Tentou atualiza-la?
 
Dia 9 faz um mes com minha 5700xt...to enfrentando esse monte de problemas relatados ae...
artefatos, jogo fechando, super resolução travando o pc...

Acredito que seja tudo por problema dos drivers...esse ultimo que saiu com melhorias pro Control, parece que melhorou um pouco a estabilidade, mas ainda não da pra testar as muitas das opções que o programa da amd oferece
 
Dia 9 faz um mes com minha 5700xt...to enfrentando esse monte de problemas relatados ae...
artefatos, jogo fechando, super resolução travando o pc...

Acredito que seja tudo por problema dos drivers...esse ultimo que saiu com melhorias pro Control, parece que melhorou um pouco a estabilidade, mas ainda não da pra testar as muitas das opções que o programa da amd oferece
Estou de olho e aguardando as custom dela, mas esses relatos são deprimentes.
 
Meu filho está usando a RX 5700 sem problema grave. Similar ao relato do Lockheed (mensagem anterior) ele está usando stock.


Na minha modesta opinião precisa de alguns cuidados:

1 - Existem vários estágios de tensão que podem ser ajustados individualmente no driver. Cada estágio representa o valor de tensão aplicada no GPU em cada clock. No undervolting (através de teste) é possível achar o equilíbrio entre frequência sustentada e tensão. Obviamente isso é diferente em cada chip, não tem como copiar ajuste de outra pessoa.

Na minha experiência com AMD, se reduzir muito a tensão pode acontecer instabilidade aleatória. Por exemplo, joga sem problema durante horas e quando retorna ao desktop (reduz clock/voltage) BOOM! tela azul, micro desliga/liga, etc. Situação similar acontece no undervolting do Ryzen com final X, roda tranquilo jogos, porém no idle somente mexendo no navegador pode acontecer tela azul ou outro erro aleatório. A solução é fazer um undervolting menos agressivo.

O Power Limit controla o nível de energia que é mandado para o GPU. Um valor maior permite o GPU manter seu clock máximo (último estágio) aumentando o desempenho. Isso é diferente em cada chip e depende do modelo de cada fabricante (VRM e afins). Então precisa testar para encontrar o ajuste ideal undervolting/power limit.


2 - O recomendado para teste inicial é fazer uma instalação limpa, não fazer ajuste/monitoramento simultâneo usando wattman/afterburner/etc, testar com tudo stock (sem OC cpu/gpu) e (a cada troca de driver) utilizar DDU. Além disso (igual Nvidia) ler o release notes do driver antes de instalar (o que foi consertado e algum problema que ainda não foi corrigido). Evidentemente o Windows 10 precisa estar devidamente atualizado.

Desligar aceleração no navegador é interessante porque causa erro em AMD/Nvidia dependendo da configuração. Lembrando: problema de cor (tela rosa e afins) é causado (em certas configurações) por uma versão Windows 10 1903. Existe um fix que foi lançado pela Microsoft através de atualização (KB4505903), veja lá:

"Some system configurations may experience color corruption after install of Radeon Software when running Windows® 10 May 2019 update. Issue is resolved in the latest Windows® Update 18362.267 (KB4505903)"
https://www.amd.com/en/support/kb/release-notes/rn-rad-win-19-8-1


3 - É importante testar com processador/memória stock. Tem muitas pessoas usando Ryzen com memória instável que provoca tela azul de tempos em tempos. Eu mesmo enfrentei isso e somente depois de 4 horas testando no memtest consegui reproduzir o erro. Tive que mexer no ajuste, depois disso nunca mais aconteceu.

Fonte é preciso ter certeza absoluta que está funcionando certinho. Eu tive uma dor de cabeça enorme quando coloquei uma placa de vídeo que consumia muito em uma determinada fonte. Não acontecia erro algum usando outra placa de vídeo (que tinha consumo modesto). Por esse motivo demorou vários dias para isolar a causa do problema.


4 - Se os devidos cuidados foram tomados e ainda assim a placa de vídeo apresentar problema, precisa fazer o RMA. Por exemplo, de acordo com a tabela do tópico dedicado, placa-mãe tem uma taxa de retorno entre 2-3%. Placa de vídeo não é diferente, como os fabricantes produzem milhões de unidades anualmente, milhares de placas podem apresentar defeito.
 
Última edição:
Eu que não vou comprar VGA pra ser Beta Tester de driver de estagiário.
 
Eu que não vou comprar VGA pra ser Beta Tester de driver de estagiário.

kkkkkkkk, me ofendeu

Que driver tá usando? Tenho a MSI 5700XT também e logo que a placa chegou eu tinha instalado o último (parece que já tem outro mais novo agora), mas ficou dando uns problems no PUBG e voltei ao que eu usava antes (19.7.2), talvez não seja o melhor, mas temporariamente resolveu meu problema. Roda um TimeSpy pra ver se o GPU load tá parecido com o meu. Não alterei nenhuma configuração de fan ou power limit. Não lembro de ter encontrado problemas com o Afterburner. Eu só fiquei incomodado com um pouco de Coil Whine, mas com fone de ouvido jogando eu nem escuto.

cJThUdA.jpg

Tô usando o 19.8.2 que é o ultimo. Tentei um monte de coisas diferentes ontem e descobri que desativar o FreeSync ajudou. Quando chegar do trabalho vou rodar o TimeSpy.

Não fez undervolt nem nada?
 
Última edição:

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo