Me intrometendo aqui kkkk. No meu sistema deixo desligado por isso mesmo e 0 stuttering. Mas não teve agesa corrigindo isso?
No meu caso, da Asrock, tinha saído BIOS nova, que era pra corrigir isso, mas como era beta, nem baixei.
Sim, vários fabricantes lançaram duas correções, mas ambas são para o TFM do Zen+ em diante, nenhuma para a primeira geração dos Ryzens, e mesmo após estas atualizações muito com Ryzens 2000 ainda reclamam de esporadicamente acontecer stuttering, então é um problema não tão bem solucionado (nos Ryzens 3000 em diante isso já não ocorre).
Entendi, como estava testando a rx 6600 resolvi devolver, e peguei rtx 2060 nova, agora estou usando uma gtx 1660 super ate chegar a 2060 e zero problemas, mesmo com ftpm ligado e win 11. nem formatei o pc, so trocar a placa e driver..
Drivers da AMD são mais sensíveis a variações/inconsistências no sistema, então se tem alguma coisinha com um mínimo de instabilidade ao se usar uma GPU da AMD ela tende a aparecer, e incomodar. O TFM da primeira e segunda geração dos Ryzens é quebrado, e não foi 100% corrigido, logo o problema dele só se revela/incomoda/é perceptível em seu sistema ao se usar uma Radeon, enquanto com uma NVIDIA o problema ainda existe, mas não atrapalha seus jogos
Inclusive li recentemente aqui no fórum (não lembro especificamente onde) que um usuário tinha um sistema 100% estável, perfeito, mas após instalar uma Radeon começou a ter tela azul e problemas. Depois de muito investigar ele descobriu que o problema não era o driver da AMD, e nem sua Radeon, mas sim o OC nas memórias que estava instável, mas com programa nenhum de benchmark/stress-test essa instabilidade apareceu, apenas após usar uma GPU da AMD, e após folgar os timmings/frequência o sistema voltou a funcionar redondinho.
O bom desse "fato" é que se seu sistema tem alguma mínima instabilidade, e tiver uma GPU Radeon, ela vai aparecer, e o motivo disso acontecer é um mistério, mas suponho que tenha a ver com a comunicação do driver da AMD trabalhar de uma forma mais bruta com a GPU, ao contrário da NVIDIA que tem um driver mais carregado pelo lado software (vide DX11 vs DX12... preciso nem entrar em detalhes aqui, já deu para entender).