AMD Radeon RX 6300 with 32-bit memory bus appears on Chinese market A low-profile Radeon RX 6000 card with a single-fan design represents the lowest tier in AMD product family. AMD Radeon RX 6300 desktop GPU, Source: Goofish Technically speaking, AMD has not confirmed a Radeon RX 6300 desktop...
videocardz.com
"Tecnicamente falando, a AMD não confirmou uma placa de desktop Radeon RX 6300, nem mesmo para OEMs, o que normalmente é o caso dessas placas de desktop de baixo custo. No entanto, um cartão com esse nome acaba de ser visto na plataforma chinesa Goofish, que é mais conhecida como um popular mercado de segunda mão e fonte de muitas amostras de engenharia.
Os entusiastas de hardware conseguiram descobrir os dados básicos para este modelo, embora não existam especificações oficiais. Além de ter a frequência de GPU do modelo de laptop RX 6300M, ele também é equipado com as mesmas especificações de memória do barramento de 2 GB e 32 bits. O que pode ser interessante é que este modelo tem memória mais rápida de 2000 MHz (16 Gbps) em comparação com o desktop RX 6400 (14 Gbps). No entanto, devido ao barramento limitado, a largura de banda da memória é de apenas 64 GB/s.
A única diferença real entre a variante de desktop e móvel é o poder da GPU. O desktop RX 6300 é classificado para 32W, enquanto a versão móvel tem potência de GPU de até 25W. A placa de desktop também é equipada com um par de conectores DisplayPort. De acordo com a listagem, este cartão está à venda por 399 RMB, menos de US$ 60. No entanto, é improvável que seja um preço oficial para este modelo. Esta listagem no Goofish pode ser simplesmente um exemplo de alguém vendendo uma placa OEM sem o sistema."
iGPUs utilizam o barramento do sistema, então teoricamente são 64bits ou 128bits (quando em dual-channel), mas o que importa é a largura de banda que será muito comprometida pelo resto do sistema utilizar este mesmo barramento, logo mesmo sendo alto não se compara com uma placa dedicada.
Exemplo, um sistema com 16GB de RAM DDR4-3600 tem uma largura de banda de ~29GB/s em single e ~54GB/s em dual-chanel, mas a iGPU nunca terá essa vazão toda para ela, estourando no melhor do melhor dos casos ela poderá usar 50% disso. Essa RX6300 ai de apenas 32bits (um barramento que não vejo a muitas e muitas eras) tem para ela uma largura de 64GB/s, então mesmo sendo um barramento realmente estreito ainda é o suficiente para "surrar" uma on-board quando o jogo ou programa demandar este tipo de operação.
Claro que assim como uma GT1030 com 16GB é inútil, uma RX6300 com 512bits seria igualmente inútil, então para o que esta placa se propõe esses 32bits não a estarão limitando, agora que é curioso ver um barramento desses em pleno 2023, isso é (saudosas Trident 32bits PCI e 16bits ISA xD).
iGPUs utilizam o barramento do sistema, então teoricamente são 64bits ou 128bits (quando em dual-channel), mas o que importa é a largura de banda que será muito comprometida pelo resto do sistema utilizar este mesmo barramento, logo mesmo sendo alto não se compara com uma placa dedicada.
Exemplo, um sistema com 16GB de RAM DDR4-3600 tem uma largura de banda de ~29GB/s em single e ~54GB/s em dual-chanel, mas a iGPU nunca terá essa vazão toda para ela, estourando no melhor do melhor dos casos ela poderá usar 50% disso. Essa RX6300 ai de apenas 32bits (um barramento que não vejo a muitas e muitas eras) tem para ela uma largura de 64GB/s, então mesmo sendo um barramento realmente estreito ainda é o suficiente para "surrar" uma on-board quando o jogo ou programa demandar este tipo de operação.
Claro que assim como uma GT1030 com 16GB é inútil, uma RX6300 com 512bits seria igualmente inútil, então para o que esta placa se propõe esses 32bits não a estarão limitando, agora que é curioso ver um barramento desses em pleno 2023, isso é (saudosas Trident 32bits PCI e 16bits ISA xD).
Por enquanto ela é apenas uma placa OEM vazada, dificilmente será lançada no mercado, é placa para vir em computadores pré-montados da Dell, HP, Lenovo e afins. O desempenho dela deve estar na mesma faixa de uma GT1030 / RX550, mas com apenas 2GB de VRAM e consumindo/esquentando bem menos (TDP de 32W, se consumir 15W é muito). Se o jogo rodar otimizado nela, deve entregar o mesmo que uma GTX1630 (mas novamente, os 2GB acabam com ela).
Ah, quase certeza que ela será PCIe 4.0 x4, então só entregará o seu máximo em um sistema moderno, mostrando mais uma vez que virá em sistemas OEM (para computadores antigos ela servirá basicamente como um reprodutor/decodificador de conteúdo).
@EtaLasquera Eu também tava terminando de jogar o Guardiões anter de sair do pass, e joguei umas 5h seguidas, sendo que no meio dessas 5h, tive que reiniciar. Vram e ram sobem fortemente, e o jogo ficar com a performance terrível. Esse jogo sofre de um memory leak tenso, pq durante a jogativa, eu passei por umas 3 localidades diferentes, e começa com 5Gb de vram e 8.5Gb de ram, e no fim tava em com os 8Gb usados, e a ram tava quase em 14Gb. Não faz sentido algum essa performance, pq em 1080p com a 6600, todo o resto no max (não faz diferença nem pra performance nem pra uso de vram baixar o resto dos settings). Inclusive fiz um vídeo de pouco mais de 1h, e tirei umas fotos agora pra mostrar a vram só entupindo. As fotos foram tirando em 5m, 30m e 1:06 horas.
Engraçado que não cheguei a notar isso quando joguei uma parte do jogo uns meses atrás. Talvez por ter jogado 2h ou menos de uma vez. Muito provavelmente iria demorar mais ainda se estivesse usando uma gpu com 10Gb ou 12Gb. Eu não tenho muitas provas, mas eu lembro do Watch Dogs 2 usando quase 8Gb também, sem o HD pack, e eu tava achando isso estranho. Resolvi desligar o SAM, e meio que resolveu, já que não usava nem 6Gb direito. Não sei se pode ser o caso desse jogo, mas acho que não, pq ele é recente.
Por enquanto ela é apenas uma placa OEM vazada, dificilmente será lançada no mercado, é placa para vir em computadores pré-montados da Dell, HP, Lenovo e afins. O desempenho dela deve estar na mesma faixa de uma GT1030 / RX550, mas com apenas 2GB de VRAM e consumindo/esquentando bem menos (TDP de 32W, se consumir 15W é muito). Se o jogo rodar otimizado nela, deve entregar o mesmo que uma GTX1630 (mas novamente, os 2GB acabam com ela).
Ah, quase certeza que ela será PCIe 4.0 x4, então só entregará o seu máximo em um sistema moderno, mostrando mais uma vez que virá em sistemas OEM (para computadores antigos ela servirá basicamente como um reprodutor/decodificador de conteúdo).
o china ta ai pra resolver essa parte XD
eu acho que a on tambem so pega 2GB max de ram ou hoje permite mais ?
faz anos que não uso video on no pc principal
o china ta ai pra resolver essa parte XD
eu acho que a on tambem so pega 2GB max de ram ou hoje permite mais ?
faz anos que não uso video on no pc principal
Uma dúvida que eu sempre quis perguntar pra essa placa, a RX6600 hoje em dia ainda roda jogos em boa configurações? E a versão "mobile" dela vendida na China?
Uma dúvida que eu sempre quis perguntar pra essa placa, a RX6600 hoje em dia ainda roda jogos em boa configurações? E a versão "mobile" dela vendida na China?
@EtaLasquera Eu também tava terminando de jogar o Guardiões anter de sair do pass, e joguei umas 5h seguidas, sendo que no meio dessas 5h, tive que reiniciar. Vram e ram sobem fortemente, e o jogo ficar com a performance terrível. Esse jogo sofre de um memory leak tenso, pq durante a jogativa, eu passei por umas 3 localidades diferentes, e começa com 5Gb de vram e 8.5Gb de ram, e no fim tava em com os 8Gb usados, e a ram tava quase em 14Gb. Não faz sentido algum essa performance, pq em 1080p com a 6600, todo o resto no max (não faz diferença nem pra performance nem pra uso de vram baixar o resto dos settings). Inclusive fiz um vídeo de pouco mais de 1h, e tirei umas fotos agora pra mostrar a vram só entupindo. As fotos foram tirando em 5m, 30m e 1:06 horas.
Engraçado que não cheguei a notar isso quando joguei uma parte do jogo uns meses atrás. Talvez por ter jogado 2h ou menos de uma vez. Muito provavelmente iria demorar mais ainda se estivesse usando uma gpu com 10Gb ou 12Gb. Eu não tenho muitas provas, mas eu lembro do Watch Dogs 2 usando quase 8Gb também, sem o HD pack, e eu tava achando isso estranho. Resolvi desligar o SAM, e meio que resolveu, já que não usava nem 6Gb direito. Não sei se pode ser o caso desse jogo, mas acho que não, pq ele é recente.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---
Tu quer dizer a 560 mesmo ou a 5600 XT? A 560 não tá nem na mesma galáxia que a 1070. Já a 5600 XT é nível GTX 1080/2060 praticamente.
Falsa promoção. O preço normal dele é 8.2k, aí eles jogam pra 9.6k e colocam na "promoção" por 7.6k. Desconto real de 600 pilas e não 2k.
Pode ver que acabando a "promoção", ela volta pra 8.2k.
Instalei o Adrenalin 23.2.2 pra evitar o risco de boot loop ja que tenho recovery point desativado aqui e foi só sucesso.
Até o DayZ que eu li que era uma bosta na amd por conta do dx11 tá liso a mais de 100 fps em 1440p (Coloquei o clock minimo a uns 50mhz a menos que o maximo no driver, creio que isso ajudou)
Instalei o Adrenalin 23.2.2 pra evitar o risco de boot loop ja que tenho recovery point desativado aqui e foi só sucesso.
Até o DayZ que eu li que era uma bosta na amd por conta do dx11 tá liso a mais de 100 fps em 1440p (Coloquei o clock minimo a uns 50mhz a menos que o maximo no driver, creio que isso ajudou)
Até agora indo bem... sem problemas nem com Chrome usando aceleração de hardware. Placa "fria" (até os limites de uma dual-fan) e com performance muito boa em 1440p.
Inclusive hoje chegou o código do TLOU pela Kabum.
Até agora indo bem... sem problemas nem com Chrome usando aceleração de hardware. Placa "fria" (até os limites de uma dual-fan) e com performance muito boa em 1440p.
Inclusive hoje chegou o código do TLOU pela Kabum.