[TÓPICO DEDICADO] NAVI - próxima geração de GPUs da AMD

se vc pagar 8k em uma 3080Ti vc é maluco, da mesma forma que se comprar 7900xt/xtx ou RTX40xx nos preços que estão aparecendo, cara se vc tiver a grana, pague os 5k na 6800XT e seja feliz, uma baita placa monstra, esquece a geração atual que foi lançada, é puro golpe esses preços!

olha ai a oportunidade, ou pega agora ou depois vai amargar...vai por mim!

6800XT Asrock por 4949 parcelado sem juros ainda em...corre, até eu to quase comprando outra pra mim com a grana que to destinando a um Xbox SX, ai aposento essa 3070 do outro PC e vendo ela!

330 mm
 
As instruções VOPD da RDNA3 fornecem um aumento de apenas 4% de desempenho em cenas com ray-tracing

"Um dos principais destaques da arquitetura gráfica RDNA3 é a capacidade de emitir instruções Wave32 duplas (VOPD) para o dobro da taxa de transferência de ponto flutuante (mais especificamente, FMA). No entanto, pelo que coletamos, esse recurso pode ter sido exagerado [seus ganhos] pela equipe de marketing da AMD. [...] No modo Wave32, as duas instruções FMA têm acesso a apenas um registrador de operando (vGPR), em vez de dois, e um valor intermediário compartilhado. Mesmo ao usar o modo Wave64, o desempenho máximo possível é de apenas 5/6 (~83%) do valor previsto teoricamente.

Entramos em contato com a AMD sobre o assunto e obtivemos a seguinte resposta:
'O Wave64 pode acessar nativamente as novas ALUs para dobrar a taxa de execução e desbloquear o desempenho durante a execução densa do códigos nas ALU. Para o modo Wave32, o compilador faz a reordenação localizada e o empacotamento de instruções no formato VOPD. Uma cena de teste RT usando codificações VOPD forneceu aproximadamente um aumento de 4% em quadros por segundo, removendo o gargalo no ALU. Esperamos ver mais melhorias à medida que o compilador amadurece com mais otimizações para mapear sequências de código para as codificações VOPD. E com os avanços que ocorrem no uso de IA, RT e técnicas de renderização orientadas por computação para uma renderização mais realista, esperamos ver códigos vinculados por ALU que explorarão cada vez mais essas novas ALUs.' --AMD


O ganho é pequeno? Sim, mas tem um detalhe importante nesse número, que é ao usar RTRT, portanto os ALUs estão saturados dividindo recursos entre shader e RT. Em casos sem o uso de RTRT o ganho será maior mas a AMD não quis informar este valor (por algum motivo só falaram do pior cenário). Bem, todo ganho é ganho, e como depende so software é algo que trará mais desempenho com o tempo xD

PS: O prefetch de shaders via hardware, que é um dos recursos desativados caso o silício seja mesmo A0, tem um impacto negativo na ordem de 2~5%, ao que tudo indica. Como a principal função deste recurso é esconder/mascarar a latência não dá para dizer ao certo o seu impacto, mas dificilmente passaria de 10%. Menos mal, mas tirando 2% aqui, 5% acolá, 1% disso e 3% daquilo vemos que tinha tanto potencial esse lançamento mas foi por água abaixo por causa de vários problemas, manchando a primeira impressão dessa geração, que é a que conta.
isso é pior do que as instruções TXT (não lembro direito se era essa a sigla) no início e que veio com grande potencial, mas andou sendo removida no bios. Um A0 é um desastre, não um lançamento, ou estão deliberadamente escondendo o jogo (tomara). Se isso se confirmar e a amd não mudar o rumo, será ultrapassada pela intel em poucas gerações e isso praticamente mata a compra da ATI.
mas em que situação estão observando problemas? eu vi o phoronix tendo em DDR5 EXPO no 7950x, mas no 5950x foi "tranquilo", mas não testaram IA e outras novidades, se é que tem. Esse A0 tem cara de ocultação via software, porque você tem isso apenas na fase inicial quando não sabe se a coisa vai explodir ou funcionar, então, ativa-se o padrão conhecido e o resto vem depois. Sendo um problema no hardware, somente um novo lançamento e pode esquecer um conserto na marreta, melhor pegar a equipe de hardware e se dedicar 100% na próxima gen enquanto tenta desentortar a atual gen no software.
 

MSI lançará placas gráficas AMD Radeon RX 7900 personalizadas no primeiro trimestre de 2023.​



MSI não lançará placas de referência AMD RX 7900​

Faz um terceiro dia desde que a série Radeon RX 7900 foi lançada oficialmente, mas a MSI não mostrou nenhum design baseado na nova série AMD RDNA3.



W37R13y.png



A MSI é um dos maiores fabricantes de placas gráficas, mas ao contrário da Gigabyte ou da ASUS, eles ainda não lançaram nenhuma placa Radeon RX 7900. Na verdade, a empresa nem sequer mostrou um modelo baseado em referência que a própria AMD está fornecendo a todos os parceiros.

Ao contrário da ASUS ou da Gigabyte, a MSI também não mostrou nenhum design personalizado. A ASUS não só conseguiu lançar cartões de referência, mas também designs personalizados que já foram enviados para revisores e varejistas a tempo.

A MSI agora confirmou a Andreas Schilling (HardwareLuxx) que há placas Radeon RX 7900 chegando, exceto que elas não serão lançadas até o primeiro trimestre de 2023. Além disso, nenhum design de referência (MBA – Made by AMD) está planejado.





O fato de a MSI ter placas Radeon 7900 não é uma surpresa, a empresa confirmou há alguns dias no Twitter. O que é surpreendente é que está demorando tanto e claramente depois do que o tweet parecia sugerir.





A MSI geralmente está muito interessada em mostrar projetos de protótipos semanas antes de entrarem na produção em massa. No entanto, desta vez a empresa ainda não divulgou uma renderização do esperado modelo RX 7900. Dito isso, o design pode ter mudado drasticamente ou ainda está em desenvolvimento e a escolha final ainda não foi feita. De qualquer forma, não espere placas MSI RX 7900 tão cedo.

Fonte: Andreas Schilling
 
Pô, e os caras colocam 4090 por R$12,8k (com prime), aí não dá pra brincar com 7900 mesmo heheh

Edit: Acabou >.< Cara, espero que não seja scalper. E se for, tomara que quem compre se lasque todo.
Edit 2: Tinha MSI por R$ 14,5k na loja do pombo, mas esgotou rapidinho >.>
 
Pô, e os caras colocam 4090 por R$12,8k (com prime), aí não dá pra brincar com 7900 mesmo heheh
Ainda há pouco fui olhar uma 4080 Phantom só de raiva, mas foi só bater o olho naquele adaptador de energia horrível que a pouca vontade que pudesse existir passou logo kkk.

É esperar o envio da XTX no final de janeiro mesmo…
 
Pô, e os caras colocam 4090 por R$12,8k (com prime), aí não dá pra brincar com 7900 mesmo heheh

Edit: Acabou >.< Cara, espero que não seja scalper. E se for, tomara que quem compre se lasque todo.
Comprar na mão de scalper eu acho muito fudido, um monte de marca não dá garantia a terceiros, ai você compra no desespero, a placa dá BO (acontece nas melhores familias) e fica sem solução.
 
Comprar na mão de scalper eu acho muito fudido, um monte de marca não dá garantia a terceiros, ai você compra no desespero, a placa dá BO (acontece nas melhores familias) e fica sem solução.
E depois a culpa é da marca, que é a maldade andando na terra.

Não é a toa que as placas do mercado livre são pelo menos 2.5k mais caras.
 
Pessoal chamando os outros de maluco porque pagou 8k em uma placa de vídeo, mas tá se esquecendo que o dólar está R$ 5,28 hoje, sem falar nos impostos de conversão... Quem tá maluco é vocês que tão delirando em nostalgia e achando que a gente vai voltar para as épocas de GPU top de linha a R$ 3,000, 4k ...
7900 XTX 999$ * 5,280R$ só aí, adiciona 60% de impostos brasileiros R$8.448 + lucros da loja...

Eu só não comprei na Pichau ainda pois estou esperando as 2 outras grandes concorrentes venderem também, para pelo menos ter uma comparação....
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Uma coisa por vez, vamos lá...



Primeiro e principal motivo, hardware compartilhado. Tanto a NVIDIA quanto a Intel possuem hardware dedicado a alguns cálculos do processo de RTRT, e por isso se saem muito melhor nesse quesito. Outros motivos são ausência de técnicas para acelerar os cálculos e otimizações específicas para sua arquitetura. Como a NVIDIA já vai na sua terceira geração ela está com a vantagem em todos os motivos citados, a Intel vem em seguida por ter hardware dedicado e a AMD fica na lanterna por fazer tudo via software + compartilhar SIMDs com RTRT, shader e IA.

Para se ter noção da importância do segundo motivo, foi praticamente 80% de ganho de desempenho nas RDNA3 por acrescentaram sub-tree culling, box sorting e redução de iterações traversal. Agora imagine isso em um hardware dedicado? O desempenho seria muito maior mas trariam novos desafios, e conhecendo a forma de agir da AMD ela continuará em refinar suas unidades computacionais ao invés de dedicar uma boa quantidade de transistores só para isso.



Isso é um assunto chatinho de ficar tocando porque todo mundo quer ter razão e quem pode realmente esclarecer não fala, então vou citar o que é fato:
1) O código em questão é categórico em dizer que, caso o chip seja da revisão A0, independente de ser N31/N32/N33, desativa-se o prefetch via hardware (no caso o prefetch será feito via software, que é mais lento/maior latência);
2) A vBIOS das MBA, assim como da TUF e da MERC, deixam bem claro que o silício a qual ele gerencia é da revisão A0;
3) A revisão exibida pelo GPU-Z é coletada através do driver, que informa a revisão do PCB/board, logo pode/irá variar de acordo com o parceiro/fabricante (até o momento, todas as XTX são revisão C8 e todas as XT são revisão CC).

Falando de uma forma mais clara, "revisão" é na verdade apenas uma parte desse 'A0', o primeiro caractere indica o stepping, logo ao dizer que essas N31 são A0, significa que elas são "stepping A, revision 0" e essa atribuição costuma se dar ao primeiro silício. O que o Shidell falou lá no reddit não desmente nada do que está sendo dito aqui e no twitter, segundo ele é extremamente improvável e que é mais fácil ser o VOPD com funcionamento irregular, algo que eu já tinha dito uma dezena de comentários atrás, mas assim como isso de revisão não tem como dar plena certeza de ser isso.



Temos vários indicativos, como o vBIOS e os problemas. Inclusive eu peguei o vBIOS e ao analisá-lo fica claro como o dia a revisão ao qual ele se atrela/destina: A0.

image.png


O vBIOS regula o funcionamento da placa, ele diz o que pode e como pode ser feito as requisições do driver, e assim como colocar o BIOS de uma placa em outra pode trazer instabilidades, colocar um vBIOS destinado às A0 em uma GPU não-A0 implicará em problemas. Se a AMD lanaçr um silício A0 é extremamente improvável, imagina o que é lançar um chip A2 (por exemplo) com um vBIOS A0? Seria de uma extrema incompetência um erro deste tamanho.

O que me leva a acreditar que este, de vBIOS mismatching, não é o problema, até porque para corrigi-lo bastaria uma atualização: Para mim há problemas a nível de silício sim. Problemas como consumo em idle, reprodução de multimídia e multi-monitor já foi indicado ser driver e será corrigido (segundo a própria AMD) em breve, quanto a monitoramento de registradores, prefetch de shaders, VOPD e outros bugs mais intrinsecos ao hardware eles estão sendo corrigidos em um ritmo mais lento mas virão igualmente através de atualizações de drivers, quem sabe até de firmware, mas com qual frequência ou quando ai já não sei estipular.

Cara o quê um código hexadecimal só usado para identificar a placa mostra que a placa tem problemas? Todas essas placas são primeiro lote de pré-venda, todos os chips fabricados na TSMC, Samsung ou qualquer outra empresa podem ter revisões posteriores. Isso não quer dizer absolutamente porra nenhuma, o pessoal tá completamente histérico fazendo alarde, e falando loucuras. Muitas vezes gente que não entende nada tecnicamente falando. Basta ir à fundo e olhar o commit do Github que fez a alteração para tratar o tal "silicon A0", que o negócio foi feito a 5 meses atrás
 
Última edição:
Comprar na mão de scalper eu acho muito fudido, um monte de marca não dá garantia a terceiros, ai você compra no desespero, a placa dá BO (acontece nas melhores familias) e fica sem solução.

aaaa meu caro inocente

enquanto tiver otario pra comprar merda, vai ter gente vendendo merda, esses scalper só existem porque existe idiota suficiente pra pagar 2~3x o valor original

eu prefiro ficar sem ou pegar uma de 2 gen anterior do que me sujeitar a isso, mas se tem gente comprando a 4090........:limo:
 
7900 XTX 999$ * 5,280R$ só aí, adiciona 60% de impostos brasileiros R$8.448 + lucros da loja...
Perai... a loja não compra a MSRP né. Ou você acha que a loja brasileira vai na NewEgg comprar as placas?

Minha saudosa 2070 Super comprei na Tera em 2019 por menos de 100 dolares de diferença do valor MSRP nos EUA. E comprei praticamente no lançamento... então, a conversão não é assim como descreveu não...
 
aaaa meu caro inocente

enquanto tiver otario pra comprar merda, vai ter gente vendendo merda, esses scalper só existem porque existe idiota suficiente pra pagar 2~3x o valor original

eu prefiro ficar sem ou pegar uma de 2 gen anterior do que me sujeitar a isso, mas se tem gente comprando a 4090........:limo:
Rapaz você pagou 10.5k num kit Am5 pra jogar numa 660 , a terabyte foi a malandra nessa negociação ai

:limo:
 
999 é o preço sugerido da placa referência,
Perai... a loja não compra a MSRP né. Ou você acha que a loja brasileira vai na NewEgg comprar as placas?

Minha saudosa 2070 Super comprei na Tera em 2019 por menos de 100 dolares de diferença do valor MSRP nos EUA. E comprei praticamente no lançamento... então, a conversão não é assim como descreveu não...
É, mas tem loja que compra de distribuidor, então acaba colocando um intermediário de qualquer forma, não?
Honestamente eu não sei se tipo uma loja que explode compra todas as placas direto com o fabricante, ou se algumas passam pela mão de distriduidor.
 
999 é o preço sugerido da placa referência,

É, mas tem loja que compra de distribuidor, então acaba colocando um intermediário de qualquer forma, não?
Honestamente eu não sei se tipo uma loja que explode compra todas as placas direto com o fabricante, ou se algumas passam pela mão de distriduidor.
A kabum importa direto por isso consegue preços mais agressivos, mas ainda sim não é msrp.

No distribuidor as vezes é o mesmo preço das promos da Kabum, não é mrsp americano igual a galera pensa não kkk
 
E eu fui dar outra olha lá, tem uma 4090 de 221k, 3090 de 21k, wtf.
Lavagem de dinheiro isso?
 
Rapaz você pagou 10.5k num kit Am5 pra jogar numa 660 , a terabyte foi a malandra nessa negociação ai

:limo:
como disse...tem otario pra tudo :limo:


mas meu caso é mais embaixo, não conseguia nem usar o vmware porque o processador era muito velho e não era suportado, nem deixava instalar as ultima 5~6 versões, vídeo, dependendo do encoding também não conseguia nem rodar ficava tudo zuado, até hoje não entendo direito como o processador tem a ver com o encoding do vídeo...mas enfim, e claro memória como trabalhava e agora ainda mais, trabalho com 1~2 VM precisava mesmo

então mesmo sem a placa de video...o principal, trabalhar com conseguir, quem nem estou nesse momento, mas sim......de novo, putz não sou moleque que vive com os pais, não to trocando uma 6800 xt que comprei ano passado por uma 4090....sacanagem, 660 10 anos + só queria comprar uma top agora pra trocar daqui 10 anos de novo....pqp, malditos mineradores, scalpers e principalmente moleques que não pagam boleto
 
Pessoal chamando os outros de maluco porque pagou 8k em uma placa de vídeo, mas tá se esquecendo que o dólar está R$ 5,28 hoje, sem falar nos impostos de conversão... Quem tá maluco é vocês que tão delirando em nostalgia e achando que a gente vai voltar para as épocas de GPU top de linha a R$ 3,000, 4k ...
7900 XTX 999$ * 5,280R$ só aí, adiciona 60% de impostos brasileiros R$8.448 + lucros da loja...

Viagem é quem acha que distribuidor e lojista compram placas pelo MSRP.

Só quem paga 999 USD é o comprador final, nos EUA, valor que já inclui todos os gastos desde a fabricação até chegar nas prateleiras, incluindo os lucros.

Outra coisa, lojista / distribuidor também não paga 60% de tributação de importação, é muito abaixo disso! 60% é a alíquota de tributação de importação para pessoas físicas apenas.

Não digo que os valores são baixos, mas apenas que esse cálculo só é válido se você, consumidor final, quiser importar uma placa por conta própria. Pra empresas isso funciona de forma diferente.

Os preços etiquetados no Brasil, além da carga tributária, infelizmente também são feitos por falta de concorrência entre distribuidores, o que ocasiona num cartel e, no caso da AMD, também o baixo volume de saída - o que inviabiliza a negociação de preços mais baixos por lotes.
 
É, mas tem loja que compra de distribuidor, então acaba colocando um intermediário de qualquer forma, não?
Honestamente eu não sei se tipo uma loja que explode compra todas as placas direto com o fabricante, ou se algumas passam pela mão de distribuidor.

sou bem ignorante, não conheço essa logística, mas até onde sei não existe 'comprar direto do fabricante' nesse caso, pra isso você precisa ser parceiro oficial, e os parceiros estão listados no próprio site da AMD, são uns 5~6 e são todos distribuidores, então sempre vai ter o distribuidor

o que ouvi falar, é que a kabum também pega de distribuidor....mas distribuidor de fora por isso consegue preço ainda melhor(o que não faz sentido pra mim, se for distribuidor americano deveria ser mais caro não? eles diminuem o preço pros distr br não?)
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Pessoal chamando os outros de maluco porque pagou 8k em uma placa de vídeo, mas tá se esquecendo que o dólar está R$ 5,28 hoje, sem falar nos impostos de conversão... Quem tá maluco é vocês que tão delirando em nostalgia e achando que a gente vai voltar para as épocas de GPU top de linha a R$ 3,000, 4k ...
7900 XTX 999$ * 5,280R$ só aí, adiciona 60% de impostos brasileiros R$8.448 + lucros da loja...

Eu só não comprei na Pichau ainda pois estou esperando as 2 outras grandes concorrentes venderem também, para pelo menos ter uma comparação....
eita....calma ai cara :que:

tu sabe que não funciona assim certo? tudo que tu falou é pessoa fisica comprando, empresa é totalmente diferente, sem falar que eles compram de monte que tem desconto

e no final....a grana é tua você faz o que quiser, tem gente que te acha louco, mas de novo...a grana é tua se quiser você doa, queima, enfia no c* :limo:
seja feliz meu caro
 
Última edição:
como disse...tem otario pra tudo :limo:


mas meu caso é mais embaixo, não conseguia nem usar o vmware porque o processador era muito velho e não era suportado, nem deixava instalar as ultima 5~6 versões, vídeo, dependendo do encoding também não conseguia nem rodar ficava tudo zuado, até hoje não entendo direito como o processador tem a ver com o encoding do vídeo...mas enfim, e claro memória como trabalhava e agora ainda mais, trabalho com 1~2 VM precisava mesmo

então mesmo sem a placa de video...o principal, trabalhar com conseguir, quem nem estou nesse momento, mas sim......de novo, putz não sou moleque que vive com os pais, não to trocando uma 6800 xt que comprei ano passado por uma 4090....sacanagem, 660 10 anos + só queria comprar uma top agora pra trocar daqui 10 anos de novo....pqp, malditos mineradores, scalpers e principalmente moleques que não pagam boleto
É zoeira, você pagou caro sim, mas ta com um setup monstro ai.

Aqui minha máquina tb se paga sozinha, eu mais trabalho que jogo nela.

Mas o mundo agora é outro, se o cara quer continuar a jogar em um PC highend os preços são esses ai e nunca mais vão baixar…. Simplesmente pq nos EUA essas placas de 1000 dolares vendem como água, e são eles que dominam mais de 60% do mercado mundial e em tese “aceitam” ou não esses preços.

BR pagando 10k na placa não vai mudar nada pq aqui é mrsp americano + custo Brasil
 
É zoeira, você pagou caro sim, mas ta com um setup monstro ai.

Aqui minha máquina tb se paga sozinha, eu mais trabalho que jogo nela.

Mas o mundo agora é outro, se o cara quer continuar a jogar em um PC highend os preços são esses ai e nunca mais vão baixar…. Simplesmente pq nos EUA essas placas de 1000 dolares vendem como água, e são eles que dominam mais de 60% do mercado mundial e em tese “aceitam” ou não esses preços.

BR pagando 10k na placa não vai mudar nada pq aqui é mrsp americano + custo Brasil

essa é a caralha da merda do inferno

eu tenho CERTEZA que janeiro.....só vai ladeira a baixo, o dolar vai subir, rezo pra que janeiro quotem esse meu comentário e digam que errei feito, ficarei 300% feliz com isso mas cara....hu3zil vai 'chover picanha' janeiro.......

meu medo é esperar até janeiro e o preço dobrar ao invés de cair e eu preso numa 660

quero jogar stardew valley em 144hz e 1440p :limo:
 
As lojas aqui podem por essas 7900 a 11k à vista que esgota tudo em 1 semana.
Não adianta nada o povo fica reclamando mas vai lá e paga.
É sempre a mesma novelinha
 
Pô, e os caras colocam 4090 por R$12,8k (com prime), aí não dá pra brincar com 7900 mesmo heheh

Edit: Acabou >.< Cara, espero que não seja scalper. E se for, tomara que quem compre se lasque todo.
Edit 2: Tinha MSI por R$ 14,5k na loja do pombo, mas esgotou rapidinho >.>
sacanage issso ae pô, nem deu tempo de sacar o prêmio da mega aki ainda. hehehe
 
Pré venda da 7900 XTX de 8.9k voltou a aparecer disponível na Pichau. Alguém boletou mas não pagou 🤣
 
Vocês reclamando dos preços sem noção de placas de vídeo usadas no OLX, enquanto isso eu não consigo vender minha PowerColor RX 5500 XT 4GB com 1 ano e 3 meses de uso por R$ 720 , mesmo oferecendo OLX Pay. Não acho que o preço esteja absurdo, estou quase desistindo de vender e deixar como backup mesmo. Nâo sei se é porque é uma placa de entrada ou porque AMD é ruim de negócio no mercado de usados.

Switch usa o quê de apu ou GPU?

Um SoC Tegra X1 (T214).

nvdia
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


problema e as assinaturas escrota como por exemplo positivo so com intel (na epoca)
e a nvdia tentando forçar a retirada do nome freesync dos monitores como e bom um pequeno incomodando um grande
e pra note eu acho que e assim ate hoje la fora tem vários amd aqui não
pelo menos no processador hoje ela esta melhor afinal quem imaginaria que a intel adicionaria suporte entre gerações diferentes ?
que colocaria mais núcleos nos processadores mais fracos
que faria a nvdia tirar o hardware dos monitores e suportar freesync do concorrente contra sua vontade ?
e agora temos a intel entrando no mundo das gpu dedicadas pra massa (ainda se mantendo como uma sis)

Para ser justo, a Intel subornou (e ainda deve subornar) a Dell por anos, que é a maior fabricante de computadores, para não usar processadores da AMD. Mas ainda assim a Intel lidera mercado OEM de computadores porque a AMD não consegue fornecer volume de peças que uma Dell, HP ou Lenovo da vida precisa, desvantagem de não ter mais as próprias fábricas.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo