Nunca compre Gigabyte! Péssima experiência com Suporte X570 AORUS PRO

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos rirgang
  • Data de Início Data de Início
Quando você vai fazer um update pelo dito soft, veja todos os programas que irá atualizar/baixar, por padrão ele possui alguns programas para baixar no momento do update, basta descer e ver todos que estão marcados ou não.

Se desmarcar, eles não serão baixados, como era de se esperar.

Sim, eu vi depois, mas como se trata de um update você nunca está esperando que ele vá instalar novos programas que você nem quer.

Ainda bem que no processo de download se você for bem rápido consegue ir desmarcando os que ele vai baixando e instalando sozinho.

Na compra de um PC há quase sempre duas opções:

1 - comprar as peças e montar;
2 - comprar já montado em empresas como a DELL, pagando os olhos da cara por hardware quase sempre meia boca.

Quando se opta pela primeira opção, há sempre o risco de alguma peça vir com defeito e o uso da máquina ficar inviabilizado. Em empresas como a DELL, você informa o problema e eles já vem direto na sua casa realizar a substituição.

É certo que a DELL e outras empresas do setor enfrentam problemas com peças novas defeituosas. Mas, como ele possuem um movimento maior do que a pessoa física comum, com grande fluxo de peças, conseguem resolver relativamente mais rápido.

Tudo tem um preço. A DELL e outras empresas vendem mais caro, mas está embutido no preço a assistência técnica e se der defeito você tem apenas um único canal pra reclamar. Não tem almoço grátis.

Não, se você deixar ele sem uso nenhum, sem mexer em nada, os clocks ficam muito abaixo do padrão inclusive.... O fan fica acelerando e desacelerando sozinho. e a temperatura no software vai de 45 para mais de 70 graus e voltam para 45 de 2 em 2 segundos.

O fan acelera a 100% e volta à uns 40% e depois novamente acelera e volta. Isso tudo com você só olhando para o PC, sem nada aberto, sem tocar em nada.

Abrir programas, ou não abrir pra ele é a mesma coisa. Parece um carro em uma oficina testando o motor kkkkkk

Amigo, acredito que esteja ocorrendo uma má interpretação da leitura dos sensores do seu processador.

Primeiro, em relação ao clock. É esperado que os clocks variem muito, de poucas dezenas de MHz para a casa dos 4.0 GHz. Quando a gente visualiza os clocks pelo HWiNFO64, o clock real é exibido nas linhas marcadas em verde. As linhas marcadas em vermelho exibem o clock "estimado", que é apenas o resultado da conta do multiplicador pelo barramento. O clock real e efetivo é o clock que consta nas linhas em verde.

image.png

Em relação as temperaturas, também, o valor que vc está lendo não representa o valor "real". Lembro de ter lido em algum lugar, infelizmente não consigo me recordar onde agora, que falava justamente que o processador Zen2 possui vários sensores de temperaturas em cada um dos seus núcleos, e que esses sensores são os que efetivamente são levados em consideração para os algoritmos de boost e proteção do próprio chip. Este outro sensor "global" de temperatura que costumamos ler na verdade é uma leitura "aproximada" que não representa o estado real do processador como um todo, e sim, apenas a maior temperatura registrada em qualquer parte do chip. Como o cooler é único para todos os núcleos, é esse sensor que acaba sendo utilizado para o controle de rotação da ventoinha, então como nós temos diversos núcleos, cada um com clocks e temperaturas totalmente diferentes entre si, a todo o momento, o tempo todo, acaba ocorrendo esse efeito chamado de Hysteresis. Pesquisando no Google sobre esse comportamento, vc perceberá que é algo tratado como normal e esperado pela própria AMD.

Como resolver isso? Infelizmente não tem muito o que fazer: mantenha a rotação da ventoinha num valor fixo até certa temperatura. A partir dela, suba abruptamente para os 100%.

A AMD tem dito constantemente que estes picos de temperatura e voltagem não são prejudiciais, primeiro porque não é o chip todo que está dessa maneira, e segundo justamente porque são picos esporádicos, e não uma situação que se mantém o tempo todo.

Sobre o boot demorado. Também, culpa da AMD. Isso era comum com as BIOS preliminares mas hoje já deve estar totalmente resolvido com as BIOS mais recentes.

Última edição:
Trabalho com vendas e isso ai é caracteristica dos Ryzen, todas as placas fazem a mesma coisa não tem nada a ver com Gigabyte, acelera o cooler pq o boost manda picos de voltagem para 1.45 ou até mais o que faz temperatura subir e o cooler acelera e desacelera, isso desde a primeira geração, não tem muita reclamação pq 90% pega 1600, 2600 ou outros que tem o boost clock mais baixo ou ainda pq usam overclock travando a voltagem do processador, a AMD diz que é normal os picos de voltagem, eu mesmo uso offset no meu 2700x justamente para ele não fazer isso no cooler, só que ele fica limitado a 4ghz de boost.

Detalhe que esqueci de mencionar, quando peguei o meu testei em 5 placas, inclusive de marcas diferentes e com 2 processadores 2700x.

Última edição:
Trabalho com vendas e isso ai é caracteristica dos Ryzen, todas as placas fazem a mesma coisa não tem nada a ver com Gigabyte, acelera o cooler pq o boost manda picos de voltagem para 1.45 ou até mais o que faz temperatura subir e o cooler acelera e desacelera, isso desde a primeira geração, não tem muita reclamação pq 90% pega 1600, 2600 ou outros que tem o boost clock mais baixo ou ainda pq usam overclock travando a voltagem do processador, a AMD diz que é normal os picos de voltagem, eu mesmo uso offset no meu 2700x justamente para ele não fazer isso no cooler, só que ele fica limitado a 4ghz de boost.

Detalhe que esqueci de mencionar, quando peguei o meu testei em 5 placas, inclusive de marcas diferentes e com 2 processadores 2700x.

Entendo Arth, obrigado pela colocação, mas o que tenho aqui é uma leitura incorreta da temperatura da CPU, comparando com a leitura do Rizen Master ela tem diferenças de mais de 30 graus. Essa diferença oscila de 2 em 2 seg aproximadamente, então o cooler, no padrão vai a 100% e cai, voltando a subir, isso em um loop conforme expliquei.

Me prestei a ver vídeos do youtube pra tentar encontrar esse comportamento mas nenhum tem esse zoooommmmm, zoooommmmm, zooooommmmm.... À que ponto cheguei kkkk agora já estou usando onomatopeias.

Este comportamento não apareceu quando colocamos o 3800X em outra placa mãe com mesmo Chipset. Então acredito que não seja a situação exata que enfrentamos ou o problema é agravado pelo erro de leitura da temperatura e os picos de voltagem.

Vc já travou o clock e vcore para ver se o problema persiste?
Aqui eu uso travado em 4200mhz@1,25v para parar essa loucura de sobe e desce no vcore.
Creio que seria o melhor teste para sistemas com o ryzen. Se travar e continuar, é porque o sensor está marcando errado. Se travar e parar de variar é porque o processador está subindo e descendo clock e vcore (neste caso também pode ser um problema de gerenciamento da placa mãe).
Se melhorar, vc terá a opção de trocar ou não a placa.

Última edição:
Vc já travou o clock e vcore para ver se o problema persiste?
Aqui eu uso travado em 4200mhz@1,25v para parar essa loucura de sobe e desce no vcore.
Creio que seria o melhor teste para sistemas com o ryzen. Se travar e continuar, é porque o sensor está marcando errado. Se travar e parar de variar é porque o processador está subindo e descendo clock e vcore (neste caso também pode ser um problema de gerenciamento da placa mãe).
Se melhorar, vc terá a opção de trocar ou não a placa.

Sim, foi um dos primeiros testes que fizemos. não muda nada.

Sobre trocar a placa, estou estudando o caso realmente, como a Gigabyte lavou as mãos, tenho que conversar com a Pichau. Realmente não tenho tempo nem saco mais pra isso, caso haja algum impedimento vamos deixar assim e pegar a geração nova em novembro com outra motherboard.

Estou pensando seriamente em manter até novembro e quando sair a nova geração de Rizen pedir a troca assim que receber os novos.

Sobre trocar a placa, estou estudando o caso realmente, como a Gigabyte lavou as mãos, tenho que conversar com a Pichau. Realmente não tenho tempo nem saco mais pra isso, caso haja algum impedimento vamos deixar assim e pegar a geração nova em novembro com outra motherboard.

Estou pensando seriamente em manter até novembro e quando sair a nova geração de Rizen pedir a troca assim que receber os novos.

Honestamente, entra em contato com a Pichau, comigo não teve problema, mas sei de relatos de quem teve, acho que depende do dia que tal atendente pegar.

Você está no seu direito, a garantia é com eles nos primeiros 3~12 meses (depende do produto), melhor que ficar com um problema desses que pode piorar mais pra frente.

Enfim, você que sabe, mas qualquer coisa, tem esse e-mail: sac@pichau.com.br e pede suporte rma-pc. Me auxiliaram com um cooler dboa quando precisei, levou 2 dias úteis para ter resposta ou algo assim.

Boa sorte.

Já que, aparentemente, você já fez todos os testes possíveis, infelizmente só resta entrar em contato com a Pichau e solicitar o RMA mesmo. É melhor fazer isso o quanto antes, para que o mais breve possível você possa ter em mãos outra placa em pleno funcionamento.

Todos nos temos opiniões e experiencias com algumas marcas/modelos. Eu particularmente, já tive pelo menos 3 mobos gigabyte e nenhuma delas me deu problema, pelo contrario. Inclusive recomendo. Não comprei uma X570 Elite ou Pro pois estava muito caro, e por mais que goste da marca não sou louco de comprar as coisas por amor a marca.

Ninguém e nenhuma marca está imune a problemas e as vezes infelizmente somos sorteados. Estamos falando de um item de R$ 1.700. Imaginem que esse problemas acontecem com quem compra carros, de marcas renomadas inclusive, entre outros produtos mais caros ainda.

Nesse caso, não tem o que pensar. É acionar a loja que você comprou e enviar a placa mãe. Vc tem garantia com a loja, nem precisava acionar a fabricante.

Pra mim a gigabyte é uma boa marca e o impacto que você quer causar com o titulo do tópico não vai te ajudar a resolver o problema.

@rirgang, na minha X570-E Gaming da Asus eu tive o mesmo comportamento, isto é, da fan do cooler BOX rodar mais rápido e logo em seguida reduzir sua rotação para depois de alguns segundos repetir o mesmo comportamento, e descobri que isso era normal de acontecer nos Ryzen 3000, em virtude da natureza do boost do processador que fazia tanto o clock quanto o vcore subirem e oscilarem like crazy, o que fazia o gráfico de monitoramento do Afterburner parecer a superfície de uma lâmina serrada.

Entretanto, minhas temperaturas não chegavam a bater 70ºC ou mais em idle com o cooler BOX. Elas ficavam oscilando entre 40-42ºC, batendo quase 60ºC, e a CPU só superava 70°C, batendo 80ºC em alguns momentos quando o estressava em jogos. Como resolvi isso? Bem, ainda usando o cooler BOX (que posteriormente foi substituído por um mais parrudo), fiz os seguintes ajustes no plano de energia do Windows:

C4pjftd.png

Percebi que, ao fazer esse ajuste, o clock da CPU permanece cravado em 2200 MHz quando em stock, ficando a temperatura abaixo de 40ºC graças ao meu Hyper 212 Black RGB, e sobe normalmente no momento em que você exige do mesmo (na verdade, depende da aplicação: no Cinebench, por algum motivo, o clock se mantinha cravado em 2200 MHz, mas quando jogava, ele subia normalmente para o boost máximo permitido conforme o sistema de refrigeração usado):

rCUEWdb.png
fCaUDkZ.png

Dessa forma, consegui eliminar essas subidas e descidas na rotação do cooler e a CPU ficou bem mais fria quando em repouso como visto na imagem acima, além de não ter precisado fazer uma custom fan usando a BIOS ou o software proprietário do fabricante.

No teu caso, é possível que seja defeito na placa-mãe, provavelmente na leitura errônea que ela tem feito de terminados sensores, mas saiba que esse comportamento oscilante da rotação do cooler é normal e está ocorrendo com todos os usuários de Ryzen 3000.

Falouws :cool:

Entendo Arth, obrigado pela colocação, mas o que tenho aqui é uma leitura incorreta da temperatura da CPU, comparando com a leitura do Rizen Master ela tem diferenças de mais de 30 graus. Essa diferença oscila de 2 em 2 seg aproximadamente, então o cooler, no padrão vai a 100% e cai, voltando a subir, isso em um loop conforme expliquei.
Amigo, todo mundo já entendeu o que vc quis dizer e todo mundo está querendo dizer que isso é normal. O que vc está nos dizendo não é nada especial que só acontece com vc. Eu fiz uma baita explicação do motivo ao qual existe essa diferença de leitura no meu post acima. Dá uma lida que lá explica tudo.

Enfim, pela milésima vez: é normal e não tem nada a ver com a Gigabyte.

Amigo, todo mundo já entendeu o que vc quis dizer e todo mundo está querendo dizer que isso é normal. O que vc está nos dizendo não é nada especial que só acontece com vc. Eu fiz uma baita explicação do motivo ao qual existe essa diferença de leitura no meu post acima. Dá uma lida que lá explica tudo.

Enfim, pela milésima vez: é normal e não tem nada a ver com a Gigabyte.

Oi brtoledo.

Com certeza, o que vivencio aqui não é normal.

Assisti uma série de vídeos no youtube onde o pessoal tem o 3800X montado funcionando com ruido ambiente. Não vi em um sequer essa oscilação doida de aceleração.

Mas eu resolvi amenizando com a curva dos fans, escuta um som alto enquanto trabalha e a oscilação passa à segundo plano :)

Assim que tiver uma folga vou incluir um vídeo ou um áudio pra vocês verem ou ouvirem. Se este comportamento que tenho fosse normal, tenho certeza que todo mundo ia reclamar loucamente.

Saliento que tenho medidas incorretas da temperatura vindas da Gigabyte e este é o problema (Temperaturas irreais), isto já comprovamos. Se fosse normal essa leitura incorreta o suporte da Gigabyte teria me dito e não teria mandado fazer a troca com a Pichau.

Oi brtoledo.

Assisti uma série de vídeos no youtube onde o pessoal tem o 3800X montado funcionando com ruido ambiente. Não vi em um sequer essa oscilação doida de aceleração.

Mas eu resolvi amenizando com a curva dos fans, escuta um som alto enquanto trabalha e a oscilação passa à segundo plano :)

Assim que tiver uma folga vou incluir um vídeo ou um áudio pra vocês verem ou ouvirem. Se este comportamento que tenho fosse normal, tenho certeza que todo mundo ia reclamar loucamente.

Saliento que tenho medidas incorretas da temperatura vindas da Gigabyte e este é o problema (Temperaturas irreais), isto já comprovamos. Se fosse normal essa leitura incorreta o suporte da Gigabyte teria me dito e não teria mandado fazer a troca com a Pichau.

Amigo, se vc acha que vale a pena todo o transtorno de trocar de placa-mãe, acionar o RMA e tal por algo que tá todo mundo dizendo que é normal, tudo bem. Só pessoalmente mesmo pra ter noção REAL da coisa. Mas assim, dá um pouco de crédito pra gente, a gente conhece os mínimos detalhes dessa arquitetura, tem muito macaco velho aqui também, não é só vc, e tá todo mundo dizendo que é normal.

Eu mesmo quando montei meu primeiro Ryzen fiquei maluco com isso. A primeira coisa que eu fiz foi trocar a placa-mãe por uma que permitisse controlar a rotação das fans... lembro muito bem até hoje, me deixava doido, não só pelo barulho, mas porque a mesa toda ficava vibrando.

Oi brtoledo.

Por mais que sejam leituras errôneas (jamais irreais), você tem placa-mãe de outro fabricante para testar ou só comprou dessa marca? Porque o ideal era ter outro parâmetro de comparação, já que é certo que o boost elevado + vcore batendo os 1.5V, vão fazer a CPU esquentar, mas tendo duas placas de fabricantes diferentes você poderia observar se há alguma diferença em relação ao delta de temperatura atingido entre as leituras efetuadas pelas placas.

Você chegou a fazer o que eu informei acima? Se sim, surtiu algum efeito?

Qual foi o cooler que você comprou para substituir o cooler BOX?

Por mais que sejam leituras errôneas (jamais irreais), você tem placa-mãe de outro fabricante para testar ou só comprou dessa marca? Porque o ideal era ter outro parâmetro de comparação, já que é certo que o boost elevado + vcore batendo os 1.5V, vão fazer a CPU esquentar, mas tendo duas placas de fabricantes diferentes você poderia observar se há alguma diferença em relação ao delta de temperatura atingido entre as leituras efetuadas pelas placas.

Você chegou a fazer o que eu informei acima? Se sim, surtiu algum efeito?

Qual foi o cooler que você comprou para substituir o cooler BOX?

Eu entendo e levei tudo em consideração, inclusive apliquei várias dicas do pessoal, infelizmente sem sucesso na Gigabyte.

Amanhã recebemos mais 7 kits da Asus que é a outra placa que compramos e não apresenta essa oscilação e leitura incorreta das temperaturas.

Então assim que montarmos posso lhe dizer se essa que temos da Asus é uma exceção, pois se só ela ler as temperaturas corretamente teremos mais 7 assoviando por ser normal.

Eu entendo e levei tudo em consideração, inclusive apliquei várias dicas do pessoal, infelizmente sem sucesso na Gigabyte.

Amanhã recebemos mais 7 kits da Asus que é a outra placa que compramos e não apresenta essa oscilação e leitura incorreta das temperaturas.

Então assim que montarmos posso lhe dizer se essa que temos da Asus é uma exceção, pois se só ela ler as temperaturas corretamente teremos mais 7 assoviando por ser normal.

Mas você pôs em prática a dica que informei acima? Nem ela deu resultado? :hmm2:

Mas você pôs em prática a dica que informei acima? Nem ela deu resultado? :hmm2:

Não Eeagleman

Na Asus o comportamento é assim, se você usar o pc claro que o fan acelera gradativamente, desacelera se você parar o uso.

Na Gigabyte você pode ficar só olhando para o pc, a temperatura exibida pelo monitor da asus vai de 45-70-45-75-45..... Isso faz o cooler se acelerar e desacelerar. Não adianta fixar clocks, editar planos, nada adianta, a temperatura fica sempre nessa loucura

Product Name:X570 AORUS PRO (1.x)
BIOS Ver:F11
olhando no site da Gigabyte o modelo de sua placa-mãe não é dos mais básicos ou intermediário, tem muitas funções lá, apenas o manual da Gigabyte é extremamente reduzido nas explicações. Você não precisa instalar o Software de gerenciamento de ventoinhas para o Windows, diferente do que acontece comigo. Basta acessar o Smart Fan 5:

a menos que seu modelo não seja exatamente esse aí. E barulho do computador ou são as ventoinhas acelerando ou em rotação elevada ou o HDD mecânico, e também pode ser a bomba do Water Cooler. Componentes fixos não fazem barulho (exceto bobinas sob estresse), e nunca o processador fará.

olhando no site da Gigabyte o modelo de sua placa-mãe não é dos mais básicos ou intermediário, tem muitas funções lá, apenas o manual da Gigabyte é extremamente reduzido nas explicações. Você não precisa instalar o Software de gerenciamento de ventoinhas para o Windows, diferente do que acontece comigo. Basta acessar o Smart Fan 5:

a menos que seu modelo não seja exatamente esse aí. E barulho do computador ou são as ventoinhas acelerando ou em rotação elevada ou o HDD mecânico, e também pode ser a bomba do Water Cooler. Componentes fixos não fazem barulho (exceto bobinas sob estresse), e nunca o processador fará.

Oi adbarack

Sim, a gente usa o smartfan da bios sim, a nossa é essa só sem o wifi. O software eu instalei só pra ter um acompanhamento visual e queria comparar com o Rizen Master já que a nossa desconfiança era de leitura incorreta de temperatura.

PC em IDLE, tudo padrão, sem overclock nenhum, sem programas abertos, só os 2 Softwares para prova: Rizen Master x Aorus SIV

Consegui pegar na subida da temperatura, o maior pico de diferença foi 48 - 83

Os softwares foram instalados só para comprovar o problema, sem eles existe a variação brusca de temperatura.

Solução meia boca: deixar o fan alto na bios com uma linha reta ou praticamente reta. Deixar ele com velocidade perto do máximo para evitar aquecimento quando for usar de verdade. Ou seja vai ficar uma zoeira constante.

aorus.png
olhá só, essa curva de fan onde aponta 65C não é a adequada, tenta usar uma curva do tipo logarítimica:
graficofuncaologaritmica-cke.jpg

a curva que está usando é exponencial e não é adequada porque para temperaturas mais elevadas em cada nível o percentual de aceleração das ventoinhas demora subir e quando atinge níveis críticos de temperatura o sistema dá um salto para compensar.

olhá só, essa curva de fan onde aponta 65C não é a adequada, tenta usar uma curva do tipo logarítimica:
graficofuncaologaritmica-cke.jpg

a curva que está usando é exponencial e não é adequada porque para temperaturas mais elevadas em cada nível o percentual de aceleração das ventoinhas demora subir e quando atinge níveis críticos de temperatura o sistema dá um salto para compensar.

Sim, foi quaaase assim que deixei para minimizar.

Mas saliento que o que tenho nesta placa é a leitura irreal e incorreta da temperatura.

Estou com as duas máquinas, deixei os programas de monitoramento de cada marca ativos junto com o Rizen Master:

Gigabyte:
Rizen Master: 47 graus
Programa da Gigabyte 48-73-49-78 (mais ou menos isso)

Asus
Rizen Master 48 graus
Programa da Asus: 49 graus

Ambos pcs sem encostar em nada, só olhando heheeheh

Não Eeagleman

Na Asus o comportamento é assim, se você usar o pc claro que o fan acelera gradativamente, desacelera se você parar o uso.

Na Gigabyte você pode ficar só olhando para o pc, a temperatura exibida pelo monitor da asus vai de 45-70-45-75-45..... Isso faz o cooler se acelerar e desacelerar. Não adianta fixar clocks, editar planos, nada adianta, a temperatura fica sempre nessa loucura

Na minha Asus (que não é topo de linha, mas fica apenas 1 nível abaixo) eu tive exatamente o mesmo comportamento que você teve na Gigabyte, então isso não é exclusividade de uma marca específica. O que pode ter mudado é a intensidade no aumento da rotação, já que as placas podem ter curvas de fans bem distintas, mas eu ouvia claramente, logo quando montei essa máquina, a fan do cooler BOX aumentando a rotação, depois reduzindo, depois aumentando de novo, depois reduzindo, e isso de forma constante, em idle, no desktop. Não monitorei pelo Ryzen Master, apenas pelo HWInfo64 e MSI Afterburner (sugiro você instalar os dois para fazer a leitura por eles também), e ambos apontavam oscilações para acima dos 50ºC, em idle, sem o PC estar executando nada pesado.

Eu resolvi o meu problema da forma como indiquei acima (alterando o perfil de energia e limitando ambas as opções em 5%, o que não afeta o boost clock nas atividades que exigem da CPU, ou ao menos não era para afetar), e não só eu como muita gente que reclamou da mesma situação, que não gostavam das oscilações bruscas de clock, tensão e, em especial, de temperatura.

Sugiro que você tente o que eu informei acima, pois acredito que isso vai resolver o teu problema da fan ficar oscilando sua rotação em idle. Se nem isso resolver (considerando que você está usando a última versão do Windows, instalou o driver do chipset da AMD e selecionou o perfil energético criado pela empresa), então só posso crer que a placa está realmente com defeito.

Na minha Asus (que não é topo de linha, mas fica apenas 1 nível abaixo) eu tive exatamente o mesmo comportamento que você teve na Gigabyte, então isso não é exclusividade de uma marca específica. O que pode ter mudado é a intensidade no aumento da rotação, já que as placas podem ter curvas de fans bem distintas, mas eu ouvia claramente, logo quando montei essa máquina, a fan do cooler BOX aumentando a rotação, depois reduzindo, depois aumentando de novo, depois reduzindo, e isso de forma constante, em idle, no desktop. Não monitorei pelo Ryzen Master, apenas pelo HWInfo64 e MSI Afterburner (sugiro você instalar os dois para fazer a leitura por eles também), e ambos apontavam oscilações para acima dos 50ºC, em idle, sem o PC estar executando nada pesado.

Eu resolvi o meu problema da forma como indiquei acima (alterando o perfil de energia e limitando ambas as opções em 5%, o que não afeta o boost clock nas atividades que exigem da CPU, ou ao menos não era para afetar), e não só eu como muita gente que reclamou da mesma situação, que não gostavam das oscilações bruscas de clock, tensão e, em especial, de temperatura.

Sugiro que você tente o que eu informei acima, pois acredito que isso vai resolver o teu problema da fan ficar oscilando sua rotação em idle. Se nem isso resolver (considerando que você está usando a última versão do Windows, instalou o driver do chipset da AMD e selecionou o perfil energético criado pela empresa), então só posso crer que a placa está realmente com defeito.

Eu tentei Eagleman, não tive resultado, a temperatura continuou variando como sempre.

Um ponto que percebi com sua config é uma queda drástica no desempenho do processador com os programas com inteligência artificial da nvidia que usamos para processar imagens.

Trabalhamos com reproduções de obras de arte e usamos essa tecnologia para recuperar algumas obras danificadas. Isto exige muito do processador e parece que o plano de alguma forma trouxe resultado negativo bem significativo no tempo de processamento.

Oi adbarack

Sim, a gente usa o smartfan da bios sim, a nossa é essa só sem o wifi. O software eu instalei só pra ter um acompanhamento visual e queria comparar com o Rizen Master já que a nossa desconfiança era de leitura incorreta de temperatura.
Amigo, eu lhe mostrei logo acima essa questão dos sensores de temperatura. Veja bem, sensoreS, no plural, não tem só um. Você tá comparando sensoreS diferenteS, não é que um está certo e outro errado...

Users who are viewing this thread

Voltar