Sim, eu apostaria em um 4090 -10% como média, talvez. Mas vai ter jogo onde a 7900XTX vai passar o rolo compressor principalmente por causa do driver overhead.
Pela primeira vez acho que veremos a AMD sendo usada para jogos competitivos, vi números no OW2 e Valorant bastante impressionantes.
A 7900XT deve ficar tranquilamente acima da 4080 16 custando 899 dólares.
"Comparing the techpowerup numbers and the performance gain announced in some titles, the conclusion is that the 7900XTX is only about 10% slower than the 4090 in CB2077 and WD Legion.
Of course, the methodologies must be different making the comparison invalid, but it is already a good speculative basis. I also suspect that AMD could tie or beat the 4090 by pushing the TDP far beyond the efficiency curve, but that would result in a very small advantage and the design would have to be more robust... I'm happy with the path AMD chose, must be the most surprising release in recent years."
Se realmente for perto disso por 60% a menos no MSRP, tá bom demais (em raster).
Dedo chega a coçar pra cometer uma AUTOLESÃO contra meu próprio bolso quando abrir as pre-orders. Se tem gente colocando a RTX 4090 em fonte de 750w, a minha de 850w deve aguentar uma XTX / XT
Sim, eu apostaria em um 4090 -10% como média, talvez. Mas vai ter jogo onde a 7900XTX vai passar o rolo compressor principalmente por causa do driver overhead.
Pela primeira vez acho que veremos a AMD sendo usada para jogos competitivos, vi números no OW2 e Valorant bastante impressionantes.
Considerando que a AMD tá comparando a 6950 com a 7900 xtx, a equivalente da 6900 seria a 7900 xt, então 899 dólares. Vamos ver quanto os "pobres" lojistas vão meter a faca por aqui, mas não chutaria menos de 9k na XT e 10,5k na XTX.
Considerando os rumores, estrutura da arquitetura RDNA 3, patentes, tudo aponta pra RDNA 4 vir 'full multi-chiplet', ou seja, 2 ou mais dies gráficos. (tipo o die da GPU Intel Ponte Vecchio)
Considerando que a AMD tá comparando a 6950 com a 7900 xtx, a equivalente da 6900 seria a 7900 xt, então 899 dólares. Vamos ver quanto os "pobres" lojistas vão meter a faca por aqui, mas não chutaria menos de 9k na XT e 10,5k na XTX.
EK anuncia os primeiros blocos de água para Radeon RX 7900 XTX.
As GPUs AMD RADEON RX 7900 XTX JÁ RECEBERAM SEUS BLOCOS DE ÁGUA EK
O tão esperado dia 3 de novembro chegou com o mais recente lançamento das GPUs AMD® Radeon RX série 7000. Mais uma boa notícia é que a EK®, fabricante premium de equipamentos de refrigeração a água, está pronta com blocos de água EK-Quantum Vector² para os modelos de referência das novas GPUs AMD Radeon RX 7900 XTX. As novas placas de vídeo Radeon vêm com um memory cache dies (MCD) especial ao lado do chip principal – Graphics Compute Die (GCD). O mecanismo de resfriamento também foi modificado para resfriar os MCDs, além dos componentes usuais da GPU que também estão sendo resfriados, como o VRM, VRAM, Controladores de tensão e o chip die.
As novas GPUs Radeon RX 7900 XTX possuem GCD que é fabricado em um processo de 5nm de última geração, permitindo uma melhoria de 54% no desempenho por watt. Embora a GPU seja eficiente, ela ainda usa mais energia do que a geração anterior. Com 355 W de potência total da placa, em um pacote menor do que nunca, com GCD de 300 mm² que contém 165% mais transistores por mm² do que a geração anterior. No geral, essas GPUs apresentam 58 bilhões de transistores para 61 TFLOPs de desempenho.
EK-Quantum Vector² RX 7900 XTX D-RGB
O EK-Quantum Vector² RX 7900 XTX D-RGB é o primeiro bloco de água Vector² para GPUs Radeon, com compatibilidade total com EK-Matrix7. Eles são projetados exclusivamente para as GPUs AMD Radeon RX 7900 XTX. Esta solução de refrigeração líquida engloba um bloco de água da série Vector² e uma placa traseira de alumínio anodizado preto no mesmo pacote. Como o resto dos blocos de água da série Vector², o visual é dominado por linhas retas minimalistas e a placa traseira que contorna a lateral da GPU para cobrir o PCB em sua totalidade.
O que difere de todos os outros blocos de água Vector² é que o motor de resfriamento para este bloco de água foi girado 90°, de modo que as aletas são perpendiculares à matriz. Para um delta ideal, o refrigerante flui primeiro sobre o núcleo gráfico e o cache de memória depois. Consequentemente, todos os MCDs obtêm a mesma temperatura de refrigeração graças ao inserto de jato de acrílico usinado em 3D de alta precisão. A densidade da aleta foi aumentada de 0,6/0,4 para 0,4/0,26mm para dar conta do aumento do requisito de dissipação de energia do novo Graphics Core Die e seis MCDs.
Disponibilidade e Preço
Os blocos de água EK-Quantum Vector² RX 7900 XTX D-RGB estão disponíveis para pré-encomenda através da EK Webshop e revendedores parceiros. Os primeiros blocos de água começarão a ser enviados no início de dezembro. A tabela abaixo mostra o preço de varejo sugerido pelo fabricante (MSRP), IVA incluído.
Depois de ler os slides ficou claro o porquê do pouco ganho do RT, não que eu esperasse muito por causa da forma que a uArch RDNA faz RTRT, mas o ganho foi abaixo do esperado porque os CUs não dobraram, logo a quantidade de núcleos de RT não aumentou tanto (80 -> 96). No caso o ganho real veio de 20% mais núcleos e 50% mais raios por núcleo, o que daria uma conta hipotética de 144 núcleos RT gen1 ao invés de 192 (25% a menos) que os vazamentos apontavam (12288SPs).
Quanto ao clock a única coisa que me vem à cabeça é a complexidade do decoupling do front-end e shader-cores unido com o consumo propositalmente limitado. Quanto ao preço ele foi muito bem posicionado para a versão XTX, mas a versão XT não me agradou tanto, se tivesse sido 849 USD teria sido muito melhor.
Depois de ler os slides ficou claro o porquê do pouco ganho do RT, não que eu esperasse muito por causa da forma que a uArch RDNA faz RTRT, mas o ganho foi abaixo do esperado porque os CUs não dobraram, logo a quantidade de núcleos de RT não aumentou tanto (80 -> 96). No caso o ganho real veio de 20% mais núcleos e 50% mais raios por núcleo, o que daria uma conta hipotética de 144 núcleos RT gen1 ao invés de 192 (25% a menos) que os vazamentos apontavam (12288SPs).
Quanto ao clock a única coisa que me vem à cabeça é a complexidade do decoupling do front-end e shader-cores unido com o consumo propositalmente limitado. Quanto ao preço ele foi muito bem posicionado para a versão XTX, mas a versão XT não me agradou tanto, se tivesse sido 849 USD teria sido muito melhor.
Vamos ver o que as parceiras vão conseguir extrair a mais dessa nova geração da AMD, pois as que virem com três conectores vão puxar mais alguns % da placa. Mas o fato de estarem reaproveitando a carcaça das RTX 4090 (vide Asus) não me agradou por conta do tamanho exagerado da placa.
está fácil acreditar que a 7900XTX ficará entre a 4080 e 4090 bem no meio das duas incomodando ambas na maioria dos jogos, porém custando mais barato que as duas e digamos BEM MAIS BARATO!
A 7900XT ficará arranhando e batendo na porta da 4080 porém custando mais de 300 dolares a menos!
É isso, a AMD entregou já o que tinha que entregar, ela não pretende bater de frente com a 4090 até porque são preços bem diferentes, o que a AMD quer é incomodar a nvidia e já conseguiu porque anunciou preços bem menores, a nvidia que durma com esse barulho agora!
Sem contar que a AMD já entregou logo de cara:
1 - DP 2.1;
2 - Praticamente o mesmo consumo da 6950XT, porém com quase o dobro de performance da mesma;
3 - 600 dólares a menos no preço da placa mais potente;
4 - Não necessita usar adaptadores e conectores que as fontes não tem ainda;
5 - Tamanho da placa simplifica o upgrade, vc nÃo tem que trocar gabinete nem porra nenhuma, tira uma placa e coloca a outra e pronto!
6 - De brinde vc tb não precisa ficar se preocupando com incêndio no PC!
E vem ainda em seguida o FSR 3.0 prometendo dobrar o desempenho do atual.
E tudo isso custando muito menos que a concorrente, é pra aplaudir de pé ou não?
Essa placa nem precisa ser melhor que a 4090, se ela tiver 70% da performance dela, ela já é vencedora porque entrega praticamente as mesmas features da concorrente (av1, FSR 3, etc) custando quase 38% menos, e eu pagaria numa boa 38% a menos pra ter 30% de performance a menos que a 4090, afinal a diferença de 600 dolares é o resto do PC que o sujeito poderá montar ou fazer upgrade!
É isso que me pergunto tb, mas se esse FSR 3.0 depender dos AI Acelerators incorporados no chip RDNA 3 para funcionar então nÃo terá suporte a arquiteturas anteriores a RDNA 3!