Relógios AMD Navi 31 OC: até 2,8 GHz em jogos, 3,5 GHz no Blender
ComputerBase tem uma visão geral detalhada da análise de frequência da arquitetura AMD RDNA3 e NVIDIA Ada. Essa geração permite que ambas as arquiteturas alcancem a barreira dos 3 GHz com facilidade, mas esses clocks não serão vistos o tempo todo.
Os revisores alemães voltam a algumas alegações antigas de que a arquitetura RDNA3 é capaz de atingir muito além de 3 GHz. Acontece que algumas dessas afirmações podem ter sido verdadeiras, elas simplesmente não se aplicam a cargas de trabalho pesadas de jogos.
ComputerBase testou GPUs RDNA3 e ADA no benchmark Blender de renderização 3D. A velocidade do clock é significativamente maior na GPU personalizada Sapphire Radeon RX 7900 XTX com uma média de 3455 MHz. Os editores até mencionam que os clocks chegavam a 3548 MHz, mas a placa não era totalmente estável.
Tal frequência foi alcançada com 374W de potência, com um hard limit de 500W. Isso significa que a GPU não sofreu limitação de energia, especialmente porque é um design personalizado com câmara de vapor aprimorada. Na verdade, é 13% maior que o modelo de referência, mas ao mesmo tempo consome 21% mais energia. Esse clock da GPU também é 24% maior que a GPU RX 6900 XT de última geração.
Nos jogos, porém, a frequência é bem menor. O clock médio da GPU AMD RX 7900 XTX de referência é de 2554 MHz, enquanto a placa altamente otimizada (com overclock) Sapphire Nitro pode atingir 2832 MHz em média. Os editores do ComputerBase mencionam que a frequência pode realmente chegar a 3155 MHz em algumas cenas de teste personalizadas, mas isso é o máximo que o Navi 31 personalizado chega nos jogos.
A própria AMD anunciou a arquitetura RDNA3 como a primeira a exceder 3 GHz. Portanto, essa afirmação é realmente verdadeira, mas nem sempre se aplica aos jogos. O que também vale a pena notar é que o Navi 31 é apenas um dos três GPUs planejados. Como as GPUs RDNA menores tendem a ter clocks mais altos, é provável que os modelos personalizados baseados no Navi 33/32 finalmente ultrapassem uma média de 3,0 GHz em jogos.
Fonte:
ComputerBase