[TÓPICO DEDICADO] NAVI - próxima geração de GPUs da AMD

Os gringos estão eufóricos..hahaha

Só nao gostaram da 7900xt custar apenas 100 dólares a menos..

No restante a aceitação está sendo excelente.. a grande maioria prevendo desempenho entre 10-20% menos que a 4090; porém custando 60% menos e os demais benefícios..

O jaquetinha vai ficar sem dormir algumas noites. E quem comprou a 4080 tb
 
Os gringos estão eufóricos..hahaha

Só nao gostaram da 7900xt custar apenas 100 dólares a menos..

No restante a aceitação está sendo excelente.. a grande maioria prevendo desempenho entre 10-20% menos que a 4090; porém custando 60% menos e os demais benefícios..

O jaquetinha vai ficar sem dormir algumas noites. E quem comprou a 4080 tb
Vai nada,
Para alguns a AMD nem existe, o que a NVIDIA lançar acabou, seja bom ou ruim.
A NVIDIA vai certamente replanejar o restante do line-up enquanto administra o estoque das ampere e é isso (contando as verdinhas indo no banheiro). E querendo ou não como alguns comentaram eu acho que a 7900XT só ficaria de fato matadora se ela fosse levemente mais barata, tipo 800 USD ou menos.
 
Só quero saber da 7900xt agora, desencanei de RT, se vier pra baixo de 7k ia ser sonho :yeah:
 
Vai nada,
Para alguns a AMD nem existe, o que a NVIDIA lançar acabou, seja bom ou ruim.
A NVIDIA vai certamente replanejar o restante do line-up enquanto administra o estoque das ampere e é isso (contando as verdinhas indo no banheiro). E querendo ou não como alguns comentaram eu acho que a 7900XT só ficaria de fato matadora se ela fosse levemente mais barata, tipo 800 USD ou menos.

Para alguns fanáticos, concordo....

Porém a imensa maioria é a favor do próprio bolso...


Só lembrando que a AMD prometeu até 70% mais que a 6950xt.. Automaticamente, até 65~70% em cima da 3090ti tb. Obviamente no melhor cenario(SEM RT)

vqgkJ08.png







E a Nvidia está mostrando uma 4080 com apenas 10~15% acima da 3090ti.

ddcmizl.png



BZMuphL.png






Então podemos esperar uma 7900xtx bem acima(em raster) da 4080 e custando 200 dólares menos.



Enfim.. RIP 4080, bem na real..

Somente meia duzia de fanáticos comprarão. A questão é, como a Nvidia vai lidar com isso agora?
Visto a sacanagem de capar a placa e ainda cobrar +70%(em relacao a 3080).
Vão pagar um preço bem caro pela putari4..

Imagino que fatalmente irão reduzir o preço; mas e as pessoas q fizeram pré venda por 1200 dolares??
Pensa na sinuca de bico.
BEM feito pro jaquetinha.

AMD não é santinha, mas tá salvando o rabo de quem ainda curti PC...
 
Última edição:
Para alguns fanáticos, concordo....

Porém a imensa maioria é a favor do próprio bolso...


Só lembrando que a AMD prometeu até 70% mais que a 6950xt.. Automaticamente, até 65~70% em cima da 3090ti tb. Obviamente no melhor cenario(SEM RT)

vqgkJ08.png







E a Nvidia está mostrando uma 4080 com apenas 10~15% acima da 3090ti.

ddcmizl.png



BZMuphL.png






Então podemos esperar uma 7900xtx bem acima(em raster) da 4080 e custando 200 dólares abaixo.



Enfim.. RIP 4080, bem na real..

Somente meia duzia de fanáticos comprarão. A questão é, como a Nvidia vai lidar com isso agora?
Visto a sacanagem de capar a placa e ainda cobrar 70%(em relacao a 3080).
Vão pagar um preço bem caro pela putari4..

Imagino que fatalmente irão reduzir o preço; mas e as pessoas q fizeram pré venda por 1200 dolares??
Pensa na sinuca de bico.
BEM feito pro jaquetinha.

AMD não é santinha, mas tá salvando o rabo de quem ainda curti PC...
Se bobear eles seguram esses preços pra ver até onde vendem, depois ano que vem ou no final desse ainda vem um "milagroso" cutprice :limo:
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Vou esperar lançarem uma 7600xt pra ver se caem da linha 6000, aí tô feito
 
Sem contar que a AMD já entregou logo de cara:
1 - DP 2.1;
2 - Praticamente o mesmo consumo da 6950XT, porém com quase o dobro de performance da mesma;
3 - 600 dólares a menos no preço da placa mais potente;
4 - Não necessita usar adaptadores e conectores que as fontes não tem ainda;
5 - Tamanho da placa simplifica o upgrade, vc nÃo tem que trocar gabinete nem porra nenhuma, tira uma placa e coloca a outra e pronto!
Se o fórum for similar a outras épocas, magicamente isso tudo vai ser irrelevante. Agora se o diferencial fosse a favor das verdinhas, MEU DEUS!!!!11
 
Se bobear eles seguram esses preços pra ver até onde vendem, depois ano que vem ou no final desse ainda vem um "milagroso" cutprice :limo:
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Vou esperar lançarem uma 7600xt pra ver se caem da linha 6000, aí tô feito

Mas a nvidia não jogou os preços lá pra cima por conta da quantidade de série 30 nas prateleiras?

A AMD quase me ganha com a 7900xtx, só esperar review e preço no hue. Se forem seguir a proporção do valor da 4090, as radeons vão chegar aqui a por 10k/9k, e pra mim já fica mais interessante.

Se tiver a placa da AMD aqui, nesse preço aí, com 3 anos de garantia, é compra no dia 1.
 

As GPUs AMD Radeon RX 7900 são 'projetadas para escalar até 3,0 GHz'.​



RX 7900 'até' 3 GHz, mas não espere esses clocks dos AIBs​

A PCWorld revela o potencial de frequência da Radeon RX 7900.



U9Z1m1n.png



Os rumores sobre clocks muito altos nas GPUs Navi 31 estavam errados, mas há alguma chance de vermos um clock alto nas placas gráficas RX 7900 personalizadas? De acordo com a PC World, que foi convidada para o evento de lançamento do AMD RDNA3, a empresa disse que projetou a GPU Navi 31 para escalar até 3,0 GHz, o que é muito superior aos clocks oficiais da série RX 7900.

O AMD RX 7900 XTX tem um clock boost de apenas 2,5 GHz, enquanto o RX 7900 XT só vai até 2,4 GHz. Isso é, obviamente, contrário aos rumores sobre clocks de 3,0 GHz prontos para uso.






O YouTuber 'coreteks' afirma ter algumas informações sobre o assunto. Com os drivers preliminares, os parceiros da placa estão vendo apenas 3% de potencial de overclock com a série Radeon RX 7900 personalizada. Isso é realmente baixo, mas provavelmente será maior com os drivers finais.






Infelizmente, nenhum parceiro de placa, exceto a ASUS, revelou seus cartões personalizados ainda, e esta marca nem fornece relógios para nenhum de seus modelos com 'overclock de fábrica':




weiXaZt.png




E já que estamos nisso, a AMD deve esclarecer como devemos listar a contagem de processadores Steam para a série Radeon 7900. Tanto a AMD quanto os parceiros de placa agora estão mostrando 6144 núcleos para a parte superior, enquanto quase todos os meios de comunicação afirmam que são 12288, por um bom motivo.

A arquitetura AMD RDNA3 tem design 'Dual Issue', que agora pode executar não um, mas dois comandos aritméticos FP32 ao mesmo tempo. O que isso significa é que cada UC agora pode fazer 128 cálculos FP32 em vez de 64 (RDNA2). Para atingir os 61 TFLOPs anunciados, seria necessário multiplicar 6144 SP × 4 × 2,5 GHz ≅ 61 TFLOPs, ou usar o mesmo método que usamos para cada GPU moderna: 12288 SP × 2 × 2,5 GHz. Obviamente, a segunda opção deve ser mais legível para os usuários.

Fonte: PCWorld via TechPowerUP , Coreteks , ASUS
 
Mas a nvidia não jogou os preços lá pra cima por conta da quantidade de série 30 nas prateleiras?

Sim..pra pode continuar vendendo 3080 por 700~800 dólares...piada
p4u no toba de quem pagou..


A AMD quase me ganha com a 7900xtx, só esperar review e preço no hue. Se forem seguir a proporção do valor da 4090, as radeons vão chegar aqui a por 10k/9k, e pra mim já fica mais interessante.

Se tiver a placa da AMD aqui, nesse preço aí, com 3 anos de garantia, é compra no dia 1.

4090 teve por 11800 com cupom no kabum.. Daria pra ter 79000xtx por menos de 7500,00....




E outra coisa de boato. Reparem na redução de cache da 7900xtx
Pelo visto vai ter outra rdna3 tudoqueda

wHYIIup.png



"While this equals 96 MB of Infinity Cache which is lower than the 128 MB featured on the current Navi 21 GPUs, there's also a 3D-Stacked solution in the works which was pointed out recently and that would double the Infinity Cache with 32 MB (16 MB 0-hi + 16 MB 1-hi) capacities for a total of 192 MB of cache. This is a 50% increase versus the current Navi 21 design and it also makes Navi 31 the first GPU with both, chiplet and 3D stacked designs. These chiplets or MCD's will be fabricated on TSMC's 6nm process node and measure 37mm2 each. The latest 2nd Generation Infinity offers up to 5.3 TB/s of bandwidth, an increase of 2.7x versus the previous generation design."



 
Para alguns fanáticos, concordo....

Porém a imensa maioria é a favor do próprio bolso...


Só lembrando que a AMD prometeu até 70% mais que a 6950xt.. Automaticamente, até 65~70% em cima da 3090ti tb. Obviamente no melhor cenario(SEM RT)

vqgkJ08.png







E a Nvidia está mostrando uma 4080 com apenas 10~15% acima da 3090ti.

ddcmizl.png



BZMuphL.png






Então podemos esperar uma 7900xtx bem acima(em raster) da 4080 e custando 200 dólares menos.



Enfim.. RIP 4080, bem na real..

Somente meia duzia de fanáticos comprarão. A questão é, como a Nvidia vai lidar com isso agora?
Visto a sacanagem de capar a placa e ainda cobrar +70%(em relacao a 3080).
Vão pagar um preço bem caro pela putari4..

Imagino que fatalmente irão reduzir o preço; mas e as pessoas q fizeram pré venda por 1200 dolares??
Pensa na sinuca de bico.
BEM feito pro jaquetinha.

AMD não é santinha, mas tá salvando o rabo de quem ainda curti PC...
Em termos geral vou concordar, mas acredito que como falaram ai acho que NVIDIA ja fez tudo isso arquitetado pra encaixar uma 4080TI e reposicionar as outras placas de forma mais confortavel, o gap da 4080 é brutal entao deve estabilizar num espaco futuro na 7900xt e ai a AMD que abaixe as calcas novamente rsrs
 
Estava desapontado por não ter conseguido pegar uma 4090 no lançamento, mas agora o descontentamento virou esperança. Haha.

Pela primeira vez em anos cogito migrar da Nvidia pra AMD com essa 7900 XTX.

Vou só esperar aparecerem os benchmarks e torcer para ela chegar aqui na casa dos R$ 9.000,00.

Me parece um investimento com custo benefício bem melhor e também mais seguro, pois sei que minha fonte de 850W leva sem problemas e que o produto não vem com adaptador problemático. Sem contar que a placa vai caber fácil no gabinete. Hahaha.

No aguardo. :cuti:
 
Em termos geral vou concordar, mas acredito que como falaram ai acho que NVIDIA ja fez tudo isso arquitetado pra encaixar uma 4080TI e reposicionar as outras placas de forma mais confortavel, o gap da 4080 é brutal entao deve estabilizar num espaco futuro na 7900xt e ai a AMD que abaixe as calcas novamente rsrs


Se eu fosse a nvidia, baixaria a 4080 pra 899 e devolveria 300 dolares pra quem fez pré venda..vai sair barato

Tudo indica que até mesmo a 7900xt de 900 dólares vai ser mais rápida(raster) que a 4080 de 1200 tb..


Eu sempre disse que a maior cagad4 da nvidia foi essa lambança das 4080...
Estão/estavam mto caras E mto capadas..Vai prejudicar MUITO as mids..
Tiveram q tirar a 12gb do mercado as pressas..um fiasco sem precedente na industria..


É bem provável q tenhamos uma 4070ti com desempenho 5%, máximo 10% atras da 4080 e custando MUITO menos(599~699).

E ainda precisamos ver 4070 e 4060. Imagina quão capadas serão.
Vai ser a pior geração de mids da história recente da nvidia.
 
Se o fórum for similar a outras épocas, magicamente isso tudo vai ser irrelevante. Agora se o diferencial fosse a favor das verdinhas, MEU DEUS!!!!11
Esse lançamento só não foi melhor que o do Raptor Lake que entregou mais por menos.
edit: nesse video da pra ver as curvas dessa "novinha"
 
Última edição:
cara, se essas placas forem tudo isso mesmo (esperando os reviews aqui com esperança), sinceramente acho que vale muito mais essas do que as novas RTX.

Grata surpresa da AMD, sem conector de energia porcaria, bem mais barato, com DP 2.1 ao invés de 1.4. além do menor consumo de energia.

vamos esperar Dezembro agora...
 
Essas placas da AMD são vendidas aqui ou só aib?
Eu lembro que as RX 6800 teve pré-venda só de modelo referência no lançamento depois demorou mais de mês para chegar as custom.
A 6900 XT lançou 1 mês depois das 6800 mas não chegou no dia de lançamento no Brasil demorou um tempo.
kM3bB7S.jpg
Tô na mesma, se a 7900XTX vier por uns 8k eu abraço e chamo de nenê
Eu chuto esse preço ai 7900 XTX por 8k
7900XT por 7k > Eu pegaria fácil por esse preço se tivesse lançado meses atrás :haha:
 
Nada como uma boa concorrência!!!! O jaquetinha vai ter que repensar os preços e as políticas (escrotas) de mercado da Nvidia.....
Eu compro NVIDIA desde a série gtx 6xx, antes disso eu tive algumas placas AMD e não tenho problema nenhum em voltar.

Da-lhe queda de preço!!!
 
Mas a nvidia não jogou os preços lá pra cima por conta da quantidade de série 30 nas prateleiras?

A AMD quase me ganha com a 7900xtx, só esperar review e preço no hue. Se forem seguir a proporção do valor da 4090, as radeons vão chegar aqui a por 10k/9k, e pra mim já fica mais interessante.

Se tiver a placa da AMD aqui, nesse preço aí, com 3 anos de garantia, é compra no dia 1.
Pode até ter jogado pra desovar a série 3000, mas esse negócio tá parecendo época de mineração ainda, preço lá em cima e quase não sobra pra os incendiários entusiastas, então acho pouco provável eles começaram a abaixar o preço se estão ganhando mais, mas é só minha opinião
 
O clock bem abaixo do esperado realmente cortou bastante a performance final em comparação com os rumores.

A melhora e RT também foi bem fraca e vai ficar na casa da 3090Ti.

Talvez esses dois fatores explicam o preço final que pelo menos parece ser decente para o mercado high end.

Infelizmente a AMD vai perder tempo para gerar seus frames fakes também.:facepalm:
Me pergunto se os clocks baixos são devido a estabilidade ou power limit. Minha antiga 6700XT chegava a 2.8Ghz, a 6800XT chega a 2.55GHz, mas só com hack no power limit.
 
Enfim chupaaaa nvidia!

está fácil acreditar que a 7900XTX ficará entre a 4080 e 4090 bem no meio das duas incomodando ambas na maioria dos jogos, porém custando mais barato que as duas e digamos BEM MAIS BARATO!

A 7900XT ficará arranhando e batendo na porta da 4080 porém custando mais de 300 dolares a menos!
É isso, a AMD entregou já o que tinha que entregar, ela não pretende bater de frente com a 4090 até porque são preços bem diferentes, o que a AMD quer é incomodar a nvidia e já conseguiu porque anunciou preços bem menores, a nvidia que durma com esse barulho agora!

Sem contar que a AMD já entregou logo de cara:
1 - DP 2.1;
2 - Praticamente o mesmo consumo da 6950XT, porém com quase o dobro de performance da mesma;
3 - 600 dólares a menos no preço da placa mais potente;
4 - Não necessita usar adaptadores e conectores que as fontes não tem ainda;
5 - Tamanho da placa simplifica o upgrade, vc nÃo tem que trocar gabinete nem porra nenhuma, tira uma placa e coloca a outra e pronto!

6 - De brinde vc tb não precisa ficar se preocupando com incêndio no PC! :bwahaha:

E vem ainda em seguida o FSR 3.0 prometendo dobrar o desempenho do atual.

E tudo isso custando muito menos que a concorrente, é pra aplaudir de pé ou não?

Essa placa nem precisa ser melhor que a 4090, se ela tiver 70% da performance dela, ela já é vencedora porque entrega praticamente as mesmas features da concorrente (av1, FSR 3, etc) custando quase 38% menos, e eu pagaria numa boa 38% a menos pra ter 30% de performance a menos que a 4090, afinal a diferença de 600 dolares é o resto do PC que o sujeito poderá montar ou fazer upgrade!

Nvidia durma com esse barulho!
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


É isso que me pergunto tb, mas se esse FSR 3.0 depender dos AI Acelerators incorporados no chip RDNA 3 para funcionar então nÃo terá suporte a arquiteturas anteriores a RDNA 3!
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


MAS VAI ENTREGAR, isso que importa e por 600 / 700 dolares a menos! :pense:

Calma, que tu ta mto emocionado...
Existe concorrência e estamos tendo um final de ano como nunca, mto animado.

Acreditar 100% nas informações do fabricante é arriscado... vide o pessoal que estava empolgado com o Ryzen até que saiu os testes.
No caso de processador não tem resposta errada.

1 - Intel Arch tem DP 2.0, só não vai fazer uso... O que está salvando essa geração (por incrível que pareça) é o HDMI 2.1. Mas é bom estar atualizado.
2 - Desempenho e consumo não andam juntos, você escolhe a sua prioridade, se fosse um notebook (aqui eu acho que a Nvidia vai tomar um pula pirata).
3 - Qdo sair os testes a gente vai saber se vale a pena. O lance é que chiplet é mais barato de produzir, usaram DDR6 ao invés de DDR6X tem várias diferenças.
4 - Sobre o conector o pessoal reclama, mas como a placa é a mais rápida de todas, passou o barulho, já era.
5 - Tamanho eu acho que tem mais peso que o conector de energia e DP, mas quem quer jogar em FPS ta dando um jeito.

A AMD cortou os custos no chiplets, memória, até no processo de fabricação, 4XXX é 4nm, a AMD está usando 5nm + 6nm. Pode ser uma opção mais budget.

O FSR 3 ainda é uma promessa, DLSS 3.0 já está na esquina.
FSR ia ser igual DLSS e não foi, não tem hardware dedicado, até a Intel percebeu que se for usar "reconstrução de imagem" precisa de algo dedicado.

Enfim, a promessa foi feita, vamos ver o que entrega...
Se a AMD tivesse colocado alguma info nos slides (mesmo sem RT) da Radeon x placas da Nvidia daria mais credibilidade...
 
  • Curtir
Reações: anc
Calma, que tu ta mto emocionado...
Existe concorrência e estamos tendo um final de ano como nunca, mto animado.

Acreditar 100% nas informações do fabricante é arriscado... vide o pessoal que estava empolgado com o Ryzen até que saiu os testes.
No caso de processador não tem resposta errada.

1 - Intel Arch tem DP 2.0, só não vai fazer uso... O que está salvando essa geração (por incrível que pareça) é o HDMI 2.1. Mas é bom estar atualizado.
2 - Desempenho e consumo não andam juntos, você escolhe a sua prioridade, se fosse um notebook (aqui eu acho que a Nvidia vai tomar um pula pirata).
3 - Qdo sair os testes a gente vai saber se vale a pena. O lance é que chiplet é mais barato de produzir, usaram DDR6 ao invés de DDR6X tem várias diferenças.
4 - Sobre o conector o pessoal reclama, mas como a placa é a mais rápida de todas, passou o barulho, já era.
5 - Tamanho eu acho que tem mais peso que o conector de energia e DP, mas quem quer jogar em FPS ta dando um jeito.

O FSR 3 ainda é uma promessa, DLSS 3.0 já está na esquina.
FSR ia ser igual DLSS e não foi, não tem hardware dedicado, até a Intel percebeu que se for usar "reconstrução de imagem" precisa de algo dedicado.

Enfim, a promessa foi feita, vamos ver o que entrega...

Se a AMD tivesse colocado alguma info x as placas da Nvidia daria mais credibilidade...

Eu estou feliz que ainda não comprei minha 4090 (Pobre), tenho a sorte de poder escolher, vou esperar os testes como você falou. Comecem os jogos pela minha carteira!
 
Calma, que tu ta mto emocionado...
Existe concorrência e estamos tendo um final de ano como nunca, mto animado.

Acreditar 100% nas informações do fabricante é arriscado... vide o pessoal que estava empolgado com o Ryzen até que saiu os testes.
No caso de processador não tem resposta errada.

1 - Intel Arch tem DP 2.0, só não vai fazer uso... O que está salvando essa geração (por incrível que pareça) é o HDMI 2.1. Mas é bom estar atualizado.
2 - Desempenho e consumo não andam juntos, você escolhe a sua prioridade, se fosse um notebook (aqui eu acho que a Nvidia vai tomar um pula pirata).
3 - Qdo sair os testes a gente vai saber se vale a pena. O lance é que chiplet é mais barato de produzir, usaram DDR6 ao invés de DDR6X tem várias diferenças.
4 - Sobre o conector o pessoal reclama, mas como a placa é a mais rápida de todas, passou o barulho, já era.
5 - Tamanho eu acho que tem mais peso que o conector de energia e DP, mas quem quer jogar em FPS ta dando um jeito.

A AMD cortou os custos no chiplets, memória, até no processo de fabricação, 4XXX é 4nm, a AMD está usando 5nm + 6nm. Pode ser uma opção mais budget.

O FSR 3 ainda é uma promessa, DLSS 3.0 já está na esquina.
FSR ia ser igual DLSS e não foi, não tem hardware dedicado, até a Intel percebeu que se for usar "reconstrução de imagem" precisa de algo dedicado.

Enfim, a promessa foi feita, vamos ver o que entrega...
Se a AMD tivesse colocado alguma info nos slides (mesmo sem RT) da Radeon x placas da Nvidia daria mais credibilidade...
Cara, independente de Review a AMD mostrou o salto já no cyberpunk que virou ferramenta de benchmark mais do que um jogo em si, a placa ser quase 2x mais potente que a antecessora consumindo o mesmo e custando menos já é uma baita entrega, e tenha certeza que essa placa ficará entre 4080 e 4090, e mesmo que fique mais próxima da 4080 ela já fez mais do que a obrigação pq custa 300 dólares a menos que a 4080, e a 7900XT ficando abaixo da 4080 já fez TB sua obrigação pq custa 400 dólares a menos que ela, quem tem que se virar agora é a nvidia com o que for entregar abaixo da 4080 em termos de performance e preço, considere que a 4080 já e um chip bem capado em relação a 90, imagine 4070 e inferiores....
Nvidia cavou sua própria cova com essa estratégia mesquinha de preços...qro mais q ela se lasque.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Eu estou feliz que ainda não comprei minha 4090 (Pobre), tenho a sorte de poder escolher, vou esperar os testes como você falou. Comecem os jogos pela minha carteira!
Não compre essa bomba, se quer ir de nvidia aguarde a nvidia se adequar a nova realidade imposta pela AMD.
 
Cara, fizeram um megathread no r/NVIDIA, nunca tinha visto isso antes. :limo:



O copium de alguns nessa thread do r/NVIDIA chega a ser engraçado. O mimimi se resume a performance em Ray Tracing e o fato da XTX não bater a 4090 em rasterização. Sinto que tem gente que se esforça pra justificar ter gasto até 2000 Bidens na 4090. Um esforço que eu acho até desnecessário pois pode simplesmente dizer que gastou porque é rico e ponto final. :p

Pelo menos, até onde eu vi, não apareceu ninguém tapado o bastante para defender a 4080 por 1200 dólares. Bastante gente defendendo a redução de preço dela.

O fato que se a RX 7900 XTX já ''enterra'' a 4080, imagina como deve ficar para as demais RTX 4000 abaixo dela comparada com demais RX 7000. Se a Nvidia não baixar o preço, vai ficar complicado...
 
Não compre essa bomba, se quer ir de nvidia aguarde a nvidia se adequar a nova realidade imposta pela AMD.

Eu vou dar uma esperada nos lançamentos e comprar a melhor das duas, óbvio.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo