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o SHIFT tem uma falha grave na questão de "FOLGA" no volante. e todos q possuem ele e SABEM dirigir, reclamam disso. estamos num forum estrangeiro procurando editar as configs do jogo e upar pra quem tem G25 de modo a corrigir isso. quando se faz uma curva pra direita, e vc ker corrigir seu carro, jogando o volante pra esquerda, ele "perde o contato" , um "lag" q atrapalha. e em reta, o carro tb fica "solto" , o tempo d resposta do FFB é um pouco lento, ao contrario do GRID q está sempre firme como deve ser. Esse problema está acontecendo com outros volantes, até em profissionais e bem mais caros, mas o foco tá sendo trabalhar em cima do profile do G25 no SHIFT. Por mais ajuste q se faça no jogo, e nos drivers, nao muda. Nada q te faça sair da curva com grosseria mas atrapalha um bom ataque na curva ou um bom drift. Mas isso é só para os exigentes, pros medianos q nunca jogaram STCC, IRancing e LFS/Rfactor, isso passa como se fosse "normal e real" coisa q nao é. Tirando toda a ajuda do SHIFT, ele fica bem dificil de guiar, e o carro arece um sabão na pista, vai ter q se acustumar, e uma coisa boa é q sem controle de tração, qd se freia forte, a roda trava e o volante deixa d resposnder, fica solto, o q acontece realmente na real. pode girar q o pneu gira em falso e nao muda de direção. Outra coisa, NAO tem mais essa de fazer curva a 150km/h . ou vc faz devagar respeitando o GRIP ou cola na parede/sai da pista.
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Então cara, eu estou nesse mesmo dilema.
O jogo é até divertido, lindão e tals, mas a jogabilidade aqui tá muito ruim com o G25.
Parece que estou guiando uma lancha sem quilha, ou um hovercraft...
Tbm tenho uma experiência razoável com simuladores, só acrescentaria o NetKar Pro em relação à sua lista, que pra mim é o mais realista (ele e o iRacing são os meus parâmetros).
Dirijo mais de 1000km por mês (na vida real) entre estradas de asfalto e estradas de cascalho, e sempre que estou sozinho fico experimentando as reações do carro e do volante ao entrar nas curvas, ou ao tentar forçar um pouco mais.
E confesso que nem minha pickup fica solta daquele jeito no cascalho, como os carros do Shift ficam na pista.
Pra isso, basta soltar a mão do G25 (e acredito que ocorra com outros volantes tbm) pra ver o bicho indo de um lado para o outro, em zigue-zague pela pista. Não existe aquela linearidade quando soltamos o volante na vida real numa reta (se o carro estiver bem alinhado, claro) ou como ocorre em outros simuladores.
Sem contar o delay irritante no force feedback, nas reações de contra-esterço, etc
Tentei inúmeras configurações aqui, seja no profile da Logitech, seja dentro do próprio Shift, todas sem sucesso.
Tentei procurar algum arquivo de sistema do jogo que altere os parâmetros do force feedback (aos moldes do .PLR da engine GMotor) tbm sem êxito...
Enfim, acho que vou ter que plugar o joy do X360, colocar a visão de fora, ligar as ajudas, e brincar sem compromisso.
Mais uma vez não conseguiram aliar os dois mundos: arcade e simulação.
Tanto o Shift quanto o Grid tinham imenso potencial pra isso... :fist: