É difícil responder com certeza. É mais fácil você descrever seu hardware para poder responder. Por exemplo, a geração procedural demanda cpu e memoria enquanto realiza a geração, assim como um HD rápido ou ssd, mas a renderização para gerar as imagens após os cálculos procedurais exige gpu (tem a tecnologia cuda que permite que se realize cálculos usualmente feitos na cpu, pela gpu, mas nem toda placa faz isso e o aumento de performance nem sempre é gigantesca, dependendo do que está rolando de processos e da qualidade da placa).
Então se você tem gargalo de cpu, o problema está na geração procedural e outros aspectos menos relacionados a gráficos. Se seu gargalo é gpu, você vai querer diminuir shaders pesados, como os responsáveis por reflexo, ambient occlusion, antialiasing pesados e sombras.
Ou, pode ser mais rápido perder uns cinco ou dez minutos tentando tunar (fazer o ajuste fino) a sua configuração para ver o que mais ganha performance.
Como regra geral, a gente começa pelo vsync, qualidade de sombra, reflexo, distância de renderização, antialiasing pesados e ambient occlusion. Hoje em dia, filtro anisotropico não pesa mais tanto, mas não custa diminuir.