• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[TÓPICO DEDICADO] NAVI - próxima geração de GPUs da AMD

Nahhh... o 10850X3D vai ser melhor ainda, melhor esperar...:pense:
A série 9000 sai esse ano segundo rumores, as variantes X3D geralmente saem alguns meses depois. A geração 8000 é a de APUs.
 
Meus ups de servidor aqui, para rodar varias VMs e dockers...Xeon 14/28 64Gb DDR4 -> 5900X 128Gb DDR4 -> 7900X 192Gb DDR5.
Valeu o investimento, a unica coisa que me incomodou foi uns cold reboot do nada, aconteceu sem mais nem menos no dia/dia, suspeito de memória, estabilizou depois que diminui o clock das memórias.

Ah sim, no seu caso valeu a pena porque não saiu de um AM4 já bem dimensionado, mas de um Xeon, aí eu faria a mesma coisa, o salto é grande.

No meu caso, além do 5900X, também tenho um Xeon 12/24 (E5-2650V4). Para rodar a maioria das VMs (não uso dockers no momento, mas já usei) e para atuar como servidor SQL Server e Oracle onde o clock baixo do Xeon não me atrapalha em nada, então uso o 5900X para tarefas mais parrudas como VMs destinadas a descompilação de repositórios e outras coisas, e para jogos.

Portanto, no meu caso realmente não anima fazer up para AM5 já tendo um AM4 bem parrudo em uma X570 com 64GB , no máximo iria fazer um up para 5950X, mas agora com imposto certeiro de quase 100% no AliExpress, nem isso rola mais.
 
Última edição:
Meus ups de servidor aqui, para rodar varias VMs e dockers...Xeon 14/28 64Gb DDR4 -> 5900X 128Gb DDR4 -> 7900X 192Gb DDR5.
Valeu o investimento, a unica coisa que me incomodou foi uns cold reboot do nada, aconteceu sem mais nem menos no dia/dia, suspeito de memória, estabilizou depois que diminui o clock das memórias.
processadores modernos são sensíveis a temperatura e tensão, veja se o LLC está baixo, geralmente em default fica meio baixo. E no AM5 tem o uncore que com overclock de memória precisa ter um gás também, se a temperatura não ajuda, ele não consegue acompanhar.
 

Download AMD Radeon Software Adrenalin 24.2.1 BETA​


mobile~desktop

Destaques​


ldxv5xL.jpeg


WMs9jmF.jpeg


Novo suporte para jogos

  • Skull and Bones™
  • Nightingale

Problemas corrigidos​

  • Melhorias no tempo limite intermitente do driver ou travamento do aplicativo durante o jogo HELLDIVERS™ 2.
  • Falha intermitente do aplicativo ao iniciar o Enshrouded pela primeira vez ou alterar as configurações de Anti-Aliasing em produtos gráficos da série Radeon™ 7000.
  • O tempo limite intermitente do driver ou travamento do aplicativo pode ser considerado ao jogar Counterstrike 2 com FSR habilitado em alguns produtos gráficos AMD, como o Radeon™ RX 7900 XTX.
  • Melhorias na gagueira excessiva ao jogar vários jogos, incluindo Battlefield™ 2042, Destiny 2, Overwatch 2, Monster Hunter: World, PUBG: BATTLEGROUNDS e STAR WARS™ Battlefront™ II.
  • Deathloop pode apresentar tempos de carregamento estendidos em alguns produtos gráficos AMD, como o Radeon™ RX 6900 XT.
  • Dead Space pode travar o aplicativo após ativar o RTAO em alguns produtos gráficos AMD, como o Radeon™ RX 6800.
  • As sombras podem parecer brilhantes ou os reflexos podem estar faltando ao jogar Enshrouded em produtos gráficos da série Radeon™ 7000.
  • As configurações de HDR podem falhar intermitentemente ao jogar certos jogos, como Like A Dragon: Infinite Wealth.
  • A métrica da API gráfica pode ser relatada incorretamente como DirectX® 12 para alguns jogos Vulkan®.
  • Após a reinicialização do sistema, o aplicativo host Parsec pode travar em alguns produtos gráficos AMD, como o Radeon™ RX 7900 XTX.
  • Durante as reuniões do Microsoft Teams, a câmera pode exibir imagens em loop intermitentemente em alguns produtos AMD, como o processador AMD Ryzen™ 7 7840U.
  • Oculus Rift S pode ser exibido com uma tonalidade verde nas GPUs AMD Radeon™ série RX 7000.
  • O AFMF pode ser exibido incorretamente em configurações gráficas híbridas selecionadas, especialmente em sistemas onde um dos dispositivos não tem suporte para AFMF. AFMF deve ser compatível com a GPU de exibição para ser ativado.

Problemas conhecidos​

  • Pode ocorrer falha no aplicativo ou tempo limite do driver ao jogar Starcraft II™ em GPUs da série Radeon™ RX 7000.
  • O tempo limite intermitente do driver ou travamento do aplicativo pode ocorrer após jogar uma missão e alterar a resolução do jogo enquanto joga HELLDIVERS™ 2.
  • World of Warcraft pode experimentar tempos de carregamento iniciais estendidos com API DirectX 12 em alguns produtos gráficos AMD, como o Radeon™ RX 6800.
  • O cache do shader pode falhar para nomes de usuário do Windows que contenham caracteres acentuados. [Resolução direcionada para 24.3.1]
  • A métrica de desempenho de FPS pode reportar valores incorretamente enquanto um jogo é minimizado. [Resolução direcionada para 24.3.1]
  • O vídeo AMD SmartAccess pode ser relatado incorretamente como “Disponível” em alguns sistemas com o Parsec Virtual Display Driver instalado.
  • A queda de desempenho pode ser observada ao usar algumas cargas de trabalho DirectML no Topaz AI.
  • Áudio e vídeo podem ficar fora de sincronia intermitentemente durante a gravação usando o codec AV1 no software AMD: Adrenalin Edition. [Resolução prevista para o segundo trimestre]

conteúdo do pacote​

Software AMD: Adrenalin Edition 24.2.1 para driver HELLDIVERS™ 2 versão 23.40.19.01 para Windows® 10 e Windows® 11 (Windows Driver Store versão 31.0.24019.1006).
 
Última edição:
Caveira e Ossos. Rouxinol :bwahaha:
 
AMD Radeon RX 7900GRE aparece no mercado DIY do Reino Unido, supostamente chegará também aos EUA

"Ficamos sabendo recentemente que grandes varejistas dos EUA também estão trabalhando na futura venda da Radeon RX 7900GRE: As informações que coletamos até agora sugerem que o modelo Gigabyte RX 7900GRE deverá chegar ao mercado americano ainda este mês. Vale acrescentar que junto com a atualização de preço da Radeon RX 7900XT, a AMD anunciou que a RX 7900GRE também estará disponível por um preço mais baixo de US$ 549 (efetivamente um corte de preço de US$ 100)."

@Batman-X, quem sabe não desembarca aqui no BR ainda no primeiro semestre deste ano? Quem sabe...
 
AMD Radeon RX 7900GRE aparece no mercado DIY do Reino Unido, supostamente chegará também aos EUA

"Ficamos sabendo recentemente que grandes varejistas dos EUA também estão trabalhando na futura venda da Radeon RX 7900GRE: As informações que coletamos até agora sugerem que o modelo Gigabyte RX 7900GRE deverá chegar ao mercado americano ainda este mês. Vale acrescentar que junto com a atualização de preço da Radeon RX 7900XT, a AMD anunciou que a RX 7900GRE também estará disponível por um preço mais baixo de US$ 549 (efetivamente um corte de preço de US$ 100)."

@Batman-X, quem sabe não desembarca aqui no BR ainda no primeiro semestre deste ano? Quem sabe...
Em comparação com a 7900XT, vale a pena um trem desses?
 
AMD Radeon RX 7900GRE aparece no mercado DIY do Reino Unido, supostamente chegará também aos EUA

"Ficamos sabendo recentemente que grandes varejistas dos EUA também estão trabalhando na futura venda da Radeon RX 7900GRE: As informações que coletamos até agora sugerem que o modelo Gigabyte RX 7900GRE deverá chegar ao mercado americano ainda este mês. Vale acrescentar que junto com a atualização de preço da Radeon RX 7900XT, a AMD anunciou que a RX 7900GRE também estará disponível por um preço mais baixo de US$ 549 (efetivamente um corte de preço de US$ 100)."

@Batman-X, quem sabe não desembarca aqui no BR ainda no primeiro semestre deste ano? Quem sabe...
A ASRock também embarcou nessa.

ASROCK-RX7900-GRE-HERO-2.jpg



ASROCK-Radeon-RX-7900-GRE-16GB-Steel-Legend-OC-1.jpg
 
Esse nome GRE me parece mto nome genérico ou de fabricantes que usavam no passado pra diferenciar suas placas das outras
Eu não entendo lançar um modelo capado.
Segundo a própria AMD, seria a sucessora da 6800XT...
...e pq raios lançaram a 7800XT então.

...só faltava ser 7800XTX...uhauhauhauhauhauhauha.... para ser mais patético ainda.

estão dando tiro para todos lados.

2U6nBrncGE9YXD8npuz3Sj-1200-80.jpg.webp



Graphics CardRX 7900 XTXRX 7900 XTRX 7900 GRE
ArchitectureNavi 31Navi 31Navi 31
CUs / SMs968480
GPU Shaders614453765120
Ray Tracing Units968480
Boost Clock (MHz)250024002245
VRAM Speed (Gbps)202018
VRAM (GB)242016
VRAM Bus Width384320256
L2 Cache968064
Bandwidth (GBps)960800576
TBP (watts)355315260
Launch DateDec-22Dec-22July-23
Launch Price$999$899$649
 
Eu não entendo lançar um modelo capado.
Segundo a própria AMD, seria a sucessora da 6800XT...
...e pq raios lançaram a 7800XT então.

...só faltava ser 7800XTX...uhauhauhauhauhauhauha.... para ser mais patético ainda.

estão dando tiro para todos lados.

A 7900GRE é meio como uma 7900XT com menos memória. Tem jogos que a diferença entre elas é de 5fps. Fora que a GRE consome menos também.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

AMD Radeon RX 7900GRE aparece no mercado DIY do Reino Unido, supostamente chegará também aos EUA

"Ficamos sabendo recentemente que grandes varejistas dos EUA também estão trabalhando na futura venda da Radeon RX 7900GRE: As informações que coletamos até agora sugerem que o modelo Gigabyte RX 7900GRE deverá chegar ao mercado americano ainda este mês. Vale acrescentar que junto com a atualização de preço da Radeon RX 7900XT, a AMD anunciou que a RX 7900GRE também estará disponível por um preço mais baixo de US$ 549 (efetivamente um corte de preço de US$ 100)."

@Batman-X, quem sabe não desembarca aqui no BR ainda no primeiro semestre deste ano? Quem sabe...

Excelente Notícia. Para mim é uma ótima opção se realmente vier aos demais mercados. Porque ficar preso apenas ao mercado Chinês é bem ruim. E por U$550 vai acontecer o que eu já previa com a 7800XT. Ela vai passar a custar os mesmos U$450 de lançamento da 7700XT. Já que agora essa custa U$350.

RX7900XT = U$700
RX7900GRE = U$550
RX7800XT = U$450
RX7700XT = U$350
RX7600 = U$250

Não é a toa que a 4070Ti é encontrada por U$700. Ao menos o que resta no estoque. Porque nem fabrica ela mais. Agora é só a 4070Ti Super por U$800.

A 4070 por U$550 continua a ser fabricada justamente por conta da concorrência. Se não ia ser apenas a 4070S de U$600.
 
A 7900GRE é meio como uma 7900XT com menos memória. Tem jogos que a diferença entre elas é de 5fps. Fora que a GRE consome menos também.
Não é só memória não, é capada em tudo.
menos CUs
menos Clock
menos RTU
menos Shaders
menos Cache

Essa 7900GRE é "Graphics Rebosteio Edition", são essas coisas na indústria, AMD e nVidia que fico puto, capa um produto já lançado ou lança um "Super" vide 4080S que nem faz diferença na performance.
No caso da AMD, não fizeram direito as coisas, lançaram primeiro a 7800XT e depois lançam essa 7900GRE para dizer..."Nããããoooooo....! esse é o modelo certinho para substuir a 6800XT..."
NVidia tá craque nisso também...4080 12Gb que virou 4070TI...

tinha que ser só 3 modelos por geração, de entrada, mediano e o top. Esse negócio de ficar tirando leite com os entraves não dá não.

a última da nVidia foi com o relançamento da 3050, agora com magníficos 6Gb... foda.
 
Última edição:
Não é só memória não, é capada em tudo.
menos CUs
menos Clock
menos RTU
menos Shaders
menos Cache

Essa 7900GRE é "Graphics Rebosteio Edition", são essas coisas na indústria, AMD e nVidia que fico puto, capa um produto já lançado ou lança um "Super" vide 4080S que nem faz diferença na performance.
No caso da AMD, não fizeram direito as coisas, lançaram primeiro a 7800XT e depois lançam essa 7900GRE para dizer..."Nããããoooooo....! esse é o modelo certinho para substuir a 6800XT..."
NVidia tá craque nisso também...4080 12Gb que virou 4070TI...

É capado na teoria. Na prática quase não se tem diferença. Igual acontece entre a 4080 VS 4080S. Ou entre a 4070Ti VS 4070TiS. Na Teoria(números e mais números)vc pensa que as placas normais são todas capadas frente as Super. Mas na prática são outros quinhentos. Tem jogos que vc mal ganha 3fps com os modelos superiores teoricamente. Só comparar as especificações entre a 4070Ti VS 4070Ti Super que vc vai entender melhor. Mas na prática vc mal tem 5fps de ganho entre elas. Se fosse olhar apenas pela teoria(números e mais números)era para ter uns 20fps de diferença entre elas.

Por U$550 essa 7900GRE vai ser o melhor custo benefício dessa geração da AMD.

Mas as 7800XT e 7700XT por U$450 e U$350 respectivamente também passam a ser um excelente custo benefício.
 
Última edição:
Não é só memória não, é capada em tudo.
menos CUs
menos Clock
menos RTU
menos Shaders
menos Cache

Essa 7900GRE é "Graphics Rebosteio Edition", são essas coisas na indústria, AMD e nVidia que fico puto, capa um produto já lançado ou lança um "Super" vide 4080S que nem faz diferença na performance.
No caso da AMD, não fizeram direito as coisas, lançaram primeiro a 7800XT e depois lançam essa 7900GRE para dizer..."Nããããoooooo....! esse é o modelo certinho para substuir a 6800XT..."
NVidia tá craque nisso também...4080 12Gb que virou 4070TI...

tinha que ser só 3 modelos por geração, de entrada, mediano e o top. Esse negócio de ficar tirando leite com os entraves não dá não.

a última da nVidia foi com o relançamento da 3050, agora com magníficos 6Gb... foda.

Graphics Recycled Edition. Estão pegando as sobras da Navi 31 e usando para essa placa.

A AMD tem uma tara por vender "lixo". Nos Ryzen é a mesma coisa.
 
Graphics Recycled Edition. Estão pegando as sobras da Navi 31 e usando para essa placa.

A AMD tem uma tara por vender "lixo". Nos Ryzen é a mesma coisa.

Todas fazem isso, não é só AMD não kkk, mas qdo a AMD faz a galera reclama mais do que as outras, só isso.
 
mais a GRE tem suporte pra IA as 6xxxx acho que não
 
a última da nVidia foi com o relançamento da 3050, agora com magníficos 6Gb... foda.
Se o problema fosse apenas memória... mas também está no bus de 96-bit, menos CUDA cores, redução de 20% na performance se comparado com a versão de 8GB, que originalmente já é fraca, e agora está mais fraca do que nunca e pelo preço no varejo de R$1459,00 na Pichau rsrsrs.
 
N vejo problema em serem capadas. Tudo se resume ao preço e a concorrência nesse preço. Talvez ela chegue com ótimo custo benefício, vai saber.... O que eu acho ruim nas AMDs é o consumo, se melhorarem nas versões capadas, já é um avanço kkk
 
N vejo problema em serem capadas. Tudo se resume ao preço e a concorrência nesse preço. Talvez ela chegue com ótimo custo benefício, vai saber.... O que eu acho ruim nas AMDs é o consumo, se melhorarem nas versões capadas, já é um avanço kkk
mais não acho o consumo alto por que oferece ta ficando assim em todos
no time azul que fazia piada dos FX por causa do consumo os Intel hoje aprenderem certinho com os FX9550 como e consumir
 
N vejo problema em serem capadas. Tudo se resume ao preço e a concorrência nesse preço. Talvez ela chegue com ótimo custo benefício, vai saber.... O que eu acho ruim nas AMDs é o consumo, se melhorarem nas versões capadas, já é um avanço kkk

Exato. Nas RDNA 4 ela deve melhorar o consumo. Já que nem deve trazer placas muito mais fortes do que as já lançadas nessa geração 7mil. Só resta melhorarem o consumo mesmo. Já que os valores está ficando bem competitivo com os preços que eu postei na minha mensagem.
 
Todas fazem isso, não é só AMD não kkk, mas qdo a AMD faz a galera reclama mais do que as outras, só isso.

A AMD tem o problema de dar uma trapaceada nos nomes. Ela lançou recentemente um Ryzen 5700 com preço perto do 5700X, mas tem desempenho pior que o 5600. O chip na verdade era um 5700G sem os gráficos integrados.
A GPU 6500XT era na verdade uma GPU de notebook, mas vendida como desktop e com preço de desktop.
O Ryzen 5 7520U que pelo nome, dá a entender ser um da série 7000, que é Zen 4, mas esse processador na verdade é um Zen 2!!!
Essa 7900 GRE deveria ser uma outra variante da 7800 e não uma 7900.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Driver gráfico AMD obtém “mais novidades” para Linux 6.9: ativação contínua de RDNA4​


Após as atualizações iniciais do driver AMDGPU direcionadas ao Linux 6.9 que foram enviadas ao DRM-Next há uma semana, outro lote de atualizações de recursos do AMDGPU foi enviado hoje antes do próximo ciclo do kernel começar em março.

Este último lote tem “mais novidades para 6.9” que se resumem principalmente à ativação de blocos IP de GPU adicionais que parecem ser para processadores gráficos RDNA4. Este pull tem habilitação PSP 14.0, IP LSDMA 7.0, suporte JPEG DPG e outros novos blocos IP. Para hardware gráfico Radeon existente, as adições equivalem a correções.

amdgpu:
- Suporte ATHUB 4.1
- Atualizações de suporte EEPROM
- atualizações RAS
- Suporte LSDMA 7.0
- Suporte JPEG DPG
- Suporte IH 7.0
- Suporte HDP 7.0
- Suporte VCN 5.0
- Diversas correções de exibição
- Retemporizadores fixos
- Correções DCN 3.5
- Correções da VCN 4.x
- Correções PSR
- Suporte PSP 14.0
- Limpeza VA_RESERVED
- Atualizações do SMU 13.0.6
- Atualizações do NBIO 7.11
- Atualizações do SDMA 6.1
- Atualizações do MMHUB 3.3
- Correções do modo suspender
- Atualizações DMUB

amdkfd:
- Melhorias no manipulador de traps
- Corrigir relatórios de tamanho de cache
- Realocação do manipulador de traps

Radeon:
- correção de erro de digitação na declaração de impressão

Veja esta solicitação para obter a lista completa de patches que compõem o material desta semana para o código DRM-Next voltado para Linux 6.9.

 
Última edição:
Galerinha, quando vcs veem a questão da temperatura da placa, vcs olham a média das temperaturas p ver se a gpu tem uma boa dissipação ou veem a temperatura máxima q ela atinge sob uso/stress!?
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo