[TÓPICO DEDICADO] NAVI - próxima geração de GPUs da AMD

Uma coisa por vez, vamos lá...


@dayllann , na sua opinião, qual seria a dificuldade da AMD em ter um desempenho em Ray Tracing igual ou superior ao da NVIDIA?
Primeiro e principal motivo, hardware compartilhado. Tanto a NVIDIA quanto a Intel possuem hardware dedicado a alguns cálculos do processo de RTRT, e por isso se saem muito melhor nesse quesito. Outros motivos são ausência de técnicas para acelerar os cálculos e otimizações específicas para sua arquitetura. Como a NVIDIA já vai na sua terceira geração ela está com a vantagem em todos os motivos citados, a Intel vem em seguida por ter hardware dedicado e a AMD fica na lanterna por fazer tudo via software + compartilhar SIMDs com RTRT, shader e IA.

Para se ter noção da importância do segundo motivo, foi praticamente 80% de ganho de desempenho nas RDNA3 por acrescentaram sub-tree culling, box sorting e redução de iterações traversal. Agora imagine isso em um hardware dedicado? O desempenho seria muito maior mas trariam novos desafios, e conhecendo a forma de agir da AMD ela continuará em refinar suas unidades computacionais ao invés de dedicar uma boa quantidade de transistores só para isso.


@dayllann , parece que este lance da revisão A0 não é bem o que estão dizendo por ai.
Isso é um assunto chatinho de ficar tocando porque todo mundo quer ter razão e quem pode realmente esclarecer não fala, então vou citar o que é fato:
1) O código em questão é categórico em dizer que, caso o chip seja da revisão A0, independente de ser N31/N32/N33, desativa-se o prefetch via hardware (no caso o prefetch será feito via software, que é mais lento/maior latência);
2) A vBIOS das MBA, assim como da TUF e da MERC, deixam bem claro que o silício a qual ele gerencia é da revisão A0;
3) A revisão exibida pelo GPU-Z é coletada através do driver, que informa a revisão do PCB/board, logo pode/irá variar de acordo com o parceiro/fabricante (até o momento, todas as XTX são revisão C8 e todas as XT são revisão CC).

Falando de uma forma mais clara, "revisão" é na verdade apenas uma parte desse 'A0', o primeiro caractere indica o stepping, logo ao dizer que essas N31 são A0, significa que elas são "stepping A, revision 0" e essa atribuição costuma se dar ao primeiro silício. O que o Shidell falou lá no reddit não desmente nada do que está sendo dito aqui e no twitter, segundo ele é extremamente improvável e que é mais fácil ser o VOPD com funcionamento irregular, algo que eu já tinha dito uma dezena de comentários atrás, mas assim como isso de revisão não tem como dar plena certeza de ser isso.


não entendi porra nenhuma
não acreditei muito no lance do A0 porque tinha zero prova, o cara do twitter logo abaixo disse que o txt era so ilustrativo
mas também não entendi anda do porque não é A0 desse seu link
Temos vários indicativos, como o vBIOS e os problemas. Inclusive eu peguei o vBIOS e ao analisá-lo fica claro como o dia a revisão ao qual ele se atrela/destina: A0.

image.png


O vBIOS regula o funcionamento da placa, ele diz o que pode e como pode ser feito as requisições do driver, e assim como colocar o BIOS de uma placa em outra pode trazer instabilidades, colocar um vBIOS destinado às A0 em uma GPU não-A0 implicará em problemas. Se a AMD lançar um silício A0 é extremamente improvável, imagina o que é lançar um chip A2 (por exemplo) com um vBIOS A0? Seria de uma extrema incompetência um erro deste tamanho.

O que me leva a acreditar que este, de vBIOS mismatching, não é o problema, até porque para corrigi-lo bastaria uma atualização: Para mim há problemas a nível de silício sim. Problemas como consumo em idle, reprodução de multimídia e multi-monitor já foi indicado ser driver e será corrigido (segundo a própria AMD) em breve, quanto a monitoramento de registradores, prefetch de shaders, VOPD e outros bugs mais intrinsecos ao hardware eles estão sendo corrigidos em um ritmo mais lento mas virão igualmente através de atualizações de drivers, quem sabe até de firmware, mas com qual frequência ou quando ai já não sei estipular.
 
“Chegou”… Essa disponibilidade da AMD só no papel está dando uma raiva que não sei se não cancelo a compra e pego uma 4080 🤦🏻‍♂️
Entra ano, sai ano, com ou sem pandemia, e a AMD continua falhando no quesito logística/disponibilidade. O consumidor simplesmente não encontra o produto pra comprar, enquanto você encontra um da Intel ou Nvidia sem muita dificuldades. Eu pensei que fosse só aqui, mas mesmo lá fora na civilização o pessoal reclama desses "paper launches" da AMD. Vide os laptops com Ryzen 6000 e/ou Radeon RX 6000M, que foram lançados em janeiro, mas só agora no fim do ano começaram a ter estoque de verdade.
 
Minha percepção que final de ano é mais complicado ter um lançamento em dezembro e já ter disponibilidade antes do natal. E tem a placa pra vender na loja do pombo, na pior das hipóteses.
 
Tudo no dx12? Pq no 12 senti stutering mesmo com rt off
Tudo DX 12... eu não tenho stutering jogando... te dizer a verdade com RT ligado eu sinto bastente input lag. Parece que estou jogando no game pass.
Mas ontem teve uma atualizaçãozinha beeeem pequena que resolveu isso.
 
Minha percepção que final de ano é mais complicado ter um lançamento em dezembro e já ter disponibilidade antes do natal. E tem a placa pra vender na loja do pombo, na pior das hipóteses.
A questão é que na loja do pombo não tem placa, tem pré venda. E pelos vistos não é só aqui no Brasil, lá em Portugal e Espanha também venderam as poucas unidades que tinham e agora é esperar o mês de janeiro também… Na PCDIGA em PT por exemplo, só há XFX em estoque que é o modelo mais caro, todos os outros estão esgotados.

Mas pelo menos lá ainda se consegue alguma coisa… aqui só se consegue ver imagens delas kkk.
 

Hypr-x nada mais é que uma soma de recursos de forma one-click, e esse HairFX é o velho e bom TressFX, só que incorporado direto no sistema do Unity.
Boas notícias mas nada que vá impressionar (e essa animação do video mesmo, está horrível, zero de física xD).

---
A tecnologia AMD FidelityFX Super Resolution 2.0 agora está confirmada para 101 jogos

AMD-FSR2.jpg
 
Entra ano, sai ano, com ou sem pandemia, e a AMD continua falhando no quesito logística/disponibilidade. O consumidor simplesmente não encontra o produto pra comprar, enquanto você encontra um da Intel ou Nvidia sem muita dificuldades. Eu pensei que fosse só aqui, mas mesmo lá fora na civilização o pessoal reclama desses "paper launches" da AMD. Vide os laptops com Ryzen 6000 e/ou Radeon RX 6000M, que foram lançados em janeiro, mas só agora no fim do ano começaram a ter estoque de verdade.

 
 
Os Scalpers desistiram das 4080 e foram todos pra XTX, kkkkkk
Não faz qualquer sentido fazer scalping da 7900 XTX, sendo que a 4080 é muito superior no conjunto da obra e custa "só" 200 dólares a mais. Esses cambistas vão tomar no c* ainda mais dessa vez, pois se não conseguiram revender uma placa da empresa líder do setor, da empresa que só tem 8% de market share e muito menos apelo com o consumidor, é que não vão mesmo. Tem que ser fanboy a um nível patológico pra comprar GPU da AMD da mão de cambista.
 
Não faz qualquer sentido fazer scalping da 7900 XTX, sendo que a 4080 é muito superior no conjunto da obra e custa "só" 200 dólares a mais. Esses cambistas vão tomar no c* ainda mais dessa vez, pois se não conseguiram revender uma placa da empresa líder do setor, da empresa que só tem 8% de market share e muito menos apelo com o consumidor, é que não vão mesmo. Tem que ser fanboy a um nível patológico pra comprar GPU da AMD da mão de cambista.
8% na steam ne
afinal cada ps5 e xbox s tem uma apu radeon
e agora a própria steam agora nos portáteis
 
8% na steam ne
afinal cada ps5 e xbox s tem uma apu radeon
e agora a própria steam agora nos portáteis

Muito me perdoe, mas AMD ta tipo o Linux, tem extrema participação em servidores e no corporativo, assim como o Android que veio do Linux, mas consumidor final está meio fraquejando.
 
8% na steam ne
afinal cada ps5 e xbox s tem uma apu radeon
e agora a própria steam agora nos portáteis
Sim da Steam. Cambistas vão dar um tiro de espingarda calibre 12 no pé ao fazer scalping com placa da AMD, ainda mais que essa geração não cumpriu o que foi prometido. A Nvidia agradece a falta de concorrência, lamentável.
 
As instruções VOPD da RDNA3 fornecem um aumento de apenas 4% de desempenho em cenas com ray-tracing

"Um dos principais destaques da arquitetura gráfica RDNA3 é a capacidade de emitir instruções Wave32 duplas (VOPD) para o dobro da taxa de transferência de ponto flutuante (mais especificamente, FMA). No entanto, pelo que coletamos, esse recurso pode ter sido exagerado [seus ganhos] pela equipe de marketing da AMD. [...] No modo Wave32, as duas instruções FMA têm acesso a apenas um registrador de operando (vGPR), em vez de dois, e um valor intermediário compartilhado. Mesmo ao usar o modo Wave64, o desempenho máximo possível é de apenas 5/6 (~83%) do valor previsto teoricamente.

Entramos em contato com a AMD sobre o assunto e obtivemos a seguinte resposta:
'O Wave64 pode acessar nativamente as novas ALUs para dobrar a taxa de execução e desbloquear o desempenho durante a execução densa do códigos nas ALU. Para o modo Wave32, o compilador faz a reordenação localizada e o empacotamento de instruções no formato VOPD. Uma cena de teste RT usando codificações VOPD forneceu aproximadamente um aumento de 4% em quadros por segundo, removendo o gargalo no ALU. Esperamos ver mais melhorias à medida que o compilador amadurece com mais otimizações para mapear sequências de código para as codificações VOPD. E com os avanços que ocorrem no uso de IA, RT e técnicas de renderização orientadas por computação para uma renderização mais realista, esperamos ver códigos vinculados por ALU que explorarão cada vez mais essas novas ALUs.' --AMD


O ganho é pequeno? Sim, mas tem um detalhe importante nesse número, que é ao usar RTRT, portanto os ALUs estão saturados dividindo recursos entre shader e RT. Em casos sem o uso de RTRT o ganho será maior mas a AMD não quis informar este valor (por algum motivo só falaram do pior cenário). Bem, todo ganho é ganho, e como depende so software é algo que trará mais desempenho com o tempo xD

PS: O prefetch de shaders via hardware, que é um dos recursos desativados caso o silício seja mesmo A0, tem um impacto negativo na ordem de 2~5%, ao que tudo indica. Como a principal função deste recurso é esconder/mascarar a latência não dá para dizer ao certo o seu impacto, mas dificilmente passaria de 10%. Menos mal, mas tirando 2% aqui, 5% acolá, 1% disso e 3% daquilo vemos que tinha tanto potencial esse lançamento mas foi por água abaixo por causa de vários problemas, manchando a primeira impressão dessa geração, que é a que conta.
 
Última edição:
Muito me perdoe, mas AMD ta tipo o Linux, tem extrema participação em servidores e no corporativo, assim como o Android que veio do Linux, mas consumidor final está meio fraquejando.
Pior que não tem, pois o mercado corporativo é dominado pela Intel. A última vez que eu vi a AMD tinha só cerca de 15% de market share segundo próprio executivo da empresa, com projeção de aumentar para 20% com os chips Epyc Genoa e Bergamo, baseados na uarch Zen 4. Mercado OEM nem se fala, a AMD também tem pouquíssima presença, principalmente GPUs dedicadas para laptops, onde a Nvidia deve ter mais de 90% de participação.

Ela quer explorar vários mercados sem ter o capital financeiro e humano da Intel e Nvidia, aí acaba sendo coadjuvante em quase todos. Acho que só APUs de console que ela fica a frente, mas não tenho certeza pois o Switch vende que nem água no deserto.
 
Pior que não tem, pois o mercado corporativo é dominado pela Intel. A última vez que eu vi a AMD tinha só cerca de 15% de market share segundo próprio executivo da empresa, com projeção de aumentar para 20% com os chips Epyc Genoa e Bergamo, baseados na uarch Zen 4. Mercado OEM nem se fala, a AMD também tem pouquíssima presença, principalmente GPUs dedicadas para laptops, onde a Nvidia deve ter mais de 90% de participação.

Ela quer explorar vários mercados sem ter o capital financeiro e humano da Intel e Nvidia, aí acaba sendo coadjuvante em quase todos. Acho que só APUs de console que ela fica a frente, mas não tenho certeza pois o Switch vende que nem água no deserto.
Switch usa o quê de apu ou GPU?
 
Sim da Steam. Cambistas vão dar um tiro de espingarda calibre 12 no pé ao fazer scalping com placa da AMD, ainda mais que essa geração não cumpriu o que foi prometido. A Nvidia agradece a falta de concorrência, lamentável.
não me refiro aos scalping me refiro aos 8% que e dito como "verdade"
console e consumidor final
 
Switch usa o quê de apu ou GPU?
nvdia
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Pior que não tem, pois o mercado corporativo é dominado pela Intel. A última vez que eu vi a AMD tinha só cerca de 15% de market share segundo próprio executivo da empresa, com projeção de aumentar para 20% com os chips Epyc Genoa e Bergamo, baseados na uarch Zen 4. Mercado OEM nem se fala, a AMD também tem pouquíssima presença, principalmente GPUs dedicadas para laptops, onde a Nvidia deve ter mais de 90% de participação.

Ela quer explorar vários mercados sem ter o capital financeiro e humano da Intel e Nvidia, aí acaba sendo coadjuvante em quase todos. Acho que só APUs de console que ela fica a frente, mas não tenho certeza pois o Switch vende que nem água no deserto.
problema e as assinaturas escrota como por exemplo positivo so com intel (na epoca)
e a nvdia tentando forçar a retirada do nome freesync dos monitores como e bom um pequeno incomodando um grande
e pra note eu acho que e assim ate hoje la fora tem vários amd aqui não
pelo menos no processador hoje ela esta melhor afinal quem imaginaria que a intel adicionaria suporte entre gerações diferentes ?
que colocaria mais núcleos nos processadores mais fracos
que faria a nvdia tirar o hardware dos monitores e suportar freesync do concorrente contra sua vontade ?
e agora temos a intel entrando no mundo das gpu dedicadas pra massa (ainda se mantendo como uma sis)
 
Última edição:
Depois que comprei uma mobo nessa loja ficam mandando essas ofertas...
Não sei se o preço ta bom, se alguém quiser aproveitar
6900xt red devil 5197,70 pix cupom COPAEXCLUSIVO
OvWuquW.jpg
 
nvdia
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


problema e as assinaturas escrota como por exemplo positivo so com intel (na epoca)
e a nvdia tentando forçar a retirada do nome freesync dos monitores como e bom um pequeno incomodando um grande
e pra note eu acho que e assim ate hoje la fora tem vários amd aqui não
pelo menos no processador hoje ela esta melhor afinal quem imaginaria que a intel adicionaria suporte entre gerações diferentes ?
que colocaria mais núcleos nos processadores mais fracos
que faria a nvdia tirar o hardware dos monitores e suportar freesync do concorrente contra sua vontade ?
e agora temos a intel entrando no mundo das gpu dedicadas pra massa (ainda se mantendo como uma sis)
Vc é troll até pra escrever hein?! Cadê a acentuação e as vírgulas? :haha:
 
bom dia meus órfãos de VGA

é 6800xt os caras tão querendo 3~3,5k e não vou pagar isso em usada

7900 xtx não tem pra comprar, as pre venda....nem vou comentar no preço

pelo que estou vendo por tamanho que é meu limitador (MAX 29cm) no momento a EVGA RTX 3080 TI XC3 ULTRA parece ser a melhor opção, mas ta caro pra caralho quase 8k

agora é decidir comprar essa ou jogar o d20 do destino e esperar janeiro que tem no mínimo 80% de tudo ir pra merda e estar tudo mais caro
se vc pagar 8k em uma 3080Ti vc é maluco, da mesma forma que se comprar 7900xt/xtx ou RTX40xx nos preços que estão aparecendo, cara se vc tiver a grana, pague os 5k na 6800XT e seja feliz, uma baita placa monstra, esquece a geração atual que foi lançada, é puro golpe esses preços!

olha ai a oportunidade, ou pega agora ou depois vai amargar...vai por mim!

6800XT Asrock por 4949 parcelado sem juros ainda em...corre, até eu to quase comprando outra pra mim com a grana que to destinando a um Xbox SX, ai aposento essa 3070 do outro PC e vendo ela!



--- Post duplo é unido automaticamente: ---

O garimpo é bem ingrato. Você literalmente tem que encontrar o vendedor com o nível certo de desilusão, pq tem muita gente viajando no quanto realmente vale as placas.

As viagens que vi na minha procura de usadas:
- 3090 por 7,5k
- 3080ti por 6k
- 6900xt por 5k
- 6800xt por 3,5k...

E sempre tem os malucos pedindo mais, óbvio. Estão no seu direito afinal a placa é deles (heh). Pelo que percebo em conversas, não são gamers. São todos ex mineradores que ainda não se conformaram em absorver um prejuízo ainda maior do que imaginavam que tomariam.

Acho que com o lançamento das mid-range vai haver mais uma onda de redução em usadas.
uai, em um país onde as lojas querem vender 3060Ti por 3600, por que uma 6800XT nao vale 3-3.5k se uma nova ta 5k? Vale até mais....

Eu quero só ver qdo esses estoques de Ampere e RDNA2 acabar, qual será a opçao que fica para o consumidor brasileiro?
Vejamos:
4090 a 14 mil
4080 a 11 mil
7900XTX 9.5 mil
7900XT a 8.5mil
4070Ti a 8 mil ou mais,

Vai ficar bom pra caramba....a coisa ta ruim agora, mas vai ficar pior!!! :bwahaha:
Não existirá mais opção CxB de forma alguma nas lojas, ai vc vai ver qto que nego vai pedir em uma Ampere ou RDNA2 usada...fica só assistindo o filme!
 
Última edição:
Bem, não digo pra enrolar muito mais para comprar alguma coisa... Mas nem tudo está perdido. Por exemplo, a situação da 3090 usada já melhorou.

Vi 3090 no ML por 6k e várias em torno de 6,5k. Não está bom ainda mas está melhorando. Supostamente a 4070ti não é muito diferente em performance.

O garimpo continua, hehe.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Acho que só APUs de console que ela fica a frente, mas não tenho certeza pois o Switch vende que nem água no deserto.

No mercado de console a AMD está quase sozinha, com 83% do mercado.

Acho que estes 17% sejam os Switchs, heh. Imagino que o cálculo seja feito por valor e não por unidades né,pq tem Switch pra caramba por aí... e é um ARM bem chulezinho, revisão de um chip que ERA bom em 2015.

Fonte:
 
Última edição:

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo