NOTÍCIA: Transformando a Radeon HD 6950 em uma 6970

Redação Adrenaline

know-it-all Member
Registrado
Foi descoberto que uma Radeon HD 6950 nada mais é do que uma Radeon HD 6970 com processadores shaders desativados, dessa forma fazendo uma atualização da placa para a bios referência da 6970 já é suficiente para um belo update, melhor ainda, como as duas placas da série 6900 possuem um sistema de dual bios, da a garantia ao usuário que a placa não vai apresentar problemas caso aconteça o pior, afinal se der um erro no processo de atualização basta voltar para a bios não atualizada e pronto.

Abaixo todos os passos para a atualização(by TechPowerUP), sendo que o download dos arquivos pode ser feito através do site TechPowerUP(com artigo a respeito do processo, assim como arquivos necessários), que atualizou nada menos que 9 modelos de marcas diferenças, todos com sucesso, mas logicamente seguindo os passos corretos, como manter o seletor de bios na posição "1".

1. Baixe o ATI Winflash (32 & 64-bit).
2. Faça o download da bios da Radeon HD 6970. É necessário ser de um modelo baseado na referência, sem alterações para evitar problemas, qualquer marca, como esse da Sapphire.
3. Tenha certeza que o seletor de BIOS da placa de vídeo está na posição 1 (clique para ver imagem).
4. Execute o ATI Winflash, clique em Save para salvar sua BIOS, dessa forma você tem um backup caso algo de errado.
5. Carregue a BIOS da Radeon HD 6970 BIOS com o Winflash clicando em Load Image, siga os passos do programa.
6. Deixe o processo de atualização da BIOS terminar e reinicie o sistema.
7. Confira o número de shaders usando o GPU-Z, precisa mostrar 1536. Vale ressaltar que a versão 0.4.9 oficial não apresenta os dados corretos da série 6900, então baixe essa versão.
8. Para maximizar a performance, abra o Catalyst Control Center, va para a opção Overdrive e configure o PowerTune para +20%.
9. Teste a estabilidade da placa com aplicativos e games.

OBS.: Tudo é feito a seu risco. Adrenaline, AMD e nenhuma outra empresa se responsabiliza pelo processo, que também da perda de garantia.

[ Ver texto completo ]
 
nossa muito boa noticia..agora pessoal vai so compra 6950 e fazer up gratis..
 
O processo de atualização é muito rapido e simples... já fiz e ocorreu tudo bem, sem nenhum problema...

Já estou fazendo os testes de desempenho, colocarei um deles dentro da noticia, mas o completo apenas na review...

[]
 
Olhem só...

3DMark 11 com 6950 Default: 4.802
3DMark 11 com 6950 com bios mod para 6970: 5.292
3DMark 11 com 6970 Default: 5.316

[]
 
Depois dessa ninguém vai comprar a 6970.
Muito Bom.
 
Sem noção, chegou a superar a 6970 em um dos testes...

3DMark 11 com 6950 Default: 4.802
3DMark 11 com 6950 com bios mod para 6970: 5.292
3DMark 11 com 6970 Default: 5.316

Os testes abaixo são na resolução de 1920x1080.

Aliens vs Predator com 6950 Default: 38,0
Aliens vs Predator com 6950 com bios mod para 6970: 42,7
Aliens vs Predator com 6970 Default: 43,6

Just Cause 2 com 6950 Default: 46,45
Just Cause 2 com 6950 com bios mod para 6970: 51,55
Just Cause 2 com 6970 Default: 52,76

Mafia2 com 6950 Default: 61,0
Mafia2 com 6950 com bios mod para 6970: 67,0
Mafia2 com 6970 Default: 66,3
 
A pergunta é, porque então que a HD 6970 precisa de dois conectores 8+6 pinos e a HD 6950 precisa de 6+6, tudo por causa da velocidade das memórias ?
 
Teste de temperatura....

Sistema Ocioso com 6950 Default: 42
Sistema Ocioso 6950 com bios mod para 6970: 45
Sistema Ocioso 6970 Default: 42

Sistema FULL com 6950 Default: 80
Sistema FULL 6950 com bios mod para 6970: 87
Sistema FULL 6970 Default: 84

Incrível...
 
Sistema FULL com 6950 Default: 80
Sistema FULL 6950 com bios mod para 6970: 81
Sistema FULL 6970 Default: 84

Isso sim é surpreendente... :eek:
 
Otima noticia COOLFACE :D hashusahusauh
6950 com bios da 6970 ela perde mto pouca coisa pelos testes feito pelo DioLa
 
Fiquei ansioso pelo review :D
 
Nossa ai sim vou trocar de VGA sem dúvidas
 
Opa, corrigi o teste de temperatura, onde era 81, na verdade deu 87, já que o 81 foi com 3dmark 1, mas nos testes antes tinha utilizado o vantage e ai com ele deu 87 graus.

[]
 
Impressionante meu! Coitada da 6970 ninguém irá comprá-la mais! huahauhaua... MAs será que isso trará algum problema mais futuramente?!
 
ai sim fomos surpreendidos!!!

rapaz otima noticia para o pessoa com as recem compradas 6950.

Mas penso eu que ja ja isso vai ser capado fisicamente não atraves de BIOS, porque sendo assim não é necessario comprar 6970.
 
as HD6970 vão para de vender,, pra quem tem uma 6950 foi uma mão na roda isso..
 
ai sim fomos surpreendidos!!!

rapaz otima noticia para o pessoa com as recem compradas 6950.

Mas penso eu que ja ja isso vai ser capado fisicamente não atraves de BIOS, porque sendo assim não é necessario comprar 6970.

Verdade! Então comprem logo as Radeons que já estão por ai! LOL!
 
Mesmo com essa exelente noticia eu nao pesno em comprala pq essa nova geraçao a GTX 5XX e a AMD Radeon 6XXX nao ganharam muito desempenho coise de cerca de 20 a 30% em cima da geraçao passada prefiro ficar com as minhas GTX 480 por mais um tempo ate que realmente saia algo que valha a pena.
 
Realmente muito util, com isso as 6970 irão ter uma grande queda de vendas....
 
é uma filha da putice fazer esse lances.
ta loco.... mesma placa só que com bios "piorada" pra vender mais barato fodendo os usuarios

e vendendo outra mais cara, que é a mesma bosta.
se eu tivesse uma das 6970, ia na loja e devolvia ou fazia o vendedor comer ela.

nvidia ja fez isso tb não fez?
só não lembro se era tão paia pra ativar os trecos desligados.
 
Essa história de fazer a mesma placa, porém capada e vender bem mais barato acho sem noção demais, só mostra o quanto essas empresas não estão nem aí para o usuário final. Porém é bom quando o tiro sai pela culatra e o consumirdor final acaba sendo privilegiado! Haha!
 
é uma filha da putice fazer esse lances.
ta loco.... mesma placa só que com bios "piorada" pra vender mais barato fodendo os usuarios

e vendendo outra mais cara, que é a mesma bosta.
se eu tivesse uma das 6970, ia na loja e devolvia ou fazia o vendedor comer ela.

nvidia ja fez isso tb não fez?
só não lembro se era tão paia pra ativar os trecos desligados.

cara não tem nada de filhadaputice isso ...

isso envolve o processo de fabricação das GPUs.

Tanto a ATI quanto a NVIDIA TENTAM produzir somente um GPU, o Cayman neste caso. Entretanto devido aos yelds de produção, que NUNCA são de 100%, as GPUs devem passar por diversos testes de qualidade. As que apresentam alta qualidade terão todos os SP ativados via bios e se chamarão de Cayman XT e as que possuem qualidade de produção inferior não irão possuir todos os SP construídos de forma correta, e terão alguns SP desativados para um nível em comum, as Cayman Pro. Muitas GPUs são descartadas tbm. Também existe um grupo que fica no limiar de qualidade entre a XT e a PRO, esse grupo provavelmente possui todos os SPs mas não passou em todos os testes de qualidade para se tornar uma XT (provavelmente não possui os SP de redundância). É esse grupo de GPUs que pode transformar de uma 6950 para uma 6970.

Por isso tem que detectar se a placa possui todos os SP primeiro. Isso não é lei e também não é comum, mas é possível, sempre foi e sempre será possível em todas as gerações de GPU.

A Intel faz a mesma coisa, só que reduz o clock, e agora com processadores com diversos cores aparecendo daki a poco a mesma coisa vai começar a acontecer em CPUs, pode acreditar, que nem os tri-core da amd que na verdade eram quad.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo