Pra mim essa imagem define a cauza raiz.
Se não me engano o Ryzen Master bypassa o sistema da placa mãe e lê todas as informações diretamente do CPU, está claro que o sensor da Gigabyte está zuadaço.
Me parece ser um problema no sensor de temperatura, essa variação brusca de 45-70-45 não é de forma nenhuma normal e concebível.
Na verdade seria o CPB, não?Eu tenho um ryzen 3600X e uma X570 e realmente existe essa subida repentina da tensão e por consequência a temperatura. Mas no seu caso está muito acentuado, anormal.
A AMD tem PBO que faz esse "over automático" mas seta as tensões na altura, coisas de 1.45V que é surreal. Sugiro no primeiro teste desabilitar o PBO para ver o comportamento. O lado ruim é que perde performance.
Ja tentou deixar o processador com vcore fixo? Isso com certeza vai resolver o problema dos fans subindo repentinamente. Veja como vai ficar o desempenho e a temperatura. Tentar setar o clock fixo em 4.1~4.2Ghz em todos os cores.
E conforme comentado, pode ser um problema da placa sim. Eu particularmente já tive duas mobos gigabytes (H97 e Z370) e elas foram muito boas. inclusive recomendo a marca
Na verdade seria o CPB, não?
Acho que ele se referiu ao Core Performance Boost, que é o boost automático em todos os núcleos (semelhante ao turbo boost, da Intel). Aqui na minha X570, consigo habilitar/desabilitar as duas funções (PBO e CPB).Conheço como PBO, pode ser que seja outra nome em algumas placas. Aproveito e deixo um link interessante sobre o assunto.
Explaining AMD Ryzen Precision Boost Overdrive (PBO), AutoOC, & Benchmarks | GamersNexus
stub With the launch of the Ryzen 3000 series processors, we’ve noticed a distinct confusion among readers and viewers when it comes to the phrases “Precision Boost 2,” “XFR,” “Precision Boost Overdrive,” which is different from Precision Boost, and “AutoOC.” There is also a lot of confusion...www.gamersnexus.net
Oi Kibeloko
Sim, a "solução" que encontrei foi deixar a curva de fans praticamente reta, desativando o smartfan da placa e deixar o processador torrar quando é realmente cobrado.
Pra remediar isso tem um Climatizador nele 24h deixando ele geladinho, mesmo que a placa mostre que está de 45-70 e tantos e 45 novamente e assim por diante.
Como a variação é muito alta, mais de 20 graus de 2 em 2 segundos não tem curva que arrume. O fan pouco importa, ele faz só o que a placa manda.
Ainda estamos com a placa aqui, mandei uma resposta no suporte mas fiquei tão indignado pelo atendimento que resolvi me manifestar aqui. Vou ter que começar toda conversa novamente agora com o pessoal da Pichau, estou esperando a indignação passar pra começar denovo.
Então a situação está complicada para nós do BR em relação a lojas de hardware! Esses tempos atrás, entrei no Instagram da Terabyte e a galera estava reclamando um monte, em vários posts, sobre o pós venda.Você vai ter mais dor de cabeça com a Picharu!!!! Péssimo pós venda, mas é tao ruim que eu pago 50 mais caro em outra loja mas não compro com a Picharu.
Isso mesmo.Acho que ele se referiu ao Core Performance Boost, que é o boost automático em todos os núcleos (semelhante ao turbo boost, da Intel). Aqui na minha X570, consigo habilitar/desabilitar as duas funções (PBO e CPB).
Oi rato_lokoCompra hardware caro e acha que tem direito a um personal computer 24h
Não sabe mexer? Compra PC montado, ta com defeito? RMA
Querer solução por telefone ou email é fácil...
Eles são atendentes com alguns procedimentos a seguir. Pra quem ta com o hardware na mão muitas vezes não é fácil identificar um problema imagina a distância... Não existe bola de cristal
Você abriu tópico pra discutir o problema? Teria feito melhor do que pedir suporte do fabricante
Desativei, ativei, qualquer coisa que você faça não tem efeito nenhum. O problema é o sensor da placa que está maluco. Com o Rizen Master a temperatura fica estável.Isso mesmo.
Exatamente xRaffsA questão não é o Problema da placa em sí, OBVÍO qualquer hardware pode apresentar alguem defeito. A questão é se precisarmos de um Suporte Precisa ser transparente com o cliente e claro além de ter o comprometimento em ajudar, tendo sucesso ou não. ( Em ultimos casos o dinheiro de volta).
Agora fica fazendo Rodeio com o cliente faz isso faz aquilo, sabendo que não vai adiantar... Pedindo para fazer testes "sem sentidos", e depois falar (há vê com a loja)
ou Seja fica quase 1 semana trocando E-mail, para no final dizer algo assim para o cliente sendo a propria representante da marca? WTF? Uma vergonha.
Por que a Gigabyte não poderia intermediar entre Ela e a Loja? Não seria mas simples? Trataria o cliente com respeito no sentido ( Pode deixar que a gente cuida da situação para você só vamos precisar de alguns comprovantes NF etc...).
Já precisei o RMA da Gigabyte e olha.. UM LIXO ! Descaso total. Pode masticar os minimos detalhes pra eles sobre o ocorrido e etc...Fazem muito mas muito pouco caso, além da demora para responder E-mail, E-mail automaticos, muitas vezes repetidos pedindo para preencher uma informação que poderia ter sinalizado lá no inicio... Só digo uma coisa AQUI no BR é Foda viu...
Creio que só a logitech salva.
Sinto muito ao dono do Post.
Compra hardware caro e acha que tem direito a um personal computer 24h
Não sabe mexer? Compra PC montado, ta com defeito? RMA
Querer solução por telefone ou email é fácil...
Eles são atendentes com alguns procedimentos a seguir. Pra quem ta com o hardware na mão muitas vezes não é fácil identificar um problema imagina a distância... Não existe bola de cristal
Você abriu tópico pra discutir o problema? Teria feito melhor do que pedir suporte do fabricante
tem gente que precisa desenhar, fazer maquete pra entender o que a gente quer dizer né...
manolo se eu compro uma placa da gigabyte com garantia e constato que ela tem um defeito eu exijo a garantia ponto final
se eu tenho uma dúvida técnica sobre um problema é mais produtivo conversar num fórum de ajuda como esse e pesquisar no google, não que a gigabyte não tem obrigação de dar suporte, mas tentem se colocar no lugar da pessoa do suporte, ela segue procedimentos, o atendimento deve ser cordial e amigável mas na maioria das vezes é superficial e pouco avançado... pela própria natureza do contato, que é telefone e e-mail com prazo de resposta... e aquela pessoa pode não ser o guru da tecnologia com todas as respostas do mundo
pra começo de conversa o problema envolve dois fabricantes AMD e Gigabyte, AMD é fabricante do processador e cooler box, a Gigabyte da placa mãe
o cidadão fez uma analogia com um carro que ta com motor acelerado... senhor com 30 anos de experiência na área técnica, CARRO vc compra ele montado de 1 fabricante responsável
o cidadão comprou um produto de um fabricante, Gigabyte e um produto de outro fabricante, AMD, pra funcionar em conjunto
Liga na merd@ da empresa e fala, atualizei BIOS, configuração default de fabrica, testei com dois processadores e dois coolers PRONTO! Eles não tem pra onde correr!
Mas não, ele comprou outro cooler, porque realmente, o problema poderia estar no cooler, ele sabe disso, tanto que comprou, mas como não resolveu ele ficou mais p#@ com o suporte. Pra quem ta montando várias máquinas pra empresa não ter dois processadores e dois coolers pra testar, ou achar ruim comprar um cooler que pode ser usado em outra máquina que ainda vai ser montada... é estranho
sei como é péssimo produto dar defeito, eu não sei como eles te atenderam, se agiram errado com vc é vergonhoso
no momento que nós temos certeza que o produto em garantia esta com defeito com os testes corretos e o fabricante é comunicado, acabou, resolve ou PROCON E PROCESSO
q tudo dê certo daqui pra frente![]()
Muito boas mesmo, a gente aqui tem nos PC atuais as ROG. Nunca tivemos problemas.ASUS forever
não tenho dado sorte com a GIGA
Sim! De fato uma curva de ventoinhas vai resolver o problema, a questão é que nem todos os modelos têm isso por BIOS, daí tem de recorrer ao Software do fabricante da placa mãe e, neste caso, as soluções costumam rodar apenas no Windows. Se fosse no BIOS já seria uma forma de resolver boa parte dos casos de temperaturas elevadas, ainda mais com essa necessidade de se fazer overclock no processador, da mesma forma como a gente vê nas GPUs que apenas um ajuste na velocidade das ventoinhas já ajuda bastante com a temperatura.Isso não tem nada com a Gigabyte, asrock, asus, se comportam da mesma forma com os ryzen 3000. faça uma curva em algum fan control de sua preferencia e pronto, problema resolvido. tem trezentos tópicos falando a mesma coisa. - nao me leve a mal.
Sim! De fato uma curva de ventoinhas vai resolver o problema, a questão é que nem todos os modelos têm isso por BIOS, daí tem de recorrer ao Software do fabricante da placa mãe e, neste caso, as soluções costumam rodar apenas no Windows. Se fosse no BIOS já seria uma forma de resolver boa parte dos casos de temperaturas elevadas, ainda mais com essa necessidade de se fazer overclock no processador, da mesma forma como a gente vê nas GPUs que apenas um ajuste na velocidade das ventoinhas já ajuda bastante com a temperatura.
Porém, a questão também vem do suporte do fabricante e do que o seu produto fornece. Muitas vezes nem somos avisados da falta de recursos específicos como Gerenciamento da Velocidade de Ventoinhas, melhor Gerenciamento de Tensões, upgrade de BIOS sem processador e etc.
A minha experiência com a Gigabyte é bem ruim, ainda mais que comprei uma placa-mãe cara, com indicação de possibilitar overclock, porém, com sérias limitações técnicas por terem capado várias configurações indispensáveis para estabilizar o overclock, e o pior é ter me baseado numa série anterior do mesmo tipo de modelo que, tecnicamente, deveria trazer ao menos os recursos básicos, mas não os têm.
Em geral, os melhores equipamentos são os mais caros mesmo. A maioria dos fabricantes vai cobrar cada centavo pelo desenvolvimento. O que me intriga foi ter visto a Gigabyte ABANDONAR rápido e facilmente gerações anteriores em BIOS com correções importantes ou adicionar controles PORCOS via software apenas instalável no Windows.
Sim, até um detalhe curioso, não instalem esse software da Gigabyte e façam o update dele kkkkkk
Mesmo tendo instalado apenas o APP que é meio inutil e o SIV para monitoramento...
Ele apareceu um update e cliquei, se atracou a instalar norton antivirus, e mais uma dúzia de programas, parecia os baidu da vida kkkkk
PS: Isso acontece pelo update dentro do APP da Gigabyte