[TÓPICO DEDICADO] NAVI - próxima geração de GPUs da AMD

Consegui resolver de uma forma tão simples, que até parece zoeira. Apenas criei a mesma resolução direto no driver da AMD e colquei a opção "CVT - Reduced Blanking" com os mesmos 144hz. :haha:

Agora está oscilando e consumindo menos em idle, antes estava a todo tempo consumindo 32W.

Vídeo que vi.


Vou testar ela mais tarde, vi gente que fez resolução personalizada e deixou em 142hz e não teve mais o problema, pensei em fazer algo do tipo e setar em 146hz para ver se funcionava também, mas acho que é procurar problema
 
Vou testar ela mais tarde, vi gente que fez resolução personalizada e deixou em 142hz e não teve mais o problema, pensei em fazer algo do tipo e setar em 146hz para ver se funcionava também, mas acho que é procurar problema

Resolvi limitar meu monitor a 120 Hz e resolveu o problema. Tenho um AOC G2460PF e utilizo uma RX 5700 XT, meu amigo que tem um monitor igual com uma RTX 2070 Super tem o mesmo problema. Acredito que seja um problema nos monitores com seus drivers ou no Windows. O lado bom de limitar a 120 Hz é quase certeza de o jogo manter sempre os 120 FPS ao contrário dos 144 Hz, claro estou afirmando isso devido a performance da RX 5700 XT. Outro fator interessante é que tanto placa quanto processador são menos exigidos e esquentam menos. Pessoalmente noto pouca diferença entre 120 Hz e 144 Hz, mas isso é de cada pessoa.
 
Resolvi limitar meu monitor a 120 Hz e resolveu o problema. Tenho um AOC G2460PF e utilizo uma RX 5700 XT, meu amigo que tem um monitor igual com uma RTX 2070 Super tem o mesmo problema. Acredito que seja um problema nos monitores com seus drivers ou no Windows. O lado bom de limitar a 120 Hz é quase certeza de o jogo manter sempre os 120 FPS ao contrário dos 144 Hz, claro estou afirmando isso devido a performance da RX 5700 XT. Outro fator interessante é que tanto placa quanto processador são menos exigidos e esquentam menos. Pessoalmente noto pouca diferença entre 120 Hz e 144 Hz, mas isso é de cada pessoa.

Fiz a mesma coisa aqui, praticamente o que eu jogo não alcança os 144, mesmo com a 5700xt, deixei em 120hz também, caso volte a jogar um csgo ou qualquer outra coisa com que necessite os 144, é rapidinho pra mudar. Essa brincadeira reduz o consumo de 33w para 9-10w e temperatura de 47-48 para 39-40
 
Existe alguma maneira de criar alguma hotkey para trocar de 144hz para 120hz? Facilitaria bastante pra mim, 90% do meu tempo de jogo é no CSGO. Vou testar mais tarde um lever over no monitor e ver se 146hz ou algo do tipo resolve o problema, como usuário de Nvidia há muitos anos a impressão que tenho é de que o Driver da AMD tem tantas features que eles não dão conta de otimizar tudo como deveria. Acho que se descomplicassem e focassem no mais básico seria muito mais fácil de ter algo estável e funcional.
Não adianta mesmo ter funções que não funcionam, quem trabalha com ou precisa dessa feature especifica simplesmente não irá comprar ou se manter na AMD do jeito que está.
 
Existe alguma maneira de criar alguma hotkey para trocar de 144hz para 120hz? Facilitaria bastante pra mim, 90% do meu tempo de jogo é no CSGO. Vou testar mais tarde um lever over no monitor e ver se 146hz ou algo do tipo resolve o problema, como usuário de Nvidia há muitos anos a impressão que tenho é de que o Driver da AMD tem tantas features que eles não dão conta de otimizar tudo como deveria. Acho que se descomplicassem e focassem no mais básico seria muito mais fácil de ter algo estável e funcional.
Não adianta mesmo ter funções que não funcionam, quem trabalha com ou precisa dessa feature especifica simplesmente não irá comprar ou se manter na AMD do jeito que está.
No reddit um usuário fez 2 arquivos .bat para trocar de 120 para 144 e vice versa, mas agora tô sem o link aqui
 
Recebi o e-mail dando entrada da minha 5700 XT Gaming OC da Gigabyte no RMA, porém, 3 dias antes achei a solução do meu caso.



Basicamente essa versão da placa tem 3 BIOS (F2, F3 e FA0), segui exatamente os passos do topico (menos limpar visto que ja estava limpa) e os problemas não apareceram mais mesmo com o MSI Afterburner, Chrome com aceleração, Discord com aceleração etc. Os problemas todos ocorreram com a versão FA0 da bios e foram solucionados após flash da F2 e F3 na sequência

Irei testar continuar tesntando nos piores cenários esse final de semana.
 
Última edição:
Tive um comportamento estranho aqui, ontem eu atualizei pro novo driver + windows 2004, ai percebi que minha GPU (RX 5700 XT) em iddle no windows ficava sempre entre 30~40% de uso, (processo "system"), tentei ver o que era e não consegui resolver de maneira nenhuma no windows normal.

Ai eu fiz um DDU em modo de segurança e reinstalei o driver (a nova versão mesmo) e resolveu, ta liso.

Estou relatando aqui caso alguém tenha esse problema também, só fazer isso que resolve!
 
Galera que acompanha, é recomendado instalar o novo driver mesmo? como estão os relatos com problemas?
 
Galera que acompanha, é recomendado instalar o novo driver mesmo? como estão os relatos com problemas?
Eu sou da turma que se tá rodando tudo certo, não tem porque atualizar, a não ser que algum problema seu aparece nos fixes.
 
Galera que acompanha, é recomendado instalar o novo driver mesmo? como estão os relatos com problemas?
Cara, estou usando o 20.3.1 e não vou atualizar, não tem ganho de desempenho, e não tenho nenhum bug, então não tem pra quê mexer...
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Tive um comportamento estranho aqui, ontem eu atualizei pro novo driver + windows 2004, ai percebi que minha GPU (RX 5700 XT) em iddle no windows ficava sempre entre 30~40% de uso, (processo "system"), tentei ver o que era e não consegui resolver de maneira nenhuma no windows normal.

Ai eu fiz um DDU em modo de segurança e reinstalei o driver (a nova versão mesmo) e resolveu, ta liso.

Estou relatando aqui caso alguém tenha esse problema também, só fazer isso que resolve!
Você tinha visto se a Reprodução Instantânea estava habilitada? Eu tava com o mesmo BO, só depois de uns dias fui descobrir que a VRAM tava em Load sem fazer nada, e uso de GPU em 20-30% também, desativei, zerou.
 
Tive um comportamento estranho aqui, ontem eu atualizei pro novo driver + windows 2004, ai percebi que minha GPU (RX 5700 XT) em iddle no windows ficava sempre entre 30~40% de uso, (processo "system"), tentei ver o que era e não consegui resolver de maneira nenhuma no windows normal.

Ai eu fiz um DDU em modo de segurança e reinstalei o driver (a nova versão mesmo) e resolveu, ta liso.

Estou relatando aqui caso alguém tenha esse problema também, só fazer isso que resolve!

Bom saber, pretendo esperar para atualizar Windows e driver. Essas 5700 XT estão problemáticas com drivers e com alguns bugs, tenho medo de passar a ter problemas que não tenho hoje com a GPU só por atualizar Windows ou driver. Acho que vou esperar essa versão do Windows ficar madura igual a 1909 e os drivers também. Até formatei o PC essa semana e está tudo certinho.
 
win 2004+20.5.1 agora o RDR2 em dx12 tá estável, mas o desempenho tá ô-river. No vulkan continua ótimo, fiquei com ele mesmo por não notar nenhuma diferença grafica
 
Tentei todo tipo de resolução personalizada, só em 120hz minhas memórias baixam a frequência. Uso apenas um monitor que é 144hz, portanto não precisa de um setup com dois monitores em frequências diferentes para causar o bug. Vi um usuário no fórum da AMD comentando que resolveu mudando de HDMI 2.0 para DP 1.4, já uso a displayport, mas não sei qual a especificação do cabo, pensei em comprar um novo para testar, alguém aqui já fez isso?
 
POSSÍVEL FIX PARA CLOCK DE MEMÓRIA EM 144HZ @1080P

Não garanto que funcione para todos, não faço ideia se pode gerar algum tipo de problema, mas segui os passos que encontrei durante algumas pesquisas e, com um perfil personalizado no CRU, consegui deixar meu monitor em 1080p 144hz com a variação de clock das memórias sem nenhum contra aparente. Segue print das configurações que usei no CRU:
zGUv7Zk.png


Em idle o clock das memórias fica em 200mhz, jogando sobe normalmente para os 1800mhz que setei, nenhuma black screen nem nada do tipo no curto teste que fiz, consumo baixou de 32w mínimo para 9w~11w, temperaturas em 47c estáveis, antes chegava a ligar o fan muito esporadicamente ao atingir os 55c vendo vídeos ou coisa do tipo, até o momento isso não aconteceu mais.
 
POSSÍVEL FIX PARA CLOCK DE MEMÓRIA EM 144HZ @1080P

Não garanto que funcione para todos, não faço ideia se pode gerar algum tipo de problema, mas segui os passos que encontrei durante algumas pesquisas e, com um perfil personalizado no CRU, consegui deixar meu monitor em 1080p 144hz com a variação de clock das memórias sem nenhum contra aparente. Segue print das configurações que usei no CRU:
zGUv7Zk.png


Em idle o clock das memórias fica em 200mhz, jogando sobe normalmente para os 1800mhz que setei, nenhuma black screen nem nada do tipo no curto teste que fiz, consumo baixou de 32w mínimo para 9w~11w, temperaturas em 47c estáveis, antes chegava a ligar o fan muito esporadicamente ao atingir os 55c vendo vídeos ou coisa do tipo, até o momento isso não aconteceu mais.

eita, mas poe lá no CRU

NATIVE LCD ou NATIVE REDUCED.. e preenche só frequencia e resolução

Modo Manual ai seu é passivel de todo tipo de tela preta da morte pq o CRU não tem countdown pra reverter igual o Windows quando muda resolução
 
eita, mas poe lá no CRU

NATIVE LCD ou NATIVE REDUCED.. e preenche só frequencia e resolução

Modo Manual ai seu é passivel de todo tipo de tela preta da morte pq o CRU não tem countdown pra reverter igual o Windows quando muda resolução
Vou testar, mas estando funcionando dessa maneira compensa mudar algo? Não aconselho ninguém a fazer, mas foi a única coisa que funcionou.
Acha perigoso a longo prazo?
 
Última edição:
Recebi o e-mail dando entrada da minha 5700 XT Gaming OC da Gigabyte no RMA, porém, 3 dias antes achei a solução do meu caso.



Basicamente essa versão da placa tem 3 BIOS (F2, F3 E FA0), segui exatamente os passos do topico (menos limpar visto que ja estava limpa) e os problemas não apareceram mais mesmo com o MSI Afterburner, Chrome com aceleração, Discord com aceleração etc.

Irei testar continuar tesntando nos piores cenários esse final de semana.


No caso vc ficou na F3 ou foi pra FA0?
 
RDNA 2 leak about GPU pipeline structure





EZdco6VXQAESZ_o
 
Vendi minha 5700xt hoje. Tava meio na dúvida, enrolando o cara que queria comprar... mas acabou surgindo a oportunidade de pegar uma rx570 por r$350 pra usar temporariamente e decidi vender. Consegui achar R$2200 na blower com 8 meses de uso, vendi pelo mesmo preço que paguei no lançamento basicamente. Foi minha primeira placa da amd e mesmo sendo uma época meio conturbada e com muitas reclamações (com razão) por causa dos drivers não tenho muito do que reclamar, de problema mesmo só tive a famosa "black screen", a placa sempre entregou oque eu buscava na maioria dos jogos. Agora é ficar com a RX570 4gb até início do ano que vem e ver oq q vai vir de novo por parte da nvidia e amd pra decidir qual a próxima placa que vou pegar, e claro torcer pro dolar dar uma colaborada..
Espero muito que a amd tenha aprendido com o rdna, e que o rdna2 venha com tudo.. E principalmente que a nova geração não apresente tanto problema com drivers no lançamento..
 
POSSÍVEL FIX PARA CLOCK DE MEMÓRIA EM 144HZ @1080P

Não garanto que funcione para todos, não faço ideia se pode gerar algum tipo de problema, mas segui os passos que encontrei durante algumas pesquisas e, com um perfil personalizado no CRU, consegui deixar meu monitor em 1080p 144hz com a variação de clock das memórias sem nenhum contra aparente. Segue print das configurações que usei no CRU:
zGUv7Zk.png


Em idle o clock das memórias fica em 200mhz, jogando sobe normalmente para os 1800mhz que setei, nenhuma black screen nem nada do tipo no curto teste que fiz, consumo baixou de 32w mínimo para 9w~11w, temperaturas em 47c estáveis, antes chegava a ligar o fan muito esporadicamente ao atingir os 55c vendo vídeos ou coisa do tipo, até o momento isso não aconteceu mais.

Aqui tenho mesmo problema de memória em idle, desde ano passado postei aqui... tem um topic no fórum da AMD e não tem solução.
Brincadeira.
 


Windows 10 May 2020 Update (version 2004) is now available for seekers and it includes support for WDDM 2.7, but the option to enable hardware-accelerated GPU scheduling isn’t included yet.

Hardware-accelerated GPU scheduling is the main feature of WDDM 2.7 and it allows the integrated/dedicated graphics card to manage its own video RAM directly, which in turn give you better performance, reduced latency, increased average or minimum frame-rates, and improved video playback.

The hardware-accelerated GPU scheduling option isn’t included in the latest drivers, regardless of the graphics card (Intel, Nvidia or AMD) you’re using.

Support for WDDM 2.7 (Windows Display Driver Model) is included in both Intel and AMD drivers, but the catch is that the hardware-accelerated GPU scheduling option isn’t available in Windows Settings. :fanboys:


...


If you don’t see the option, you can force it by tweaking Windows Registry, which you should not, because it has no effect whatsoever: (não vai fazer diferença de qq jeito hjuauaua)


  • Navigate to HKEY_LOCAL_MACHINE\SYSTEM\CurrentControlSet\Control\GraphicsDrivers
  • Locate ‘HwSchMode’ and change its DWORD value.
  • Set ‘1’ to turn it off and ‘2’ to turn it on.

For now, we are all in the same boat deep in a sea of frustration.



Departamento de marketing da MS achou legal, mas não tem muita informação real&oficial ainda rs
 
Maravilhoso esse modelo AORUS da RX 5700 XT. Em full load estabiliza em 64C, totalmente stock.

image.png
image.png
 
Última edição:


Windows 10 May 2020 Update (version 2004) is now available for seekers and it includes support for WDDM 2.7, but the option to enable hardware-accelerated GPU scheduling isn’t included yet.

Hardware-accelerated GPU scheduling is the main feature of WDDM 2.7 and it allows the integrated/dedicated graphics card to manage its own video RAM directly, which in turn give you better performance, reduced latency, increased average or minimum frame-rates, and improved video playback.

The hardware-accelerated GPU scheduling option isn’t included in the latest drivers, regardless of the graphics card (Intel, Nvidia or AMD) you’re using.

Support for WDDM 2.7 (Windows Display Driver Model) is included in both Intel and AMD drivers, but the catch is that the hardware-accelerated GPU scheduling option isn’t available in Windows Settings. :fanboys:


...


If you don’t see the option, you can force it by tweaking Windows Registry, which you should not, because it has no effect whatsoever: (não vai fazer diferença de qq jeito hjuauaua)


  • Navigate to HKEY_LOCAL_MACHINE\SYSTEM\CurrentControlSet\Control\GraphicsDrivers
  • Locate ‘HwSchMode’ and change its DWORD value.
  • Set ‘1’ to turn it off and ‘2’ to turn it on.

For now, we are all in the same boat deep in a sea of frustration.



Departamento de marketing da MS achou legal, mas não tem muita informação real&oficial ainda rs

Mais um recurso para AMD lançar com bugs e demorar para sair algum fix.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo