Eu tentei Eagleman, não tive resultado, a temperatura continuou variando como sempre.
Um ponto que percebi com sua config é uma queda drástica no desempenho do processador com os programas com inteligência artificial da nvidia que usamos para processar imagens.
Trabalhamos com reproduções de obras de arte e usamos essa tecnologia para recuperar algumas obras danificadas. Isto exige muito do processador e parece que o plano de alguma forma trouxe resultado negativo bem significativo no tempo de processamento.
Então é possível que você esteja observando outros sensores que não sejam necessariamente atrelados ao processador, pois em todos os casos que fiz a indicação dessa solução, o clock ficou fixo em idle, vcore com pouca oscilação, temperatura da CPU sob controle e o cooler parou de fazer as acelerações num prazo curto de tempo. Por isso sugeri o uso do HWInfo64, que é uma ferramenta gratuita e consegue identificar todos os sensores dos Ryzen 3000.
Quanto à perda de performance, como relatei antes, notei que em alguns aplicativos acabam não ativando o boost do processador, comprometendo a performance. Não sei se há algum script automatizado (ou atalho para a área de trabalho) que possa modificar essa configuração, facilitando a sua ativação/desativação, mas se você quiser impedir que o cooler rotacione dessa forma, essa é a única opção que conheço e que pode ser modificada a qualquer momento, apesar de não ser lá muito prático.
Não estou descartando problema com a placa-mãe, seja BIOS, seja hardware, mas é bom garantir que o problema é com ela antes de enfrentar o trâmite da RMA com a Pichau.
Falouws
