[TÓPICO DEDICADO] NAVI - próxima geração de GPUs da AMD

Notei q o desempenho do forza5 tá baixo nessa geração, comparada com nvidia*..
A 4080 ganha até da xtx..
E a xt tá praticamente igual a 6950

Não adianta reclamar do passado... no fim do ano passado o F5 recebeu a atualização do Ray Tracing, ai já sabe né...

E pra piorar o MotorSport vai vir com RT mais forte ainda esse ano...
 
Não adianta reclamar do passado... no fim do ano passado o F5 recebeu a atualização do Ray Tracing, ai já sabe né...

E pra piorar o MotorSport vai vir com RT mais forte ainda esse ano...

Pior q dessa vez o RT é inocente haha

A 7900xt faz apenas 2 fps a mais que a 6950, usando RT em High..

E a 4070ti é 6% mais rápida, sendo que perde pra XT na imensa maioria dos jogos..

Então o problema é a rdna3 ou driver..
 
Pelo o que me lembro da apresentação da AMD, eles mudaram a forma do ray tracing ser calculado na RDNA3, o que levaria a um ganho de desempenho, pois seria mais eficiente.

Então obviamente é questão de atualização de driver. Não duvido daqui alguns meses, aparecer um driver milagroso dando 50% de up no desempenho em RT.
 
Na tera voltou a aparecer umas 6900xt por 6k. Quem vai comprar por esse preço? Só bobo mesmo. Deveria estar na casa dos 5k pra menos.
 
Depois de brincar por algumas horas, consegui um ganho mto top no forza5. @VelhoPobre

Em oc ela teve ganho de 13,58% em cima da padrão.
Vrou quase XTX, praticamente haaha


stock
jMY76Bx.png




over
eJBdUvh.png



X2msS47.png
 
Depois de brincar por algumas horas, consegui um ganho mto top no forza5. @VelhoPobre

Em oc ela teve ganho de 13,58% em cima da padrão.
Vrou quase XTX, praticamente haaha


stock
jMY76Bx.png




over
eJBdUvh.png



X2msS47.png

Predefinição Sugerida: Baixa rs

Duvida, vc tem o DLC e faz as missões semanais ?
 
Terabyte enviou a fonte....glória deus

e voltou pro estoque.. quem quiser, fica esperto. Talvez façam promoçao por 769 de novo

Comprei essa fonte quando esteve por 9XX. Recomendo, fonte bem avaliada e monstra. É espetacular a diferença de tamanho e peso em relação a minha 750w XFX Gold (projeto Seasonic) que eu usava antes.

A única crítica dela é que não é boa para Overpower... só permite pico de até 1100w antes de desligar. Como os picos das placas de vídeo da geração passada parecem ter sido corrigidos nessa geração, supostamente não é para ser problema no futuro.

Em se tratando de Tera é uma boa ideia filmar o unboxing. Eu filmei o meu, heh.
 
Amigos alguma das marcas que trabalham com amd oferece mais de 1 ano de garantia?
 
Pessoal que tem as rx6000, estão tento ainda stuttering em jogos ? tem dois dias que estou usando uma rx 6600 e no youtube tanto no edge quanto chrome, ta muito stuttering em videos 60fps, em jogos as vezes da umas quedas e volta... tem algum driver que está melhor ?
 
Predefinição Sugerida: Baixa rs

To dizendo, essa geração tá meio loka ainda...srr
Desempenho no forza deve aumentar bem com os próximos drivers..


Duvida, vc tem o DLC e faz as missões semanais ?

Eu jogo pelo game pass, nem vi nada sobre dlc e missões semanais ...kkkkk

Preciso pegar um volante tb..queria um DD, mas acho q vou pegar um g920 primeiro..
Ou talvez moza r5 do ali, se aparecer promo..srs

Tu ta usando qual volante?



Será q o clock sobe bem? haha


b4EW25E.jpg

Comprei essa fonte quando esteve por 9XX. Recomendo, fonte bem avaliada e monstra. É espetacular a diferença de tamanho e peso em relação a minha 750w XFX Gold (projeto Seasonic) que eu usava antes.

A única crítica dela é que não é boa para Overpower... só permite pico de até 1100w antes de desligar. Como os picos das placas de vídeo da geração passada parecem ter sido corrigidos nessa geração, supostamente não é para ser problema no futuro.


1100w de consumo sustentado né?
Pico deve segurar mais...srs

Mas nem a 4090 consegue picos tão grandes agora...adeus 3090ti kkkkkk

Eu havia a comprado a xpg gold 850w, mas ela tem "apenas" 5 conectores diretos pra pcie/cpu. Eu queria q fossem 6, pra ligar 2 cpu 8pinos e + 4 pra vga(tipo a 4090, q liga 4pcie pra um 16 pinos)...

Sem falar no preço... 769 é dado nessa 1000w PL.. sr




Em se tratando de Tera é uma boa ideia filmar o unboxing. Eu filmei o meu, heh.

boaa..bem lembrando, vou fazer..srs
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Amigos alguma das marcas que trabalham com amd oferece mais de 1 ano de garantia?

Xfx e saphire sao 2 anos..

Por isso eu peguei a mba Sapphire, e nao powerColor kkk
 
Última edição:
@VelhoPobre

Faz um teste no forza5 aí..
Ontem eu comecei a testar estabilidade de over/undervolt.
setup:
- clock máximo pra 2930
- clock minimo stock
- undervolt em 0,960
- fan em 80%
- power limit stock
- vram stok

Dessa forma o clock in game ficou acima de 2900mhz

Ainda preciso testar mais algumas horas, mas ganhei 9% no forza5 com esses números..
Por enqnto não vi ganhos usando OC de vram e subindo PL.. parece q apenas gera mais calor, principalmente no junction..

Claro q isso varia de jogo pra jogo..alguns sao mais suscetíveis a OC na vram...

nem tenho o forza vou ver se baixo ele, mas carai conseguiu fazer o OC então, é questão de pegar o 'jeito' das placas amd
Depois de brincar por algumas horas, consegui um ganho mto top no forza5. @VelhoPobre

Em oc ela teve ganho de 13,58% em cima da padrão.
Vrou quase XTX, praticamente haaha


stock
jMY76Bx.png




over
eJBdUvh.png



X2msS47.png

caralho, muito bom, mas e as temps? a AMD mostra só uma das temps, o hotspot como ficou? a junction bateu quanto? e caralho....3k+ sem fazer o clock da memória cair....se não botar as temps em 100+ ta ai uma boa config, vou testar no final de semana ela.

To dizendo, essa geração tá meio loka ainda...srr
Desempenho no forza deve aumentar bem com os próximos drivers..
prVLr52.png


:limo:

Será q o clock sobe bem? haha
a regra é clara, só se o volante tiver rgb :limo:


Xfx e saphire sao 2 anos..

Por isso eu peguei a mba Sapphire, e nao powerColor kkk
sapphire são *2 anos*

1 ano direto com quem vendeu
a partir do 2 tem que mandar pro exterior, só com os correios tu vai gastar uns 300 reis pra mandar essa placa pra fora e certeza que deve ser um inferno pra pegar ela de volta sem ter que pagar imposto pra 'provar' que é usada e foi pra RMA e não é uma compra......verdade? sera que tem alguem que fez isso aqui? ser que deu treta?
 
Pessoal que tem as rx6000, estão tento ainda stuttering em jogos ? tem dois dias que estou usando uma rx 6600 e no youtube tanto no edge quanto chrome, ta muito stuttering em videos 60fps, em jogos as vezes da umas quedas e volta... tem algum driver que está melhor ?
Aqui tá super de boa. Uso sempre o driver mais recente.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Amigos alguma das marcas que trabalham com amd oferece mais de 1 ano de garantia?
Gigabyte
 
Amigos alguma das marcas que trabalham com amd oferece mais de 1 ano de garantia?

gigabyte, asus, msi - 3 anos (giga oferecia 4 anos modelos gaming e aorus)
sapphire - 2 anos (a partir do 2o ano tem que enviar pro exterior)
 
nem tenho o forza vou ver se baixo ele, mas carai conseguiu fazer o OC então, é questão de pegar o 'jeito' das placas amd


caralho, muito bom, mas e as temps? a AMD mostra só uma das temps, o hotspot como ficou? a junction bateu quanto? e caralho....3k+ sem fazer o clock da memória cair....se não botar as temps em 100+ ta ai uma boa config, vou testar no final de semana ela.

O hotspot tá nesse print da gpu em 3218mhz... 78 graus, fan em 100%...o junction tava em 80 e poucos..
temp da gpu em 59..



MUITOS pontos a considerar:
- notei perda de desempenho qndo deixava a tela do driver AMD por cima do jogo..

- o clock da gpu é extremamente diferente para cada jogo... forza5 pegou quase 3230, enqnto o plague tale sofria pra passar de 2900mhz( e com acerto de overclock BEM diferente tb.. tive q subir vcore mto mais no driver). Estranhamente in game ficava bem mais baixo que no forza5..


- OC é mto difícil acertar, pq depende da conjugação de 5 fatores(clock gpu, clock da memória, voltagem, set do PL e consumo da vga...)
É bem complexo pra fazer tudo conversar sem dar crash kkkkkk

- O consumo limita bastante tb.. não adianta socar tudo no talo, pq o limite de consumo faz derrubar.

Então o segredo é setar as variáveis pra tentar deixar o consumo da vga abaixo do power limit(300w stock e 350w pl 15%)..

Por isso é tão importante undervolt da gpu...Sem isso é impossível fazer OC decente na XT..

Problema q gpu e memória precisam ficar estáveis..
Então a gpu pode ficar estável com 0,935v e vram stock, porém precisa mais vcore se quiser fazer OC na vram tb(e traz um pouco de ganho no forza5 sim)..

Tipo..pra conseguir gpu em 3200 + vram em 2700, talvez seja preciso 0,950v.
Mas se botar apenas gpu em 3200 e vram stok, 0,935v pode ser suficiente...

E claro q essa diferença de voltagem vai afetar bastante a temperatura de tudo E o consumo(limitar se chegar no máximo)...


Eu fiquei umas 5 horas testando ontem, apenas pra chegar no limite do forza5..
Coloquei o mesmo set no plague talo e travou dentro do menu!! hahaha

Enfim, OC tá mto complexo nessa geração..


Mas uma 7900xt custom e power limite liberado vai ser o cão.. Se botar 400w e um sistema top de refrigeração, com certeza dá pra ganhar +15% no forza..


Fico pensando na XTX agora.... as custons devem ter um ganho top tb..



sapphire são *2 anos*

1 ano direto com quem vendeu
a partir do 2 tem que mandar pro exterior, só com os correios tu vai gastar uns 300 reis pra mandar essa placa pra fora e certeza que deve ser um inferno pra pegar ela de volta sem ter que pagar imposto pra 'provar' que é usada e foi pra RMA e não é uma compra......verdade? sera que tem alguem que fez isso aqui? ser que deu treta?

isso, 1 ano fora.. mas é melhor isso do q nada kkkk
Por enqnto só temos essas duas opções..srs
 
1100w de consumo sustentado né?
Pico deve segurar mais...

Verdade... confundi. Pico de transiente acho que não vi review sobre.

, ta muito stuttering em videos 60fps, em jogos as vezes da umas quedas e volta... tem algum driver que está melhor ?

Normal aqui também. Na 6900xt estou usando drivers de 30 de Novembro... 22.11.2. Diz o Adrenalin que é o último.

Alguém aqui se aventurou com o More Power Tool? Consegui aumentar o powerlimit para 22% de forma estável... mas o aumento de frequência de memória parece estar batendo em algum limitador do driver. Será que o MPT só serve pra aumentar powerlimit?
 
Pessoal que tem as rx6000, estão tento ainda stuttering em jogos ? tem dois dias que estou usando uma rx 6600 e no youtube tanto no edge quanto chrome, ta muito stuttering em videos 60fps, em jogos as vezes da umas quedas e volta... tem algum driver que está melhor ?

Por padrão o software da AMD coloca a frequência mínima em uns ~600 Mhz e a máxima de acordo com o limite da placa. Experimenta ir lá no Radeon Software e na parte de "performance → tuning" ajusta a frequência mínima para uns 100 Mhz abaixo da frequência máxima. Aqui numa RX 6600 uso 2400 Mhz na mínima e 2500 Mhz na máxima.

Algumas pessoas têm um problema em que a placa vai lá pro clock mínimo mesmo quando a placa precisa de mais performance, causando stuttering, talvez isso te ajude. Não se preocupe, isso não vai manter a placa em 2400 Mhz o tempo todo, quando você está de fato em idle a frequência vai baixar sim, aqui na RX 6600 a consumo em idle é de apenas 5W.
 
Drivers da AMD Radeon RX 7900 atualizados [também] reduzem o consumo de energia em jogos com FPS limitado

No mês passado, a AMD lançou um driver que implementou otimizações de energia para determinadas cargas de trabalho. Embora não mencionados, eles também melhoram o consumo de energia em jogos, mas apenas em cenários específicos. Um teste abrangente da ComputerBase mostra que o driver de GPU de dezembro aumenta a eficiência energética das placas Radeon RX 7900 na reprodução de vídeo e parcialmente quando as placas estão ociosas. A reprodução do vídeo no YouTube mostrou consumo de 71W nas GPUs RX 7900 XT e 81W com RX 7900 XTX antes do lançamento do driver. A atualização do driver de dezembro melhorou enormemente o consumo de energia para ambas as placas, caindo para 46W e 54W, respectivamente. Embora seja uma boa melhoria, ainda não é tão bom quanto a GPU Radeon RX 6900 XT de última geração, que requer apenas 34 W ou a potência de 30 W do RTX 4080.

RADEON-RX-7900-POWER-GAMES.png


A otimização de energia de reprodução de vídeo foi mencionada pela atualização do driver, mas a AMD não disse nada sobre a eficiência de energia de jogos também ser melhor. Conforme descoberto pela ComputerBase, as GPUs RX 7900 consomem menos energia, mas apenas quando a taxa de quadros é limitada. Isso pode ser visto em títulos como Doom Eternal em resolução de 1440p com RX 7900 XTX apresentando uma enorme melhoria de eficiência de 57% e RX 7900 em 34%. O consumo diminuiu de 57W até 90W. A AMD ainda não lançou um driver unificado para sua GPU RDNA2/RDNA3 no final deste mês. O driver mais novo (23.1.1) ainda trabalhando exclusivamente com GPUs RDNA3 não apresenta nenhuma melhoria em relação ao driver 22.12.2 que foi testado pela mídia alemã."
 
Drivers da AMD Radeon RX 7900 atualizados [também] reduzem o consumo de energia em jogos com FPS limitado

No mês passado, a AMD lançou um driver que implementou otimizações de energia para determinadas cargas de trabalho. Embora não mencionados, eles também melhoram o consumo de energia em jogos, mas apenas em cenários específicos. Um teste abrangente da ComputerBase mostra que o driver de GPU de dezembro aumenta a eficiência energética das placas Radeon RX 7900 na reprodução de vídeo e parcialmente quando as placas estão ociosas. A reprodução do vídeo no YouTube mostrou consumo de 71W nas GPUs RX 7900 XT e 81W com RX 7900 XTX antes do lançamento do driver. A atualização do driver de dezembro melhorou enormemente o consumo de energia para ambas as placas, caindo para 46W e 54W, respectivamente. Embora seja uma boa melhoria, ainda não é tão bom quanto a GPU Radeon RX 6900 XT de última geração, que requer apenas 34 W ou a potência de 30 W do RTX 4080.

RADEON-RX-7900-POWER-GAMES.png


A otimização de energia de reprodução de vídeo foi mencionada pela atualização do driver, mas a AMD não disse nada sobre a eficiência de energia de jogos também ser melhor. Conforme descoberto pela ComputerBase, as GPUs RX 7900 consomem menos energia, mas apenas quando a taxa de quadros é limitada. Isso pode ser visto em títulos como Doom Eternal em resolução de 1440p com RX 7900 XTX apresentando uma enorme melhoria de eficiência de 57% e RX 7900 em 34%. O consumo diminuiu de 57W até 90W. A AMD ainda não lançou um driver unificado para sua GPU RDNA2/RDNA3 no final deste mês. O driver mais novo (23.1.1) ainda trabalhando exclusivamente com GPUs RDNA3 não apresenta nenhuma melhoria em relação ao driver 22.12.2 que foi testado pela mídia alemã."

Notei a diferença de consumo em idle mesmo.. instalei esse driver ontem, antes de começar os testes de OC..


EDIT.
A voltagem da gpu tá oscilando mto em jogos... fica entre 0,890 ~1,01.. mesmo setando undervolt no driver..
Parece q placa fica usando a voltagem pra estabilizar e manter o clock +- fixo.. mas ele varia bastante, principalmente em OC.. no forza ficou entre 2998~3228...
Provavelmente tá batendo no limite de consumo
 
Última edição:

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo